sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

sporting e azar, duas palavras que não cabem na mesma frase.

Por haver uma clara dificuldade de diferenciação de termos, existe na cultura lagartó-peçonhenta a espirrar gosma (portanto, não me refiro aos répteis na verdadeira acepção da palavra) uma constante tendência para  colocar o selo do "azar" em tudo o que lhes passa pela vida. Esta precipitação com que somos quotidianamente bombardeados por eles, tem muito a ver com a não admissão de que o termo "azar" não contempla situações derivadas de "aselhice" própria. Colocando a coisa em factos práticos de forma a tentar-me fazer entender junto de uma audiência que não prima por ser abonada de matéria encefálica, "azar" é ser atropelado numa passadeira por um carro conduzido por um tipo que deixou cair uma beata de cigarro no colo... "azar" é ir à manicure e sair de lá com as unhas pintadas de branco porque a funcionária do estabelecimento se enganou e em vez de utilizar verniz das unhas, besuntou-nos as pontas dos dedos com tinta correctora.

Sei que por esta altura, qualquer lagarto que esteja a ler isto, deve estar a coçar a cabeça e a perguntar-se a si próprio "uga uga, mas então e uga uga sofrer golos no último minuto uga uga do genk é o quê senão uga uga azar?". Pois isso é "aselhice", é um lateral direito que tem um francês bastante fluente, mas desconhece princípios básicos de futebol, são dois centrais que antes de não o serem já o não eram, é uma equipa com elevados índices... de défice técnico-táctico. Claro que ele vai insistir, pouco convencido "uga uga sim, mas então uga uga e aqueles penaltys todos uga uga no dragão uga uga, não são azar?". Neste caso sou obrigado a arremelgar os olhos e em forma de reprimenda dizer que isso volta a ser "aselhice" na escolha dos parceiros estratégicos, porque aqueles a quem vocês limparam o rabinho com água de rosas, agora retribuem espetando-vos dedos nos olhos... e eles nem cortam as unhas.

Onde quero chegar é que ao contrário da opinião generalizada pelos peçonhentos verdes, o clubezito deles não é bafejado pelo "azar", e até muito pelo contrário, não é nada desprovido de "sorte"... por incrivel que pareça, a mesma dá sempre à costa em vésperas de jogos deles contra o Glorioso. Baseio a minha opinião em factos: na época passada, preparando-se eles para encher cabaz na Luz, apareceu o tristemente célebre "episódio da gaiola" aproveitado pelos seus muy astutos dirigentes, para despoletar uma "Guerra Santa contra o Demónimo Vermelho" (na verdade nós preferimos a expressão Diabos Vermelhos, mas vamos esquecer isto por agora) arregimentando tropas e moralizando as bases. A táctica surtiu efeito e a vitória-derrotista com que nos brindaram com uma goleada de 0-1 foi suficiente para a proclamação da grandiosidade do clubezito deles... depois tudo o resto é história (da bonita, confesso... quase um romance de Nicholas Sparks "As Palavras que Nunca te Direi... sporting-é-campeão").

Para este inicio de época festiva já estava guardada mais uma visita do Máiór do Mundo ao pardieiro alvaladesco, com a lagartagem a preparar toda uma quantidade de contentores para guardar o histórico cabaz com que os iamos simpaticamente presentear, e eis que a "sorte" lhes volta a bater à porta... S. Pedro despejou meia dúzia de pingas de água para ajudar a agricultura portuguesa e o pântano verde aquilo e começou a verter-se todo por todos os lados. "Ai Jesus (não és tu Jorge... fodasse desampara homem!!!) que isto é só azar... exigimos adiar o jogo com os lampiões porque está nos regulamentos da Liga... não que tivéssemos lido aquilo porque é muita folha junta e nem tem bonecos, mas porque hoje o godinho bebeu um medronho algarvio muito bom depois do almoço e está com desejos que até parece uma grávida... caso não aceitem adiar a coisa, é porque estão todos contra o sporting e temos que nos unir... ah, é verdade... a juve leo é uma merda". E pronto, com meia dúzia de palavras escritas à mão, uniram a nação lagarta, queixando-se do "azar" e estão prontos para disputar contra o SLB o jogo do ano.

Claro que já farto de ler isto, o gosmento adepto lagarto ainda vai voltar à carga "uga uga és mesmo parcial uga uga quer dizer que para ti uga uga o sporting nunca teve azar uga uga já que mais não seja por uga uga ter um rival uga uga de dimensões gigantescas como o uga uga Glorioso uga uga?". Exactamente o sporting nunca tem azar... a própria existência do Sport Lisboa e Benfica é para o lagartame uma benesse dos Deuses Olímpicos... sendo o Máiór do Mundo a vossa única razão de existência e estando este destinado à Eternidade Suprema, por mais grave que seja a vossa crise de identidade ou financeira, jamais irão acabar...  

3 comentários:

POC disse...

Lalalala, lalalal, e o sporting é o nosso grande humor!

Averapina disse...

Oww Constantino,desculpa lá pá,azar azar tive eu,cai de cu e parti o c@r@lho,isso sim,é k é azar,agora encher o wc de agua?! bastou uma mija de algumas horitas e é azar !?

Benfiquista Tripeiro disse...

Mais um grande texto, exemplar!