quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Tacticamente Falando... ou tentando.

O Culatra é um gajo que não deve nada à ignorância, mas em termos profissionais não é parvo de todo e rege-se pelo lema do "o cliente quer, o cliente tem". Por aqui não costumo fazê-lo, mas desta vez vai ter que ser. Nos comentários do ultimo post o Draco pediu-me para dar a minha opinião acerca de qual acho que deve ser o 11 titular do SLB. A minha primeira reacção a este pedido que implica ser respondido com responsabilidade e conhecimento da matéria, foi: EU? MAS ESTÁ TUDO LOUCO?. Depois fui ao Lateral Esquerdo ver se tinham lá alguma coisa para eu plagiar, mas debalde, aquilo é gente atrozmente incompetente... têm é a sorte de serem os gajos que mais percebem da poda na blogosfera. Portanto após muita introspecção decidi-me a dar inicio ao post mais arriscado da historia deste blog e que me vai custar praticamente todos os 4 leitores que tenho. Assim (preparem-se que esta porra vai ser longa):

Sou um gajo que acredita que os jogadores fazem a táctica e não o contrário. Portanto pus-me a indagar acerca de qual seria a posição em que o SLB estava mais bem servido tanto em numero como em qualidade de atletas, a fim de construir a equipa à volta disso (felizmente ninguém constrói equipas à volta de laterais, senão lá ia a minha teoria pelo Nilo abaixo). Para espanto de todos aqueles que percebem de bola, conclui que essa posição é a de médio centro atacante (Martins, Aimar, César, McGaitas). Portanto a equipa teria a sua base nessa gente. Desta forma o 4-3-3  seria a opção óbvia, mas... olhei com atenção e vi que o SLB tem 2 pontas de lança excepcionais e um bom... ah e o Kardec. Seria crime deixar Cardozo ou Rodrigo 60 minutos a ouvir o artur jorge da amadora mascar pastilha. Para mal dos meus pecados, conclui que a táctica a apostar seria o 4-4-2 losango... e só São Eusebio sabe o quanto eu odeio esta táctica de mariquinhas (allô fernando santos? Fala o Tino... tudo bem aí na Grécia... e a família?)... mas é essa a táctica que vou apresentar. Peço é a vossa atenção para o facto de eu não a apresentar nessa merdinha de imagem de campo de futebol com nomes dos jogadores como toda a gente faz... isto é um bolo...


Passando já directamente às perguntas/respostas:

1. "O Salvio no meio? Ele é extremo." - gente, o Salvio começou a jogar à bola atrás do ponta de lança. Entretanto adaptou-se muito bem à direita, mas sabe como jogar no meio do campo e é um gajo com muito pulmão, vontade e inteligência (se não fosse não tinha sacado a Magali... eh esperem... ronaldo... irina... esqueçam lá...)

2. "Sem extremos só jogamos pelo meio onde está mais gente" - pessoal... a merda da baliza está na bandeirola de canto ou no meio do campo? Nas alas há menos gente? Pois há, mas há menos deles e menos nossos, portanto voltamos ao mesmo. Para além do mais, Maxi e Melgarejo estão mais tempo no campo adversário que no nosso.

3. "Estas sempre a criticar o artur jorge da amadora por causa do Melgarejo e no fim metes-o também na lateral" - bacanos, não chega já vir aqui com um sistema táctico que o artur jorge da amadora nunca na vida vai utilizar? Também era preciso vir com um lateral esquerdo que ele não vai colocar em campo?

4. "Martins não tem características para jogar na esquerda" - dude, pois não, mas em losango ele joga na "meia" esquerda, não na "ala" esquerda. Por isso é que o Rodrigo descai à esquerda.

5. "O Cardozo é lento, tosco, só joga de pé esquerdo e não tem jogo de cabeça" - marta rebelo, por aqui? Oh, quanta honra!!!

24 comentários:

Draco disse...

Obrigado meu caro!

11 coerente! Agora o real vai ser, de certeza, com: o "mais que tudo do Jesus" Enzo (sai Martins)e Lima (sai Rodrigo). Vai uma aposta?!

hertz disse...

