quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

SLB 6-0 passarinhos

1. É curioso verificar que neste ano o SLB tem, ciclicamente passado por "fases de adversários". Em Novembro passamos pela "fase verde e branca", quando tivemos que atropelar sucessivamente rio ave, moreirense e celtic. Agora, passados quase 2 meses, eis-nos entrados na nossa "fase amarela" em que somos confrontados com aves, estoril e corruptos, que apesar de não equiparem de amarelo, são mundialmente conhecidos por recorrerem amiúde à famosa "amarelinha". Resta saber de que cor vai ser o nosso sorriso no final desta epopeia amarelada.

2. Pode ter havido muita gente que não reparou, mas num jogo entre águias e aves, Jorge Jesus fez o obséquio de deixar o Melga de fora, talvez por achar que já eram demasiados voadores em campo. Diga-se de passagem que foi uma decisão muito bem esgalhada a nível estético, especialmente se tivermos em conta que esteticamente estamos a falar de um indivíduo que masca pastilha elástica de boca aberta. Felizmente para nós o treinador avense não teve a mesma preocupação e atirou lá para dentro o romeu, que apesar de não ter nome de animal aéreo, passou o jogo todo com a cabeça no ar.

3. Não sou publicitário, mas sei que há por aí muitos que são e portanto sinto-me na obrigação de os ajudar em tempos de crise e deixar aqui umas ideias para slogans promocionais do sistema defensivo do treinador avense, josé vilaça: "defesas vilaça, por nós até o luis duque a correr passa"... ou "defesas vilaça, a melhor forma de enterrar o aves na Taça"... também pode ser "defesas vilaça, a partir dos 4 secos quase já perde a graça"... e vejam esta "defesas vilaça, até o Bruno César parece que não tem pança"...  vá, só mais uma "defesas vilaça, não são más, são uma desgraça"...

4. Já tinha visto muita equipa jogar na Luz, cada qual com a sua ideia para de lá sacar um bom resultado. Já houve os que apostaram em defender com muitos jogadores atrás, outros julgaram ser melhor atacar com muitos jogadores na frente, mas este desportivo das aves apostou num sistema inovador e que eu desejo ardentemente que faça escola entre todos os nossos próximos adversários: foi a primeira equipa a entrar na Catedral para defender com muitos jogadores à frente e atacar com muitos jogadores atrás. Foi um sistema tão inovador que desconfio que se o bruno carvalho se voltar a candidatar à Presidência do Glorioso entra a pés juntos com o josé vilaça como treinador.

5. Agora vamos lá falar de coisas sérias... caro Sr. Norton de Matos... é impressão minha ou o nosso Benfica B está a 5 pontos destes tipos? Já não lhe basta ser o único treinador no Mundo que consegue meter uma equipa de futebol sénior do Benfica atrás de um sporting, ainda tem a habilidade de distar 5 pontos destes pinocos que nem para demarcar obras na estrada serviam? Se estes rapazes tivessem vergonha na cara, hoje alteravam o nome do clube para Clube Desportivo dos Leões e depois queria ver como o senhor Norton explicava o facto de estar atrás de 2 equipas de felinos e 1 de pastéis.

6. Temos que ser humildes e realistas e admitir que hoje os nossos jogadores foram um exemplo de dedicação, profissionalismo e respeito para com o clube. Uma grande diferença do que se passou em Moreira de Cónegos o que, a acreditar na explicação do nosso mister no final desse jogo, me leva a pensar que desde domingo que o SLB não treina... não se notou ali nenhum tipo de sequela por cargas pesadas de trabalho... aliás, ainda no ramo das "cargas pesadas", é que nem sequer se notou a barriga do Bruno César... talvez ele tenha aproveitado o Natal para se meter em forma, ao contrário dos outros 99,9% da população Mundial.

7. Jorge Jesus tem a fama de ser um gajo que arrisca muito, cheio de coragem e uma certa dose de loucura (este epíteto é só por causa do cabelo desgrenhado à Doc Brown). Olhando para esta imagem construída em volta do nosso mister, hoje fiquei com a ideia de que lhe faltaram tomates na substituição do Jardel... meter o Matic? Mas agora estás armado em Trappatoni? "Ai lesiona-se um central, meto um trinco alto e estou a arriscar"? Porra Jota Jota, de homem viril e tomatudo em modos Thomásicos era sacares do calmeirão brasileiro e enfiares lá com o minúsculo Sálvio, proibindo-o de dar chutões e com ordem para sair sempre a jogar.

8. Se há gajo no Mundo que tem maus fígados é mesmo Jorge Jesus. O tipo é gajo para nunca esquecer um desfeita nem uma picardia. Só por isso é que ele sacou o Tacuara Cardozo de campo antes dos 70 minutos... para garantir que a sua maior goleada ao serviço do Máiór do Mundo continua a ser contra o Arrigo Van Gaal do Bonfim, o tal que sempre que pode afiambra-lhe umas bocas fatelas... e se o objectivo era mesmo deixar o recorde nas mãos do azelha, Jesus teve a atitude correcta... Cardozo deve ser neste momento o único homem com piores fígados do que Jesus num campo de futebol e com mais 10 minutos em campo era gajo para fazer um bi-poker... ou um tri-hattrick...

9. Continuando ainda no registo de recordes, Nolito hoje inscreveu o seu nome no livro do Guiness como o "Homem Com Mais Melhores Intenções Não Concretizadas Durante 90 Minutos". Tudo o que o espanhol imaginava com bola era perfeito, esplendoroso e tiqui-taquiano (portanto tiki-taka, mas em português que ainda sou do tempo em que o K não fazia parte do alfabeto)... tudo o que lhe saia dos pés era asneirado, azelhado, vercauterenizado. Hoje era um daqueles dias que se o Manelito decidisse ir dar sangue, a enfermeira espetava-lhe a agulha na vesícula biliar por engano e a única coisa que ele oferecia aos enfermos era bílis...

10. Agora que já acabou o jogo, vamos lá a saber: quem foi o engraçadinho que, vendo o desportivo das aves a encher valentemente o bandulho com golos do SLB, se lembrou de fazer passar num placard publicitário o anuncio à "www.feelgreen.pt"? Ganhar tudo bem, golear ainda melhor, mas humilhar e fazer pirraça é que não acho bem... havia necessidade de querer fazer os avenses passar por "verdes"? É certo que o sofrimento deles era semelhante ao de tantos verdes e brancos que nos defrontam, mas... precisávamos espezinhar... necessitávamos deitar sal na ferida... tínhamos que os alagartar?

2 comentários:

rui disse...

Já que estamos em crise... Vamos dar um campeonatozito ao benfica (nem que seja a penalties)! Porque eles são 6 milhões e qualquer coisa de adeptos! Assim o "Povo" fica contente apesar da crise!

Com certeza ja devem ter ouvido isto,alias este discurso ja nao é novo e costuma dar belos frutos.Peço a todos na Blogosfera para contra argumentar este argumento,Todos passar a mesma mensagem ao mesmo tempo.

"Porque se assim fosse,NOS tambem podemos argumentar que por outro lado..A Região do Porto é aquela com mais desemprego!
Vamos la pessoal,isto aqui é muito mais util do que andar a fazer Pseudo analises a jogos contra mortos de fome onde demos 6.TEMOS QUE ESTAR TODOS EM SINTONIA

Edgar disse...

"defesas vilaça"!! Priceless!