sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Amanhã é sempre tarde demais.

Apenas existem dois tipos de indivíduos em todo o mundo que desprezam a adrenalina e a emoção da velocidade: os caracóis e os juízes portugueses... ah e o pedro barbosa. Contudo se no caso dos ranhosos moluscos gastrópodes terrestres de concha espiralada calcária e do repugnante lagarto bípede terrestre de peida avantajada croissantária, a lentidão é uma inerência da sua deficiente relação entre peso e força motriz, no caso dos administradores da justiça do Estado não existe explicação plausível para a falta de "pêlo na venta" no exercício das suas funções. E atenção, se a justiça civil portuguesa se caracteriza por ser feita a passo de xandão, a justiça desportiva cá do burgo preza por trabalhar a passo de janko... tetraplégico... atado à Torre dos Clérigos... e com 2 bigornas dentro das chuteiras (qualquer semelhança entre esta última parte e a realidade não é pura coincidência).

Ontem enquanto via o jogo do Glorioso contra aquela vara de corruptos italianos dei por mim a pensar que, fosse a justiça desportiva do nosso país qualquer coisa de minimamente aceitável, e possivelmente estaríamos a defrontar não só os sócios dos nossos rivais nortenhos, mas também os sócios dos rivais lisboetas do rio ave e do moreirense. Bastava para tal que o já quase a cheirar a mofo "caso cardinal" tivesse despertado no conselho de disciplina o mesmo interesse que as despenalizações de amarelos do deco suscitavam antes de jogos contra o SLB. Porque também temos que ser realistas, quando eles querem, a justiça desportiva em Portugal é fabulosamente rápida... e nesta frase a palavra chave é mesmo o "eles".

A mais recente demonstração de "velocidade selectiva" do conselho de disciplina foi a condenação de LFV pelos camaradas do seu camarada gomes (e desta suspensão eu lavo as mãos porque não fui eu que apoiei o contabilista do apito dourado) devido a factos bem menos graves passados apenas 1 mês antes da conta bancária do cardinal ter miraculosamente engordado 2 mil marrecos (já informo o benemérito depositante que se tiver mais 2 mil para dar, a minha conta está mais mirrada que o Haile Gebrselassie e a precisar de alimento). Parece que o que valeu ao presidente do Sport Lisboa e Benfica uma suspensão de 45 dias foi ter dito ao contentor duque, no meio da irritação de ver o Nosso Estádio arder numa situação que também continua sem punição, que "ia meter a boca no trombone", enquanto acusava o bidão duque de "querer controlar tudo"

Ora entendendo nós que por "meter a boca no trombone" não se entende por "dar beijos ao camião cisterna duque, que estava com umas trombas do tamanho daquela lista de troféus de 5ºs e 6ºs lugares lagartos, depois de ter levado na boca na Luz pela enésima vez" nem pode ser vista como uma alusão aos corruptos do norte, devido a serem gente mais habituada a ganhar colocando "a boca no sexo...fone", a condenação do orelhas, o esquecimento do fiscal de linha e da piromania, bem como ainda fresco caso da suspensão de Aimar para o jogo no quintal esverdeado, não podem ser vistas como um excelente exemplo de que realmente "eles controlam tudo"? E aqui novamente puxo o ênfase da frase para a palavra "eles"? Porque não é só de maçãs podres que se faz um pomar...

O que une a justiça civil portuguesa à sua conterrânea e homónima desportiva é a aquela filha-da-putice, bem embrulhada em papel de sem-vergonhice e com um laçarote feito de impunidade...ice com que ambas encaram o desempenho das respectivas funções, sendo que no exercício desta partilham da mesma queda para o favorecimento de alguns interesses. Sendo eu um leigo na matéria, acho que talvez não fosse má ideia fechar todos os processos pendentes da temporada passada até para se entrar na nova época de cara lavada e quem sabe, num mundo perfeito, com alguém no lugar dos lagartos na 1ª divisão... bom, sendo sincero, penso que para eles já tinha sido benéfico que a brincadeira do pré-histórico vice presidente deles tivesse sido punida ainda durante a temporada passada... tinha-lhes poupado aquela vergonha de perder contra uma equipa com 2 jogadores emprestados por eles na final da Taça.

4 comentários:

Jotas disse...

Um post fantástico, onde o teu humor fantástico não falta, como o exemplo Pedro Barbosa.

FS disse...

És um felizardo, conjugar humor e inteligência não é para todos.

Draco disse...

FS, o Constantino sabe disso e ainda bem!...por isso é que nunca deixa de comparecer com as suas escritas habitualmente fabulosas...Não é para quem quer; é para quem nasceu com o dom.
O reverso da medalha é que depois de ler as crónicas, aqui os comuns mortais, raramente dão o feedback – eu próprio incluído, confesso - porque estar sempre a dizer que foi brilhante começa a ser entediante!
Eu e muitos, acredito, continuamos à espera do livro compilado com estes pedaços de literatura!
Abraços

Constantino disse...

Draco,

Os comentários são sempre mais simples de fazer e aparecem em maior numero em textos mais dados à discussão. Quase nada do que aqui publico é susceptivel de grande discussão e não ter enxurradas de comentarios a dizer mal já é algo que a mim me chega perfeitamente. Desde sempre que todo o texto que tem mais do que 6/7 comentarios é para mim estranho.

Quanto ao livro, epah sou demasiado preguiçoso para me dar ao trabalho de juntar tudo o que já aqui publiquei. Mas o copy paste está autorizado para quem me quiser poupar esse trabalho, bem como a edição dos textos copy pasteados.

Abraço.