segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Pacifica resposta a comentario no post anterior

Caro dezazucr,
Normalmente quando avalio um jogador que vejo poucas vezes não me cinjo aos numeros de ataques, assistencias, golos, cortes na defesa etc. Prefiro, dentro dos meus mais que óbvios básicos conhecimentos futebolisticos, ver o posicionamento, a forma como decide as jogadas, o toque de bola (atenção que dominar bem e passar bem é para mim mais importante que driblar 15 jogadores), etc.

Uma vez mais admito que tenho conhecimentos muito básicos disto e por isso posso estar redondamente errado, mas o Capdevilla, nas poucas vezes que jogou, pareceu-me 10 vezes mais jogador que o Emerson, da mesma forma que nunca percebi porque alguém tinha coragem de dizer que o Jara era o futuro do ataque do SLB e que actualmente já era melhor jogador que o Saviola, apenas porque marcou mais golos que ele na época passada.

Já aqui o escrevi e reafirmo, há jogadores que não é preciso ver jogar 20 vezes para nos apercebermos que podem ser mais valias. No post ao jogo do SLB com o grupo de suiços afirmei aqui que o Bruno cesar era um grande reforço e no post ao jogo do SLB com o psg afirmei o mesmo acerca do Witsel. Nunca os tinha visto jogar, mas nesses dois jogos fiquei com a certeza que não enganavam. Até agora tenho estado certo, mas até podem estar só com a tesão do mijo. Relativamente ao Capdevilla tenho a mesma sensação, acentuada pelo facto de já o ter visto muito mais vezes na selecção, no depor e no villareal. Pelo contrário, Emerson parece que nunca me vai transmitir essa certeza.

É apoiado nesta minha forma de avaliar jogadores que digo sempre que Luisão é o melhor central a jogar em Portugal desde que o carvalho foi para o chelsea ou que Cardozo é o melhor ponta de lança de Portugal desde que o jardel foi jogar para o casino. Isto independentemente dos numeros que possam apresentar. Quando entram em campo são 2 peças que influenciam muito positivamente o jogo colectivo do SLB. Para agravar esta opinião, eu sou um tipo que prefere um Luisão, um Witsel ou um Bruno Cesar a um Di Maria, um Gaitan ou um Reyes.

Só para terminar: é curioso que digas que "Capdevilla tem que jogar por decreto", quando o Emerson é titular independentemente dos erros que tem cometido defensivamente e da nulidade absoluta que tem sido ofensivamente (é tão facil enumerar uma oportunidade de golo do SLB que tenha surgido de um cruzamento do Emerson). De qualquer forma, Emerson não é assim tão mau quanto a malta o pinta. Apenas sou da opinião de que o suplente dele, com ritmo de jogo, é bem melhor que ele (Ruben Amorim é bom lateral direito, mas teria lógica o Maxi ser suplente dele?).

PS - atenção dezazucr, este post não pretende de forma alguma ser ofensivo para ti. Não leves a coisa a mal, apenas comecei a escrever isto na caixa de comentarios e a coisa já estava muito longa. Como prova de boa fé, apago o post sem problemas se assim solicitares. Prometo, também, publicar como post uma eventual resposta tua (a menos que te oponhas a tal). Se acompanhas o blog sabes que as coisas assim são tratadas de forma leve e por isso não entendas mal este post. Abraço.

16 comentários:

dezazucr disse...

Caro, não tenho nada contra Capdevilla, não o acho nem melhor nem pior jogador que o Emerson, até porque até agora, muito pouco vi dele com a camisola berrante vestida.
O meu reparo apenas tem a ver com o facto de se fazer um cavalo de batalha com o gajo, quando pouca gente viu o rendimento dele com a camisola vestida e principalmente, o que ele faz nos treinos.
Emerson é assim tão mau? Sofremos quantos golos à conta dele? Apenas não percebo a necessidade de se criar um bode espiatório quando me parece que apesar de não ser nenhum sobre-dotado o rapaz até estar a meu ver a jogar bem. Jesus saberá o que ele faz nos treinos a mais que o outro digo eu, afinal, é ele que é despedido caso não ganhe o campeonato.
Curioso que concorde contigo em todos os outros pontos que referes, desde apreciação de jogadores à valia e importância dos mesmos.
Apenas custa-me a perceber porque se tem de queimar o Emerson, quando se tirarmos as palas, não tem errado mais que, por exemplo, Garay (e atenção que não estou a dizer que é melhor que Garay), que também é novo na equipa.

dezazucr disse...

Ah, e não aparecem Coentrões de um dia para o outro apenas por chutar um calhau.

lawrence disse...

