quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Foi há 20 anos

Começa este fim de semana um campeonato que marca a passagem dos 20 anos sobre uma efeméride importante: a perda de verdade desportiva do campeonato nacional de futebol.
Entre o antes e o depois do chavascal de fruta, café com leite e aconselhamento familiar que se tornou o futebol português há que colocar a cruz na época de 1989/90, marca indelevel de uma tabela cronologica que poderá ficar conhecida com AK/DK, trocando por miúdos, Antes de Kiki, Depois de Kiki. Basicamente foi em 89/90 que uma equipa formada por vultos balompedicos nacionais tais como Abilio, Paulo Pereira, Morato, Toni, Marito, Caetano, Nascimento, Pingo e o lider deles todos, o cabo verdiano Kiki se sagrou campeã nacional à frente de um Sport Lisboa e Benfica Vice Campeão Europeu que contava nas suas fileiras com jogadores da estirpe de Aldair, Ricardo Gomes, Veloso, Pacheco, Thern, Valdo, Paneira, Magnusson e claro, o grande Vata.
Na altura todos consideraram este fenómeno normal. Hoje ainda ninguém discute a justeza do campeão. Da minha parte, aqui começou toda a macacada que ainda hoje prolifera em grande estilo pelos relvados portugueses. Foi o fim do Beautiful Game made in Portugal. Paz à sua alma.

2 comentários:

Anónimo disse...

Engraçado, porque é que não colocaste o nome de outros jogadores portistas que me estou a lembrar?
Essa época marcou um facto importante, mas porque foi a última das grande equipas do Benfica. A partir daí, pode ter havido grandes jogadores (nunca mais do que 3 ou 4 por época), podem até ter sido mais algumas vezes campeões, mas como grande equipa o Benfica acabou aí.

Bruno Venâncio disse...

Na minha opinião, a vergonha começou quando aquele nojo chegou à presidência do clube que antes era um clube simpático e assumidamente o 3º grande do nosso futebol. Com o nojo que se veio a verificar a partir daí, até já se proclamam o melhor clube de Portugal. É incrível.

musicasdeontemedehoje.blogspot.com - Blog onde se revisitam êxitos musicais de sempre, por década. Já postados: Um grande, grande amor - José Cid, anos 80; Barbie Girl - Aqua, anos 90; Barbara Ann - Beach Boys, anos 60.

Abraço