quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Mecanismos de Solidariedade (texto feito sem pesquisa)

O oporto na edição de hoje, lembrou-se de juntar um jornalista com vontade de meter o polegar direito no cú e um tesoureiro argentino com vontade de comprar um capachinho novo. Sem fazer qualquer pesquisa historico-futebolistica, a mim parece-me que deu merdinha.

Diz o jornalista cujo nome desconheço, que o tesoureiro do rosario central lhe disse que o SLB deve dinheiro do mecanismo de solidariedade ao clube argentino pelas transferências de Di Maria para Madrid e de (atenção à surpresa) Garay para a Luz.

Eu não sou teórico das leis do futebol e por isso não percebo chavinho do mecanismo de solidariedade. Por mim até pode ser daquelas merdas de encher carrinhos de compras e entregá-los à saida do Intermarché. Também não sou historiador, pelo que as minhas pesquisas são brutalmente fraquinhas. Ora, juntando estas coisinhas todas num molho de palavras, eu apenas me pergunto: óh caralho, então o Garay não foi formado no Newell's Old Boys, clube que, dizem as más linguas, até é o rival do rosario central, equipa a quem o Garay marcou o seu primeiro golo oficial?

Se a minha pesquisa brutalmente fraquinha estiver correcta, o único mecanismo solidário a que o rosario central tem direito da parte do SLB é a oferta de um cinto... "cinto muito, mas vocês não têm direito a nada".

Já agora, que se fala de solidariedades, deixo-vos o exemplo perfeito do que é o "rosario central solidario", com a ajuda da wikipédia (não, não me estou a referir ao Mingueis".

"Certa vez, um hospital da cidade de Rosário, interior da Argentina, organizou uma campanha para arrecadar fundos para combater a lepra e convidou os dois clubes da cidade - Rosario Central e Newell's Old Boys - para participar. O Newell's Old Boys concordou em participar, mas o Rosário Central não. Desde esse dia, os jogadores e torcedores do Newell's são chamados de "leprosos", enquanto os do Rosário são chamados de "canallas".

(Uma vez mais informo que a pesquisa feita para este post é absolutamente residual pelo que podem haver enganos gravissimos aqui).

13 comentários:

Carlos disse...

podem haver, não, pode haver

Marshall disse...

Podem haver sim sr., que é como um gajo diz quando está a verter uma mini na tasca. E quando estamos a falar de futebol, existe algum lugar com maior autoridade gramatical que o balcão de uma tasca?

Constantino disse...

Carlos,

Independentemente do local onde estou e do que estou a consumir, correcções gramaticais e/ou ortograficas são sempre recebidas com reverência e com atenção. Felizmente neste blog os leitores são mais eruditos que o escritor.

Abraço

P. Cardoso disse...

Mais uma vez e assumindo-me como portista ( e que até me fica mal ler blogs dos vermelhos, não digam a ninguém).

Numa breve pesquisa feita pela minha memória: o clube comprador é que tem de assumir as responsabilidades do mecanismo de solidariedade. Ou seja, o Benfica teria de pagar as custas do garay. (lido algures no passado num desportivo tuga qualquer).

De qualquer das formas nunca teria de assumir os custos dos dois. O benfica é comprador num, vendedor no outro. Não faria o mais pálido sentido ter de pagar nas duas situações. ou é o clube comprador ou o vendedor que paga esse mecanismo, agora informem-se, nunca o mesmo nos 2.
...

parabéns pelo blog. dos poucos que consulto regularmente. E peço desculpa pela heresia de ser portista, mas eu sou do Norte, e a seguir ao Justes e ao Vila Real vem o FCP.

nunomaf disse...

Ohmeudeus...

Constantino um ídolo... Portista????

Brilhante como sempre meu caro.

Canallas! hehehehehe

DeVante disse...

Calhou-nos o Zenit!!!

luis disse...

"correcções gramaticais...", cinto é com s... :)
SLB ATÉ NO INFERNO

Constantino disse...

Luis,

Esse erro foi propositado pah.

Cardoso,

oh diabo, um admirador corrupto. Devo estar a fazer algo de mal. De qualquer forma, em relação ao teu comentario, o problema nem é quem paga, o problema é que não tneho conhecimento do Garay alguma vez ter pertencido ao rosario central. Ele era do newells.

DeVante,

Eu queria o Milan, dava mais pica. Agora o zenith cria um grave problema à imprensa: como faze-los passar de "um adversario poderoso com orçamento de fazer inveja" para "equipa perfeitamente acessivel que esbanja dinheiro à toa".

Abraços

Anónimo disse...

Fácil! Fácil!

A escrita (papel) começa já amanhã!
A restante já começou!

Não são meninos de perder tempo!
Os apertos financeiros "apertam" e têm que se garantir um lugarzinho, entre os que vão ficar. E eles sabem bem disso, andam a escondê-lo há algum tempo, mas muitos destes lambe-botas tem a guia de marcha como prémio nos próximos anos!

Anónimo disse...

* tem

DeVante disse...

Pois é Constantino!

Amanhã eles não vão falar no sorteio do Glorioso, mas sim antes vão falar do jogo "da Champions" entre Corruptos e Milionários do City...

Marshall disse...

Constantino, o meu comentário lá em cima foi uma acção espontânea. Não quis, de todo, demonstrar que correcções não são bem-vindas neste blog. Quem sou eu. No momento, achei um bocado ingrato um comentário a um post bem escrito (como é teu hábito) resumir-se a uma correcção a um erro inofensivo teu. Não tenho nada contra a correcção gramatical ou ortográfica, até porque procuro, nem sempre de forma eficaz, reger-me por ela.

Abraço.

P. Cardoso disse...

"como faze-los passar de "um adversario poderoso com orçamento de fazer inveja" para "equipa perfeitamente acessivel que esbanja dinheiro à toa"."

Para mim é muito simples e já comecei a fazer a minha parte:
è muito diferente jogar contra uma equipa que está a chegar ao final da época no máximo da força e jogar em Fevereiro, em que os jogadores benfiquistas estão com ritmo e os russos acabaram de vir de férias.

começa por aqui. o resto logo se vê.

saudações azuis e brancas