Vou meter-me no meio da "conversa" se me permitem.
1 - Já todos percebemos que o JJ, tal como todos os treinadores, tem as suas pankas e teimosias.
Estamos carecas de assistir a casos do género.
2 - Se Emerson jogou no campeão francês, terá valor.
Jogar melhor ou pior no Glorioso terá a ver com melhor ou pior adaptação ao Clube, ao país, ao estilo de jogo que cá se pratica, à pressão etc.
3 - Se Capdevilla jogou No Villareal e foi lateral da selecção espanhola, terá valor.
Jogar melhor ou pior no Glorioso, aplica-se o mesmo que ao Emerson.
4 - à partida, ambos deveriam ter as mesmas hipóteses de mostrar em campo o que valem. Se só joga um e o outro não, vamos passar o campeonato a discutir a mesma me#&a!
5 - Não foi o jogo com os algarvios o melhor para se perceber se o espanhol está bem ou não, quando estão 11 gajos atrás da linha da bola.
6 - Chegar ao ponto de adaptar um defesa central e não convocar o espanhol já me parece embirração mais que não seja porque a malta reclama.
7 - Não se poderá usar a desculpa de que o homem não trabalha porque se sabe que ele quer jogar para ter chances de ser seleccionado.

Bom senso, pede-se a todos neste particular.
Se o JJ está a embirrar, problema dele.
Mas o facto de poder ser despedido no final da época não será grande mal para o JJ porque a indeminização não deve ser pequena.

E VIVA O S.L.B. !!

Sempre Benfica disse...

Concordo com o post. Não quero fazer de Capdevila um cavalo de batalha, nem crucificar JJ por não o usar, mas para mim é embirração de JJ. E ele não ajudou quando veio dizer que era o "tosco" do Eliseu que queria!
No entanto, JJ tem o direito de fazer a equipa escolhendo quem quiser! Como poderá ser responsabilizado, e caso de falhanço (JJ ou qq outro treinador)?
Nós, meros treinadores de bancada, temos o direito de discordar e discutir as decisões técnicas, tácticas, psicológicas, etc. Até porque sentimos e sofremos duramente os efeitos dessas mesmas decisões!

Força Benfica

David Gonçalves disse...

Correto temos todo o direito de discordar, discutir, etc., mas, SEMPRE a mesma treta, bolas, estou com o dezazucr .....................

Bernardo disse...

Boas,
acompanho este blog há muito tempo e raramente participo.
Estive no estádio a ver o jogo, e na minha opinião, o capdevilla fez um jogo fraco (não sou um defensor do emerson, e acho que o cap deveria ter mais oportunidades)raramente deu profundidade ofensiva, não explorou os espaços que a defensiva do portimonense deu e pouco ou nada entendeu-se com o nolito. Defensivamente nada a dizer, mas o PSC também não existiu ofensivamente. Se quer ganhar a titularidade exige-se mais empenho e vontade e não é uma bola parada que faz dele melhor jogador.

Abraço
Bernardo

Piorquemao disse...

Continuo sem ver o Cap, com mais jogo que o Emerson, nem com mais disposição física que o mesmo. Não discuto a sua qualidade superior, mas no presente e sobretudo pela fraca condição física apresentada, acho bem melhor o brasileiro e isto sou eu, que também não sou perito no assunto discutido.

UnumSLB disse...

Para ser honesto caro Constantino, neste assunto julgo-te errado.
As razões objectivas que possas ter para não apreciar Emerson, são tão ou mais aplicáveis ao Cap.
As subjectivas são só tuas. Convenhamos que não passa da tua opinião pessoal. Nada mais que isso.

Abraço Glorioso

xirico disse...

Eu cá acho o Emerson um poço de força,muito estável emocionalmente e penso que com tempo atacará mais.Não se pode ter o melhor de dois mundos como o Coentrão era,pois isso custa 30 milh«oes.

Mindfuck disse...

"eu sou um tipo que prefere um Luisão, um Witsel ou um Bruno Cesar a um Di Maria, um Gaitan ou um Reyes." assino por baixo

agent_smith disse...

tb sou da opinião que o espanhol mostrou muito, muito pouco. a jogar assim não tira a titularidade ao emerson, e em Janeiro é recambiado para um clube árabe qq

porra estamos a falar de um jogo contra o portimonense

Miguel disse...

O Emerson tem um estilo de jogar muito parecido com o Abidal!?

Anónimo disse...

(PENAJ) Ou li o posto muito rápido ou já não te lembras que Falcao passou dois anos no FCP? Posso até discutir se Capdevila é melhor que Emerson, mas discutir se Cardozo melhor que Falcao?... Abraço!

Constantino disse...

Caro PENAJ,

A questão do capdevilla ainda discuto, a do Cardozo/falcão não. Não trocava o Tacuara pelo falcao nem pelo subnutrido que andava por alvalade. Estamos a falar de um jogador que nas 4 epocas completas que fez em Portugal foi 2 vezes 2º melhor marcador e 1 vez melhor marcador do campeonato e já foi 1 vez melhor marcador da Liga Europa (sim, ao contrario do que por ai se diz, não foi so o falcao a conseguir tal coisa).

Abraço.

xirico disse...

Também eu não trocava o Cardozo pelo Falcão.

Bernardo disse...

O Cardozo é o jogador mais injustiçado pela massa adepta benfiquista, todos os anos querem um substituto para o homem. Há dois anos o Kardec é que era, o Ano passado o Jara era muito melhor, e este ano andaram a chorar pelo rodrigo a titular!!!
Eu não trocava o Cardozo pelo Falcão! Não se encontrava melhor pelo preço dele!!!
Dá-lhe Cardozo!!!