quinta-feira, 20 de setembro de 2012

celtic 0-0 SLB

É oficial, este blog é sobre um clube que já não existe e como tal possivelmente está a perder também a sua razão de existência. Desde que o registei e que nele comecei a escrever que teve como principal objectivo pugnar pelos valores e identidade do Sport Lisboa e Benfica. O objectivo nunca foi ser engraçadinho, famosos ou agradar a este ou aquele, tal como nunca foi objectivo entrar em desacordo velado com este ou aquele. Apenas pretendia trazer à evidência o espectáculo que é ser Benfiquista, o orgulho de pertencer a esta Família, puxar a brasa à sardinha que é a enorme história do Maior do Mundo. Para quem não esteve no inicio, lembro que o segundo post aqui publicado foi sobre esse louco de nome Isaias. Nunca o consegui esconder: sou Benfiquista e gosto de Ser Benfiquista. Adoro fazer a minha vida e a dos que me rodeia depender dos horários de jogos do SLB, faz parte do meu equilíbrio emocional estar 90 minutos por semana com os nervos à flor da pele e sou extremamente feliz por de vez em quando passar noites de insónias após maus resultados do Meu Clube. Não concebo a minha existência sem Benfica e todos quantos me rodeiam sabem-no bem e reconhecem-no e admiram-no.

Ontem o Meu SLB empatou fora num jogo de Liga dos Campeões, não por motivos técnicos, nem por motivos tácticos, apenas devido a uma clara opção pelo mais insonso dos três resultados possíveis. Não foi nenhuma tragédia, longe disso, mas foi em minha opinião uma atitude deveras criticável a partir do momento em que envolve um clube da dimensão do Benfica. Reservo-me o direito de defender que o Sport Lisboa e Benfica, fundado em 1904 entre em todos os relvados do Mundo com o intuito de ganhar, especialmente se os mesmos se disputarem contra equipas de nível qualitativo bastante abaixo do nosso. Fico fora de mim quando vejo que o empate é exacerbado como bom resultado por todos os responsáveis do Meu Clube, mas desanima-me e desilude-me para lá de todos os limites que os meus colegas de paixão concordem e defendam tamanha ofensa à história do clube bi-campeão europeu e 32 vezes campeão nacional. Defender um Benfica que jogue com o objectivo único de não perder é defender um não-Benfica. É defender um clube que não aquele sobre cujo recai o principal objecto de existência deste blog.

Considero de uma leveza emocional e de pensamento considerar que este empate pode ser desculpado porque "a equipa estava toda remendada". É verdade que estava, mas com mais remendos ganhamos ao Man. United em 05/06. Há ainda a agravante de que todos (todos) os "remendos" serem de exclusiva responsabilidade do SLB. Nenhum dos ausentes ficou indisponível no dia do jogo devido a uma inoportuna intoxicação alimentar. Desde 31 de Janeiro de 2012, quando emprestamos amorim a um rival nosso que não temos alternativa a Maxi Pereira (quase 8 meses) sendo que o uruguaio estava suspenso deste jogo desde que a 04 de Abril de 2012 foi expulso em stanford bridge (quase 6 meses). Apesar da suspensão de Luisão só ter sido confirmada 1 dia antes da partida, era óbvio e claro como água que a mesma iria surgir. Nem o Benfiquista mais optimista acreditava que o capitão seria ilibado, quer pelo lance criado, quer pela federação a que pertence o árbitro, quer pela federação que ficou responsável pelo castigo (eleita com o nosso apoio, nunca é demais relembrar). Já o facto de se chamar "remendos" a Matic e enzo é a própria assunção de uma politica desportiva falhada... é que estes remendos vão se-lo até Janeiro, na melhor das hipóteses. Portanto se empatamos em Glasgow por causa dos "remendos" a culpa tem que ser toda assacada ao departamento de futebol do SLB, responsável pelos "remendos" ou pelo menos, por não ter havido a preocupação de aligeirar o impacto da garantida falta de 4 jogadores para o primeiro jogo de Champions, isto quando estão já cumpridos quase 3 meses de época.