Concordo com a tua táctica, mas no lugar do Carlos Martins talvez pusesse o Enzo. Apostava no Enzo como titular e o C. Martins como suplente, se bem que a titularidade poderia ir alternando.
Acho que também se poderia jogar com apenas 1 avançado, o Lima que vem habituado do Braga a lutar contra o mundo lá na frente, nos jogos mais difíceis e em que é necessário maior contenção defensiva e mais gente no meio-campo.
Em suma, aprecio a tua tactica pois é mais equilibrada defensivamente do que o JJ utiliza agora.

jcnaguiar disse...

Paulo Bento, és tu? :D

JNF disse...

O Salvio é um gajo tão completo, bom jogador e inteligente que até a lateral esquerdo jogaria. Espero que o Jasus não leia isto.

Anónimo disse...

Eh pá, oh Constantino, és tenrinho. Só nexeste no meio. Com esta desculpa perfeita o JJ vai mexer em todo o lado. Salva-se a baliza.
Lembraste-te dos vários centro-campistas avançados que por lá andam; eu lembro-te que a verruga diabólica que dá no mate também era centro-campista na origem. Ainda vamos ver, portantes, a dupla Ma-Ma (não confundir com Má-Má). O que precisamos é daquele power todo do gajo no meio. Não tem como correr mal, pá.
Resolvida a questão no meio e cancelada a defesa direita é preciso fazer alguma compensação no ataque porque sim e tal, e sairá um, para ficarmos em 4-3-3 ou 4-5-1.
Portantes, meu caro, um buracão daqueles no meio tem de ser tapado campo fora ou não seja ele um mestre da táctica.

Gaspar.

Anónimo disse...

(John Doe) É claro que vamos jogar em 4-3-3 (ou 4-5-1 ou 4-1-4-1 como preferirem). Não me parece mesmo nada que possamos abordar com um 4-4-2 em losango. Na posição 4 temos Matic (ou Martins), no miolo temos Bruno, Enzo, Aimar, Martins, Gaitan, nas alas temos Salvio, Nolito, Ola, Rodrigo, Lima. Na frente temos Cardozo (ou Lima, Rodrigo ou Kardek). É este o melhor equilíbrio para o plantel que temos.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Como o Gaspar disse: Maxi no meio e Cancelo na direita (atenção que este gajo é MESMO BOM! - NÃO é um "Luis Martins tenrinho") é uma solução muito interessante!

Unknown disse...

Esta é a tática que o Benfica usou em 09/10 (e a minha deste sempre no FM), o Di Maria e o Ramires (mais o Ramires) em posição defensiva posicionavam-se mais a meio campo, mas quando o Benfica tinha a bola disparavam para a linha, os resultados foram visíveis. Basta compararmos os jogadores de agora com os desse ano, Salvio/Di Maria, Rodrigo/Saviola, Martins/Ramires, Matic/Javi. Se o JJ não perceber isto, então é porque de futebol não percebe nada e o campeonato ganho foi mais devido aos jogadores do que ao mestre da tática em si. Aquela função do Martins quem a faria bem, de olhos fechados e sem precisar de treinos ou adaptações seria o Miguel Rosa, mas isso já é sonhar demasiado alto...

Mantorras Rei do Futebol disse...

Eu cá gostei do bolo. Tem um ar apetitoso.
E não me desagrada o Maxi no meio, com o Cancelo. Mas só para andar à porrada na Champions, não estraguem o homem.

Constantino disse...

Maxi no meio... não vos chega a adaptação do Melgarejo, tambem querem adaptar o Maxi? Para além que vamos perder um excelente lateral direito para termos um mediano trinco. A principal força do Maxi são as subidas pelo flanco, não é um tipo que se distinga por infalibilidade defensiva. Para além que tem um jogo de cabeça pior do que o paulinho roupeiro. Tal como witsel e javi não eram boas alternativas a Maxi, o uruguaio tambem nao é alternativa a eles. Deixem-se de ver soluções onde não as há. Não queiram ser mais jesusianos que o jesus.

Abraço

Unknown disse...

Calma aí com as comparações com a época de campeão na qual tínhamos o Ramires que fez a diferença TODA!!Neste momento não temos ninguém capaz daquilo que o brasileiro fez. Para mim, a melhor cartada era o Enzo actuar nessa posição e o Salvio de DiMagia. Se o Enzo conseguisse fazer essa posição bem e o Rodrigo entendesse melhor os momentos para descer no terreno tínhamos uma equipa bem interessante.
O pior é isto acontecer com 3 jornadas já jogadas.

jcnaguiar disse...

