segunda-feira, 18 de junho de 2012

Couro e Cabelo

A situação de Witsel tem-me mantido acordado umas boas noites nos últimos tempos. Não só toda a panóplia de rumores acerca da saída do belga, mas mais que tudo por não conseguir argumentar convincentemente um motivo para que ele não saia do Glórias por uns "raquíticos" e "tetraplégicos" 30 milhões de broas. A certeza de saber que não consigo elaborar um argumento convincente ainda me coagula os pensamentos mas 10 minutos após saltar de um "I don't wanna go down to the basement" de Ramones para um "High" de The Cure, sinto que a conjugação de exotismos capilares musicais me obriga a pelo menos, discorrer algo sobre a melhor afro que passou pelo SLB desde que no Verão de 1982 o ex. júnior Alberto trocou a camisola rubra da Luz pela camisola esquisita do bessa.

Não posso vir para aqui dizer que o homónimo de Axel Foley é o pináculo da evolução qualitativa do meio campo Benfiquista desde que a malta da Farmácia Franco se achou no arrogante direito de serem fundadores do Máiór Clube do Mundo. Apenas não o posso fazer pois seria mentira, por muito que uma peta contada muitas vezes se torne verdade... o problema é que não tenho muito tempo disponível para escrever issto mais do que uma vez. Recuando à minha curta experiência de adepto, que me retira da equação os primeiros 70 anos de superioridade desportiva nacional, tenho ciente em mim que um Thern, um Stromberg, um Carlos Manuel, um Beto (este apenas por óbvios motivos de estranheza ao nível de decoração de couro cabeludo) ou um Ramires (exemplos sujeitos a falha por omissão de outros) equivaliam ou superiorizavam-se ao belga nessa inglória tarefa de motor da equipa, sempre em modo "eu é que ando com esta merda toda às costas mas os outros é que aparecem nos resumos e nas capas dos jornais, incluindo aquele ponta de lança goleador que os adeptos não curtem, que se chama Nené/Cardozo".

O que me leva a pensar que 800 mil euros pelo Emerson eram bem mais bem vindos que 30 milhões pelo nº 28 é acima de tudo o facto de eu ser apologista de que uma equipa não se constrói de trás para a frente, como muitos teóricos defendem, mas sim do meio para as pontas. Isto cá para mim, uma equipa é como um furacão: no meio está a força, nas pontas é só onde andam as vacas, as cuecas das vacas e os telhados dos currais a voar (uma singela homenagem aos estabelecimentos comerciais do sr. reinaldo teles)... e é esta última parte que aparece nas fotografias. Filosoficamente falando, a côdea do pão alentejano sabe muito bem porque é estaladiça e tal, mas é no miolo que eu meto meia caixa de Tulicreme de chocolate (que depois estranhamente me fica quase todo alojado nos cantos da boca). E com Javi e Witsel o SLB formou um miolo muito bom para barrar Tulicreme.... se bem que no caso do ex. liége pareça que é mais Tulicreme de Avelã (buhhh racista).

Ora, pegando nas palavras de Jorge Jesus, devido ao seu instinto autoflagelador quase religioso, o SLB já sofre do mal de ter que ir "à pergunta" de uma alternativa ao Axel ("devíamos ter dois jogadores com aquelas características mas só tínhamos um"), pelo que é de evitar termos que ir "à cata" uma alternativa para a alternativa, que é como quem diz "ir de busquedo de um Capdevilla para o Emerson do Witsel"... e nisto de substituir jogadores importantes já temos andado bem queimadinhos nos últimos anos. Assim sendo e partindo do principio de que o rapaz não vai desvalorizar na próxima época, talvez fosse não só uma brilhante ideia, mas também algo de espectacularmente original por estas bandas, aguentar o jovem por cá mais um ano e depois então deixa-lo ir à vidinha dele por 30 ou mais milhões... ou então o Real podia enfiar com o Granero no meio do negócio que era coisa que a mim não me causava urticaria nenhuma e o Aimar até agradecia, porque já está farto de explicar ao Nelson Oliveira que o Pablo Neruda não é o gajo do filme "Capitão Corelli".

4 comentários:

Anónimo disse...

A vergonha do nosso futebol... Lista anedótica!!!


http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=337344

Só para dar os exemplos mais flagrantes:

1.º Pedro Proença - árbitro dos míticos Boavista-Benfica de 2002/2003 (o Pedro Emanuel viu o amarela à 19ª falta e ficaram por marcar dois penalties a favor do SLB) e Penafiel-Benfica de 2004/2005 (dois penalties escandalosos por marcar a favor do glorioso), do Braga-Benfica (duas expulsões perdoadas a jogadores do Braga e um penalty escandaloso sobre o Luisão e marcou um penalti inexistente a favor do Braga) e do Benfica-Porto (golo do Maicon fora de jogo) desta época, do Porto-Benfica de 2008/2009 (mergulho de Lizandro que dá o empate e impede que o Benfica fique em primeiro lugar), etc. --->>> http://www.youtube.com/watch?v=EtT9xrB_pQM


2.º Olegário Benquerença - árbitro do mítico Guimarães-Benfica (o jogo em que vi a maior roubalheira de sempre no futebol), do golo do Petit que o Baía tirou de dentro da baliza, que apitou o Rio Ave-Benfica (não marcou dois penalties escandalosos a favor do Benfica) desta época, etc.


3.º Jorge Sousa - o super dragão, árbitro do inolvidável Braga-Benfica de 2009/2010 (vergonha total; Cardozo separa os jogadores, é agredido por 2 jogadores - nada lhes aconteceu, e o Tacuara ainda acaba expulso por pretensamente se envolver em confusões no túnel quando se vê perfeitamente que é dos primeiros a entrar para o balneário) --->>> http://www.youtube.com/watch?v=ePUPKJu8aXE


4.º João Capela - o árbitro que expulsou o Cardozo duas vezes esta época, sempre em situações completamente fora do normal


5.º Artur Soares Dias - o árbitro que apitou o Sporting-Benfica desta época ('não viu' o penalty escandaloso sobre o Gaitan no primeiro minuto)


6.º Hugo Miguel - o árbitro do Académica-Benfica desta época (que conseguiu marcar falta do Aimar num lance em que este é completamente atropelado na área)

RM

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Eu "por outro lado?" estou tanquilo, virão resmas de witseis para "cu?"lmatar tamanha brilhantissima decisão... numa próxima assembleia magna aguardamos a presença de equipa de rugby... fosgasse...

Golo de Placa disse...

http://golodeplaca.blogspot.pt - Troca de links?

Já vos adicionámos,
golodeplaca@gmail.com

Vitto Vendetta disse...

Não consegues dormir por causa disso? Foda-se, andas mesmo a precisar de problemas a sério, caro Tino.