O outro argumento utilizado de que "foi um bom resultado porque ali nunca tínhamos pontuado" só convence quem tiver uma costela sportinguista. Eu só gostava de fazer o seguinte exercício: da última vez que jogamos contra o celta de vigo levamos 7 secos nos balaídos. Que me recorde, foi a única vez que os defrontamos nas competições europeias. Actualmente o celta é uma equipa recém primo-divisionário em Espanha com apenas 1 vitoria em 4 jogos de campeonato. Se porventura formos jogar contra eles no estádio onde são visitados iremos contentar-nos com um empate porque "ali nunca ganhamos"? Dentro desta linha de pensamento eu gostava de saber desde já qual o objectivo para a nossa visita a Barcelona... só porque me dava jeito saber o que esperar e quantos xanax's tomar. Admito que não se consiga lutar contra outros jogadores, mas contra a história não. Empatar contra estádios não existe num clube como o Glorioso Sport Lisboa e Benfica. O SLB quando foi fundado não era o maior clube de Lisboa e mesmo assim soube subir a pulso a história. Na altura deverá ter sido difícil somar a primeira vitória contra o Carcavelinhos, mas ela fez-se. Não ajoelhamos perante o "bolas aqui nunca ganhamos". Estivemos 14 anos sem ganhar no antro corrupto, mas sempre tentamos até que conseguimos. Até há 2 anos atrás nunca tínhamos vencido na Alemanha e no entanto não nos refugiamos nesse argumento para não batermos os fraquissimos representantes do Estugarda. Porque raio havemos de olhar para o Celtic Park e pensar "isto um empate é vitoria"?.

Talvez seja mesmo um mau benfiquista (e digo-o sem ironia) quando acho que para o Benfica a excelência de valores peca sempre por defeito. Sou pouco compreensivo com o laxismo e com o conformismo, tal como sou com o mau perder ou não saber ganhar. Talvez seja defeito meu, mas deste não abdico. O sentimento hoje é de tremendo desanimo não pelo resultado, mas pela reacção ao resultado. Tão desanimado quanto fiquei ao ver centenas de adeptos receber a equipa no aeroporto após uma eliminação com 2 derrotas aos pés do chelsea. Mas nem sempre foi assim, basta-me recuar a 03/04 para recordar uma reacção calorosamente hostil a uma equipa do SLB com muito menos argumentos que a actual, que tinha ido empatar à Bélgica com o la louviere. Sei que hoje tal cenário seria impossível e inimaginável. O SLB que queimou tempo para garantir um 0-0 em Glasgow foi exactamente o mesmo que queimou tempo para segurar um 1-0 em casa com o anderlecht que seria infrutífero perante o 0-3 da 2ª mão. É o mesmo Benfica que faz 1 remate em Copenhaga num 0-0 sem chispa em jogo inaugural de Champions num grupo que curiosamente incluía o celtic. É o mesmo Benfica que defendeu derrotas mínimas em Paris e em Barcelona. É o mesmo Benfica que... É o mesmo Benfica que... É o mesmo Benfica que... O Benfica e os Benfiquistas estão mudados. Eu pelos vistos não, e tenho dificuldade em mudar... e isto deixa-me numa encruzilhada...

14 comentários:

Ribss disse...

Nao concordo quando diz que ja era de esperar que Luisão fosse castigado. Bem sabemos que o sistema tudo faz para nos atrasar/afastar da luta de qualquer objectivo mas o que se passou foi uma palhaçada tao grande, tao visivel, tao mal feita que nunca pensei que o Luisao fosse mesmo castigado nem em portugal e muito menos pela fifia.
Mas isso sou eu, apesar de tudo que, ano apos ano, se passa, as vezes prefiro mesmo nao acreditar...
Os remendos defensivos nao sao desculpa, pois até estiveram bem, mas acreudto que o nosso ataque nao tenha sido tao directo e eficaz muito por culpa " dos remendos defensivos".

Hugo Taveira disse...

Estou contigo Tino.
Apenas discordo com o primeiro paragrafo quando dizes que o blog esta a perder a razao de existencia.
É nestas alturas e por estes meios que Benfiquistas inconformados como nós expressao a sua revolta ja que nem na nossa casa nos deixam fazer isso.
Não pares de fazer o que fazes tão bem assim como o Nosso Benfica não vai parar apesar da sportinguizaçao que estao a fazer com o Glorias.
Grande Abraço

David Duarte disse...