João Cancelo é um bluff, defende mal e porcamente, mas sobe bem no flanco.. pouco mais que isso.

Constantino disse...

Zé,

Os Joões laterais direitos que saem das escolas do SLB são perigosos. Não te metas com eles... e já agora com o Miguel também não que o gajo anda armado... ah e o Argel também.

Abrace Móh!

Draco disse...

Ora aí é que está a verdade toda, como diz o Count... O RAMIRES (a ausência dele) é que faz a diferença toda. Arrisco mesmo a dizer que o JJ só foi campeão porque teve nesse ano o Ramires!...e jogadores desses espalhados por aí é coisa que não abunda...

Hattori Hanzo disse...

Concordo com o jcnguiar: o pessoal agora gosta é de laterais muito ofensivos e nisso de facto o Cancelo parece ser muito bom... o problema é que na minha opinião a principal característica terá de ser a nível defensivo e aí o Cancelo é um autêntico passador. Ainda é novo e poderá evoluir, mas neste momento é fraquito. Quanto à tua ideia Tino colocaria o Sálvio mais aberto e no outro lado o Miguel Rosa ou o Enzo Férias (e o que eu abomino o gajo... por mim não tinha voltado) para darem maior segurança defensiva e ajudar a espécie de trinco que temos. Depois em Janeiro seria comprar um trinco a sério.

Agora vou provar que não sou um robô.

Anónimo disse...

Artur
Miguel Vitor; Luisão; Garay.
Maxi, Matic, Bruno César; Melga;
Salvio, Cardozo, Rodrigo.

Cumps

Anónimo disse...

(John Doe) Maxi a trico, M.Vitor a DE,... pessoal, isto já não são treinadores de bancada, são treinadores de estratosfera!!! Já agora ó Sr. Constantino, dá para tirar aquela treta "Prove que não se trata de um robô"...que seca meu! Até dá vontade de não comentar!!!! Mais trabalho do que isto é mesmo registar a conta :-D

Unknown disse...

Anónimo, 343? Matic e Bruno César? Não há consistência assim!

Unknown disse...

Mas tu metes a titular o campeão das lesões (Martins) e o D10s (que infelizmnete já não aguenta os 90 minutos)?

Anónimo disse...

Caro Count Zaccone, no lugar do Bruno César pode jogar o Martins (que não aguenta 90mins), o Aimar (com o mesmo problema) ou o Enzo. Acredito que tanto o Enzo como o B. César precisam de se adaptar à posição (onde encaixava bem o Witsel) mas têm potencal para jogar aí e bem. Há ainda o Miguel Rosa... Mas também me parece que este problema persiste em qualquer tática com os atuais jogadores.

Mais importante que os jogadores, em si, é a ideia (maluca) de um esquema com 3 defesas que pode libertar Maxi e Melga nas alas. Além do 3-4-3 que propus, também poderia ser uma 3-5-2, onde se daria maior destaque à posição 10, com o Aimar, mas onde seria mais difícil encaixar os extremos.

Sei perfeitamente que o Jasus nunca optaria por um esquema assim e fazê-lo nesta altura do campeonato também é algo arriscado mas estamos aqui para mandar bitaites ;-)

Vincent Vega disse...

A equipa vai ser a mesma, só mudará o meio... Entram Matic e Martins... Na Champions o tipo poderá acagaçar-se mais e meter à frente o D10s retirando o Cardozo, mas só. Depois o que mudará será o nome dos extremos que entrarem...
Abraço
http://atascadocanto.blogspot.com

Bruno Pereira disse...

Há uns dias atrás também pensei nisso. Acho que tanto o losango como o 4-2-3-1 poderiam ser as táticas indicadas, sendo que, a 2ª, quanto a mim apresenta mais algumas vantagens (apresentadas aqui: http://orgulhosamentelampiao.blogspot.pt/2012/09/depois-de-chorar-toda-noite.html )

Anónimo disse...

"metes-o?" Foste colega do "Artur Jorge da Amadora" na 4ª classe?

Pedro Matias disse...

Tudo muito bem, mas temos um treinador que diz que diz que os nomes não interessam e que se um não joga, jogo outro qualquer todos treinam para jogar da mesma forma.