terça-feira, 22 de maio de 2012

A grande conquista de Vieira

Mais uma moeda, mais uma voltinha. Chega o Verão e regressam os rumores de contratações, à quantidade de arrobas por dia a embelezar papel jornaleiro por esse Mundo fora. De entre as centenas que saem à estampa, lá aparecem dois ou três em que o SLB está realmente interessado e pelos quais os adeptos nutrem grande entusiasmo, mesmo que só os tenham visto uma ou duas vezes a desfazer a defesa do SLB... o que convenhamos, este ano não foi significado de especial nivel qualitativo, e aqui convém não esquecer os três raides perigosíssimos que o Balboa fez na Luz, que culminaram numa assistência para golo.

Do ponto de vista da "táctica negocial" o SLB não é bem aquilo que se possa chamar de "Capello das contratações", pois se quatro meses antes já se ouve um sportinguista que nos governa afirmar que há para cima de um balúrdio de dinheiro para investir (e fá-lo sempre com direito a primeira página de jornal, não vão os vendedores não ler), durante o processo negocial todos os envolvidos fazem questão de manter tanto segredo da coisa como o camarinha a gabar-se de quantas bifas papou. Convém fazer aqui um reparo para esclarecer que não estou a dizer que seja uma táctica errada... aliás, os números de contratações feitas durante a vigência Vieira confirmam que se há táctica que garante contratações... é esta.

O problema de revelar interesse em jogadores é que muitas vezes as negociações vão pelo ralo, coisa perfeitamente natural e que em casos como Emerson, Beto ou Roberto eu desejava que tivessem acontecido também. A grande questão que se coloca nestas situações, é que depois de se saber que um jogador pretendido pelo SLB já não vem para cá, toda a população benfiquista sai à rua entoando o mesmo cântico "este já vai para os corruptos". E este caso é a ponta do iceberg.

Não sou muito velho, já aqui o disse, mas já passei por uns quantos anos de SLB, uns quantos Presidentes, muitas vitórias, algumas derrotas, mas... nunca vi o Meu Clube emanar tanto medo dos corruptos como nestes últimos 10 anos. Começa a haver na Cultura Benfiquista um pavor atávico dos corruptos. Medo que eles nos roubem jogadores... medo que nos roubem treinadores... medo que nos ganhem jogos... medo de disputar esses mesmos jogos... e é um medo que atravessa todos os sectores do clube e todas as modalidades. Por vezes há até na nossa direcção, medo de não nos comportarmos como eles... Nunca na história do SLB os corruptos entraram tanto no nosso modus vivendi e da parte do SLB assobia-se para o ar enquanto se decide em função do rival. Talvez seja esta a grande conquista do reinado de Vieira... infelizmente sem direito a festejos no Marquês...

9 comentários:

dezazucr disse...

"Não sou muito velho, já aqui o disse, mas já passei por uns quantos anos de SLB, uns quantos Presidentes, muitas vitórias, algumas derrotas, mas... nunca vi o Meu Clube emanar tanto medo dos corruptos como nestes últimos 10 anos. Começa a haver na Cultura Benfiquista um pavor atávico dos corruptos. Medo que eles nos roubem jogadores... medo que nos roubem treinadores... medo que nos ganhem jogos... medo de disputar esses mesmos jogos... e é um medo que atravessa todos os sectores do clube e todas as modalidades. Por vezes há até na nossa direcção, medo de não nos comportarmos como eles... Nunca na história do SLB os corruptos entraram tanto no nosso modus vivendi e da parte do SLB assobia-se para o ar enquanto se decide em função do rival. Talvez seja esta a grande conquista do reinado de Vieira... infelizmente sem direito a festejos no Marquês..."

Bandarilheiro Mor disse...

Épá, bestial!!! O dezazucr sabe fazer um copy/paste na perfeição. Lindo menino!!!

dezazucr disse...

quer dizer, na perfeição não, quando fiz paste veio com umas aspas atachadas :)

Luis disse...

Um dia, era eu uma criança, e questionei o meu primo porque não saltava para a piscina da prancha dos 5 metros (!), se tinha medo de o fazer. Respondeu-me do alto da sua sabedoria (5 anos mais velho): "Não é bem medo... é mais receio". E nesse dia aprendi uma palavra nova. Fui esclarecer junto do meu pai o que queria dizer receio, ao que me respondeu: "É ter medo!".
Há de facto diferenças entre medo e receio. Medo remete para um reação instintiva, ao passo que o receio é algo mais racional, como que uma fria análise de antecipação.
Estou como o meu primo, não diria que o Benfica tenha medo dos andrades... é mais receio. Receio de que mais uns aninhos e abarbatam o nosso grande estandarte que é a posse mais títulos nacionais.
Questionasse novamente o meu pai, mais senil e menos paciente para esclarecer as minhas dúvidas e a resposta seria a mesma: receio ou medo, o certo é que a m*rda dos andrades limpam os títulos todos.
Palermas somos nós se ficarmos cheios de medo a perder campeonatos em casa e levar 5 batatas no antro deles...
Contra medo só temos uma solução, acreditar estupidamente em nós e saltar da prancha dos 5 metros e mostrarmos a todos os receosos/medrosos que quem quer sempre alcança.
Com o Benfica passa-se o mesmo, está na hora de deixar o orelhas receoso na relva a ver-nos enfrentar a nossa nemesis. Já chega de 10 anos de medo... Queremos alguém corajoso que lidere pelo exemplo e não falte ao jogos, receando a prancha dos 5 metros.

