sábado, 11 de agosto de 2012

Susceptível de ferir susceptibilidades

Existe na personalidade da Susceptibilidade um "je ne sais qua" de liedson, um leve aroma a moutinho e um ou dois glóbulos vermelhos de fucile... mal damos conta e já está, recorrendo a um teatro muito mal amanhado, com as fuças no chão a comer relva, queixando-se de ter sido ferida e mal tratada, espezinhada e humilhada, traída e abandonada. A Susceptibilidade é o tipo de gaja que mora numa casa rebocada a almofadas decorativas (afinal de contas, o grande sonho de todas as miúdas), forra os ombros de todas as camisolas com enchumaços, veste todos os dias a prótese de barriga de grávida e usa calções de ciclista por baixo da saia só para "a" ter sempre toda almofadadinha, não vá um qualquer "selim" tentar apanhá-la desprevenida. Numa só palavra: a susceptibilidade é delicó-doce... portanto miguel-velosa... portanto não devia ser tida nem achada no mundo do futebol.

Infelizmente, nos últimos dois ou três anos, toda a massa adepta do SLB tem sido afectada por um estranho vírus de... "susceptabilismo", ficando a prender o machinho, de braços cruzados e pézinho a bater ao mínimo comentário mais fora daquilo que pensa ser o correcto, e olhem que isto de opinar se fosse fácil, chamava-se só "pinar" (o que pode não ser tão difícil mas é deveras muito mais agradável e recompensador). É por isso que um gajo tem que medir quatro vezes o que vai dizer antes de o fazer... e por mim estava tudo bem desde que este novo hábito não se transpusesse para a vida real... ainda há coisa de 1 semana estive quase 3 minutos a olhar nos olhos de um empregado de restaurante, tentando vislumbrar nos eu olhar se ele ficaria ofendido caso eu pedisse um bife de pimenta, quando no cardápio constava um mais patriótico "à portuguesa". O tempo que o pitéu levou a fazer o caminho entre a arca frigorifica e a mesa onde eu estava demonstrou fielmente que de facto ele ficou ofendido. Como não sou rancoroso no final do jantar deixei-lhe uma gorja de 15 cêntimos e uma nota escrita no papel da conta "chefe, não gaste tudo em gomas".

A melhor e talvez única forma de podermos opinar sem que corramos o risco de escarafunchar na ferida da Susceptibilidade é dar garantias de que somos experientes e conhecedores do tema sobre o qual dissertamos. A título de exemplo, sempre que yuran comenta automobilismo, atira para a mesa o auto de ocorrência do acidente que protagonizou na Avenida da Boavista ao volante do seu Mercedes. sá pinto por sua vez alçaprema-se do atestado médico do artur jorge para se considerar apto a comentar desportos de combate. Por último, miguel de sousa tavares atira ao ouvinte mais céptico textos varridos a pontapés no bom senso e na coerência para mostrar habilitações a comentários sobre pontapé na bola. É assim que eu posso recorrer à minha profissão de construtor para me achar no pleno direito de tecer uma ou outra consideração acerca da construção do plantel do Meu Clube.

Como tal, é com ar altivo e dedo em riste que muito veemente afirmo que amanhã dia 11-08-2012 pelas 15h00 deveria fechar a janela de transferências no que ao plantel do Máiór do Mundo diz respeito, por muito que os burocratas e teóricos do negócio afirmem que até dia 31 de Agosto muita água pode passar por cima da ponte das transferências que é como quem diz pelos bolsos dos comissionistas. Não será de todo lógico que após o último jogo de preparação se suprima à equipa um ou dois titulares, deixando-a já coxa para os primeiros embates ligueiros, que só por acaso não são pêras doces... nem tanto pelo valor dos adversários, mas porque o nosso curriculo de inicio de época é altamente desanimador. A partir das 15h00 de amanhã dever-se-á responder a qualquer fax do real pelo Witsel com um seco "é à notinha de 500 por cada cabelo do rapaz... gringos". Se da Turquia vier alguma oferta pelo Cardozo, a volta do correio deverá levar um "trocamos-o pela independência do Curdistão". Se o alvo de interesse for Javi Garcia, o interpelador não irá para casa sem que do Glorioso lhe gritem "step off bitcheeesss". Convém é não esquecer que toda a regra tem uma excepção... se por algum milagre Sãoeusebiano a procura incidir pelo Kardec, revirem ligeiramente os olhos, façam ar de enfado, abanem a cabeça com vigorosos movimentos horizontais e... aceitem imediatamente, não esquecendo de dar uma gorjeta ao portador da proposta... de preferência mais do que 15 cêntimos...

3 comentários:

Carlos disse...

"trocamos-o pela independência do Curdistão"?
trocamo-lo

LDP disse...

"Kardec, revirem ligeiramente os olhos, façam ar de enfado, abanem a cabeça com vigorosos movimentos horizontais e..."?
Yanick

xirico disse...

É muito difícil comentar num blog com esta qualidade de escrita e em que o assunto é colocado de uma forma tão criativa.Só estou a assinar o ponto e dizer que sou leitor assíduo e fiel.