"O outro argumento utilizado de que "foi um bom resultado porque ali nunca tínhamos pontuado" só convence quem tiver uma costela sportinguista."

O que mais me assusta Constantino nem é o fracasso desportivo e financeiro deste Benfica do Vieira. O que mais me assusta é esta sportinguização que està cada vez mais presente nos adeptos do Benfica. Ganhamos um titulo de cinco em cinco anos e ficamos todos contentes. Empatamos contra uma miséria de equipa e é um bom resultado e o jornal Benfica até faz capas sobre o jogo de ontem dizendo que foi uma resposta a todos os detractores. Como é possivel?!? Como é possivel satisfazermo-nos com tão pouco?

71460_5/8 disse...

Se o futebol fosse simples até percebia a tua ideia. No entanto o futebol não tem nada de simples.

Quantas vezes na sua história o Benfica perdeu ou empatou e isso não impediu do clube continuar a sua caminhada na Europa! Só olhar para o passado a pensar nos momentos de glória é esquecer o que nos fez tão fortes!

parreirex disse...

nem mais.

David Duarte disse...

O que està em causa não é o Benfica empatar ou perder...

SLB4EVER disse...

Olha que eu acho que o resultado acaba até por ser positivo.
Vou explicar, já ví este filme, as personagens principais não mudam, porque razão vou continuar a iludir-me?
É irreal estar com grandes expectivas e exigencias quando não existe uma gestao responsável e sustentável para o plantel e clube, é algo que roça o negligente tal a forma com que esta época não foi devidamente preparada e se continua alegremente a desbaratar dinheiro e jogadores como se o clube fosse patrocionado por um barão do petróleo. Para o que tem sido feito e dada a nossa pré época, menos mal , ao menos não fomos humilhados por o Celtic, isso seria bem mau, embora talvez fosse necessário para muitos acordarem, mesmo assim não sei porque oportunidades para isso já tiveram, e muitas.
A satisfaçao e orgulho do grande líder e iluminado treinador e dos seus cegos acólitos em ter perdido dois jogos com o Chelsea também me deixou triste nunca estive entre esses, este jogo é uma conversa diferente.
Curioso é ver que o treinador quando se vê á rasca é que cai na real e faz o que o bom senso manda, quero é ver se quando a altura decisiva do campeonato chegar deita tudo mais uma vez a perder com decisoes muito duvidosas.
O clube que idealizamos já deve ter acabado mesmo, só assim se percebe que LFV desta vez nem tenha oposição e que continue a sua campanha a seu belo prazer. As contas do clube cada vez melhores claro, e se algo vai de errado não duvidem que é por culpa do Vale tudo. A orgia de transferencias que se tem verificado nos ultimos 3 anos é um sinal claro que este SLB é a galinha de ovos de ouro de muita gente que nem ao menos tem a dignidade de mostrar respeito e o defenda, eventualmente vao acabar por matá-la, aí talvez se tenha a sorte que algum bilionário entusiasta se agarre, senao nem a troika nos vale e aí um empate contra o Celtic até poderá ser considerado um excelente resultado!

Mas siga vamos continuar a fazer de conta que tudo está bem e que ganhar por menos de 3 a qualquer um é derrota.

Escrivão disse...

Tenho 43 anos. Comecei a apreciar futebol nos finais da década de 70, primeiro com a seleção da Holanda (de Cruiff e cia. (Rensenbrink - o meu homónimo -, Neeskens e cia. - o último nome é capaz de estar mal escrito), depois com o Benfica de Toni e, mais tarde, com o Brasil 82, que praticava o melhor futebol que alguma vez vi, com Zico, Falcão, Sócrates naquele meio campo.
Sempre convivi com um Benfica que entrava para ganhar e ganhava a maior parte das vezes. Após uma década de 70 de ressaca, a de 80 / início de 90, assistiu a 3 idas a 3 finais europeias. Uma delas foi na véspera de uma frequência de Latim III. Perdemos com o Milan e baixei a puta da nota em 4 valores, como é óbvio. Lá tive de ir a exame em julho para levantar aquela merda de média de 11,5.
A década de 90 é para esquecer, graças a um cabrão chamado Artur Jorge e a quem o lá pôs. A primeira do séc. XXI foi um bocadinho melhor, mas a malta contenta-se com um para de campeonatos e 2 ou 3 taças da liga?

