segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Os meus melhores momentos de "Glorioso na Champions"

5. Manchester United - Fase Grupos 05/06 - talvez a melhor vitória construída com o pior 11 da história do Meu Clube. No dia em que o crinaldo mostrou à turba Gloriosa que roía as unhas, o SLB apresentou-se em campo com o refugo do refugo do refugo do plantel. O único que não estava lesionado ou suspenso naquele dia era o Beto... e por isso destacou-se (não vamos falar novamente naquele cabelo... ups já falei). Foi a noite de glória de Koeman e aquele jogo pelo qual todos os treinadores sonham: podem fazer as invenções que já estavam a pensar fazer, mas se tudo correr mal, têm desculpa. Entre outros, o SLB jogou com Alcides a lateral, um clássico nessa época, até porque foi ao holandês que o Jesus foi buscar aquela ideia de "só quero gajos que consigam ver por cima da cobertura do estádio porque gosto de saber se está muito transito na 2ª Circular". À frente do Alcides estava Nelson todo atado das pubalgias, mas como o lateral esquerdo mancuriano era o O'Shea até podíamos perfeitamente ter jogado com o Rui Nereu a extremo que a coisa funcionava. Na organização de jogo, criativo nº10 era o Nuno Gomes, sempre de costas para a baliza, apenas um pouco mais longe da dita... a dada altura deu-se por ele a tabelar de costas para a baliza adversária á entrada da nossa área. Na frente e como precisávamos de caparro para segurar o Ferdinand, entrou o Soneca Geovanni. Como há dias em que se pode entrar em campo com toda a família da Vovó Donalda em campo, sem se correr perigo de estampanço, o SLB ganhou com 2 golos saídos de cruzamentos do Nelson, sendo um deles cabeceado rente à relva pelo Soneca e outro aliviado para a baliza pelo Beto. Ainda hoje continuo convencido que naquela noite a Bruxa do Minho se confundiu toda quando lhe pediram para rebentar com o juízo dos "Diabos Vermelhos"... não entendeu qual dos Diabos em campo era para prejudicar.

4. PSV - Final 87/88 - a minha primeira grande desilusão enquanto benfiquista e até agora a única vez em que chorei por causa do Glorioso. Soubesse eu que daquela equipa Silvino, Dito e Águas ainda iriam ser corruptos, pacheco lagarto e Veloso pai da gorda e talvez ainda agora estivesse deslaragado em prantos loucos. Quem viu com atenção diz que esta foi a final de Champions mais secante de sempre até que um dia Deus teve o obséquio de nos presentear a todos nós comuns mortais com um Milan - juventus em Old Trafford, num momento pelo qual todos os defensores do xadrez como "modalidade espectáculo" estão eternamente agradecidos. O jogo foi disputado no Neckarstadion que há-de ser sempre o nome de estádio mais poderoso já inventado (a seguir a Estadio do Sport Lisboa e Benfica, obviamente), mas que por acaso agora que os boches têm a mania que são ricos, chama-se Mercedes-Benz Arena... daqui lanço o apelo a todos os clubes portugueses... haja alguém que mude o nome do seu estádio para Estádio UMM. Já agora, só uma curiosidade, o estádio quando foi inaugurado chamou-se adolf hitler-kampfbahn, pelo que os principais candidatos a Estádio UMM passam a ser os lagartos. A principal recordação que o pessoal tem desta futebolada, para além do pirolito mal esgalhado do Capitão Veloso, foi o facto do pacheco, ambiciosamente idiota como só ele e o paulo sousa sabiam ser, ter achado que uma vez que estava numa Final da TCE, seria bonito calçar um 54 em vez do 40 habitual. O tipo descalçou-se tantas vezes que a dada altura começaram a sair adeptos do estádio porque já não aguentavam a fragrância que emanava dos seus calcantes desnudados. Estugarda é também desde este dia Terra Sagrada para os Marroquinos, pois foi aqui que Hajry se tornou no único súbdito de Sua Majestade o Rei Hassan II (atenção que isto não é nenhuma piadola com o tronco Nader. Hassan II era o rei de Marrocos em 88) a disputar uma final de Champions. Infelizmente para o criativo muçulmano, quando o Farense foi ao Jamor ele andava por terras de alberto joão, pelo que apesar de ter estado numa final de TCE, falhou a muito mais prestigiada final de TP. Para compensar, foi colega de equipa do Pitico, do Djukic e do Paixão.

