quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Benfica para Toto(s)

Penso não haverem grandes dúvidas de que a chegada de Sálvio representa um acréscimo de qualidade para o plantel do SLB, isto mesmo considerando que não é nenhum Emerson, claro... mas mesmo não sendo um sobredotado como o brasileiro (e sejamos realistas, a capacidade que o lateral tinha para enervar o Terceiro Anel era genial), compensa com muita dedicação e trabalho durante os 90 minutos. Se conseguíssemos fazer um híbrido com os pés do MacGaitas e a cabeça do Toto, tínhamos em mão um craque dos antigos. Assim ficamos apenas com um tipo cuja alcunha é Toto e outro que pensa que os adeptos do SLB são todos totós.

Levando a questão para o número de extremos, posso afirmar que o que inicialmente me começava a fazer irritação, agora é apenas uma ligeira comichãozeca. É certo que o SLB tem neste momento mais extremos direitos do que o partido nacional renovador, mas como posso eu ficar melindrado com a chegada de um jogador que: vai enviar o Djaló para os calabouços da titularidade e com sorte quase euromilhónica, inclusive para os calabouços do plantel; que vai provocar recaídas avulsas na saúde da mãe do outro argentino, se não no imediato, pelo menos em Janeiro; que vai obrigar o MacGaitas a mostrar menos cara de enfado e a desenvolver toda uma gama de, até agora inexistentes espasmos eléctricos no respectivo sistema nervoso?

Analisando a fundo a contratação do argentino, apenas tenho um reparo a fazer... e é um muito grande. Atenção que faço-o sem medo de ser apelidado de abutre pois sei que no fundo (talvez lá bem no fundo, onde os lagartos têm os troféus deles) eu tenho razão. Então na minha cabeça passa-se o seguinte: o atlético de madrid comprou o passe de Sálvio ao Lanús em 2009/10 por 10 milhões de euros (o que li por aí tudo apontava para este número). Na primeira época na Europa foi pouco mais que um verbo de encher no plantel madrileno. Em 2010/11 é emprestado ao SLB, comprando nós 20% do passe por 2,8 milhões (se não estou em erro). Na Luz o argentino só é titular na segunda metade da época (para os mais desatentos, ele só foi titular em 2 jogos da Champions desse ano e só agarrou a titularidade após a recepção ao rio ave em Dezembro e em Abril terminou a época por lesão). Em 2011/12 regressou a Espanha e novamente foi utilizado residualmente. Ora chegados a este ponto, era de esperar que o passe dele tivesse desvalorizado após 3 temporadas onde só foi efectivamente titular em metade de uma... pois pelos vistos enganamos-nos, e o passe dele valorizou, na melhor das hipóteses, portanto se tivermos pago os 8 milhões que alguns falam por 80% do passe... 800 mil euros; na pior delas, ou seja caso tenhamos despendido 11 milhões pelos mesmos 80% do passe, 3 milhões. Cada vez percebo menos estes negócios com o atlético.

PS - a dívida do dani já está paga? E a nossa percentagem do Reyes?

13 comentários:

Draco disse...

Acho urgente, alguém do Benfica explicar estes negócios com o Atlético! A questão do Reyes deve ter haver com questões contabilísticas de IVA ou qq coisa parecida. Mesmo que não possa ser explicada à letra (para não meter o Benfas em problemas com o fisco) tem de haver um esclarecimento mínimo, nem que seja através de um comunicado pelo site do clube. Por inerência – porque deve estar relacionado – explicar, também, este negócio do Salvio. Isto é para afastar suspeições nas negociatas com aquele clube, que cheiram muito a esturro. Repito, acho urgente!!...e já nem falo no Dani…

Minha Chama disse...

MacGaitas... Ai que se me parte o queixo de rir...

Realmente o Gaita(n)s anda com cara sde enfado que até mete medo ao... medo?!?!!?

Anda desde que JJ percebeu que ele rende mais na direita...

Esta negociata do Salvio... Não pagaram o Dani? Quem o apresentador/comentador de bifanas!

xirico disse...

Os negócios com o Atlético cheiram mal até após serem aspergidos com perfume.

