domingo, 4 de novembro de 2012

SLB 3-0 caricatura de guimarães

1. Nestes dois últimos jogos para o campeonato o SLB fez das melhores e mais completas exibições desde 09/10... curiosamente ambos os jogos ocorreram após eleições no clube, o que também foi o caso de toda a época do último título, o que me leva a pensar que a tão propalada democracia exemplar do Glorioso é na verdade parca para os interesses do clube. Se queremos ser realmente campeões nacionais e europeus temos que colocar de parte as eleições de 4 em 4 anos e passar a fazê-las todas as semanas, talvez à 4ª feira. A moral que uma nova direcção incute na nossa equipa é de tal forma demolidora que até se podia transpor a coisa para o próprio país e fazer escrutínios eleitorais de 15 em 15 dias e acabar com a troika em menos de 2 meses.

2. Parece que depois do apito dourado a comunicação entre o estádio das antas e os árbitros deixou de ser através de telemóvel e passou a ser feita com dois copos de iogurte ligados por um cordel, o que inequivocamente tem dificultado a transmissão da mensagem: quando do copo tripeiro sai a mensagem "expulsem jogadores do SLB à parva para eles não marcarem 3 golos", o que chega ao copo dos árbitros é "expulsem jogadores do SLB à parva quando eles estiverem a ganhar por 3 golos"... Mas também, sejamos sinceros... vai ser castiço ver o Procurador do Ministério Público erguer em tribunal a mão empunhando um copo de iogurte de morango vazio, para mostrar o móbil do crime... iogurte sólido, claro, que as escutas feitas a copos de iogurte liquido são consideradas ilegais em tribunal.

3. Pablo Aimar está parado há 1 mês... Carlos Martins não consegue jogar mais que 40 minutos seguidos... serei só eu a achar que há no SLB uma maldição "Mantorras"? Não estará na altura do Eusébio deitar duas baldadas de areia em cima do angolano como fez em cima do túmulo do Bela Guttman? Ou temos que esperar que o Pedro vá fazer companhia à sua rótula no Céu? É certo que no caso do hungaro a coisa só foi feita depois de ele ser encaixotado em mármore, mas pelo resultado que deu... se calhar valia a pena tentar apagar a maldição com o "feiticeiro" vivo. Se por algum motivo acharem que a maldição das lesões crónicas dos nossos médios centro tem  como origem o sokota... substititua-se a areia por pedras de calçada e faça-se a coisa com o animal vivo.

4. Diz que recordar é viver, mas por vezes isso não é verdade. Se há coisa que eu evito ao máximo, é recordar emerson com a camisola do SLB, quando em contraponto adoro recorda-lo com a "tisherte" do lille e vibro ao vê-lo vestido à trabzonspor, por muito que tema que no contrato de venda dele haja uma alínea com garantia de 5 anos. No jogo de ontem, a agrura de relembrar o brasileiro tornou-se ainda mais recalcitrante nas imitações que o Luisinho fez dele... não fossem duas ou três boas movimentações ofensivas e ele tinha nivelado a sua exibição num estrato tipo... não emerson, mas vá... emersoninho... num ou outro momento... talvez escaloninha... pronto, feitas todas as contas, somados os prós e descontados os contras, foi assim uma espécie de... Leo.

5. Aqueles tipos que o SLB defrontou ontem chamam-se "vitória" e têm um treinador chamado "vitória"... tenho cá para mim que é uma tal overdose de "vitória" que as derrotas são apenas o desenrolar óbvio da coisa. É como se por acaso a Cat Woman, que é uma "heroína" começasse a dar na "heroína"... acabava por se tornar numa criminosa que vandalizava o Batmobile caso o homem morcego não lhe desse uma groja por ajuda no parqueamento... ou por exemplo, se os lagartos, que são uma equipa de "merda" alinhassem com 11 jogadores de "merda"... aposto que tinham resultados de "merda"... ah esperem... pois... Como é óbvio todas as regras têm uma excepção e esta não é diferente: no SLB, que é o "Maior" já jogou o Vitor Baptista, que era o "Maior" e a coisa não correu nada mal... pelo menos em termos desportivos, porque em todos os outros termos foi uma infeliz tragédia.

6. Considero-me um tipo curioso e muitas das vezes a minha curiosidade vai para além das coisas minimamente importantes, chegando inclusive às coisas idiotas sem grandes problemas. É por isso que nos últimos tempos ando a ficar com uma certa comichão relativamente a uma coisa: existe algum campo magnético delimitado pelas 4 linhas dos campos de futebol que faz com que qualquer toque dentro do mesmo dê origem a dores lancinantes, que se somem quando o atleta pisa o lado de fora da cal branca? Ontem aguçou-me especialmente a curiosidade os casos do leonel olimpio e do Luisinho que ficaram quase inconscientes com pazadas na tola e rapidamente recomeçaram a correr mal colocaram os pitons fora da quadra. Cheira-me que todo aquele investimento nazi em zyklon B foi um desperdicio de dinheiro... o holocausto tinha ficado bem mais barato metendo os judeus todos dentro de um quadrado desenhado a cal viva.

