segunda-feira, 16 de abril de 2012

Sec XXI em (ligeiros) tons de Encarnado

Numa discussão em modo rede social com um blogger da nossa praça (por muito que eu seja pouco dado a vegetais ou peixe) falava-se de quais seriam os problemas do SLB actual. Ele provavelmente puxando a conversa para um meio mais cinefilizado, recordou aquela que é provavelmente a melhor longa metragem de índole lamechas-excelente-para-engatar-gajas, "Braveheart" e quase plagiou as palavras de Edward Longshanks "the problem with Scotland is that it is full of Scots", trocando o país das Highlands pelo Máior do Mundo e os Highlanders pelos Melhores Adeptos do Mundo. Eu ainda gritei "Freedom" e esperei que fosse dada a ordem de "prima nocte" para miscenizarmos adeptas gloriosas... até há 10 minutos atrás ainda não tinha sido dada...

A estas palavras retruquei que me parecia que as mesmas se encontravam truncadas, havia algo mais que ele poderia acrescentar caso largasse a cerveja que lhe retirava o salgado dos tremoços da boca. O problema do SLB tem mais a ver com a negação de um mito que foi criado: "os putos já não são todos do Benfica, querem ser dos corruptos". A canalhada, a maralha, os gaiatos, a petizada, os pingentos com a fralda cagada... continua a nascer, crescer e viver benfiquista, caralho!!! Mas são inapelavelmente benfiquistas diferentes... não são melhores nem piores... são diferentes (parêntesis para chamada de atenção: são um diferente bastante diferente do diferente dos diferentes... ou algo parecido com isto)... na prática têm a mesma adoração pela Águia, não a conhecem é tão coroada.

Um benfiquista na flor da idade, portanto aqueles que começaram agora a estoirar o carro do pai contra o portão da casa do vizinho, fez-se benfiquista a ver o Cargo Maior Nacional ser ocupado por damásios e azevedos. É um benfiquista que não faz o seu 11 preferido de sempre com Preud'Homme (passe a heresia de não considerar Bento), Veloso, Ricardo, Mozer, Schwartz, Thern, Diamantino, Valdo, Chalana, João Pinto, Cardozo. É um benfiquista que acha o Isaias o tipo mais boiadeiro da história do clube. É um benfiquista que idolatra Rui Costa porque o viu jogar meia dúzia de anos no estrangeiro e 2 anos para acabar carreira no SLB. É um benfiquista que diz que Jesus é o melhor desde Erikson porque parte do principio que um gajo que chega a seleccionador de Inglaterra deve ser mais ou menos, vá, comparando com o Autuori que só chegou a seleccionador do Perú. É um benfiquista que não viu Veloso, Alvaro ou Schwartz e portanto não entende que Emerson por muito melhor que seja do que o Escalona e o Rojas juntos, no SLB devia ser no máximo, jardineiro.

"Portanto para este demente, o problema do Benfica é o «novo-benfiquismo»", dirão vocês. Bem até hoje de manhã esta era a minha opinião... mas de repente vejo que estou errado. Porque da mesma forma que nunca entendi que a perda de mística entre os jogadores do SLB se devesse aos que chegavam, mas sim aos que ficavam e que não a transmitiam, também o mal do Benfica é capaz de estar nos adeptos mais velhos que não sabem transmitir os valores do clube aos mais novos (conversa de psicologia, eu sei). Porque falta quem diga que a merda da contagem dos troféus anuais com Taças de Portugal, Supertaças e Taças da Liga é conversa de choninhas. Perdoem-me a expressão, mas é como contar masturbação como acto sexual. Para nós, só é considerado sexo se houverem, pelo menos, dois seres humanos envolvidos (sim meus queridos adeptos putos, independentemente do sexo, da religião, da raça ou do local no país onde nasceram). Para nós só é considerada época com algum sucesso se incluir Campeonato Nacional.

