segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Um conto de Natal

A magia da arrumação de gavetas reside no facto de variadas vezes se encontrar coisas que nem nos lembrávamos que existiam. Se juntarmos a isto a tendência que eu sempre tive para guardar todos os papelinhos de indole futebolistica que me vinham parar às mãos, nota-se que a probabilidade de uma arrumação resultar em achado é bastante alta. foi o que sucedeu este fim de semana.

Já aqui escrevi muitas vezes que quando era puto, fui "jegador da bola". O que já havia esquecido é que também fui treinador e com um registo que faz o azenha corar de inveja: 1 jogo/1 vitoria, 3-1 no saldo de golos. A coisa passou-se durante o campeonato de futebol de 11 que a Camara de Loulé organizava anualmente e que ocupava centenas de putos durante uma época futebolistica, com treinos durante a semana e jogos ao sabado de manha, nas categorias de escolas e infantis, com as equipas de Almancil, Loule, Quarteira, Salir, Boliqueime e Ameixial (penso que eram só estas). Se bem sei, este campeonato já não se disputa, o que lamento profundamente.

Ora, o jogo em causa foi um Almancil - Loulé, e eu fui treinador porque o nosso treinador não podia comparecer no sábado e entregou-me a tarefa de guiar a equipa à vitoria, talvez por eu ser o capitão. Assim, a equipa titular era:

Mickey (eu) - provavelmente o guarda redes mais pequeno da história da modalidade. A barra ficava lá tão longe...
Kit (César) - libero rapido que corria na ponta dos pés e tinha uma camisola do Michael Knight. Mais tarde foi meu colega no Louletano... longas epocas partilhamos nós o banco de suplentes.
Nelson - lamentavelmente não me lembro de quem era.
Milton - o Miltinho dos Bolos. Era o matulão da equipa. Penso que na altura já conduzia e fazia a barba.
Hélio - lateral baixinho e gordinho. Mais tarde foi jogar para o quarteirense e passou a ser conhecido como o Quarteira. Um dos actuais colegas de SLB no Café Barrinhos. Rapou o cabelo mas continua a ser um exemplo de alimentação.
Pulga (Valter) - o 2º na dinastia dos Valter Pulgas em Almancil. Pequenino como o outro, era também esquelético. Dizem que é GNR.
Fábio - na altura era mais conhecido por "filho da contina (era assim que se dizia)". Trinco forte, era o nosso panzer.
Levezinho (Délcio) - talvez a estrela da equipa. Aqueles que chamam levezinho ao subnutrido lagarto não sabem o que é ser levezinho. Delcio era um Aimar de Auschwitz.
Bruno - pertencia ao restrito grupo dos que "comem 3 refeições ou mais por dia". Começou como ponta de lança, passou para extremo... da ultima vez que joguei com ele acho que já era lateral.
Delta (Marco?!?) - o craque com maior curriculo. Tinha jogado 1 ano no pastilhas do lumiar. Era o Delta porque tinha uma camisola lagarta com patrocinio da Delta. Também tinha tendencia para a subnutrição.
Passaki (Ricardo Martins) - avançado esquio e rápido. Podia-se ter feito jogador, não fosse o stress que metia nos colegas por estar constantemente a pedir a bola "passa aqui... passa aqui".
Pierre (Pedro) - era o meu suplente. Mais alto que eu e melhor tecnicamente que eu... era miope e usava umas gafas que só visto. Disseram-me que na tropa foi o melhor atirador do pelotão dele (veridico).
Bomboca - continuo a falar com ele quando nos cruzamos na rua. Continuo sem saber o nome dele. Nem me lembro em que posição jogava.
Cabeça - talvez fosse o Cabecinha... mas não tenho a certeza. Se era o Cabecinha lembro-me que andei com ele à porrada na escola por ter mandado um pontapé na bola de basket dele... bullying?
Farinho - não tenho a minima ideia de quem fosse.
Asprilla (Nuno?!?) - outro com quem ainda convivo mas que não sei o nome. Talvez seja mesmo Nuno. Como o apelido indica, era avançado pequeno e sem força no remate.
Asterix (Tiago) - mais um colega de futeboladas do SLB no Barrinhos. Na altura era um lateral minusculo com a mania que era fução. Agora tem 1,80m... todos crescem menos eu...
O treinador (excepto neste jogo) era o Sr. João (Viegas?!?). O homem mais talentoso do Mundo a dar apelidos (outros houve como pontinha de seta, zé barrilinho, lagartã, préquété, canelada no olho, etc etc). Mitico.. as instruções para o jogo foram:

"Mickey: Esta é a equipa para jogar de início se aparecerem todos (um must organizativo o Almancil). Caso contrário, fazes as alterações, sempre tentando colocar os jogadores fisicamente mais fortes nas zonas centrais do terreno (favor ver descritivo dos suplentes. Eram tão pequeninos que todos juntos ocupavam metade do banco de suplentes). As substituições ficam à tua responsabilidade (nunca fui bom a assumir responsabilidades... não fiz 1 unica substituição durante o jogo. Equipa que esta a ganhar não se mexe). Espero que o jogo decorra com correcção, desportivismo e educação (vêm porque digo que lamento profundamente que a CML tenha acabado com o campeonato?). Boa sorte. João Viegas."

Como já referi lá atrás, ganhamos 3-1. Não me recordo quem marcou os nossos golos, só me lembro de quem me marcou a mim... Miguel Maio.

(este é o post que escrevo com mais.... carinho(?!?). Foram grandes tempos com malta 5 estrelas durante 3 anos. Se algum dos que aparece listado acima ou que jogou no Almancil do Sr. João ler isto... partilhe...)

10 comentários:

xirico disse...

Esta tua história é demais.Também a mim me trouxe recordações.

Anónimo disse...

este post é priceless.

Ricardo disse...

Que coisa deliciosa. Entre momentos de ternura e de riso histérico.

Muito bonito.

Miguel Nunes disse...

Desportivismo?!correcção?! Educação?!

O mister era panisgas!!!!

Constantino disse...

Caros,

Obrigado pelos comentarios. lendo agora o texto, talvez não seja só uma homenagem ao "Almancil do Sr. João". É bem capaz de ser uma homenagem ao Campeonato de Infantis e Escolas da CML do inicio dos 90's. Já agora, se bem me lembro isto era obra de um tal prof. Iria (coordenador) e de treinadores como o Sr. João em almancil, Sr. amilcar em quarteira e Sr. Delfim em loulé. Dos outros não me lembro os nomes.

Abraços.

Miguel Nunes disse...

O golo do Vata não tinha sido com o peito?!

Kinkin Von Treta disse...

2ª linha:
lembrávamos, não, "lembrava-mos".

Boa posta!

Constantino disse...

kinkin,

Já está corrigido. Obrigado pela indicação.

Abraço

Fernando Lopo disse...

ahhh afinal o Asterix era suplente grande bandido,pensei que fosse a estrela da bola ahahaha

Astérix disse...

épá simplesmente brutal!!!!!
se há jogo que me lembro foi este e ainda por cima limpámos sem dó nem piedade os meninos "pintas" do louletano.
Caro Fernando Lopo, esta era a primeira época como Juvenil e necessitei de um periodo de adaptação,LOOOOOL.
Grande Mickey mto bom, apenas acho que poderias ter mencionado a minha técnica,eh eh eh
Assinado Astérix