domingo, 16 de dezembro de 2012

SLB 4-1 mareteme

1. Não entendo o comportamento de Óscar Cardozo... dois hat tricks numa semana só? Está a ver se arranja forma de a liga proibir hat tricks de jogadores do SLB? A não ser que desta vez a jornaleirada descubra por ali um ou dois desvios em tufos de relva ou num grão de terra mais espigadote e atribua os golos aos jardineiros da Luz. Enquanto isso não acontecer, o paraguaio lento e tosco vai continuar a ser o primeiro estrangeiro a atingir a marca dos 100 golos com a camisola do SLB e um dos avançado com média de golos mais fértil na história do clube... alias, no que toca a fertilidade, Cardozo é o tipo de homem que faz do mandarim a língua mais falada do Mundo.

2. Os últimos 30 anos de existência do Sport Lisboa e benfica caracterizaram-se por terem acumulado um chorrilho de erros históricos... a troca do Toni pelo poeta, a dispensa do JVP, a contratação do luis filipe, etc. Nas últimas eleições os erros voltaram e os sócios perderam uma brilhante oportunidade para elegerem uma direcção competente e nem estou a criticar o actual estado financeiro do clube, a qualidade do plantel ou a preferência clubística dos administradores da SAD... apenas sei que uma qualquer direcção realmente comprometida com o sucesso do clube já tinha colado na porta do balneário dos árbitros um placard com a explicação da regra do fora de jogo aplicada aos livres laterais.

3. Há momentos televisivos épicos (por exemplo ver o McGaitan com ar de quem realmente está com vontade de jogar à bola) e depois há outros que merecem ser inscritos na lápide do individuo que os protagonizou, por exemplo o Carlos Manuel comentar a mão do roberge na área com um evasivo "esta nova regra"... nova regra? Qual, a da proibição de jogar com a mão? Deixa cá ver quando foi inventada.... ora em 1940 já existia... em 1910 também já existia... sim, em 1890 já lá estava... pois, a merda da regra existe desde que a modalidade foi inventada pah!! Vê lá tu que só em 1871 é que os guarda redes puderam começar a jogar com as mãos, porque antes não podiam... porra a regra é tão antiga que só em 2012 é que o alex sandro pode começar a jogar com as mãos, porque antes não jogava nos corrupt... não podia.

4. Pode um gajo fazer um hat trick num jogo e mesmo assim perder o titulo de melhor em campo para um colega trinco? Sim pode, se o médio defensivo fizer uma exibição como o Matic ontem fez... o sérvio dominou de tal forma o meio campo que só lhe faltou espetar uma bandeira do país dele (recortando-lhe obviamente aquela horrível risca azul) no centro do terreno e dizer que era um "blá blá blá... um passo gigante para a humanidade"... literalmente, que uma passada dele vale por três de um humano de estatura média. Nemanja fez um jogo tão dominador que ao intervalo, em vez de meter o enzcremento no lugar do André Gomes, Jorge Jesus podia ter colocado um gajo do mareteme, que mesmo assim a nossa torre controlava o meio campo.

5. Não sou muito prodigioso em termos de memória e por isso tenho dificuldades em decorar os números dos nossos jogadores. Felizmente há pessoal que tem melhores condições para o fazer e por isso ontem fiquei a saber que se um dia me esquecer que o Ola John é o nº 15, só tenho que telefonar ao lateral direito madeirense e perguntar-lhe, que o rapaz viu tanto as costas do holandês, de cada vez que este acelerava, que de certeza lhe memorizou a matricula. O rapaz foi tão humilhado que só não pediu substituição porque não queria fazer a família passar vergonha, mas à conta disso teve de regressar à ilha em helicóptero do INEM porque não teve autorização para entrar no avião comercial todo engessadinho como o John o deixou.

6. Oscar Tacuara Cardozo tem um instinto assassino tão apurado que se tivesse nascido nos Estados Unidos da América, nesta altura andava de drone no ar a matar paquistaneses e afegãos no estrangeiro... bolas, o homem gosta tanto de ver sangue nas suas vítimas que se fosse espanhol andava de caçadeira em punho a limpar o sarampo a elefantes na savana africana... caramba, ele é tão psicopata que se fosse sueco carregava todos os dias consigo centenas de manuais de instruções para montagem de móveis em módulos puzzle só para chafurdar na paciência de todos aqueles que se cruzassem na sua frente. (sim este ponto nasceu de um comentário menos politicamente correcto na página do facebook, pelo que não aconselho virgens facilmente "ofendíveis" a passar por lá).

