quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Idolos e Tipos como Nós

Segue no Ontem Vi-te no Estadio da Luz uma discussão acerca de idolos (foi o caguinchas do Ricardo que começou por causa do JVP) do SLB dos anos 80/90, até porque a malta é jovem e são poucos os leitores lá do burgo que viram jogar o Felix Bermudes e o Rogério Pipi. Já se falou em muita gente mas até agora todos tiveram o bom senso de não se referir ao Isaias como um "idolo".

Há muita gente que se refere a ele como "o meu idolo de juventude", o que para mim é um erro tipico de adepto da bola. Um tipo como o Isaias nunca pode ser idolo de ninguem. Gordo, barba por fazer, todo destrambelhado, a quem nem a mulher da roulote das farturas lança piropo... para mim ele era o tipico "jogador fetiche", aquele que se estivesse na bancada enrolado numa bandeira e de cachecol ao pescoço e a cantar o "SLB, SLB SLB, Glorioso SLB"  ninguem ia reparar que era jogador. Contudo, sempre que entrava em campo todos viam que era um adepto que devia ter ganho um concurso qualquer onde o prémio era jogar umas futbeoladas pelo SLB.

No fundo o Isaias era o que todos queriamos ser se não tivessemos nascido com duas caravelas dentro das chuteiras: um tipo sem pinta a quem as miúdas não ligam peva, que saia de casa sem lavar os dentes nem se pentear ou desfazer a barba, coçava os tomates no metro, mijava à porta dos bares quando já estava demasiado bezano para o fazer no balcão e jogava no SLB onde marcava golões dum filha da mãe.

Por isso quando a malta jogava peladas com os amigos, ninguem queria ser o João Pinto, o Mozer ou o Valdo (digo-o sem medos, o melhor jogador que vi no SLB), tal como ninguem quer ser a Virgem Maria, José ou o Menino Jesus (apesar que há muito boa gente que insiste em ser o burro ou a vaca). Estes são idolos de santuário, daqueles que se metem no altar la em casa, onde se reza todos os dias pedindo bateladas de golos do SLB ou hemorroidas avulsas no rabo do guarda redes adversario do próximo jogo.

Já o Isaias.... todos queriamos ser o Profeta, porque o tipo era qualquer coisa mais terrena, mais "nós"...e também porque nessa altura a malta ja tinha namorada e podiamo-nos desconchavar mais no aspecto fisico sem correr o risco de a nossa mãe nos dizer "se não fazes a barba e não emagreces nunca mais cá sais de casa caralho (ok aqui estou a abusar)". Até algumas miudas em Ed. Fisica queriam ser o Isaias porque se corressem como ele, com o peito para a frente, os gajos olhavam todos para elas, uma vez que pareciam que tinham aumentado umas copas valentes.

Pessoalmente, sempre quis ser o Isaias porque para além de eu também ser feio e gordinho, também tinha os dois pés virados para a Lua e quando metia uma bola no mato sempre podia dizer: malta isto é somo o Isaias.... só acerto 1 na baliza mas quando acerto é sempre golo.... o facto de eu ter sido jogador federado como guarda redes talvez seja sinónimo que a mim não me deram tanto crédito como ao Profeta...

PS - sonho todos os dias em ver o Bruno Cesar com a barba por fazer para começar a ser um "jogador fetiche". De resto, a barriguinha, o ar de tipo que não come gajas desde a pré primária e a mania de rematar de todo o lado (só por isso não é ele a fazer os lançamentos laterais do SLB, em vez de lançar ele rematava logo)... está tudo lá.

6 comentários:

Rederx disse...

Aleluia que mais alguém vê o Bruno César parecido com o Isaias.

Já não sou só eu.

Anónimo disse...

Ó tempo... que isso esta na cara, mas alguns preferem charmar-lhe gordo ou chuta-chuta, como se chuta-chuta fosse algum mal!! Até podem chamar-lhe tractor, mas tem quase tantos golos em meia duzia de minutos que um certo wolf observado pelo united, barça, etc.. Aquilo é massa não é banha!!

Anónimo disse...

Já agora para mim o mais marcante momento do grande Profeta nem deu golo, aqueles postes iam dando cabo de mim....

Isso ou Anfield


Eu era mais o tipo que queria ser o Simanic, um gajo grande que não sabe jogar à bola mas alguem achou que dava por GLORIOSO

JF

Constantino disse...

JF,

Há quem diga que no final desse jogo com o Milan foram medir a baliza do topo sul e ela tinha crescido 30cm para cada lado, tal a força da pedrada 2 em 1 que o profeta lhes mandou.

Abraço

ND disse...

"sonho todos os dias em ver o Bruno Cesar com a barba por fazer para começar a ser um "jogador fetiche".

não dá. Ele já tem uma boca sempre aberta e pendida. Lamento. Tens que planear sonhar outra coisa.

Unknown disse...

Mas o Isaías rematava 15 vezes por jogo e sempre com força, aliás bastava apanhar uma nesga de espaço e estivesse ou não enquadrado, pumba, lá ia uma ameixada. Acho que falta um bocado de músculo, ou será massa, ao bruno césar para chegar ao nível do isaías. Seja como fôr, veio numa altura que do boavista vinham bons jogadores - isaías, jvp, nuno gomes, sanchez, ao contrário dos nelos e tavares que se seguiriam