terça-feira, 31 de maio de 2011

Só mais um para me chamarem nomes (prometo que é o último do dia)

Os tempos são dificeis para quem não é vieirista. É que o tipo esta tão encrustado no SLB que já há quem o confunda com o próprio clube. Na realidade já nem sei se estamos a falar do Benfica do Vieira ou o Vieira do Benfica. Infelizmente, nenhuma das hipoteses representa o meu Ideal de Benfica.
Isto deve-se ao simples facto de eu ser daqueles que se habituou a um Benfica vencedor (sim, admito, sou estranho). Quando o presidente do Meu Clube diz "não fomos campeões por falta de humildade" é como se me fizesse uma operação à apendice sem anestesia. O SLB do povo, dos pobres, famoso por bater os poderosos levando 1 sandocha no bolso e 3 resmas de querer e vontade, agora dá-se ao desplante de não ser humilde quando ganha campeonatos de 5 em 5 anos.
Quando era teenager inconsciente a minha mãe não me deixava colar posters e palermices nas paredes do quarto. O único sitio que consegui utilizar para mostrar todo o meu benfiquismo (tirando o quadro com o simbolo glorioso em ponto-cruz) foi por cima da porta do quarto. Quem espreitava para dentro do quarto não via e lá consegui convencer a progenitora. Uma vez que a cabeceira da minha cama ficava na parede da porta, eu desenvolvi o estranho hábito de dormir com os pés para a cabeceira (juro que é veridico) pois dessa forma podia olhar os posters.
Na realidade, o que supostamente seria o meu santuário benfiquista, consistia em 3 posters e 1 foto do Isaias. Tinha o poster da equipa de 93/94 (aquela com filhos e familia), tinha 1 poster da equipa de 91/92 que jogou a 1ª edição da Champions (por trás estavam as finais que o SLB disputou) e tinha 1 poster com os Campeões Europeus de 61/62. O fantástico destes 3 posters é que todos mostravam equipas que tinham vencido as probabilidades e desafiado a lógica, recorrendo a algo deveras estranho: humildade (atenção que só cheguei a esta conclusão anos depois).
De um lado estava a equipa de 93/94, campeã após aquele famigerado Verão Quente, com a cereja de ter atropelado o pastilhas do lumiar num jogo em que aos 2 minutos já os adeptos lagartos nos brindavam com olés. Depois havia a equipa de 91/92 que tinha ido sacar o apuramento para a Champions a Highbury, numa das noites de excelência do Profeta. Por fim tinha o poster dos pelintras escanzelados que tinham batido a melhor equipa da história da Taça dos Campeões (quer dizer, a 2ª melhor, a seguir ao SLB). Todas as 3 equipas foram um hino à humildade, um hino à força, um hino ao querer, um hino ao SLB.
Por isto, olho para o Meu SLB actual e não o reconheço. O Meu SLB não tem brio de evitar um campeão na nossa casa, não tem querer de evitar um campeão invicto, não tem humildade para colocar o clube numa final europeia. Qualquer das 3 equipas atrás mencionadas passaram por provações maiores e ganharam. Foram o SLB, foram as Papoilas Saltitantes. Eram grandes Homens escudados em outros grandes Homens. Era este o Meu SLB, não o que se vê agora, onde a história é atropelada e os valores são esquecidos.
Vejo a defesa acérrima que é feita por algumas pessoas ao actual regime do clube como sendo feita porque não conhecem melhor. Admito que para quem passou noites em branco com damasios e azevedos, considere que estamos bem melhor, até porque estamos. Mas quem viveu outros Benficas sabe que o paraiso não é isto. É a velha historia de quem passou uma vida a beber Sagres e de um dia para o outro metem-lhe San Miguel no bucho. Quando um dia mais tarde apanha uma Tagus diz que sim, que é aquilo que quer.... mas no intimo sabe que a Sagres é outra pomada.
Como eu bebi da outra cerveja, a boa, custa-me aceitar esta feita a martelo, o que me vale desaforos nos comentários. Na verdade o que faço não é "dizer mal gratuitamente", apenas manifesto convicções e opiniões acerca da cevada que consumimos. Porque hoje comemoram-se 50 anos sobre o 2º grande feito da nossa história e para o ano vão-se comemorar 50 anos sobre o 3º grande feito. O Benfica Europeu comemora 50 anos, e eu continuo à espera que cumpram a promessa que me fizeram há 5 anos em como ele iria regressar.
PS - sim ainda conservo o estranho hábito de às vezes me deitar com os pés para a cabeceira... talvez tenha ainda a secreta esperança de acordar um dia e ter à minha frente o poster da equipa que trouxe para a Luz a 3ª Taça dos Campeões.

11 comentários:

JNF disse...

E é isto. Como eu te percebo.

