sexta-feira, 20 de maio de 2011

Utopias à lá Tino

Como qualquer pessoa de bem, também eu às vezes tenho, aquilo que chamo de "ideias comunistas", ou em comum português "utopias". A maior parte delas cai por terra por meios empiricos, outras, à falta de experimentação, aguentam-se anos a fio na minha famigerada cabeça. Uma dessas ideias que desde há muito me matuta a cabeça é ver um treinador do SLB antecipar o seu inicio de pré-época em 1 ou 2 semanas e convocar para essa pré-pré-época alguns jogadores emprestados do SLB e séniores acabados de sair dos juniores que possam aspirar a um lugar futuro no nosso plantel. É certo que, supostamentes, estes são acompanhados ao longo do ano e que é durante a época futebolistica que devem fazer por merecer a promoção, mas também não seria virgem a noticia de integração de um jogador no plantel do Glorioso por ter feito uma pré-epoca à maneira (exemplo mais recente, Roderick). Assim, para ti JJ que sei que recebes os meus posts no telemovel, aqui fica uma lista de alguns possiveis convocados para esta minha utopia:
Oblak - apelidado the next big thing das redes europeias, contratado barato, andou a treinar por emprestimo na 1ª divisão, o que o poupou ao descredito de ser suplente do Roberto. Nunca vi tal rapaz jogar, mas dizem-me em olhão da restauração que nos treinos o tipo tem pinta. Já que mais não seja, para pouparmos umas coroas num 3º keeper.
David Simão - destaque do paços de ferreira, à primeira vista perdeu uns quilos e ganhou velocidade de execução desde o inicio da época. Ainda não percebi bem se é trinco, interior, 8 ou 10... ou flop. A pré-pre-epoca devia ter garantida, tal como a pre-epoca, mas se for apenas para fazer numero no plantel, mais vale desloca-lo para as maos de um rui vitoria mais 1 ano (evitar a todo o custo mete-lo nas unhas de um manuel machado).
Urreta - não pertenço à classe dos "o escarreta é o melhor extremo do Mundo", ate porque pouco fez no SLB ate agora, mas ao fim de 3 anos de contrato chegou o ano do "vai ou racha" ou, futebolisticamente falando "joga ou vende". Parece-me com nivel para o plantel. Mais que isso só apos avaliação.
Miguel Vitor - quando o vi jogar com Camacho e Quique pensei estar ali o futuro capitão do SLB. Como sou teimoso que nem um souness, continuo convencido disso. Apoio a minha teoria no facto de, desde Milão, nunca mais lhe consegui identificar um erro grosseiro em campo. Continuo sem entender em que ponto jardel ou sidnei podem ser melhores que ele, para alem da altura. Em minha opinião, é para ficar.
Miguel Rosa - nunca vi jogar tal rapaz, mas não posso deixar de ficar curioso por um 10 que faz 10 golos por época em equipas de fundo da tabela (mesmo que na 2ª divisão).
Shaffer - parece que ainda anda emprestado. Insere-se numa dinâmica "Urreta". Já é tempo de definir se é para ficar ou rescindir (este não conseguimos vender nem enfiar em nenhum negocio).
Rodrigo - pagamos 6 milhões de broas por este jovem que todos dizem ser o futuro melhor do Mundo, mas até hoje só fez meia duzia de treinos no SLB. La em terras de sua majestade tambem dizem que é o máiór, mas golos é que nem vê-los. Contudo com a falta de avançados que temos (falta de qualidade, não quantidade) se calhar deveria fazer pre epoca.
Nelson Oliveira - este é o texto que me vai custar insultos e queixa no blogger, mas: continuo sem ver qual a euforia com este tipo. É sem duvida bom jogador, mas não parece ser nada extraordinario (mesmo para a idade) e foi 1 ano inteiro suplente do... rondon... Para piorar, cada vez que o vejo jogar parece que estou a ver o postiga (desculpem mas fisicamente, vistos da bancada parecem iguais) e por isso não sei se ele não precisa mesmo de mais 1 anito nas catacumbas dos emprestimos. Pode ser melhor que o kardec, mas se virmos o nivel do brasileiro temos que perguntar: será esse facto garantia de qualidade?
Elkeson - poucos sabem mas o SLB tem 50% do passe deste rapaz. Do que vi parece-me ser um potencial Carlos Martins (ou então pode ser do avançado das horas a que o vejo jogar), com tudo o que isso tem de bom e de mau. É certo que dá 10 a 0 ao menezes em todos os itens de classificação de um jogador, mas mais uma vez: será isso confirmação de qualidade? De qualquer forma, se alguém espera fazer alguma coisa dos 50% que temos, é hora de o trazer para a Europa. Em casa já não passa do que é.
Ruben Pinto - dizem que é o maior prodigio do Caixa Futebol Campus e do que vi parece-me que é bem capaz de andar por ai. Sendo um medio de ataque, não sei ate que ponto pode evoluir a rodar em equipas que se preocupam mais em destruir do que em construir. Mesmo a jogar pouco, pode beneficiar muito de 1 ano no plantel do Glorias entrando aos bochechos.
Alipio - apenas e só porque é o junior mais caro da historia do futebol portugues, e mesmo que ele não tenha culpa nenhuma, para mim tem que fazer 2 golos por jogo.... mesmo que seja adaptado a lateral direito.
Quanto ao resto, para mim é emprestar a equipas da 1ª divisão e rescindir com aqueles para os quais já não há esperanças.
PS - o primeiro a dizer que o Yartey é o substituto do Di Maria é lagarto...

2 comentários:

máfia disse...

O FC PORTO e MERDA ..

SAPUNARO MERDA E ...

o resto e MERDA do porco ..

Mindfuck disse...

Gosto do PS xD

só um reparo opinativo, eu costumo seguir os jogos das camadas jovens pela BenficaTV e acho que o Diego Lopes tem mais potencial que o Rúben Pinto, mas potencial não representa real valor, até porque têm 2 anos de diferença, ou por palavras mais futebolísticas, 1 escalão de diferença