3. Liverpool - Oitavos Final 05/06 - ainda há resquícios deste jogo no meu quarto em casa dos meus pais. Quando a bola entrou na baliza dos beatles, depois do Simão ter tentado fazer o Reina crescer inutilmente mais 30cm, saltei para cima da cama em salto encarpado à retaguarda e parti 2 travessas de madeira da mesma. É isto ser benfiquista: enquanto os galãs e bonitões rebentam camas acompanhados de donzelas bonitas em trajes mínimos, um benfiquista escavaca a enxerga onde sonha com miúdas em momentos de entusiasmante solidão. Foi um momento supremo de "you'll never walk alone", ou no caso particular, "you'll neves jump to your bed alone... even if your too ugly to have a girlfriend". Se fosse poeta teria declamado "aqui a festejar sou mais do que eu / sou 6 milhões que querem o golo que é teu / e mais que os estragos que a minha alma teme / e roda nas travessas por baixo do colchão / manda a vontade que me impele a saltar / o golo que El Rei D. Simão vai marcar". Passados tantos anos, ainda não perdoei aos meus pais por não me terem arranjado uma cama que aguentasse com reles 6 milhões de pessoas. Ao nível de relatos de Antena 1, este jogo foi também uma das maiores pérolas de sempre com um inicial "Vai Simão, vai Simãozinho", passando pelo "mete aí Mickey, mete aí Mickey" que culminou no "Anfield.... shhhiiiiiuuuu.... goloooo". Esta peleja representou a primeira vez que uma equipa portuguesa eliminou um campeão europeu em titulo e curiosamente foi na mesmíssima edição em que pela primeira vez uma equipa portuguesa foi eliminada por um campeão da Eslováquia... são dois marcos que até hoje não se voltaram a repetir. Penso ser da mais elementar justiça referir que no final da partida os adeptos do Liverpool aplaudiram os nossos jogadores de pé, naquele que foi o único aplauso com que o Beto foi presenteado em 2 anos de Glorioso.

2. Marselha - Meias Finais 89/90 - pouco falta escrever sobre este jogo aqui no blog. Talvez ainda nunca tenha dito mas a bernardette foi o segundo corrupto a ficar com um melão do tamanho da barriga do Sidnei por causa de uma derrota por 1-0 contra o SLB. O primeiro foi o papa pitas quando numa final da Taça disputada no antro corrupto, o Carlos Manuel fez do zé beto o primeiro schumacher da vida dele. Outros ainda viriam a existir, mas já diz o ditado "não há schumacher como o primeiro". Ainda por causa deste jogo mandei há uns tempos uma mensagem no facebook ao Mozer para ele me responder a umas perguntas, mas pelos vistos fui a primeira pessoa a intimidar o Zé Carlos Nepomuceno e ele não respondeu de volta. Exorto-vos a todos a enviarem-lhe mensagens a pedir para ele me responder. As perguntas eram:
1. Mozer chegou ao SLB vindo do Flamengo em 87. No ano seguinte o SLB contratou Ricardo ao grande rival do Flamengo. Foi o facto de não querer dividir balneario com um idolo Fluminense que levou à sua transferência para Marselha? 
2. Vata marcou o golo com o pé que tinha mais à mão aos 83 minutos de jogo. Se este golo não tem acontecido, aos quantos minutos iria o Mozer fazer o auto golo que conduziria o SLB à final da TCE? 
3. Mozer confessou que os jogadores do Marselha se amedrontaram com o Inferno da Luz, logo à saida do tunel. Qual a marca de fraldas que eles usaram para finalmente subirem ao relvado? 
4. Tapie disse acreditar tanto na vitoria do Marselha nessa eliminatoria que se tal não acontecesse alteraria o seu nome para Bernardette. Ele alguma vez lhe assinou um cheque de ordenado com esse nome? 
5. Mozer era conhecido por ser um jogador viril. Pessoalmente lembro-me de o ver fazer uma placagem ao semedo na Luz. Alguma vez fez um tackle ao adversario e tenha ficado a pensar "bolas, devia ter sido com mais força"?
6. Quando jogava no Flamengo, numa final da Libertadores contra uns chilenos o seu treinador mandou Anselmo entrar em campo para agredir um adversario. Sentiu-se injustiçado pelo treinador não lhe ter confiado essa tarefa?