Anónimo disse...

Ainda a proposito do reconhecimento pela Fifa da Taça Latina, parece qque a Fifa também não reconhece a Taça intercontinental: http://www.fifa.com/aboutfifa/federation/releases/newsid=660747.html


With respect to the history of the FIFA Club World Cup and intercontinental club competitions in years gone by, such as the Copa Rio in the 1950s, the FIFA Executive Committee endorsed the view that the first edition of this competition was held in 2000 in Brazil where Corinthians became the very first FIFA club world champions. Other tournaments are not considered official FIFA events.

artnis disse...

Agora, cumprida que está a promessa de termos a servir o clube, a 'coluna vertebral' da selecção nacional ...

vamos dar asas ao 'sonho'!

Afinal é o início de (mais um !!!)'NOVO CICLO'.

Espero 'acordar' - vai ser ainda mais difícil do que em 2009/2010 -antes de alguma promessa a almas do outro mundo !!!

Constantino disse...

Caro artnis,

Valha a verdade que eu acho que essa da espinha dorsal da selecção é do vale e azevedo. Parece-me que o LFV nesse ponto foi um bocadichinho realista. Lá viu que por muito populismo e demagogia que debitasse, a contratar 10 estrangeiros por epoca ia ser dificil embarrilar os adeptos com a "espinha dorsal da selecção".

Abraço

Anónimo disse...

Constantino, deixe-se disso, ninguém confunde LFV com o clube. Isso é demagogia pura.
E essa de quem não viveu o damásio e va, então essa é demais. Olhe, eu sou apenas um ista de benfiquista. Nasci em 1973, portanto conheci essa gente toda e mais alguma, fiz campanha por Vilarinho e tudo. Não sou é um esquecido por quem fez o SL BENFICA de hoje. Querem tanto títulos como eu; se não ganhamos mais também sei o porquê e recuso-me a ir à mercearia comprar os ditos.
Tenho uma grande consideração por LFV pelo que fez financeiramente e desportivamente e não é o ganhar menos que me fará mudar, pois quando houver honestidade no desporto voltaremos a ganhar e muito. Culpa de LFV em não vencer agora? Não, temos equipa para vencer e campeões à 4ª jornada, só em Portugal e sabemos como.
Esta vitória dos corruptos na liga foi um hino à desonestidade e sem vergonhice. O SL BENFICA conseguir ganhar esta época seria um autentico milagre. Nem nos anos 90 tinha visto igual, pois antes ainda era pela calada, mas hoje, é tudo às claras e a impunidade reina. Sem justiça, ou com a justiça presente no camarote do dragon está tudo inquinado.
Culpa de LFV? Onde? Lutou a favor do Apito Dourado? Ainda ontem falou de tudo. O que quer mais? Ele não é juíz, é apenas presidente de um clube.
Que haja respeito por quem faz, porque quem só é do contra e em nada ajuda...

Miguel

Constantino disse...

Caro Miguel,

O que disse acerca de damasio e vale e azevedo foi que: quem viveu esses anos de damasismo e vale e azevedismo considera que estamos melhor e tambem eu acho isso.
Relativamento à recuperação financeira e económica do SLB, olhando para os relatorios e contas bem como para o passivo, desconfio que estamos a falar de um mito.

Não tenho duvidas de que estamos melhor em termos de patrimonio e foram feitas coisas importantes como o estadio, campus, benficatv etc, mas por muitas voltas que dêem o SLB é uma instituição desportiva e vive dos resultados. Recorrendo aos numeros, nao tenho duvidas que a primeira decada de 2000 foi a pior decada do SLB. As pessoas falam nos anos 90, mas nesses anos ganhamos 2 campeonatos, 2 taças, nunca ficamos em 4º, estivemos na final da TCE com Milan e estivemos numa meia final da TT. Na ultima decada, a unica coisa que temos a mais são taças da liga.
Mesmo assim, o meu grande problema em relação ao LFV nem é termos ganho pouco, é estarmos ainda a perder terreno para o adversario, em vez de estarmos a recuperar. E certo que houve o Apito e ha toda uma teia de ilegalidades, mas foi tambem LFV que apoiou Valentim loureiro e que apoiou fernando gomes. É LFV que leva o oliveira para o camarote presidencial da Luz e que o leva para a Gala do SLB. Em vez de estarmos a avançar, estamos a recuar.

Falandoe stritamente da equipa de futebol, analisando as coisas, nestes 10 anos foram cometidos todos os erros que se apontaram ao damsio e ao azevedo: entrada e saida alucinante de jogadores; mudanças de treinador sem criterio; falta de organização no dept. de futebol (num anos ha director desportivo, noutros quem manda é o rpesidente, depois noutros é tipo hibrido, este ano nem se sabe como estamos); negocios estapafurdios, etc.

