quarta-feira, 8 de junho de 2011

Nuno Gomes - Moeda de três faces

1. Benfica
Sempre fui contra a permanência de jogadores no plantel só porque sim. Isto aplicou-se ao Mantorras, por exemplo, tal como se aplicou ao regresso do Rui Costa. Detesto ver o meu clube transformado em santuário de simbolos. Isto, claro, não impede que exija que o Meu Clube respeite aqueles que o representam com dignidade e ajudam a fazer do SLB o Maior Clube do Mundo. Compete aos responsaveis do clube encontrar a melhor forma de, ao mesmo tempo, defender os interesses do clube e respeitar o jogador. É legitimo que se seja da opinião de que Nuno Gomes já não tem indices fisicos para fazer parte do plantel, tal como é legitimo encontrar na estrutura do clube lugar para alguem que sempre demonstrou qualidades profissionais e humanas acima da média.
2. Nuno Gomes
O momento de dizer "chega" a uma carreira deve ser o ponto mais complicado da mesma. Resistir ao apelo de mais um ano deve ser dificilimo. Nuno Gomes, com 35 anos chegou a este ponto. Vê-se ultrapassado pelos mais novos, vê o rumo do clube algo turvado e quer dar mais de si. É legitimo que o faça, mas deverá sempre questionar-se sobre se valerá a pena mais 1 epoca a fazer meia duzia de jogos. Quererá Nuno Gomes assumir o papel de Mantorras, a alegria do povo que levanta o estadio quando vai aquecer e solta sorrisos na bancada quando entra a 5 minutos do fim? Será este o final mais digno para um Homem que é um simbolo do Benfica? Neste momento Nuno Gomes deverá saber pesar se vale a pena mais 1 ano no banco do SLB ou a titular num clube pequeno, sem saber o que o espera no final da epoca, ou deverá ele aproveitar a possibilidade de integrar a estrutura do clube e ai marcar outro tipo de golos que conduzam o SLB de volta ao topo?
3. Adeptos
Os reis da hipocrisia saem todos à rua nestes dias. O gang do assobio, os exclamadores do Maria Amelia, os reclamadores da Bailarina estão hoje na linha da frente do movimento Fica Nuno Gomes. É indesmentivel que Nuno Gomes foi o jogador mais mal apreciado pelo Terceiro Anel desde o Nene e nem o facto de ter 160 golos pelo Meu Clube, tendo jogado neste na pior dezena e meia de epocas da história do Maior do Mundo fez demover a maralha. Aquele que só acertava nos postes, que falhava mais do que marcava, o que não corre etc etc é só um dos 10 melhores marcadores da historia do Clube, e mesmo assim só conquistou os adeptos quando passou a ser suplente. Agora a malta vê o Cardozo de malas aviada e o Nuno Gomes a ir pelo mesmo caminho e pergunta: quem vou eu assobiar e vociferar? O Jara não que é craque e fez bem à volta de uns 6 golos no ultimo ano, o Kardec infelizmente tambem esta de saida e é pena... isto se calhar renova-se mas é com o Weldon que nos deu o campeonato no ano passado com valentes 5 golos. Ou então... ficamos todos chateados por o SLB oferecer um cargo na estrutura do clube a um jogador com 35 anos.
PS - estou à vontade para achar que Nuno Gomes dará mais ao SLB no proximo ano como dirigente do que como jogador. Sempre fui um grade defensor dele e a unica camisola do SLB que tenho com nome e numero tem lá gravado: 21 - Nuno Gomes.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Constantino acertaste na mouche em tudo e então no ponto 3, impecável.
Eu sempre gostei muito de Nuno Gomes, mesmo quando falhava golos inacreditáveis. É que antes de serem jogadores, são seres humanos e assim como falhou alguns, marcou muitos mais e de capital importância.
Ao meu lado, na Luz, quantas vezes ouvi o Maria Amélia, ou coisas bem piores como "fora do Benfica" e por aí adiante. Se calhar são os mesmos que hoje dizem o contrário do que sempre fizeram no estádio.
No outro dia falei de duas pessoas que calharam ao meu lado, no último SLB - corruptos e que em 90 min. de jogo não pararam um min. sem dizer barbaridades ao Cardozo. Minto, depois do golo que marcou estiveram 5 min. calados e depois voltaram à carga com os mais variados impropérios e assobios.
O que essa gente do assobio no geral vai fazer ao estádio, assobiar os seus jogadores, foder os ouvidos de quem está ao lado, o quê? É que ainda por cima paga bilhete!

Miguel

marley disse...

Assino por baixo.
Tenho um neto com 8 anos. O que me pediu que lhe desse no dia da criança foi uma camisola com o nome do Nuno Gomes e o seu número.Claro que esse respeito que ele tem pelo Nuno não é por tê-lo visto jogar muitas vezes, mas sempre viu a avó e o pai terem um enorme carinho pelo Nuno Gomes e portanto é um fã incondicional dele. Agora eu tb acho que era altura do Nuno Gomes parar a sua carreira como futebolista e iniciar a de dirigente porque tem tudo para ser um excelente profissional: tem carácter, tem dignidade,tem uma cultura acima da média e ama o Benfica.
Que o Benfica não faça com ele o que o Real Madrid fez com o Raul!
Saudações benfiquistas
maria