Jotas disse...

De facto uma das coisas que ano após anos, antes e com Vieira, é a incapacidade de guardar segredo em futuras contratações, aliado ao facto de nada ser feito para descobrir de onde vem a fuga de informação.
Ou seja, parece que no benfca o que apenas um ou dois deviam saber, sabem todos.

Hattori Hanzo disse...

Excelente texto.
Apanhámos o pior dos outros dois grandes: os hábitos dos tripeiros e a falta de títulos dos lagartos. Tudo obra do Eusébio dos presidentes.

Abraço.

Constantino disse...

dezazucr - bem copiado e as aspas muito bem aplicadas.

Cole - entendo a divisão que fazes entre medo e receio, mas... receio que no caso do SLB seja mesmo medo.

Jotas - mas há 3 anos que se anda a dizer que "já estão identificados os espiões e os bufos".

Hattori - há quem prefira assimilar o melhor dos outros, nós tentamos fazer ao contrário.

Abraços.

anti-gayfica disse...

vocês, corruptos, só têm aquilo que merecem...idolatraram esse artista desse pato bravo das obras, dos pó-neus e etc, de olhos fechados, só porque ele mandava umas bocas ao Pinto da Costa, acreditaram que ele veio salvar o clube há 10 anos e agora só têm aquilo que merecem.
esqueceram-se rapidamente que ele quando estava no Alverca, era amigalhaço do peito do Pinto da Costa e até ajudava a desviar jogadores para o Porto.
então têm aquilo que merecem.

o caso Mantorras, o caso Britalar, as 30 ou 40 empresas de construção e etc, muitas delas falidas, a falência do Alverca, as penhoras, o 74º homem mais rico do país, as comissões de transferências, entreposto de jogadores, os 500 Milhões de passivo, as golpadas estatutárias, eleições antecipadas para quando convinha, etc

e ainda se apropriou de bandeiras que nem são dele, como o Estádio (feito pelo Bibi, Vilavinho, Mário Dias) que teve ajudas monumentais do Estado (CML) e da EPUL e mesmo assim nem foi pago ainda (lá para 2014)

ele enganou-vos este tempo todo, seus atrasados, todos os clubes fizeram estádios, até a merda do Leiria fez um, qualquer um pode fazer um Estádio ou um Centro de Estágio (que não foi inaugurado pelo Orelhas e a construção ajudou a enriqueceê-lo a ele e à sua empresa)

enganou-vos mais de 10 anos com banha da cobra, prometeu-vos 2 e 3 campeonatos seguidos, prometeu-vos Ligas dos Campeões e o caralho, vocês acreditaram, então têem o que merecem.

é que sinceramente, por mais que me esforce, não vejo diferença entre esse pato bravo e o Vale...
não vejo. o Orelhas é igual ou pior.

será os ordenados em atraso? lol até na Natação já deviam salários há pouco tempo, tal como deviam à câmara do Seixal, e também nem pagaram os prémios à merda dos campeões (da treta) 2009-10.
lol e já nem falo no Fernando Aguiar, nos passes penhorados à Somague, etc

se analisarem bem, e sem propagandas norte-coreanas, vão ver que ele vos tem enganado e enrabado há mais de 10 anos. (tal como o Vale fez em tempos)

sim, digo mais de 10 anos, porque ele entrou em 2000...não em 2003, e nem sequer em 2001.

o Vilavinho foi inicialmente testa de ferro dele e do Bibi (para o projecto de construção do Estádio, que os ajudou a governarem-se a eles e aos amigos)

o Orelhas golpadas inicialmente quis candidatar-se contra o Vale, mas desistiu porque era ainda desconhecido e havia o conflito da SAD do Alverca, então avançou o amigo Vilavinho que ganhou.

ele inicialmente, no primeiro ano (2000-2001) não apareceu, nem lá estava oficialmente, mas já tinha poder sobre o futebol...ele, o Veiga e o amigo Mendes, que trouxeram vários jogadores, com o Roger à cabeça.
lembram-se da passagem do Mourinho pela vossa agremiação?
lembram-se dos "investidores" que inviabilizaram a continuidade dele, contra a própria vontade do Vilavinho e que ninguém soube quem eram?
pois é, eram o Bibi e o Bieira :)

agradeçam a eles haha porque julgam que passado 1 ano, o Bieira tentou desesperadamente recuperar o Mourinho?
depois, já quase no final dessa época, o Bieira é oficialmente anunciado como "gestor" do futebol, quando já lá estava antes, até o próprio negócio do Mantorras (com os contornos que se conhecem) é a prova disso.
se o Beigarista mandava no Estoril e no futebol do gayfica ao mesmo tempo, qual a dúvida de que o Bieira fez o mesmo com o Alverca e o gayfica?
lol lembram-se do sexto lugar? pois é, foi com ele mesmo (o Bieira), embora poucos o saibam.
e depois, ele ainda vem dizer que salvou o clube, e vocês acreditam hahahahahah :)

obrigado por existirem

Anónimo disse...

" e mesmo assim nem foi pago ainda (lá para 2014)"


errata: lá para 2024