quarta-feira, 16 de maio de 2012

Época 2011/12 - Laterais

Maxi - continua a ter a verruga mais garbosa da 1ª Liga, isto enquanto o Nuno Afonso não decidir voltar aos relvados com aquela bisarma na testa. Tenho para mim que no caso do Maxi a verruga é capaz de ser um botão de nitro. Quando está cansado, o Luisão carrega-lhe na verruga e ele faz mais 27 piscinas até à área adversária em apenas 2 minutos. Este ano muito se falou que podia ir ara os corruptos e, apesar de não ter ido, o nosso uruguaio mostrou que era gajo para se habituar à mentalidade deles... distribuiu porrada a torto e a direito, tendo visto mais amarelos nesta época do que o jaime pacheco nos últimos 2 anos na China. Uma vez mais mostrou que se não tivesse nascido lá para os lados de Montevideu, de certeza que era Suíço, tal a regularidade e pontualidade com que aparece a carregar a equipa às costas. Aliás, o tipo é tão bom a carregar equipas às costas que ainda não percebi porque raio o João Garcia precisa de sherpas e iaques para subir a porra do Evereste. Se tivesse levado o Maxi, tinha sido bem mais rápido e hoje ainda conseguia snifar coca.

André Almeida - teve um inicio de época estonteante: chegou dos pastéis, roubou o lugar a um dinamarquês que trazia blocos de serradura untados de cola para madeira dentro das chuteiras, seguiu directamente para leiria e antes de poder rescindir contrato foi recambiado novamente para a Luz. Vendo tudo em perspectiva, acaba por ser o gajo mais injustiçado da época: podia ter acabado a temporada a 4 jogos do fim e visto a última jornada em Cancún, mas como foi repescado pelo SLB não pôde rescindir com o marinhense. Em meia época ao serviço do Glorioso, mostrou claramente que foi a melhor opção para substituir o amorim... deve ter jogado os mesmos minutos que o bracarense... ou seja, quase nada.Terminada a temporada, ficou a ideia que se não era jogador para o SLB na pré-época, o empréstimo ao marinhense surtiu o mesmo efeito que dar um peido em pleno deserto do Sahara... se tivesse ido plantar couves e hortaliças na Antárctida tinha evoluído mais. Em minha opinião, o melhor que faz é ver qual a equipa em piores condições financeiras e pedir para ser emprestado para lá. Depois é esperar que em Novembro já não haja guita e pim, pam, pum... Natal nas Caraíbas.

Emerson - terá ficado alguma coisa por dizer deste rapaz? Chegou tarde ao SLB e é a prova provada de que o mercado de transferências devia fechar a 31 de Maio. Demonstrou o mesmo talento para a prática da modalidade que os putos dos morangos com açúcar para a prática da representação. Emerson é o tipo de jogador que leva adeptos a cometerem loucuras como a do Andrés Escobar e tenho a certeza que só não levou um balázio no tijolo esquerdo porque houve muita gente a achar que era desperdício de chumbo e pólvora.No computo geral, talvez tenha feito 2 ou 3 jogos à Homem, o que na prática o coloca ali num meio termo entre o Luis Filipe ou o Rojas e o Beto ou o Paulo Madeira. Não se pode dizer que seja grande coisa, mas pelo menos afasta-o de forma galopante de um patamar "Bossio". Para a história vão sempre ficar aqueles 90 minutos em que o Ramires conseguiu fazer um jogão mexendo-se menos que o Thomas, que teve como brilhante resposta a exibição portentosa do nosso quase-tipo-mais-ou-menos lateral esquerdo em stanford bridge, onde alinhou como central e secou o torres... por muito que o actual torres pudesse ser secado até por um Hassan Nader adaptado a central. Diz-se que está de saída, mas até agora ainda não apareceram interessados. Talvez quem tenha razão seja mesmo o seu empresário... como bancário é que ele se deve safar bem...

Capdevilla - de campeão das cenas todas de selecções e o camandro a quatro a suplente do Emerson em coisa de 1 ano... ás vezes a vida de um gajo consegue dar mais piruetas do que o Nani a festejar golos, por muito que o efeito seja o mesmo... clavículas esbardalhadas a granel. Se há gajo que nunca na vida vai usar um tisherte com o dizer "Jesus Te Ama", esse alguém é mesmo o Janita Capdevilla. Quanto muito, arranja uns boxers com a inscrição "Jesus Nem na Cama" ou "Jesus Só Com Cabelo em Chama". Mesmo jogando pouco, conseguiu cometer a proeza de só perder em stanford bridge, talvez por causa do pé frio do parceiro do lado e ter acertado mais passes em meia dúzia de jogos do que o seu concorrente em trinta e tal. Há quem diga que ele sabotava as chuteiras do Emerson, cortando-lhe os pitons do lado de fora para ele ficar com os pés tortos e meter bolas nas bancadas, mas eu sei de fonte segura que o Emerson sabia disso e arranjou uma forma de contornar esse problema... calçava a chuteira direita no pé esquerdo e a esquerda no pé direito... não me parece que tenha resultado... mas isto sou eu a especular... Desconfia-se que o espanhol tem também as malas feitas, que é como quem diz... adiós que me voy... é isso ou então aquele jornalista que todos os jornais tinham especialmente para escrever "Capdevilla de saida" até 31 de Janeiro ainda não foi despedido.

Luis Martins - o caçula da equipa, ainda meio júnior, meio sénior, teve a estreia de fogo na Champions a defrontar o irmão esteroidizado da Shakira e conseguiu roubar-lhe 1 bola logo no inicio do jogo... depois nunca mais lhe cheirou os calcantes, mas ainda saiu com o SLB a ganhar. Só voltou a ser titular contra aquele fragmento de equipa que veio da marinha grande. Mesmo assim o seu melhor jogo acabou por ser na terra dos chocos frrritos, o que me leva a crer que se fizéssemos uma daquelas digressões de pós época à antiga, para aí à Venezuela ou à Indonésia, o tipo evoluia tanto que ainda o impingíamos ao real madrid... se bem que os espanhóis já andam com os nervos em franja com laterais portugueses... têm levado com cada barrete que lá por Espanha os realistas já são conhecidos como "Los Campinos". Depois da horrível exibição com o basileia, a evolução dele mostra que pode estar ali jogador de futuro, apesar de ter esse pequeno empecilho de ter nascido em Portugal, que como todos sabemos, não dá jeito nenhum para quem quer jogar no SLB. Em principio deve ser gajo para ficar na equipa no próximo ano por causa daquelas regras de jogadores formados no clube, se bem que deve ficar mais pela equipa B... o que até vai dar jeito porque sabendo nós que a equipa B vão ser só uruguaios, paraguaios e o camandro, dá jeito ter um gajo que sabe o caminho do balneário para o relvado e que fale português para escolher campo ou bola no inicio dos jogos.

1 comentário:

LDP disse...

Falta aí um lateral. Assim por alto quer-me parecer que o Witsel fez mais minutos na linha direita do que o Capdevilla, o André Almeida e o Luis Martins todos juntos. Portanto oficialmente Witsel também devia dar uma perninha nesta crónica de fim de época.