Não foi fácil para mim a assunção desta conclusão. Como em tudo no Mundo, precisamos dos maus exemplos dos outros para vermos como cometemos os nossos. Como em tudo no Mundo temos que acreditar que o erro é humano e é resultado de distracções... foi o que eu pensei quando vi por ai dizer que "esta é a 6ª época em 9 anos que terminamos com pelo menos 1 troféu... devemos tomar estes números como positivos" por muito que destas 9 épocas apenas 2 tenham resultado em troféus de Campeão Nacional. Isto é como dizer "o Gobern foi escorraçado da RTP. Se pensarmos que há 50 anos vivíamos numa ditadura sem liberdade de expressão e sem liberdade de imprensa... esta demissão tem que ser tomada como positiva". Se salazar ainda assombra os sonhos molhados de milhões de portugueses, a dona prieto e a careca do azevedo continuam a perseguir os benfiquistas de foice na mão e olhar de escárnio.

Os níveis de exigência andam pelas horas da morte entre a massa adepta do SLB. Os que aplaudem no aeroporto a equipa que acaba de ser eliminada da Champions com 2 derrotas em 2 jogos, (porque "ah eles tiveram uma excelente atitude", partindo do principio que esta não está implícita ao exercício da sua profissão) são capaz de ser os mesmos que apupam a equipa que acaba de conquistar a Taça da Liga. Porque ninguém entende o meio termo entre "a Taça da Liga é espectacular" e o "queria que tivéssemos perdido esta final". Há qualquer coisa ali no meio, eu sei que há, mas ninguém encontra... alguém a varreu para baixo de um tapete urdido com os pêlos do sovaco da Dona Imbecilidade. 

Da minha parte, acho que no epicentro da confusão que prospera gloriosamente entre os Adeptos do Máiór do Mundo só falta a tarja enorme com letras garrafais "Bem Vindos ao Benfica do Séc. XXI"... até porque somos poucos os que sabemos o que foi o velhote do Séc XX e queremos cuidar dele como se cuida de uma cerveja paga a 5,00 euros a caneca na Rua da Oura... é só nosso, não partilhamos com ninguém...

NOTA. não sou "moce" velho, antes pelo contrário. Comecei foi a demonstrar interesse pelo fenómeno Glorioso Sport Lisboa e Benfica em idade precoce...

22 comentários:

Carlos Alberto disse...

O problema dessa teoria é que o meu onze incluiria sempre o Pietra, O Humberto, o Shéu, o Alves e o Nené, e aposto que tanto os embuçados da Luz como aquele par romântico-gay que apareceu nas câmaras da Xick nem devem sabem em que lugar jogavam...

Constantino disse...

Carlos,

Eu avisei que não era moce velho. Mas também digo-te, os 11 que fizemos foi com os jogadores que vimos jogar, mas tenho a certeza que conseguimos fazer um com todas as velhas glórias prévias a nós, nos seus lugares certos... há muitos por ai que não o conseguiriam.

Abraço

Vladimir Kaspov disse...

De entre várias há 2 formas de cultivar a mistica dentro clube e balneário:
1- Ter no clube/dep. de futebol Homens que saibam o que é o Benfica e que saibam o que é ganhar pelo Benfica (Álvaro, Mozer, p.ex)
2- Cultura de vitória, que infelizmente tem tardado em voltar.
Mas para isso é necessário mais benfiquistas no clube e mais competência.
Pode-se começar por este 2 pontos.

LDP disse...

Paralelamente ao texto, ou se calhar não, pus-me praqui a pensar o que seria um meio campo com Paulo Sousa, Witsel, Ramires, Di Maria e Aimar...

Constantino disse...

LDP,

Para mim paulo sousa nunca é hipotese para congeminações de equipas douradas do SLB.

Abraço

POC disse...

@Constatino, vou começar doutra maneira (e esta merda é à homem):

Hoje acordei às 3h e pickles, não conseguia dormir. Peguei no telemóvel e vim ler este artigo (através de e-mail). Quis enviar-te email, tal era a minha felicidade por concordar com o que escreveste: inteligência, humor e sabedoria. Só que no telemóvel não tenho os emails guardados, e não enviei...fiquei a pensar "epá...a esta hora? Fica lá quieto oh POC".

Foi uma grande, grande posta.

Mas acerca da essência do mesmo, tenho tentado resumir este assunto numa coisa: 90% tornaram-se adeptos do benfiquinha...e esquecem-se do quem é o Benfica.