7. Mozer quando chegou a Portugal ostentava um mullet espectacular na cabeça. o que o levou a cortar o cabelo de forma tão curta como tem agora?
Pressionem-no!!!!


1. AC Milan - Final 89/90 - o Glórias contra a melhor equipa que vi jogar à bola. Na realidade, tinha dado muito mais jeito se tivesse sido contra o Honved a quem já tínhamos enfardado valentemente 9-0 no conjunto das duas mãos da 2ª Eliminatória (na altura foi um excelente resultado, mas depois do bayern ter despedaçado uns coxos com 12-1, fica a sensação de que foi empate). Para os mais novos, de um lado estava um Gullit monstruoso, um Rijkaard já recuperado do pequeno trauma lagarto e um Van Basten com os dois tornozelos. Do outro estava o "Ás pelos Ares" Ricardo Gomes, Aldair que aproveitou este jogo para aprender italiano e o melhor estrangeiro que vestiu a camisola Gloriosa, Valdo. O quê? Perguntam se haviam portugueses? Claro que sim, o Silvino, o Samuel e o Hernâni que ainda hoje afirma a pés juntos que só deixou escapar o ex.quase lagarto no 0-1 porque ouviu o silvo de um apito... chefe o que tu ouviste foi a minha voz ainda esganiçada e pré-adolescente a gritar "cooooooorreeeee caralho!!!!"... ah, para além de portugueses, brasileiros, suecos e angolanos, também havia benfiquistas: o pai da gorda ucraniana, Veloso e aquele a quem artur jorge chamou de "idoso de 28 anos", Vitor Paneira. Quanto ao jogo foi aborrecido, o SLB parou quase eficazmente uma máquina de jogar à bola, mas o rijkaard fez-me perder uma aposta com a minha mãe e tive que lavar a louça nesse dia. Para a história ficou também a visita de Eusébio à campa de Béla Guttmann para lhe atirar terra para cima do mármore a ver se o feitiço se esvanecia de vez... obviamente, como pessoa de bem, o húngaro não achou grande piada a que lhe enchessem o leito eterno com terra e levamos outra vez na boca... no caso até foi a última, pelo que fica evidente o grau de enfado que invadiu o espírito do "Feiticeiro de Budapeste".

6 comentários:

Anónimo disse...

momento único: o golo do Shéu contra o Anderlecht, na luz infernal ainda sem 3º anel fechado. berrei até ficar sem voz e os camelos empatarei, o que aconteceu uns 3 minutos deepois.

ZePissa disse...

fui ver o Benfica - Marselha um dos jogos mais fantasticos no estadio da Luz. Mas para mim o melhor foi o Liverpool - Benfica do Simao e Micoli porque estava em Londres a trabalhar e consegui ir ver o jogo la a Liverpool.

nunca mais me esqueco, naqueles primeiros 20 minutos na baliza onde estava com os nossos adeptos , o massacre territorial do ingleses... mas depois apareceu o simao e o resto e' historia!!

abc

podes adicionar o nosso blog 'a lista maravilha
http://slbrothers.blogspot.com/




Constantino disse...

Anonimo,

Esse SLB - anderlecht foi Taça UEFA. Só considerei Taça dos Camepões Europeus/Champions.

Abraço

Anónimo disse...

(John Doe) Já agora os jogos negros do Benfica. Lembras aquele de Kiev? Com o Rui Águas com o pé todo retorcido? Lembras os 4-1 com o Liverpool e no ano seguinte (após termos perdido 3-1 em Anfield o Maniche (?) marcou o 1-0 final de penalty e massacramos os bifes?

Anónimo disse...

Champions, ok!
Então encaixa lá um, os 1-3 com que ganhámos ao Arsenal em Londres, então o campeão, e que nos deram o acesso à primeira Liga dos Campeões.

Constantino disse...

Anonimo,

Calma. Que benfiquista seria eu se me esquecesse disso? De qualquer forma, foram precisos 2 dias para alguém se lembrar desse jogo...

Abraço