segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Óhh posição!!!

Tenho cá para mim que uma fraca oposição um fraco governo faz (se este blog for lido no Parlamento, este é aquele momento em que meio hemiciclo está a olhar para o outro meio com dedo acusador em riste). Historicamente os autores das maiores atrocidades foram déspotas que apagaram a oposição do mapa e as maiores patetices foram cometidas por todos aqueles que partilharam a legislatura com oposições mais fracas que uma anedota contada pelo cavaco silva. Transpondo isto para o futebol, existiram déspotas que  ganharam campeonatos substituindo a oposição pela posição... de missionário; existiram governantes que falharam golos de baliza aberta contra equipas fracas (abraço ao wolfswinkel).

Politicamente falando em termos de Glorioso Sport Lisboa e Benfica, neste momento encontramos-nos numa fase "não é pão, nem queijo... portanto é bolacha Maria com manteiga". Actualmente temos no poder algo que se assemelha com um déspotazito de bolso (um bolso grande para lá caberem as 2 orelhas e o bigode) e uma oposição que é um rapaz que se concorresse contra o vale e azevedo, perdia... se concorresse contra a Águia Vitória, perdia... se concorresse contra o Cosminho, perdia... bolas, se concorresse contra si, perdia... no SLB não há oposição, há indisposição... para voltar a ser Benfica. Talvez os adeptos do Benfica estejam neste momento divididos em 3 grupos: os que se vão recandidatar; os que se podem candidatar mas não querem; os que se querem candidatar mas não podem devido a uma alteração estatutária que, se bem me lembro, não é responsabilidade do Vieira, mas sim de todos os que nela votaram em Assembleia Geral (e bem me lembro de ter lido por aí actuais críticos da lei a parabeniza-la na altura).

A oposição no SLB faz-me lembrar o partido republicano nos Estados Unidos... têm centenas de milhares de simpatizantes, mas só conseguem escolher os idiotas para serem candidatos à presidência. Felizmente para nós, o SLB não é o ai-jesus dos adeptos futeboleiros do Texas (deve ser o Houston Dynamos), não é a paixão dos amantes do pontapé na bola do Utah (acredito que seja o Real Salt Lake), nem é aquele por quem todos os corações batem na Florida (de certeza que é o FC Cienfuegos de Cuba). Foi o facto de a massa associativa do SLB ser constituída por gente com as almôndegas no sitio certo (por cima do esparguete e no meio do molho de tomate) que temos conseguido desviar os guerras madalenos e jaimes antunes do trono, mesmo considerando que já lá sentaram as nalgas o vale e azevedo e o menos conhecido, mas talvez principal candidato a Pior Presidente da História do SLB, nuno freire themudo (que eu saiba foi o único ex. presidente a accional judicialmente o Meu Clube).

Vivemos neste Grande Clube uma Era de conformismo. Conformamos-nos com resultados à alcochetense do lumiar, comportamentos à corruptos e uma dinastia administrativa à feiticeiro de aldeia amazónica... todos os aldeões sabem que aquela treta da magia é aldrabice, mas têm medo que ele lhes espete uma maldição em cima se o substituírem. No SLB parece que temos todos medo de, se substituirmos o Vieira, virmos a ganhar só 2 campeonatos em 10 anos ou de termos 400 milhões de passiv... oi? Numa semana em que Vieira fez mais pela oposição do que o jaime antunes nos 50 anos em que anda a martelar contra a parede, da parte da oposição só se ouviu o barulho do bruno carvalho a tresmalhar uma McBifana no Colombo. No fecho do mercado a equipa de futebol do SLB (no fundo, o principal objecto de existência do clube) foi amputada de duas unidades nucleares e variadas posições no plantel não foram preservadas e mesmo assim a oposição preferiu abster-se do abutrismo útil, talvez porque o candidato que estão a preparar só seja elegível a partir de 5 dias antes das eleições e como tal haja o medo de colocar a cabeça fora da toca e dar origem a nova antecipação de eleições, ou então talvez porque este pseudo-futuro-candidato não exista nem venha a existir.