7. Pela primeira vez desde que chegou ao SLB Jesus vai passar o Natal como rei do presépio. Felizmente o papa já informou urbi et orbi que a história da vaca e do burro na paisagem do nascimento do salvador é uma mentira,senão tínhamos que ir recrutar o papa pitas e sua muy respeitável donzela para assumirem os seus papeis nas laterais do nosso mister... quer dizer, esta última mensagem do papa até deve conferir habilitações ao papa pitas e respectiva entourage para serem incluídos no presépio... é que se há gente conhecedora dos meandros da mentira e da aldrabice esfarrapada é o velhote nortenho... isto claro, desde que a mensagem do papa não tenha sido obtida de forma legal e ainda não tenha transitado em julgado...

8. É estranho ver os ilhéus jogar sem o olberdam, especialmente porque uma pessoa olha para as canelas dos nossos jogadores e pergunta-se "porque raio estão eles a usar 4 pares de caneleiras se o talhante não está em campo?". Ontem o rafael miranda ainda quis assumir o posto de "até ao pescoço é canela e acima disso é bater mais nela" normalmente ocupado pelo seu colega de equipa, mas faltou-lhe arcaboiço para a coisa... um ou outro empurrão, duas ou três rasteiras, mas... nem um pé em riste, um cotovelo à altura do nariz (ou dos joelhos no caso do Matic)... não sei, ficou a faltar alguém para fazer aquela cara de espanto por ver um amarelo após cortar em três um perónio alheio, tão característica dos nossos embates contra o mareteme.

9. Normalmente quando se tenta comparar características de jogadores, pegam-se em dois que ocupem a mesma posição em campo. Ontem tivemos um caso único em que se comparou um jogador com um treinador e o saldo é que são iguais... Jesus diz que Cardozo fora da área o irrita, mas dentro da área é o melhor do Mundo... do meu ponto de vista, Jesus fora do campo também me irrita, mas lá dentro é dos melhores do Mundo... a grande diferença é que a irritação que o Cardozo provoca fora da área não prejudica muito o seu saldo no final das épocas, enquanto que a comichão que o Jesus provoca fora do campo tem tido influência negativa nos seus resultados de final de ano.

10. Garay continua a fazer exibições imperiais atrás de exibições imperiais que vão funcionando como contraponto às exibições apatetadas atrás de exibições apatetadas com que o Maxi nos tem brindado na defesa. Tenho cá para mim que esta forma de El Negro não deve ser atribuída a mérito do Jesus, mas sim a excelente trabalho do seleccionador argentino... não que tenha feito alguma coisa em especial, mas colocar Garay em todos os jogos da alvi celeste a compensar as nabices do rojo é algo que deixa qualquer central capacitado para as mais ínfimas falhas de colegas de sector, até porque sejamos realistas... as azelhices do Emerson ao pé do que o rojo faz... eram coisas de menino...

5 comentários:

Anónimo disse...

Para tudo....

No último paragrafo o Tino reconheceu, digamos de forma aligeirada, o Emerson como jogador de futebol razoável?

Tino, tu realmente tiveste uma palavra de apreço para com o ex jogador do Benfica Emerson, ou sou eu que estou cheio de sono e ainda não atingi o alcance das tuas palavras?!

:-)

Influência Arbitral disse...

Jorge Jesus tem sido um bom treinador se analisarmos os pontos acumulados pelas equipas antes duma expulsão e sem nenhum último golo de penalti.
Convido-o a visitar o Blog http://influenciaarbitral.blogspot.pt/

É um trabalho em que estão agregados todas as decisões arbitrais relevantes (expulsões e penaltis) e quais são a sua efectiva influência no desempenho desportivo das equipas. Todas os jogos arbitrados dos 4 candidatos ao titulo pelos 11 melhores arbitros, nestas 5 últimas épocas.

Espero que agrade o critério objectivo utilizado e que possas ser um frequentador assiduo do blog.
Cumprimentos,
http://influenciaarbitral.blogspot.pt/

Dogus disse...

Deve mesmo ser do sono, anónimo... O Emerson era um péssimo jogador de futebol. O Rojo não deve sequer ser considerado jogador de futebol...

Hattori Hanzo disse...

Tino, penso que o que o Carlos Manuel queria dizer da "nova lei" é a questão de qualquer toque com a mão seja casual ou não ser falta (com a excepção dos de lá de cima que jogam uma mistura de futebol com andebol). Para mim aquilo ontem não era penalti pois o toque é claramente casual. Ao mesmo tempo já se percebeu que o Roberge não deve ir lá para cima com a decisão do árbitro de ontem.

Eu disse...

Matic é uma agradável surpresa para mim. O homem joga pa c.......
A dupla de ponta de lanças é muito forte. O Mega faz de 3 emersons (não é grande elogio). O jesus não inventa. O Ola é craque. O Sport Lisboa e Benfica está a dar espectaculo. Enfim.

Em ralação ao post anterior, o barril césar substituto do Aimar?
hmmmm....
Vá, és Benfiquista e isso é que interessa.

Benfica!