quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Prémios Mão de Lata para "Houve Tipos Bem Melhores, Mas Por Agora Ganham Vocês"

Como qualquer blog que se preze, também o A Mão de Vata elege os Melhores do Ano que se fina:

Prémio Rodoviária Nacional para....Melhor Dirigente
pinto da costa - em apenas 12 meses dirigiu os corruptos, o braguinha do augusto duarte, a apaf, a associação de futebol do porto, a liga de clubes e a fpf. Só faltou mesmo dirigir o 62 para o Cais do Sodré.

Prémio Holmes Place para... Melhor Treinador
rui quinta - houve outros mais titulados e com melhores resultados, mas se Mourinho diz que para se alcançar o sucesso é importante ter auto-confiança, rui quinta tem que ser o melhor do mundo. É precisa muita auto confiança para sair à rua com aquele bigode.

Prémio BCO para.... Melhor Transferência
Ruben Amorim - apenas precisou de 2 meses para se transferir do lote dos "homens da casa" para o dos "tu e o bossio dentro de um contentor atirado ao mar... eram poluição".

Prémio Reusch para... Melhor Guarda Redes
Artur Moraes - em apenas 1 ano conseguiu ser idolatrado por adeptos do braguinha do augusto duarte nos jogos em que os representou; pelos adeptos dos corruptos nos jogos do braguinha contra o SLB; pelos adeptos do SLB nos jogos em que nos representou; pelos jogadores lagartos que o equiparam a Maradona como "únicos atletas que conseguem ganhar um jogo sozinhos".

Prémio Duarte Lima para... Melhor Defesa
Advogados do boavista - ao fim de 6 ou 7 anos; 268 sessões de tribunal; 41 julgamentos; 22 recursos e muita guita sacada a clientes falidos, eis que ganharam um processo no qual os ex. dirigentes da equipa das camisolas foleiras eram réus.

Prémio INE para... Melhor Médio
Iluminação dos barreiros - pela maravilhosa forma como conseguem fazer jogos completos sempre a média luz, quase obrigando os jogadores a utilizarem capacetes de mineiro com as luzes nos máximos.

Prémio José Guedes para.... Melhor Atacante
carolina salgado - já se deixou do "ataque" em casas de alterna, mas continua a "atacar" em coisas com papel e letras, mas que não são bem livros.

Prémio Sagres para .... Melhor Golo
Oscar Cardozo - com o seu não-golo na madeira. Foi festejado por 8 milhões de portugueses. Apenas os 2 milhões de benfiquistas que não o assobiam não festejaram.

Prémio Tuneladora do Metro do Porto para.... Melhor Furo Jornalistico
record - com aquela 1ª pagina em que anunciava a contratação do danilo pelo SLB. Foi um furo tão grande que por pouco não encontraram petróleo.

Prémio Mozer para ... Melhor Tackle
Reinaldo - pela 32ª vez consecutiva. Aquele tackle por trás à gaja das Doce continua a garantir que a cristaleira da sala vai continuar a receber esta Taça nos próximos 28 anos.

Prémio Argelico Fucks para.... Prémio Carreira
Tamagnini Nené - poucos recordam os seus golos. Muitos recordam o seu fair play. Mais ainda recordam o seu "sui generis" nome. Ganhou a votação ai ao lado, mas... gostava de saber que foi o tanso que não votou, evitando que chegasse aos 300 votos.

Prémio A Mão de Vata para... Melhor Blog
Ontem Vi-te no Estadio da Luz - apesar do nome aldrabão (os gajos nunca me viram na Catedral) vence por 2 razões: foi o único blog que se referiu de forma elogiosa ao A Mão de Vata (o Diego Aramés também o fez, mas o gajo é músico...podia haver ali alcool envolvido no momento do elogio... Abraço e Bom Ano Novo) e teve o desplante de me presentear com um bilhete à borla para a Luz, numa clara tentativa de conseguir justificar o nome do blog. Novamente... A Mão de Vata levou a melhor...