Unknown disse...

ora sendo eu o professor das contas expliquemos então:
1-o salvio foi adquirido por 8 milhões pelo atlético
2-o Benfica adquiriu 20% do passe por 2,5 milhões (ou seja o valor total do passe era de 12,5 milhões)
3-o Benfica agora adquiriu 80% do passe por 10 milhões de euros (ou seja o valor mantém-se) podendo ter que pagar mais 1 milhão de euros erm função dos resultados desportivos
4-com a venda do Reyes ao Sevilha, os 2,5 Milhões gastos nos 25% do passe dele transformaram-se em 650.000 euros
5-o Benfica não terá de pagar os 10 milhões ao atlético porque eles ainda não tinham pago totalmente o passe do Simão
6-o calote do Dani foi totalmente provisionado, ou seja, o Benfica assumiu como perda esse valor e nada tem feito para o receber apesar dos múltiplos negócios entretanto feitos com o Atlético, a saber:Tiago, Simão, Reyes, Salvio, Roberto, novamente o Salvio

último! disse...

Eu desconfio sempre desses números lançados pela CS, seria melhor esperar porque normalmente os valores são bem abaixo do que eles alegam mesmo em vendas.

De qq maneira sim há coisas estranhas com os negócios mas desde que o clube n seja prejudicado (isso sim o mais importante!)

Constantino disse...

B Cool,

Raisvospartam a vocês os dos números. Se eu estivesse 20 minutos à conversa com o Yu Dabao, entendia-o melhor a ele que às vossas contas e equações. Explica lá como se eu fosse "muita" estúpido (na realidade não ando longe disto). Afinal quanto custou o homem e valorizou ou não? Fomos comidos novamente (por trás ou pela frente, tanto faz) ou finalmente desfizemos o mito de que o atletico nos leva sempre a melhor. A questão do dani... é inépcia do SLB ou atirar a toalha ao chão?

Abraço

papagaio disse...

Concluindo: Quanto mais endividado se encontra o clube mais se desperdiça. Chama-se a isto gestão exemplar, pois conseguem convencer a maioria dos adeptos que o clube se encontra numa situação financeira invejável.

Hattori Hanzo disse...

Olha que apesar de tudo o Sálvio ainda foi titular no Atlético. Eu também pensava que não, mas fui conferir no Zero.zero e a temporada passada ele até foi 17 vezes titular. Concordo contigo o Macgaitas (permites que te rouba essa alcunha bem esgalhada?) tem mais talento, mas o Totó é capaz de ir mais longe porque tem mais cabeça (mais uma razão para o Djalol se poder ir embora que temos agora outra para além da Floribela a assistir aos jogos). Apesar disso o negócio continua a ser estranho ainda para mais quando parece não termos dinheiro para o(s) lateral(is). Quem é que sairá afinal?
Abraço.

Constantino disse...

Hattori,

Sem querer estar aqui a dizer "ah eu é que tenho razão", repara que ele foi titular em 17 jogos, num campeonato de 38 jornadas. Nem em metade dos jogos ele foi titular. E com isto, repito, não quero colocar em causa nem a tua apreciação da coisa nem a qualidade dele.

Abraço

ALM disse...

Não esquecer que ele saíu do Benfica lesionado e por isso esteve algum tempo sem poder jogar.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Porra porra porra porra porra - mas é que nunca estão satisfeitos phásss?! Xiça...

Queres um DE? E então o guito onde está o guito méne(man em português)?

Salvio+ Johnny = mais de 20 milhões?!
Toma e embrulha, a isto chama-se gestão!!!!

Compra do Roberto (8 milhões por um guarda-redes quase desconhecido???), venda do Roberto por mais de 8 milhões a um clube quase falido???
Salvio, o Messi dos extremos direitos por qualquer coisa como....!

Ya tásse bem!

E vocês a darem-lhe... ah e tal não percebo, má gestão... vão tirar um curso à Lusófona carafes!!!... e aí talvez possam perceber que o passivo está amplamente coberto pelos activos... porra, não percebem nada disto!!!

Xiça, xiça... é só... [modo menino pequenino a abanar o pésito ao canto da cozinha com um olhar travesso em direcção ao avô]

Vladimir Kaspov disse...

Não quero de saber contas de momento porque está muito calor, apenas passo por cá para destacar a mais linda tirada post (não, não é o McGaitas): "o SLB tem neste momento mais extremos direitos do que o partido nacional renovador"
LINDO!
Epá Tino não te peço em casamento porque isso é capaz de ser um bocado gay.

POC disse...

Estou com o Vladimir Kaspov, senti vontade de propor casamento ao Tino depois daquela dos extremos e do PNR.

Entretanto, e onde páram os dois jogadores do negócio Simão?

Anh? Como? O Presidente do Atlético tem negócio de cimento em Espanha? E Na cidade desportiva que vão construir, o Vieira tem grandes interesses de construção?!
Nah, é coincidência...