Estamos a evoluir? Sem duvida, agora não sei é se é para a frente ou se é para trás.

Abraço

Anónimo disse...

Por textos como este é que o seu blog está no primeiro lugar da minha lista de blogs benfiquistas.
Tivessem todos a sua clarividência e discernimento e o Benfica não seria este clube conformado com tamanho amadorismo e falta de ambição.
Onde está a Mística, caralho.
Viva o Benfica.

Anónimo disse...

Constantino,
Onde está o botão do Gosto ?

Tambem tive esses poster no meu quarto, mas felizmente na parede ao lado da minha cama e ainda hoje me lembro desses jogos que falas-te.
Excelente post.

Um Abraço

Manuel disse...

Concordo totalmente com o Miguel. Ele tem toda a razão. E não me chamem Vieirista que eu nem conheço o homem nem votei nele. Sou só e apenas Benfiquista. E respeito a instituição Benfica e a democracia do clube, o facto de o presidente ter sido eleito pelos benfiquistas por um determinado intervalo de tempo. E defendo o meu clube sempre, mesmo contra Benfiquistas que curam as suas frustrações e azia com ataques ao clube que, dizem, amam.

E o tempo não volta para trás. Os tempos são outros, e temos de nos adaptar. Senão... morremos. Aqueles que andam sempre a falar no antigamente não me interessa para nada pois é no futuro que iremos viver. A nostalgia não tem qualquer utilidade, muito menos num clube de futebol.

E já agora expliquem-me lá o que é isso da "mística"? Estou sempre a ouvir falar na "mística". Será a vontade de vencer? Será o arreganho, o "dar o litro"? Sinceramente não sei. É uma palavra que a mim não me diz nada. Gosta mais da palavra competência. Acho que está mais de acordo com os tempos em que vivemos.

Gosto pouco de teias de aranha, e pior quanto estão dentro da cabeça das pessoas. Não é com teias de aranha na cabeça que se evolui. Sim, porque evolução para trás não existe.

JF disse...

Fantástica publicação!

Também tenho o poster de 93/94, no meu caso está dentro do armário. :)

João Almeida disse...

Partilho da opinião do Constantino e do último "comentador". A verdade é que quem anda pela net, maioritariamente, não viveu esse Benfica do final do anos 70 e dos anos 80, em que mesmo com corrupção (sim, já havia corrupção nessa altura), ninguém conseguia beliscar a grandeza. Provavelmente nunca ouviram falar no conceito de “dia do clube”. Quando necessário era, lá estávamos 120 mil no estádio às 16.30 para ver o jogo que começava às 21.00! Sim, quase 5 horas antes, leram bem. Havia tinto, frango assado e lerpa até escurecer e começar a partida. Num mísero jogo da taça contra o Arrentela, estavam 60 mil pessoas e quem lá ia ficava indignado, porque “só estava meia casa”. Não se contratavam jogadores ao desbarato e raramente se tinha entrada directa no 11 inicial do Glorioso. Contratavam-se jogadores que garantidamente traziam valor acrescentado à equipa. Também havia flops, havia. Lembro-me, por exemplo, do Folha (o que dava o mortal depois de marcar, antes do Nani nascer) e de mais uns quantos, mas nunca como Lorent Roberts nem algo parecido.

Outra coisa que nunca passaria pela cabeça de ninguém era apagar as luzes e regar porcos. Há que saber perder. Faz parte da competição, assim como há que saber ganhar. Eu vi a lagartagem ganhar na Luz e entregar um campeonato ao porco, que no ano seguinte até foi campeão europeu e não vi ninguém sair envergonhado do estádio, porque os que lá estavam com o manto sagrado vestido, deram tudo o que podiam. Perderam mas fizeram o que lhes era exigido. Não deu? Paciência, mas saíram de cabeça erguida.

Não havia benfica tv, nem redpass, nem kit sócio e pagava-se jóia para se poder ter direito ao cartão de cidadão. Eu não me vou alongar na questão do LFV já ter sido sócio de todos os clubes, de apoiar corruptos, nem de já ter fodido o SLB enquanto andava pelo Alverca. Um gajo com os antecedentes deste senhor, nos idos anos gloriosos, se tentasse candidatar à presidência do SLB, seria…nem sei bem o que lhe acontecia, mas mudaria de ideias. Agora esta malta qua apoia incondicionalmente o LFV, sem que lhe possa ser feita uma crítica, não pode ter vivido nada disto, ou então estamos perante mais uma entrada no guiness por parte do Benfica, com o record da maior lavagem cerebral colectiva. Acordem, o homem tem mérito por algum trabalho que fez, mas está muito longe de me (nos) devolver o Benfica, aquele que relatei lá atrás e que cada vez vejo mais distante.

Viva o BENFICA!