quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Tó Clantes

Costumo dizer que mais vale cair em graça do que ser engraçado e no futebol a coisa aplica-se muitas vezes. Pertenço aquele grupo de 1 pessoa que nos tempos do souness dizia "epah fodasse o SLB tem em campo o charles e o harkness e vocês assobiam sem parar o Thomas, o único dos ingleses do escocês (o Minto veio antes) que sabe dominar uma bola?" De lá para cá criou-se a ideia de que o segurança de discoteca era o pior jogador que já representou o SLB, quando na verdade (e olhem agora o choque) tivemos titulares muito piores que ele. Lá está, não caiu em graça, beme scusou de tentar ser engraçado.

Outros houve que sem jogarem um charuto cairam em graça no Terceiro Anel, apenas porque... sim... Há um episódio que recordo sempre com consternação (e que acabo de ver que faz anos hoje): 03-11-2001; Estadio da Luz; SLB - vitoria; 2ª parte; estava o SLB em campo a jogar o zero costumeiro na altura, com o resultado a zero, quando eu, no meio dos No Name, começo a ouvir o estadio em coro "óh Toni mete o mawete, oh Toni mete o mawete". Ele acabaria por entrar (tal como o Moreira que se estreou na equipa principal do SLB nesta noite) ma so resultado não sofreu alterações. A única coisa que mudou nesse dia foi mesmo o SLB: o homem que fazia o coração benfiquista palpitar, o fiel depositario das nossas esperanças, aquele que acreditavamos poder levar-nos à glória, era no fundo... o mawete júnior, rapaz sem especial afeição pela bola... mas havia caido em graça na massa adepta.

Contudo, para mim o maior "caiu em graça sem ser engraçado" foi o Argelico Fucks (logo a começar no nome pah, impunha respeito) contratado pelo SLB porque tinha mandado uns pataços no computador do papa pitas, sendo que estes foram os ultimos pataços da carreira dele que atingiram o objectivo. Para mim, Argel foi o Maior To Clante do SLB, porque não jogava nada mas a malta curtia dele... era a chamada figurinha e ainda hoje me recordo dele. Não só daquele beijo no Trapp, mas especialmente daquela frase no final de uma epoca em que regressamos às competições europeias: A UEFA está muito feliz porque o SLB qualificou-se para a Champions!! Priceless....

E agora perguntam vocês: mas porque vem isto agora ao caso? E eu respondo: lembrei-me desta frase quando via o espanhol irritar-me a mim e a todos os benfiquistas com uma arbitragem horripilante.

(já agora, quem foi para vocês o Tó Clante supremo da história do SLB?)

24 comentários:

O Cabinda disse...

To clantes temos pelo menos 1 por época. Este ano por exemplo, sai peixoto, entra emerson. Eles são tantos e tantos.
Destaco dois deles recentes. O Fernando Aguiar que eu até gostava :) e o Beto, o homem daquela simulação em camp nou.
Rojas e Hadrioui ...de repente lembrei-me destes.
Se descermos ao inferno do rei artur jorge temos o tavares e o nelo.
E não me digam que o abel xavier no tempo do Toni não merece ficar nesta categoria.

Arsène Lupin disse...

Donizete. Paulo Nunes.

Carlos Alberto disse...

Sokota, o melhor avançado de sempre a jogar de costas para a baliza!!!

Anónimo disse...

A calma, conforme o ditado popular, pode ser o melhor remédio diante daquilo que não depende de nós...

Jotas disse...

Agora foi Cardozo que não caiu nas graças, é lamentável a forma como é tratado um dos maiores goleadores de sempre do Benfica, mas lá está, outros tipo Mawete caiem em graça.

DeVante disse...

Olha, o Bruno César...marcou uns golos, aproveitando Aimar em forma e logo caiu na graça já não precisa correr porque é vedeta!

Constantino disse...

O fernando Aguiar, sim... To Clante, definitivamente... que figura, também. E participou no lance mais estranho de smepre do futbeol mundial: na final da taça com os corruptos, aguiar faz um grande passe(?!?) para as costas da defesa corrupta a solicitar a entrada em velocidade de zahovic (?!?) que depois centra para o golo de cabela de simao (?!?). Nem o special one poderia prever uma jogada destas.