7. Nos últimos tempos poucas coisas faltavam acontecer aos benfiquistas, mas há sempre algo que nos pode picar mais um pouco. Depois de vermos os corruptos serem campeões no nosso estádio, depois de perdermos contra uns lagartos horríveis e depois de sermos eliminados numa meia final europeia pelo braguinha do augusto duarte, agora só faltava o malandro do Djalóhn ser um jogador inteligente. Andam o Jesus e o Vieira a despachar os witsels e os Saviolas para que os adeptos não se sintam menorizados intelectualmente e depois espetam 9 milhões num tipo... inteligente. Tantos sprinters e maratonistas por esses relvados europeus fora e vai-nos calhar um extremo inteligente. Raisparta a sorte... com esta não contava eu.

8. Este ano disse que Bruno César ia ser um dos craques do SLB e enganei-me. Depois critiquei o Djalóhn e começo-me a convencer que sou capaz de não estar completamente correcto. Disse sem dúvidas que a adaptação do Melgarejo a lateral era uma estupidez do camandro... mas... vá, não quero dizer que esteja errado, mas podia ter uma opinião diferente e ligeiramente mais correcta. Agora... a cena de eu afirmar ostensivamente com o dedo no ar que 4,5 milhões pelo Lima são um desperdício .. confirma-se que eu estou correcto... quase 5 milhões por um gajo que decide jogadas de golo claro com biqueiradas... nem nos distrital algarvio... que saudades do sokota que decidia estes lances com classe, com a parte de dentro do pé... tentando tabelar com algum defesa adversário...

9. Ver Vieira e Moniz na tribuna presidencial é estranho, pelo menos para mim que estou habituado a ver só 1 presidente do Glorioso a assistir ao jogos. Vendo dois sentados lá em cima, fico convencido que vamos ter que começar a fomentar más relações com todos os outros clubes, para que estes não solicitem a presença dos respectivos presidentes nas cadeiras presidenciais pois não haverá lugares para os mesmos.. Para o Moniz foi inclusive um dia histórico pois pela primeira vez não teve que pedir a um amigo ou alguém do SLB para lhe "orientar uma borla para a bola". bom, a vantagem de termos 2 presidentes é que agora não vão haver desculpas para não haver acompanhamento presidencial aos jogos fora... a não ser que estejam os dois no Brasil a tratar de negócios... ou ambos estejam com problemas de saúde.

10. Estranhamente (não me canso de o dizer), quem ontem se destacou foi aquele rapaz alto, destrambelhado, lento e tremendamente aselha  Para surpresa de 98% dos adeptos benfiquista o gajo que não joga de cabeça... marcou num excelente cabeceamento. Incompreensivelmente, o gajo que falha penalties como quem come chocapics de manhã ao pequeno almoço... marcou numa habitual bomba a beijar as redes.Por fim num acto de tremendo desrespeito pelos adeptos que tão justamente o criticam, o tipo que não sabe dominar nem passar uma bola... fez uma brilhante assistência para o biqueiro do Lima. Sim eu sei que estar aqui a defender e a gabar os méritos do Tacuara já é habitual nas crónicas aos jogos, mas talvez isso diga mais do demérito de quem o critica do que da minha falta de criatividade.

7 comentários:

Anónimo disse...

Brilhante!

RaquelS disse...

Já estávamos com saudades destes relatos Tino!

Dogus disse...

saudades de uma crónica assim!

M. Silva disse...

Tens razão, o Cardozo normalmente é mortífero de cabeça, e nunca falha penalties.

Percebo que queiram defender o Óscar das críticas injustas, mas fazer dele o que não é....é igualmente injusto.

Constantino disse...

M. Silva,

O que queremos fazer dele que na verdade não é? Melhor marcador estrangeiro do SLB? 1º jogador do SLB a vencer o titulo de melhor marcador por 2 vezes desde o Eusébio? (Nene ganhou 1 e ficou empatado no topo noutra mas no desempate perdeu). O homem já marcou pelo SLB em todas as competições em que jogou, no campeonato já marcou pelo menos 1 golo a todas as equipas que defrontou (desde que chegou ao SLB, o único clube primodivisionario que defrontamos que não sofreu golos dele foi o portimonense... porque ele não fez nenhum dos 2 jogos). Por estas e por outras não estou a ver o que queremos injustamente fazer dele. Aliás, lanço-te um desafio: fazes uma média de golos marcados pelo SLB desde que o Cardozo chegou ao SLB, dividindo por: jogos em que ele participou; jogos em que ele não participou. Aposto contigo que o SLB marca muito mais com ele em campo. Arrisco até dizer: pegas nos jogos em que ele jogou, retiras os golos que ele marcou e mesmo assim a média de golos deve ser superior à dos jogos em que não participou.

Abraço.

Anónimo disse...

...e além disso Cardozo é o único jogador que entusiasma a minha filhota de 4 anos. Quando vê o pai aos gritos num golo do glorioso vem logo à sala perguntar se é do Oscar! ... se eu digo que não ela vira a cara e vai à vida dela. Se digo que sim é grande festa! As crianças nunca se enganam! E que tal esmiuçar o Ola John? O que acham dele?

Miguel Nunes disse...

fdx eu apelidei de djalo o Ola John

Começo a ter vergonha de o ter feito. estou mt impressionado!