Eu, mantenho-me nos outros 10%, que até vão às eleições do Golpe Estatutário para votar em branco, mesmo sem alternativa. Uma questão de consciência.

Um abraço, continua.

Constantino disse...

POC,

Antes de mais, gostaria de destacar a tua consideração "eram 3 da manha, não coseguia dormir... vim ler o teu blog"... nada melhor para as insónias do que ler o meu blog... não penses que és o único a sofrer deste mal, ás vezes também me dá sono quando estou a escrever estas coisas...

Quanto ao mail, epah estás a vontade para enviares à hora que quiseres. Nunca é demasiado tarde para discutir Benfica. A um gajo que acorda ás 3 da matina a pensar SLB quase me sinto tentado a dar o numero de telefone para partilharmos estes momentos em comum. Normalmente quando tenho noites dessas, sofro por não as poder partilhar e apenas a vergonha me impede de levantar da cama e ir para a net ler e ver Benfica. É o tipo de noite que ate o mágico ombro da minha donzela parece feito de blocos de pedra mármore fria.

Quanto ao resto... se leste o que escrevi, sabes que concordo a 100%. E atenção que eu nem sou dos adeptos mais velhos, apenas sou velho o suficiente para conseguir ter visto ainda o Glorioso Sport Lisboa e Benfica.

Abraço.

POC disse...

@Constantino, já enxuguei as lágrimas de emoção, posso continuar.

Não sei se é triste acordar e vir ler Benfica. Quero julgar que não, que até é um orgulho. Que, por muito que possamos ter opiniões diferentes, queremos o melhor para o Clube.

Também não sou "velho" (que ninguém se melindre com isto, que já discuti - e gosto muito - Benfica com pessoas bem mais velhas que eu), mas aprendi o que é o Benfica e ainda cresci sabendo que era a única potência nacional, bem acima de todos os outros.

A malta agora (mesmo mais velhos que eu!) só quer é entrar em comparações entre Vieira/Vale Azevedo e Jesus/Quique. Dá jeito. E assim foram formatados por aquele a quem gosto de apelidar de Querido Líder, o actual.

O Benfica não se compara com os pequenos, compara-se com os grandes do seu passado.

É como pensar-se: ganho € 1000, sou gajo para mais, muito mais...mas olha, sei que o Zé Manel ganha só € 700, por isso vou ficar quieto, antes assim.

Isto é habituarmo-nos à pequenez de raciocínio e ambição.

Volta Benfica que conhecemos!


Grande abraço. És um dos duros.

vanda disse...

Tenho 38 anos e, como vós, vi o Benfica ganahr muito, ser campeão muitas vezes, vi o Chalana, O Stromberg e o Paneira, vi o Bento, o (s) Bastos Lopes ou o Isaías. Mas também vi o Thomas, o King ou o Nelo. E tantos tantos outros. E também vi o Benfica "não ser" campeão europeu e "não ganhar" a Taça UEFA.
E daí, e então? Sou menos Benfica? Ou já não sou de todo? Se sou de um Benfiquinha, sê-lo-ei com o mesmo orgulho, a mesma paixão. Se quero um Benfica maior e melhor? Claro, mas é este que tenho. É por este que sofro, que exulto. E por ele que me custam as noites após cada derrota e volta e meia lá vem uma lágrima. E sim, fiquei contente por ganhar a Taça, desculpe lá!

POC disse...

@vanda, todos ficamos contentes com a Taça. Mas não deixa de ser um título menor. Tal como a Supertaça e até a Taça de Portugal. O que importa no final são campeonatos. E ainda estamos à frente. Mas a continuarmos assim, será por muito pouco tempo.

Somos todos do Benfica. E se o comentário era para mim, eu sou sempre do Benfica, seja ele grandioso ou simplesmente como tem sido. Defendo-o com tudo.

Mas isso não me tolda a ideia. Este não é o verdadeiro Benfica. Somos muito maiores que isto. E melhores.
Mas para sermos maiores e melhores, temos que ter pessoas que queiram o melhor para o Clube, sem pensarem primeiro nelas.

E por aqui me fico.

vanda disse...

