sábado, 28 de fevereiro de 2009

105 anos...Parabéns ou Obrigado?

Não sou daqueles que é do SLB porque o pai também é, pertenço aos que foram conquistados pelo clube. O meu pai nunca foi adepto de futebol e só tem um fraquinho pelo SLB porque eu sou benfiquista. Para a posteridade digo, o Glorioso preocupou-se comigo e conquistou-me.
Era eu puto novo, 6 aninhos no lombo, sem conhecimento futebolistico que me permitisse escolher o clube quando o SLB olhou para mim, descobriu-me a fraqueza e foi ao Brasil buscar o Chiquinho, o meu 1º idolo. Numa época em que só havia 1 tv por habitação, a preto e branco no meu caso, e com raras transmissões futebolisticas, foi o nome do homem, homonimo do meu pai que me conquistou. Caramba o Benfica tinha um jogador que também era Francisco... era o meu clube... e de rubro me vesti para a eternidade. A 1ª vez que vi o Chiquinho na tv foi na final com o PSV... debalde, o rapaz era negro e a unica semelhança com o meu pai era o bigode. Nessa noite chorei pela 1ª e única vez por causa de futebol, a causa não foi o jogador brasileiro, foi mesmo o resultado. Cum catano eu a ver o meu clube, na casa de um vizinho tripeiro e fazem-me uma desfeita daquelas? Fui impotente para segurar as lagrimas perante o gozo tripeiro. Mas o virus benigno da águia já percorria as minhas veias.
Nos anos seguintes acompanhei com entusiasmo o Ricardo (antes de ser Gomes), o Mozer, o Valdo, o Thern, o Paneira e aquele loiro grande que fazia golos como o Eusébio comia tremoços. Eram bons, demasiado bons e sabiam-no. E eu também, mas faltava-lhes algo, faltava-lhes serem um de nós, um daqueles das bancadas. E o SLB pressentiu o meu receio.
Vai daí, pôs-se a caminho do Bessa e disseram alto e bom som, que eu bem me lembro "queremos aquele rapaz brasileiro, despenteado, com barba por fazer e que faz anos a 18 de Outubro". Epah tamanho orgulho, um jogador do SLB faz anos no mesmo dia que eu...fónix, roam-se de inveja. E assim começou a saga de Isaias, o homem que era um de nós. Era altivo não só porque sabia que era bom mas especialmente porque estava no Glorioso. E era arrogante...arrogante ao ponto de chutar de todo o lado...eu sou bom....vai daqui...e pelos páteos da escola choveram Isaias. Bastava uma camisola vermelha na quadra para haver um Isaias, até podia ser o gordinho enviado acintosamente para a baliza pelos craques. É veio Joao Pinto, Rui Costa, Futre. E veio Highbury Park e o vizinho tripeiro desculpou-se do gozo de 1988 e telefonou-me a dar os parabens. E veio o 14 de maio em alvalade. Era Isaias que cavalgava pelo 3º Anel, era o profeta... era porque alguém teve o desplante de dizer que ele já não era um de nós. E vieram os equivocos e o sofrimento, e ao longo de 11 anos só 1 jogador trouxe esperança ao SLB: Marcelo dos Santos Cipriano, o homem que deu esperança a todos os benfiquistas do Mundo "caramba se até ele consegue jogar no SLB, eu também vou conseguir". E o pesadelo continuava, mas o virus não desarmava. E o SLB decidiu recompensar-me. Se eles te humilham, espera que agora gozas tu.
Num salto roubamos Simão e Nuno Assis ao scp, mesmo no buço deles, prioridade sobre os jogadores diziam eles, não tinham era pedalada para nós. Tal como não tiveram noutro 14 de maio. A vingança serve-se fria e com estes era como os bolos do dia, fresca, fresquinha. Mas e com os outros? Eu também queria vingança dos outros. E o SLB respondeu "então vamos ser campeões na cidade deles" e fomos, e pintamos o covil deles de vermelho durante 3 dias, carregamos forças e explodimos o pais numa amalgama de encarnado, em 4 dias conquistamos a Europa e em 6 tornamos a Terra no Planeta Vermelho... ao 7º dia descansamos e preparamo-nos para novas vitórias, que estão só à distância de 2 meses em que tudo vai voltar ao inicio e se vai repor a ordem natural das coisas.
Por tudo o que escrevi atrás, mais do que dizer "Parabéns SLB" devo dizer "Obrigado SLB". Que contemos muitos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Que assim seja
Obrigado SLB
Abraço,
Zé Amaral