terça-feira, 21 de agosto de 2012

Saviolima

"Estamos no ano de 1988 depois de Cristo ou 21 antes de artur jorge da amadora. Todo o Portugal está ocupado pelos corruptos... todo? Todo não. Um irredutível Estádio da Luz resiste hoje e sempre ao invasor". Tivessem Uderzo e Goscinny bibliografado a estadia de Lima por terras encarnadas e certamente seria assim que iniciariam a prosa. Não pense o leitor que seria assim tão absurdo estes ilustres autores produzirem uma banda desenhada inspirada neste rapaz, pois quem o conheceu sabe perfeitamente que se tratou de uma personagem única, talvez mais única que o auto-denominado "Único". Provavelmente não era "mais rápido que a sua própria sombra", possuidor de uma "força sobre-humana" ou facilmente confundido com "um pássaro? Um avião?"... não, era mesmo Adesvaldo Lima.

O Mato-grossense de Camapuã carregava às costas desde miúdo a inabilidade dos seus pais para o baptizarem como se faz aos humanos, com nomes que possam ser levados a sério. Talvez confundindo-o com uma onça ou com um urubu, afiambraram-lhe de fininho com o nome próprio Adesvaldo. Ciente da desgraça que seus pais lhe tinham abatido sobre os ombros, fez questão de mostrar que tinha corpo para aguentar tudo e deixou crescer no toutiço uma cabeleira que após cortada e passada na balança se revelou ser mais pesada que o Chalana... em fim de carreira... e com o bigode por aparar. Fez-se craque no Grémio, juntamente com o Valdo (Só Valdo... os srs. Oliveira Filho podiam ter aprendido muito acerca de baptizados com os pais do Lima) onde era conhecido como "O Sonhador" pois dizia que sonhava os golos antes de os marcar (espero que estejam a acompanhar as caracteristicas deste personagem: Adesvaldo, Sonhador e com carapinha de fazer inveja ao Wits... ao Fellaini!!!). Diz-se que é o goleador que mais vezes festejou em jogos Gre-Nal e é-lhe atribuída a frase, após o 1º Gre-Nal jogado pelo Colorado, para onde foi depois de sair do Glorioso: "meu Deus, que é que eu estou fazendo aqui"... possivelmente foi o que o pacheco e o sousa pensaram depois do Hélder ter enfiado aquela no ângulo do lemajic... temos pena palhaços!!

Portanto, foi este indivíduo que o SLB vice campeão europeu, foi buscar juntamente com o Só Valdo a Porto Alegre a fim de resgatar o campeonato 88/89. Foi este individuo que criou espanto em Portugal por andar sempre de violão atrás e de criar entre os seus colegas um certo medo de partilhar o banho (disclaimer: não fui eu que disse, apenas ouvi dizer). Foi este individuo que chegou ao SLB como craque respeitadissimo no Brasil. Por terras lusas apenas se distinguiu com um golo de cabeça às bernardettes (o rapaz era novo por cá, não sabia que com a mão dava menos trabalho e valia o mesmo). Passou sem honra nem glória mas levou no bornal 2 campeonatos, 1 supertaça e uma final da TCE, apesar de pouco ter contribuído para tais desideratos... até que Eriksson achou que já chegava e passou-lhe a guia de marcha.

No momento do "vais de vela que te fodes" o SLB estava a construir um plantel para atacar a 1ª Champions da história e tinha alguns buracos para tapar e negócios por concretizar, os quais poderiam ter sido facilitados pela inclusão do temido goleador (o Paulo Madeira mijava-se todo nos treinos quando o defrontava... imaginem o que teria acontecido ao Tavares se o defrontasse) mas o SLB soube respeitar a reputação do homem e evitou inclui-lo em trocas que não fossem dignas do seu passado. Deu-lhe a hipótese de seguir o seu caminho sem ver os eu nome associado a jogadores de nível médio-baixo. Foi bonito da parte do SLB. É só nisto que devem pensar os nossos dirigentes se realmente alvitrarem a possibilidade de trocar Javier Pedro Saviola por Eliseu... o Mundo vai saber disto e não vamos ficar bem na fotografia... tenho medo que apareçamos todos com bigode e orelhas grandes.

4 comentários:

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

É respeitável a tua posição... deveras!!!!

Que Deus nos proteja do oxigenado disse...

até me cai uma lágrima no olho... de cada vez que vejo o Javier Pedro Saviola no banco... ou na bancada...

Mas depois da bagunça que vi na 1ª jornada... já nada me admira...

é o que dá comprar tintas de cabelo nos chineses... o "oxigenado" fritou todinho...

Tantas "pérola" dado "ao porco"... e o suíno é só fazer chafurdice!!!

Constantino... continuas em alta... Parabéns pelo texto...


Anselmo Damásio disse...

É um crime, o Saviola passar o tempo todo no banco.
Mas o JJ é que é o catedrático da asneira, por isso é melhor não contradizer o especialista.

mago disse...

Nao se me tinha ocorrido essa ideia, mas de facto nao sei como sera' possivel voltar a caminhar erecto (de coluna, atencao) pelo mundo - inclusive este lado do mesmo - se o Nosso Clube for capaz de tamanho atentado.

E esta coisa de viver num fuso horario que me faz deparar com este tipo de noticias ao acordar nao faz bem nenhum `a saude, diga-se.

Abraco.