Vieira tem muitos defeitos, todos juntos faziam um monte suficientemente alto para o João Garcia lá deixar o que lhe resta das narinas, mas em termos de "instinto de sobrevivência" é um peixe-limpador: soube limpar  o costado aos crustáceos mastodônticos que lhe faziam sobra e deixou o peixe-palhaço-carvalho para ser o rosto descredibilizado da suposta oposição. A pouco mais de 1 mês da realização do escrutínio, o adepto Benfiquista aceita sem replicar mais um mandato de continuação, da mesma forma como a sua equipa aceita um rival campeão na sua relva dantes imaculada ou um seu anterior ídolo aceita o anonimato inoperante numa cave escura da Catedral. O associativismo que trouxe à ribalta homens como Borges Coutinho, Mauricio Vieira de Brito ou Joaquim Ferreira Bogalho treme como um Emerson em frente ao adversário, quando confrontado com a tarefa de tirar da cartola um Presidente. Também, verdade seja dita, se é certo que o campo de recrutamento aumentou em número, em termos de locais para a procura houve uma importante diminuição... antes íamos buscá-los dentro do SLB, agora os que por lá andam não são elegíveis... excepto nos clubes deles. Perante tamanho cenário, apenas me resta esperar que venha de lá então mais um mandato disto, salvaguardando que o "isto" não é o Meu Benfica...

PS - independentemente de se gostar ou não do LFV, deve-se sempre apoiar o aparecimento de oposições credíveis, construtivas e dignas do clube democrático que o SLB sempre foi. É apenas isso que eu gostava de ver aparecer. carvalhos é no estádio ao lado faxavôr.

PPS - o desânimo que me atingiu nesta última semana fez com que este texto tenha sido feito aos soluços durante uns 5 ou 6 dias, justificando assim eu, muito mal e porcamente, o porquê de estar pouco perceptível.

9 comentários:

Unknown disse...

Sempre foi difícil piscar o olho à direita, à esquerda e repara que... o que é bom são os croquetes!!

Carlos disse...

"Conformamos-nos com resultados à alcochetense do lumiar", diz-se Conformamo-nos.

Constantino disse...

Epah eu sei que todos os dias me corrigem merdas dessas, mas eu tenho o google chrome e o corrector automatico é que me mete isso assim. O gajo até tem palavras que reconhece no singular, mas no plural dá erro. Não sou tão analfabeto quanto isso, mas depois quando passo a última leitura já o faço a correr e nem ligo a pormenores. Aliás, onte esta "mastodonticos que lhe faziam sobra" é óbvio que seria "sombra".

Abraço

NPI2 disse...

O que faríamos nós sem ti Carlos... Obrigado!

RedSpecial disse...

Excelente e mordal, como habitual!

Unknown disse...

oh oráculo da desgraça, não sejas assim tão negativo ... há-de haver alguém elegível que se candidate, acho que ainda são uns 5 ou 10 mil com condições. Podemos é nós não os conhecermos, mas e daí ? No limite há sempre o voto em branco.

xirico disse...

Compartilho o desanimo por esta gestão desportiva.Porra,não dá para acreditar que em 10 anos não tenham aprendido nada.Não acredito que seja só incompetência.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Uma duzia de impropérios cabeludos... remeto-me a um silêncio... deixa-os estar que estão bem... eu só quero é esses grandes benfiquistas que adoram o rei sol e que não comem da sua gamela e que hoje o defendem... daqui a uns anos... fosgasse e falávamos nós mal do Vale e Azevedo... e tal... só estou a falar de capacidade para gerir com inteligência... nada mais... que cansaço porra! Cartas e artigos do Bagão Félix, ele que os entregue no cangalheiro nem musica para os meus ouvidos são... estou-me a cagar para os seus artigos e opiniões na bola e no crl...

Jotas disse...

"independentemente de se gostar ou não do LFV, deve-se sempre apoiar o aparecimento de oposições credíveis, construtivas e dignas do clube democrático que o SLB sempre foi. É apenas isso que eu gostava de ver aparecer. carvalhos é no estádio ao lado faxavôr."
Identifico-me e é este o parágrafo que tenho defendido mas infelizmente, alguns mais preocupados somente em de forma desmedida em pedir cabeças nunca perceberam.
Ou seja, como posso eu censurar, pedir a saída de alguém, sem saber se há alternativa credível e sem conhecer qualquer outro projecto e ideias? Quando surgir e espero que sim, então, todos os benfiquistas devem ouvir, ler, perceber e analisar para votar em consciência onde verdadeiramente se decide muito do Benfica, nas urnas, sem peixeiradas e nxovalhos que apenas têm servido para dar argumentos aos nosso rivais que vão usando e muito certas coisas que se escrevem na nossa blogoesfera para as usar nos ataques ao benfica e esse contributo recuso-me a dar.
Quanto ao resto, todos temos opinião e somos livres de a dar, concordando ou não, eu apenas me revolto com o simples e inócuo bota abaixo que de nada serve ao Benfica.