Não, de todo, é mais em oposição à opinião radical do "Toneca".
Nem me parece estar em causa que todos queremos vitórias maiores, eu também quero ganhar o campeonato, apenas me recuso a atirar-me ao pescoço de quem festeja ou exulta ainda que com troféus "menores"

Anónimo disse...

Ser do Benfica, tendo que crescer a ver o Benfica com Leónidas, Pringle, King e afins... Caramba é só para valentes! Amar o benfica a ponto de fazer sacrificios só para o ir ver tendo este passado... não nos minimizem caramba! A geração que vos sucede, lembra-se vagamente de uma equipa com Rui COsta, Futre, Paulo Sousa, Mozer, Schwarz, Rui Águas e JVP ter sido roubada de um titulo mais que justo... Porque ser Benfica relembrando Chalana, Humberto, Nene... Ora... Isso até os lagartos são... Sim, cabe-vos explicar o que é isso de ter uma equipa de nivel mundial! A nós... Cabe amar... Com maior ou menor grau de exigência! E temo-lo feito. E os meus filhos também já o são... Loucos. Por um clube que o pai e o avô lhes diz ser grande como nenhum outro. E eles sorriem. E ORGULHAM-SE!
Abraço de um leitor assiduo!!

Miguel disse...

Caríssimos, eu nasci em 92 e como podem imaginar cresci a ver, muita porcaria que eu olhava e dizia não valem nada, e vocês por certo, por já terem mais aninhos rezavam aos céus e diziam ai meu rico São Bento (aquele o enorme que defendeu a baliza do Glorioso, não o que dá nome à estação no Porto), ou um "valha-me são Chalana!", enquanto eu esperava, sem perceber por um golo, por algum título, enquanto via Xanos a marcarem golos aos 94 minutos em jogos muito sofridos contra Leirias ou à espera de um golo que nos salvasse frente a um qualquer maritimo na taça, e o golo lá aparecia e depois chorava. Não, eu não vi o meu Benfica ao vivo a carimbar o passaporte para uma final Europeia, não eu não vi o meu Benfica numa final europeia (o que eu não dava para poder ver o Benfica numa final europeia). Eu não vi o meu Benfica a fazer uma dobradinha, eu não vi o meu Benfica a ser Bi-campeão, eu não vi o meu Benfica a ser grande, a ser enorme, maior que os outros todos! Eu não vi o meu Benfica em muitos dos jogadores que tiveram a honra de vestir aquela camisola para a qual eles são pagos para a vestir e eu tenho de pagar para ter uma. Eu não vi nada disto mas ao contrário de um video que por aí circulava, nem na terceira divisão a perder todos os jogos eu diria "tenho vergonha de ser do Benfica", raio que os partam que o Benfica é do pouco de bom que vai havendo, e um empate ou uma derrota são 30 murros no estômago, são o suficiente para não dormir, dar voltas na cama e estar acordado a meio da noite como teria sido se o Nelson passa a bola, se o Simão a mete lá dentro em Barcelona, se o Veloso marca o Penalty (eu nao vi, mas era mais uma que tinhamos, e mais um motivo para eu ser muito mas mesmo feliz). E se o Benfica tem ganho? Porra hoje tava feliz, mas estou aqui feito treta porque aqueles cabrões não jogaram, porque o Emerson foi o Emerson, porque o Mister foi estupido (mete o cardozo; tira o Emerson; o Roberto não presta; aproveita outro jogador qualquer) ou porque o Soares Dias não quis, ou o Xistra, ou o Proença, ou outro qualquer. Infelizmente não vou ver os jogos ao estádio, não desprezem que o faz, porque sofre tanto ou mais que quem lá vai, ou menos podem gritar e eventualmente serem ouvidos. Não estou lá porque não posso, se isso funcionasse dava o meu esquerdo em troca de um bilhete perpétuo ou até de época para a Luz. E só não dou o direito porque quero ter um puto, um dois ou três e poder dizer-lhes "toma o Benfica, é teu também" e que se eu não puder ver, então que vejam eles tudo o que eu não vi (mas se São José Torres quiser) hei de ver. Taças da Liga, de Portugal, campeonatos, Liga dos Campeões, taça da chouriça, é tudo para ganhar, somos Benfica! Meus amigos, viva o Benfica (à José Augusto)! E agora se não se importam vou ali chorar e sonhar que o Cardozo faz um hat-trick em todos os jogos, que o Artur não sofre mais golos e que o Evaldo mete três nos corruptos e o Peçanha os empata... Vou ali chorar e sonhar que vou chumbar a uma qualquer cadeira porque não fiz um trabalho ou não estudei para um exame, porque estava no Marquês a chorar a conquista do terceiro título que vi!