(se alguém se lembrar de outras categorias minimamente capazes e sem muito avacalhanço, chibem-se nos comentários que a malta manda fazer mais umas Mãos de Lata para oferecer)

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Comunicado do SLB (se fosse eu o Presidente do Glórias)

O Sport Lisboa e Benfica SAD vem por este meio informar que o atleta Enzo Nicolas Perez é o único jogador em todo o Mundo com presença garantida no plantel da equipa principal de futebol do SLB para as épocas de 2011/12, 2012/13, 2013/14, 2014/15 e 2015/16.

Ao Enzo os nossos mais sinceros parabéns e cumprimentos à familia. Gostariamos também de enviar um forte abraço ao Presidente do estudiantes de la plata, que é um verdadeiro bacano.

O Presidente do SLB
El Tino.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

As Vergonhas

Não sei se será motivo de orgulho, mas o post pré-natalicio é rapaz para ter batido o record de comentários aqui do blog. Na verdade, após 4 ou 5 comentarios uteis, todos os outros se limitaram a ser preciosas discussões acerca de que cor ficará a Primeira Dama de Portugal quando vai à casa de banho e para iniciar a sua descarga de dejectos, abalroa a tampa da fossa séptica com 2 peidões gigantes. Bem, terá sido à volta disto que versaram os comentarios, ou de matérias de igual interesse.

Não quero que me entendam mal, aqui todos os comentários são maravilhosamente bem vindos, mas continuo a sonhar com o dia em que o Tio Belmiro aqui aparece a comentar "Caro Tino, tenho o prazer de o informar que foi incluido no meu testamento". Desejo isto ardentemente, não porque queira o dinheiro dele, mas porque isso me permitiria acabar com as caixas de pagamento self service Continente, apenas e só como retaliação pela vergonha que me fizeram apanhar há cerca de 2 semanas: após passar todas as minhas compras pelo sensor optico, a caixa self service bloqueou e pediu-me para me dirigir à assistente a fim de pagar. Lá chegado fiquei na fila, pois pelos vistos o bloqueio era geral. Chegada a minha vez, encaro com uma simpatica e atraente assistente que me diz "qual é a sua caixa?" ao que respondo "esta da esquerda" ouvindo em seguida da sua boca, num volume suficiente para se ouvir na secção do talho "esta com 2 caixas de beijinhos de chocolate? (em portugues oitentista, bombokas)"..... eu homem feito, na casa dos 30, fui enxovalhado por uma caixa self service que obrigou uma simpatica e atraente assistente (a propósito Tio Belinho: noto algum cuidado da vossa parte na selecção de assistentes, mas porra, aquela farda fazia a Tamara Gorro parecer o Karagounis pah!) a dizer alto e bom som "este palerma ainda come Bombokas".

Sei que a esta altura estarão os telespectadores deste blog a pensar "bom, este esta pior das cáries... que é que isto tem a ver com o SLB?". Eu passo a explicar a explicação (a frase não tem erro nenhum, apenas pretendo demonstrar que o Sistema Educativo Português está pior que o paços de ferreira): no fundo eu sinto que posso não ser a última vitima das caixas self service. Imagino no próximo mês de Agosto, LFV a tentar registar a inscrição da nossa Equipa B na Liga, já com recurso a caixa self service, esta bloqueia e manda consultar a assistente. Quando chegar a vez do nosso Presidente, a assistente vai fazer questão de pegar no megafone antes de dizer "portanto a sua caixa é a que tem uma inscrição com 5 uruguaios, 1 paraguaio, 1 sueco, 2 guineenses, 1 brasileiro, 6 malaios, 12 indonésios e 1 luso descendente, certo?".... Até o bigode do homem vai corar...

sábado, 24 de dezembro de 2011

Feliz Natal para todos os lagartos e corruptos...

Porque benfiquista que se preze sabe que o nascimento do Salvador se comemora a 25 de Janeiro...

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Vénia ao treinador do Az Alkmaar (sim, estas imagens têm tudo a ver com o SLB)



Rói-me as entranhas saber que os nossos jogadores já foram agredidos, apedrejados e humilhados em estádios adversários e ninguém no Meu Clube teve a coragem de impor respeito desta forma.

