sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

(Im)preparação fisica ou como terminar com o assunto Taça por aqui

De cada vez que o SLB não ganha uma peladinha, a principal critica a que os adeptos se agarram é à rotatividade do plantel: se perdermos com a equipa titular é porque o bronco do Jesus não poupa jogadores e eles estão derreados; se perdemos com a equipa suplente é porque o cromo do Jesus não tinha nada que poupar jogadores porque os proximos jogos são simples.

Foi dentro desta dinâmica que a malta se atirou ao JJ após a eliminação da Taça, porque ele não tinha nada que poupar jogadores quando o jogo seguinte era contra os trolhas e já não contava para (quase) nada (excusados erá dizer que depois da vitoria por 1-0 toda a gente mandou vir com o homem do banco porque era um jogo importante e que deviamos ter goleado). Para mim, humilde e modesto blogger mais inteligente e futebolisticamente mais conhecedor da Gloriosasfera, o pessoal está a ver a coisa meio distorcidamente.

Penso que o grande erro no "processo mareteme da madêra" é o facto de a malta analisar a poupança de jogadores numa perspectiva de "com quem jogamos ontem, com quem jogamos hoje e com quem iremos jogar amanha", portanto uma perspectiva de horizonte curto. Não critiquei a poupança da Taça pois vejo a coisa mais numa perspectiva de "com quem jogamos este mês, com quem jogamos hoje e com quem iremos jogar nos próximos 2 meses".

É certo que a seguir ao mereteme o SLB defrontava os trolhas, mas o pessoal esqueceu que no espaço de 1 mês o SLB jogou com (isto de cabeça que não tenho tempo para pesquisas): braga (fora), naval (pantano), 2º classificado do nosso grupo (casa), man united (fora) e pastilhas do lumiar (casa). Isto metendo ainda uma jornada de selecções com jogadores a fazer viagens trans-atlânticas. Se não há aqui razões para poupanças...

Se formos olhar no sentido inverso, neste mês o SLB teria um calendário bastante mais folgado (que ficou ainda mais folgado depois da eliminação), mas mais exigente fisicamente (não percebo de preparação física, mas sou desta opinião) pois inclui o raio da paragem de Natal, onde ano após ano, alguém chega tarde, ou vem gordo ou tem o filho em casa de birra porque não gostou da prenda de natal. Para piorar o cenário, o que vem a seguir a Dezembro é um mês com 6 jogos, noticias de entradas e saidas a que se juntam as fortes previsões de Furacão Capdevilla (sim, eu acredito que quando ele se apanhar fora do SLB vai falar ainda mais do que o empresário dele nos ultimos 4 meses).

Posto isto, sou obrigado a ir contra a maré e ser da opinião de que o JJ fez bem em poupar jogadores na visita ao mareteme, até porque se andamos a cantar aos 7 ventos que temos um plantel equilibrado e forte, só temos é que o demonstrar em campo utilizando esses jogadores. E diga-se de passagem que suplentes como Eduardo, Amorim, Nolito, Saviola e Rodrigo não podem ser vistos como refugo de loja dos chineses.

4 comentários:

JNF disse...

Exactamente. Porque a esta hora, se tivéssemos ganho nos Barreiros, JJ seria O Mestre da Táctica para 99,9% dos benfiquistas. Falar antes é fácil e imaginar que os jogadores não precisam de descanso é irresponsável.

Carlos Alberto disse...

Claro que o Jesus fez bem, só podia ter mexido na equipa mais cedo de resto...

Sigo esta corrente!

jzz disse...

obrigado, Constantino, já estava a ficar com náuseas de ler assobiadores bloguísticos pela gloriososfera, e o teu texto foi reconfortante.

Karoglan disse...

O problema da equipa este ano não está nos jogadores que cistaste no final, mas, na minha humilde e muito pessoal visão, no facto de não termos um Carlos Martins (leia-se, um faz-de-Aimar para os últimos 25 min de cada partida) e acima de tudo, insistirmos em jogar sempre com 10 durante os 90min (leia-se, jogar com o Emerson).


O Emerson!! Que pertence tanto a um campo de futebol como o Petit a uma passerele, quanto mais ao 11 titular do Glorioso durante meio campeonato.

Até dá saudades do Luís Filipe, esse ao menos esse sabíamos ser suplente.

Se não vem ninguém em Janeiro para esse lugar, fica muito complicado.