domingo, 30 de dezembro de 2012

gajos das camisolas ultra esquisitas 1-1 SLB

1. Ponto prévio: se passaste o Natal a atropelar impunemente filhós, musses e pudins e durante todo o resto da última semana tiveste que trabalhar com grandes cargas, que até parecias um estivador a descarregar à mão 4 contentores de bugigangas vindas da China, podes ler este post sem qualquer tipo de vontade, empenho ou respeito pois estarás no teu pleno direito. Nem te sintas mal por actuares de tal forma, eu é que deveria ter mais atenção por ti e escrever isto só lá para Fevereiro ou Março, altura em que provavelmente já estarás recuperado destes dias de férias altamente exigentes. E se porventura alguém te criticar pelo teu comportamento na leitura deste post, responde-lhe apenas "estou a prestar homenagem à equipa do Benfica que se apresentou em moreira de cónegos".

2. Penso ser da mais elementar justiça a Liga de Clubes endereçar uma mensagem aos jogadores do SLB por ter marcado um jogo de Taça da Liga apenas 4 dias após o término das férias. Há que ter respeito pelos atletas que nem tiveram de jogar no dia 26 como fazem os palermas dos ingleses (vê-se logo que é gente com pouca experiência no ramo do futebol). Ainda por cima logo para jogar a seguir a férias, a Liga reserva um confronto contra a única equipa portuguesa que não teve férias... ah também tiveram... bom mas notou-se ali que houve gente que não feriou como deve ser... por exemplo, aquele ghilas... o gajo é muçulmano, não teve que festejar Natal... partiu logo em vantagem... não devia ser permitido... primeiro jogo após férias devia ser só contra jogadores católicos.

3. É um facto que em Portugal não temos o Boxing Day como na Bifólândia, mas garanto-vos que se dependesse de mim hoje era Kickboxing Day no futebol português... pelo menos durante 90 minutos, se eu apanhasse um jogador do SLB na frente enchia-o de pontapés e sopapos nos beiços e nem sei quem levava mais... se Paulo Lopes por ter perdido 2 minutos para marcar um pontapé de baliza na 1ª parte, se Garay por não ter ganho nenhum lance ao ghilas ou se enzcremento pérez por vestir a camisola do SLB... felizmente neste caso o lateral direito cónego mostrou todo o seu benfiquismo e retirou-o de campo lesionado... talvez agora a mãe dele meta baixa no trabalho para vir para Portugal porque tem o filho doente.

4. Já não me recordava como por vezes há jogadores do SLB que estão lá há mais de 2 anos e parece que ainda não conhecem o clube. Hoje voltamos a ter uns laivos desses tristes momentos, o que resultou numa exibição do SLB tão má que foi quase à anos 90... foi tanto assim que houve ali momentos em que eu dei por mim a gritar "mexe na equipa autuori"... "muda o pirilau autuori, muda o pirilau"... aliás, a coisa foi tão grave que quando Jesus mandou entrar Rodrigo, eu só ouvi o comentador dizer "vai entrar o avançado espanhol", o que me levou a gritar "fodasse a perder e vai meter o tote??". Felizmente não temos nenhum sueco no elenco actual, senão o Jesus era capaz de o querer em campo e eu no meio da confusão ainda era gajo para vir a precisar de um desfibrilhador.

5. Conquanto a exibição dos nossos bravos atletas me tenha feito recuar até aos loucos anos 90, momento houve aos 91 minutos que ainda mais para trás na história me levou... a última vez que vi um golpe karateca como o que aniltou aplicou no Cardozo foi protagonizado pelo Mr. Miyagi num dos Karaté Kid's, esses vultos cinematográficos oitentistas. Depois de ver aquilo, tenho a certeza que ele chegou ao balneário e abriu um six-pack de garrafas de sumol só com um golpe de mão... no seguimento do lance, Jesus quis mostrar que conseguia manter o registo miyagiesco e deu ordens para a marcação da grande penalidade "Cardozo On... Lima Offf... Cardozo On... Lima Off...".