Epah sokota, o homem que corria sem dobrar os joelhos e que jogava de costas para a baliza como ninguem (na Luz era proibido dizer mal do homem)... ah e tinha um mulherão....

Donizete tambem foi uma peça do catano e do clone do joao pinto não é preciso dizer muito, basta referir o nome dele "Arilson de Paula". Mais to clante só o presidente do gremio a comentar a possivel tranferencia dele para o SLB "eu quero é que o benfica se foda"... como o damasio era um tipo que se impunha e valente... cagou de alto e passou 1 milhao de contos para o outro lado do atlantico.

Éter disse...

O Roberto.

Mário Duarte disse...

Tahar El Khalej, Jorge Soares, Carlos Bossio... King, esse defesa central de requinte emprestado pelo farense. Nem acredito que isto aconteceu no Glorioso Benfas (desculpem o pleonasmo)!

David Gonçalves disse...

Bermudez, Rojas, King, Marcelo, Paredão, Luís Gustavo, Bossio, Paulão, viva o Damásio, PKP

Anónimo disse...

ha tantos LOL
desses que ja disseram estao se a esquecer do andrade e do porfirio.

xirico disse...

Sabry...

nunomaf disse...

Eu quero lá saber de Tó Clantes ou de Autocostantes... Só vos digo que é uma vergonha!

É uma vergonha um homem ir ao Estádio da Luz, de repente dar-lhe uma caganeira monumental (assim como á que o Gaitan e o Bruno César tinham na 4.ª feira) e não haver um papelinho que fosse para limpar o dito cujo!!!

Assim não há hipóteses de se ver um jogo do Glorioso descansado... Ainda para mais irritado com os filhas da mãe dos bois de amarelo e sem poder fazer nem sequer um pouquinho de força...

Isto aliado ao stress intestinal que as substituições do adjunto do JJ me provocaram, tornaram este jogo nuns 60 e qualquer coisa minutos torturantes que não desejo ao meu pior inimigo.

Fosga-se... Benfica até debaixo de água não é? Mas só se for sem dor de barriga. Apre!

Unknown disse...

Tó clantes, tantos que quando começamos a mencioná-los esquecemos empre alguns, para não repetir os já ditos, vou só acrescentar alguns - jamir, diego souza, escalona, abel campos, marinho, amaral (o português), cadete, sousa, caniggia - o coquinado rei dos cromos, pembridge, calado, etc. Quanto ao thomas, o problema é que ele se mexia tanto como um menir, era um autêntico matreco

O Cabinda disse...

hehehehe realmente, esta caracteristica de nos rirmos de nós proprios é unica em adeptos no mundo inteiro. Depois deste resumo eu já escolhi o meu to clante. O Toneca faliu no Valdir...aquele bigode à malandro da gafieira dos anos 30 ehehehe

André Costal disse...

Beto, Lima, Robocop :)

amcslb

JC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JC disse...

Muitos já foram referidos, mas ainda acrescento Nelo, o careca com o mais belo cabelo comprido de todos os tempos (seguido de perto por Michael Bolton e António Manuel Ribeiro) e Tavares, famoso pelo seu pulmão incansável... que deu o berro com poucos minutos de jogo frente ao AC Milan.

Marlon Brandão disse...

Este blogue especializa-se em Tó Clantes do Benfica:

http://flopsdobenfica.blogspot.com/

Muito bom para revivar a memória e dizer "Ia cum caraças, este gajo!"

Miguel disse...

O Pringle aquele avançado,que era central nas camadas jovens,contrataçao feita pelo Toni.
Glenn Hodel holandes extremo esquerdo lembram-se?

Unknown disse...

Gaston Taument, o Glen Hoddle era um fantástico jogador mas inglês e nunca jogou no Benfica

Miguel disse...

estive a ver os meus arquivos,o nome é Glenn Helder um Holandes

Unknown disse...

Glen Helder,Bela merda, não gosto nada, é como o Gaston Taument

Miguel Pinto disse...

paulo almeida