quarta-feira, 8 de abril de 2009

O Futuro, agora.

Chegados à recta final do campeonato eis que damos de caras com "um ano igual ao outro". Fora da luta pelo 1º lugar, com o 2º em risco e com exibições de ir às lágrimas, mais uma vez a nação benfiquista ergue a voz contra o treinador. Foi assim nos últimos 15 anos e desse rolo compressor só terá escapado Camacho na 1ª passagem pelo clube (não querem relembrar o Abril de Trappatoni pois não?). As razões são as mesmas, resultados maus, exibições piores, opções discutíveis etc etc. Na verdade nestes 15 anos já tivemos de todo o tipo de treinadores: desconhecidos sem curriculo, conhecidos sem curriculo, campeões europeus e até eternos vencedores. Todos levaram o mesmo carimbo no final da época: azelha!! Mas serão eles o problema?
A verdade é que o adepto benfiquista descarrega no treinador a frustação que o populismo do Presidente não lhe permite descrregar neste, caso contrário chamar-se-iam os bois pelos nomes e colocar-se-ia a direcção em causa. Numa altura em que os treinadores dos rivais são adeptos confessos do SLB não nos podermos dar ao luxo de ver lagartos e tripeiros cirandar pelos corredores da Luz. Sim eu sou dos que acredito que "ser benfiquista" é condição sine qua non para pertencer à direcção do meu clube. E não me venham com tretas de que o que interessa é ser bom gestor. Isto é um clube, aliás isto é "O"clube. A paixão tem que estar acima de tudo. Senão não passariamos de tripeiros ou lagartos.
Posto isto, é óbvio que defendo a saida de LFV. É verdade que já ganhou tudo a nivel interno, mas só o fez 1 vez e isso em 2 mandatos é manifestamente pouco, para além de que neste momento o seu projecto assemelha-se ao seu porta voz: está careca e vive do discurso disparatado. Mas mais do que defender a sua saida, defendo também eleições antecipadas.
Eleições em Outubro são um rotundo disparate, vamos eleger uma direcção que não se vai responsabilizar pelo primeiro ano de actividade, pois já pegou nele a meio e pelo caminho é mais uma temporada que vai para o galheiro. E neste momento dizer que eleições em Junho iriam destabilizar o final de época, só se não se tiver visto os últimos jogos. Mais desestabilizado é impossivel.
Para concluir, e visto nunca ter dito isto em público, também eu tenho o meu preferido para assumir as rédeas do SLB. A meu ver Humberto Coelho seria "O" Presidente do SLB. Figura de benfiquismo inatacavel, bom gestor (esta dou de barato aos adeptos do sec XXI), personalidade com classe e acima de tudo, conhecedor do fenomeno desportivo, especialmente do futebol. E depois de ter sido o melhor central portugues de todos os tempos e ter sido seleccionador de sucesso, assumir a Presidencia era apenas o fechar de um ciclo óbvio (quaisquer comparações com Beckenbauer são mais do que coincidência).
Portanto Humberto, vê la se te deixas desses disparates de treinar selecções sem prestigio nenhum e agarra-te a um projecto realmente grandioso. E podes sempre contar com A Mão de Vata para te empurrar.
Ahhh já me esquecia: sim eu pertenço aos 2% que defende a continuidade de Quique Flores.

3 comentários:

dezazucr disse...

Compreendo a tese, mas para se ser presidente do SLB não basta ser alguém querido e de reconhecido benfiquismo. É necessário capital e, nos dias que correm não é pouco. Sem falar na margem de manobra com a banca.

Tirando isso, concordo com a tese das eleições antecipadas.

Constantino disse...

Tambem entendo o que dizes. De qualquer forma para mim um Presidnete deve ser alguém que encabece uma direcção, mais do que ser ele a direcção. Ele poderá não ter a maior margem de manobra na banca, mas alguem da sua estrutura terá. E colocar a banca à frente dos interesses desportivos é andar para trás e não olhar para o exemplo lagarto, que só por si é uma banca e resultados zero. Apesar do que disse no post, tenho perfeita consciencia de que o Humberto não será candiato à Presidencia, não só porque está na Tunisia mas também porque quando no ano passado levantou a voz contra a direcção logo o LFV tratou de o trazer para perto dele, sendo inclusive vistos lado a lado durante alguns jogos do SLB.
Neste momento o que mais me preocupa é não haver alternativas crediveis a uma direcção que também já o deixou de ser..

Obrigado pela tua visita. Mi blog es tu blog.

Tiago Pinto disse...

eu tb estou nesses 2 por cento que, na verdade, penso serem mais. precisamos de unirmo-nos até final.

http://footballdependent.blogspot.com/2009/04/carta-aberta-todos-os-verdadeiros.html

cumprimentos