6. Por acaso esta semana dei-me ao trabalho de consultar o Regulamento de Competições da Liga, no âmbito de outra pesquisa (juntar as palavras âmbito e pesquisa na mesma frase dá ar profissional) e não encontrei nada que o referisse, mas não posso deixar de colocar a dúvida... existe alguma regra que impõe que as equipas verde e brancas são obrigadas a ter relvados em más condições? Este estava tão bom que na primeira parte o Jardel cavou-lhe um buraco que se não tem sido tapado logo, ainda perdíamos lá o Salvio. Por outro lado, este estádio faz-me lembrar aqueles em que o SLB joga na Suiça e na França no Verão... se calhar também passou por aí a má exibição encarnada... os nossos jogadores pensaram que estavamos no estágio de pré época.

7. O relvado estava num estado alvaladesco, mas o Salvio de certeza que jogou de sapatilhas... não via um gajo escorregar tanto desde que na semana passada deu um Watts na Eurosport com imagens dos Jogos Olímpicos de Inverno. Raisparta do craque argentino, de cada vez que pegava na bola, parecia que os defesas do moreirense iam atrás dele com vassourinhas a varrer o relvado como fazem no curling para deslizarem as pedras. Se Nené era criticado por não sujar o equipamento, Sálvio vai ter uma estátua ao lado da do Eusébio por o ter deixado completamente esborratado... mais cagado que aquilo só mesmo uma camisola dos corruptos...

8. Um exemplo do facilitismo e falta de empenho evidenciados neste jogo foi o facto de o Cardozo ter deixado outro jogador marcar um penalty, talvez pela primeira vez desde que chegou ao Glorioso. No final, o que parecia ser um momento de companheirismo revelou-se uma seta no coração da confiança entre os nossos dois avançados... Lima pediu a Cardozo para marcar e este pensou "bom... se é para marcar, faz-te lá ao golo, homem"... Lima pegou a bola e falhou... mentiu a Cardozo, disse que era para marcar e afinal foi para falhar... só para não ser aldrabão, desconfio que Tacuara nunca mais o vai deixar sequer olhar para a marca de grande penalidade, quanto mais bater penaltys...

9. Quando chegou a Portugal Cardozo era um tipo pragmático a marcar penaltys, chegava lá e chutava a 700km/h para o canto inferior esquerdo do guarda redes... depois falhou 1 penalty e passou a bater a 800km/h para a direita do guarda redes... falhou 1 penalty e passou a bater a 900km/h para o meio... falhou um e começou a bater a 1km/h para onde quer que o guarda redes não esteja... sei que pode parecer anti benfiquismo primário, mas começo a desejar ardentemente que ele falhe 1 penalty... apenas e só porque gostava de o ver martelar uma panenkada lá para dentro... apesar que conhecendo-o como já conhecemos, de certeza que o gajo batia um panenka a 1000km/h...

10. É muito gira aquela promessa do Vieira de voltar a colocar o SLB a jogar à tarde e há até muita gente que a apoia, mas eu começo a ter medo dela... é que das últimas vezes que jogamos antes das 18h00 a coisa correu mal como o catano... perdemos em St. Petersburg... perdemos em Moscovo... empatamos em Moreira de Cónegos... só ganhamos 1-0 aos pastéis há 3 anos na Luz quando eles eram últimos no campeonato... jogos à tarde correm-nos tão mal que se marcássemos um jogo contra os lagartos para as 16h00 na Catedral, possivelmente só ganhávamos por 3-0. Muito sinceramente, só espero que esta aversão dos nossos atletas ao sol não seja sinónimo de maior habituação à vida nocturna... o que contudo, explicaria muito dos insucessos dos últimos anos...

2 comentários:

Rui Soares disse...

Que belo texto. Um lagarto ou um corrupto não faria melhor.

Mas acho bem que aproveitem a oportunidade para sair da toca. Afinal de contas já lá iam uns tempos. Desde o empate em Barcelona e da primeira parte em Alvalade que não pegavam em nada.

Constantino disse...

Caro Rui,

É, esta gente que só diz mal, ainda por cima depois de termos jogado tão bem... e ainda por cima, o empate em Barcelona e a primeira parte de Alvalade já foram há tanto tempo... sei lá, ha uns 3 jogos atrás. O Benfica a encher o bandulho cheio de titulos e campeonatos nestes ultimos tempos e ainda há gente que queira melhor... realmente, não há direito. Dá-lhes forte homem, dá-lhes forte!!!

Abraço