domingo, 30 de agosto de 2009

Para que não haja dúvidas

Não costumo responder a criticas feitas na caixa de comentarios, mas como o ultimo comentario foi feito por alguem que tem a paciencia de ler este blog quase desde o seu inicio, impõe-se um tratamento diferenciado.
Para que não haja dúvidas não critico a contratação de Filipe Menezes, pela simples razão que nunca o vi jogar, pelo que não posso ter uma opinião abalizada acerca das suas qualidades técnico-tácticas. O que eu critico é a politica de contratações vigente desde o último titulo do SLB, a irresitivel tendencia de haver sempre lugar e dinheiro para mais um... ou dois....ou três, fechando constantemente a porta a jogadores portugueses.
Recordando o que se passou nós últimos anos, após o titulo de 04/05, conquistado com 8 portugueses na equipa titular:
- em 05/06 o SLB atacou a champions recorrendo a 12 contratações, dos quais só 2 eram portugueses. No final da época destes 12 jogadores sairam 4. Terminamos o campeonato em 3º mas fomos aos quartos da Champions.
- em 06/07 chegaram 9 novos jogadores ao Glorioso, sendo 4 dos quais portugueses. No final da época terminamos o campeonato em 3º novamente e dos novos jogadores sairam 6.
- em 07/08 o ataque ao titulo fez-se com 17!!? novos jogadores, sendo que apenas 3 eram portugueses. 1 ano volvido e após um desolador 4º lugar 10 dessas contratações disseram adeus ao SLB.
- em 08/09 mandaram-se vir mais 10 jogadores, incluindo 3 portugueses. Ficamos em 3º lugar em destes 10 craques 4 receberam guia de marcha (sem contar com o Urreta).
Resumindo, em 4 anos chegaram ao Benfica (pelas minhas contas) 48 jogadores, dos quais apenas 12 eram portugueses. 25 destes craques ficaram apenas 1 época ou menos que isso (houve quem chegasse no Verão e saisse no Natal e quem assinasse em Janeiro e rescindisse em Junho). Podemos alias, juntar a estes o Jailson, comprado de proposito para emprestar ao fcp de braga (e eles que são tão nossos amigos) e o Walter Junior guarda redes brasileiro que esteve sempre emprestado ao fcp de olhão (olha outros). Aliás nisto de premiar amiguinhos do fcp, o emprestimo de zoro ao fcp de setubal é de vir as lágrimas aos olhos.
Posto isto e tendo em conta que em 4 anos ficamos 3 vezes em 3º e 1 em 4º, não terei razão para criticar?
ACTUALIZAÇÃO: uma das contratações desta época acaba de receber bilhete de regresso com opção de compra. 1,8 milhões de euros e esteve 2 meses ao serviço do SLB.

1 comentário:

Anónimo disse...

Envie estes dados à administração da SAD. Pode ser que, apesar de não terem memória nem vergonha na cara, ao menos saibam ler...
Abraço,
Zé Amaral