quarta-feira, 13 de julho de 2011

Jara x Saviola

Nos tempos que correm, uma das grandes questões que divide a familia benfiquista é: será o espampanante Jara melhor jogador que o calmo Saviola? Para mim é pergunta de resposta fácil: não é e dificilmente algum dia vai ser. Jara pode ser rápido, fução, aguerrido e com bom remate, mas a eterna impossibilidade de ter um bom 1º toque na bola e uma capacidade de decisão um pouco acima de mediocre matam-lhe os pontos positivos. Saviola, por seu lado, demostra tal inteligência dentro das 4 linhas em todos os momentos do jogo, que qualquer critica acaba por ser injustificada. Aos defensores de Jara apenas pergunto: quantas vezes aparece ele em momento de finalização sem ser em jogadas individuais? E quantas vezes aparece Saviola a finalizar jogadas colectivas? Enquanto o futebol for um jogo colectivo, vou sempre preferir um Saviola, um Aimar ou até um Bruno Cesar (já deu para ver que é um jogador muito pouco brasileiro) a um Jara, um Nolito ou a um Urreta.
Para os que ainda têm dúvidas acerca da superioridade de Saviola, houve no ano passado uma jogada que, para mim, foi demasiado elucidativa: meia final da Taça da Liga, SLB - alcochetense do lumiar. Com 1-1 no marcador no ultimo minuto, Saviola conduz um contra ataque. Jara encosta-se à linha esquerda e pára, aguardando o passe no pé, para muito provavelmente, tentar o 1x1 em abel. Saviola mete-lhe a bola no espaço e Jara leva tanto tempo a reagir que quase deixa a bola sair pela linha de fundo. É obrigado a cruzar de 1ª e resulta no 2-1. Digo-o com 100% de certeza: se Saviola tem metido a bola no pé do Jara ele tinha partido para o 1x1 e nunca teria chegado à linha para cruzar. Aqui se viu a diferença entre um excelente jogador e um bom jogador. Ah convém referir que este jogo foi já naquela altura em que todos diziam que o Saviola não estava a jogar nada. Tanto foi que no dia seguinte os 3 jornais consideraram Saviola um dos elos mais fracos do SLB e Jara foi bastante aplaudido pelo cruzamento.

3 comentários:

Bernardo disse...

Boas,
Para mim um jogador que não tem mais que um neurónio não devia jogar no SLB. De que serve o Jara correr, e ser fução e quiça ter bom remate (o que não considero) se não tem a minima inteligência.
O Jara para mim é jogador para entrar nos jogos em que a equipa está sem ritmo para abanar um pouco.
Quantas bolas o Jara perde com a equipa descompensada? Quantas jogadas ele desperdiça individualmente (ainda ontem se viu) com colegas em melhor posição para facturar?

Também é verdade que o saviola anda em baixo, mas é mil vezes melhor que o JARA!!! Esta campanha a favor do Jara faz-me lembrar a do ano passado em que queriam o Kardec no lugar do CARDOZO. Onde anda essa gente agora?
Abraço

RB disse...

Constantino,

Acho óbvio aquilo que dizes, Saviola tem e terá mais futebol no dedo mindinho do pé esquerdo do que o Jara no corpo todo. Aliás, lembro-me perfeitamente da jogada que referes nesse mesmo jogo e sim, mostra a diferença de inteligência entre um e outro.
No entanto o Conejo parece na senda de muitos meses da época passada e não sei se aquilo é Físico ou Psicológico mas não é normal! É de uma falta de agressividade (no bom sentido) confrangedora! Percebo que não faça piques como outros ou que não mande umas bombas (nunca foi característico dele) mas não pode ter o lugar assegurado só porque trabalha muito (e como poucos) entre linhas ou porque é o Saviola.

Que sinta a dureza do banco (devia ser em cimento e frio!) para perceber se quer ou não continuar a ser o jogador fantástico que consegue ser!!

RB

Anónimo disse...

RB - Talvez uma das grandes diferencas entre o Saviola da 1a época e o Saviola da época passada tenha sido a ausencia dum tal de Ramires.
Num ano teve quem com ele jogasse futebol apoiado, no outro teve o Sálvio, rapaz de bons recursos mas menos dado a essas coisas dos apoios.

Anónimo Benfiquista Sem Nome