Lamento muito, mas estou com o autor do «post»: o Benfica só tinha de vencer este Celtic. Os gajos não jogaram NADA, não tiveram uma oportunidade de golo. Muito dificilmente venceremos uma LC nos próximos largos anos. Provavelmente, vou morrer sem assistir a isso. Mas temos obrigação de fazer mais, ganhar mais, entrar para ganhar em quase todo o lado, e não para empatar e virmos todos contentinhos para casa. A certa altura do jogo na Escócia, pus-me a fazer «zapping» e a parar noutros jogos.
O Benfica não é isto. Luís Filipe Vieira, mental e culturalmente um saloio, parece-me ser incapaz de compreender a verdadeira grandeza do clube e do que ele simboliza.

E, por muito que nos custe, o corrupto peidoso, pelo contrário, teve o sucesso que teve (independentemente de toda a fruta) porque interpretou como ninguém o significado do clube naquele canto do país. No Benfica, nos últimos 20 anos, houve um apardalado, um criminoso, um bêbado e um aproveitador do clube para fazer negócios.

tonilerouge disse...

E também é o mesmo BENFICA que perdeu com o APOEL 3-0, e com o Schalke 04 (2 vezes), porque o Jesus se armou em Napoleão e fomos de rabuda...na fase de grupos da champions,podes ver aqui em 2011:
http://www.europeancuphistory.com/clubs/benfica.html

Isso é que me fode como Benfiquista...

Eliminámos o Liverpol(na altura campeão europeu em título), depois de um jogo inteligente em Lisboa...
Ah...depis da tal fase de grupos em que eliminámos o tal fraquito Mannchester United(foi a noite do caralhinho do Ronaldo à CATEDRAL???)ummmmhhhhh....maybe...maybeeee....

Na sejas já profeta da desgraça, não houve Xananes(ainda que a pílula tenha sido fodida de engolir)contra o celta de vigo nem tem de os haver contra os Pynypons da Catalunha, ainda que esses sejam uma grande e histórica equipa...

Exactamente como nós quando defrontámos o ano passado antes de uma "insonsa" ROUBALHEIRA!!!!Benfica-Chelsea e Chelsea-Benfica, tinha escrito um JORNALISTA SÉRIO DESPORTIVO
http://www.dailymail.co.uk/sport/football/article-2120208/Benficas-history-Eusebio-eagles-22-000-trophies.html

SLB !

Unknown disse...

o meu comentário nada vai acrescentar pois subscrevo integralmente o post

Luis disse...

Subscrevo integralmente este post. Por favor que as mãos nunca lhe doam de escrever textos como este. São precisos mais como você e muitos mais. Muito obrigado.

DeVante disse...

O argumento Celta é falaccioso!

O nosso plantel na era Celta era uma merda e levou 7 em Vigo. Só jogamos uma vez lá e perdemos. A palavra sempre não faz sentido.

Com o Celtic jogamos várias vezes...tinham sido 3 vezes antes do jogo da 4ª Feira e perdemos sempre...mesmo quando tínhamos o melhor plantel da nossa história!
Não faz sentido esse argumento.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Não estou mudado Constantino, estou à nora percebes... estamos todos, estamos como o povo diz todos bem fod#$%s e sem prazer nenhum!
O relatório do Clube deixa-me estupefacto!

Hattori Hanzo disse...

Tino só não acho que seja um mau resultado tendo em conta o plantel que levámos para lá, mesmo achando o o Celtic das equipas mais fracas que eles tiveram nos últimos anos. E olha que no ano do Manchester e Liverpool nós acabámos por passar porque o Koeman colocou um dos Benficas mais defensivos que eu alguma vi quando fomos jogar a França (e já agora acabámos por perder em Manchester porque ele tentou defender o empate e como resultado levámos lá o 2-1 no último minuto).
Fora isso a sportinguização do nosso clube está quase completa.