POC disse...

@Miguel,

Parabéns pelo teu rico comentário.
Sabes do que falas e tens o Benfica contigo. É assim mesmo. Não é por seres mais novo que as coisas mudam.

Falas com o sangue na guelra, mais próprio da tua idade. Sou um pouco mais velho e muitas vezes faço o mesmo.
Mas espero que não confundas o facto de sermos do Benfica sempre (até na 3ª divisão - já pensei se não seria melhor para nós, deixar de dar mama a esta gente e reerguermo-nos) com o facto de não podermos ser melhores por causa da corrupção mas também devido às pessoas que gerem o nosso Querido Clube há largos anos.

Porque quando fazemos o que está correcto, quando damos tudo...então temos de estar satisfeitos. É a honra.
Mas quando temos quem dá tiros nos pés, temos que exigir mais.

O Benfica é um clube de exigência. É o Clube. E merece ter pessoas que se preocupem mais com Ele do que com eles próprios.

Por isso falo em benfiquinha (das pessoas que se conformam com pouco, só porque tivemos um Vale e Azevedo) e Benfica.

E não te preocupes, não és menos por não poderes ir ao Estádio.

Um abraço.

Constantino disse...

Miguel,

Só para dizer que o teu comentario era o exactamente o que faltava para completar o que escrevi.

O meu bem haja.

POC... insonias outra vez pah...

Abraços

POC disse...

Mas hoje ainda não fui dormir, e amanhã o despertar é às 0630.

Abraço até aí abaixo!

Miguel disse...

@Poc muito obrigado, é essa exigência que faz falta ao nosso clube, a quem dá tudo eu não peço mais, porque também eu tenho limitações, assim como todos. Nunca me conformarei com um clube que se regozija por só ganhar taças da liga (espero que o faça, mas que o faça associado a outros troféus como, sei lá, o campeonato), porque elas existem e são para ser ganhas, mas tudo o resto também. Eu percebi a distinção e o Benfica já se levantou de males maiores, já teve mais adversidades. Havemos de ultrapassar a corrupção e quem comete erros no clube porque a esperança e a fé no Benfica é enorme.
@Constantino eu venho cá todos os dias ler as tuas pérolas (que em alguns casos são verdadeiras pérolas a porcos) e tinha que dar o meu contributo que isto o Benfica não é cá só receber e não dar, só exigir e não contribuir. Um bem hajas e continua a defender o teu, o meu, o nosso Benfica. Fico feliz por ter contribuído aqui para o teu canto de vermelhidão!

vanda disse...

Excelente Miguel!

POC disse...

@Miguel, é um orgulho ver alguém mais novo com esta atitude.

Continua, que nós também.

Miguel disse...

@POC é um prazer meu caro e de certeza que também te vou meter umas alarvidades na caixa de comentários do Simão, que o Constantino já deve estar a dizer "desamparem-me a loja e vão lá ter insónias para outro lado".

POC disse...

@Miguel, não te preocupes, o Constantino só veio aqui para ver a bola.

Quanto ao meu tasco, és muito bem-vindo. Mas olha...não é um blogue sobre futebol, é generalista.

Acho que já existem uns quantos (meia dúzia, se tanto) blogues muito bons sobre o Benfica, portanto achei que não ia acrescentar grande coisa.

Mas leva o Constantino, eu ofereço as jolas e os tremoços.

Miguel disse...

@POC eu sei disso, mas como moço que acha que sabe (sou português) e como todos temos uma opinião (algumas mais parvas que as outras como a minha) vou la mandar umas postas de pescada. Aqui o tasco do Constantino é um dos bons blogues do Benfica que existem pela blogosfera, a par de alguns bonzitos e de outros que têm alguma qualidade e onde se vai discutindo o Benfica com seriedade (algo que aqui o Constantino tenta não ter mas que volta e meia tem sempre).