Só para quem não entendeu: o redes do Az foi agredido por um adepto do Ajax que entrou em campo. Respondeu às agressões ripostando a pontapé e foi expulso pelo árbitro. Em protesto o treinador do Az mandou a equipa recolher ao balneário e terminou ali o jogo. Hoje a Federação Holandesa de Futebol anulou o cartão vermelho mostrado ao guarda redes.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Pró Natal, o meu presente, eu quero que seja...

Uma sondagem, uma sondagem, tralalala...

Já à venda na barra lateral direita de um blogue A Mão de Vata perto de si...

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Um conto de Natal

A magia da arrumação de gavetas reside no facto de variadas vezes se encontrar coisas que nem nos lembrávamos que existiam. Se juntarmos a isto a tendência que eu sempre tive para guardar todos os papelinhos de indole futebolistica que me vinham parar às mãos, nota-se que a probabilidade de uma arrumação resultar em achado é bastante alta. foi o que sucedeu este fim de semana.

Já aqui escrevi muitas vezes que quando era puto, fui "jegador da bola". O que já havia esquecido é que também fui treinador e com um registo que faz o azenha corar de inveja: 1 jogo/1 vitoria, 3-1 no saldo de golos. A coisa passou-se durante o campeonato de futebol de 11 que a Camara de Loulé organizava anualmente e que ocupava centenas de putos durante uma época futebolistica, com treinos durante a semana e jogos ao sabado de manha, nas categorias de escolas e infantis, com as equipas de Almancil, Loule, Quarteira, Salir, Boliqueime e Ameixial (penso que eram só estas). Se bem sei, este campeonato já não se disputa, o que lamento profundamente.

Ora, o jogo em causa foi um Almancil - Loulé, e eu fui treinador porque o nosso treinador não podia comparecer no sábado e entregou-me a tarefa de guiar a equipa à vitoria, talvez por eu ser o capitão. Assim, a equipa titular era:

Mickey (eu) - provavelmente o guarda redes mais pequeno da história da modalidade. A barra ficava lá tão longe...
Kit (César) - libero rapido que corria na ponta dos pés e tinha uma camisola do Michael Knight. Mais tarde foi meu colega no Louletano... longas epocas partilhamos nós o banco de suplentes.
Nelson - lamentavelmente não me lembro de quem era.
Milton - o Miltinho dos Bolos. Era o matulão da equipa. Penso que na altura já conduzia e fazia a barba.
Hélio - lateral baixinho e gordinho. Mais tarde foi jogar para o quarteirense e passou a ser conhecido como o Quarteira. Um dos actuais colegas de SLB no Café Barrinhos. Rapou o cabelo mas continua a ser um exemplo de alimentação.
Pulga (Valter) - o 2º na dinastia dos Valter Pulgas em Almancil. Pequenino como o outro, era também esquelético. Dizem que é GNR.
Fábio - na altura era mais conhecido por "filho da contina (era assim que se dizia)". Trinco forte, era o nosso panzer.
Levezinho (Délcio) - talvez a estrela da equipa. Aqueles que chamam levezinho ao subnutrido lagarto não sabem o que é ser levezinho. Delcio era um Aimar de Auschwitz.
Bruno - pertencia ao restrito grupo dos que "comem 3 refeições ou mais por dia". Começou como ponta de lança, passou para extremo... da ultima vez que joguei com ele acho que já era lateral.
Delta (Marco?!?) - o craque com maior curriculo. Tinha jogado 1 ano no pastilhas do lumiar. Era o Delta porque tinha uma camisola lagarta com patrocinio da Delta. Também tinha tendencia para a subnutrição.
Passaki (Ricardo Martins) - avançado esquio e rápido. Podia-se ter feito jogador, não fosse o stress que metia nos colegas por estar constantemente a pedir a bola "passa aqui... passa aqui".
Pierre (Pedro) - era o meu suplente. Mais alto que eu e melhor tecnicamente que eu... era miope e usava umas gafas que só visto. Disseram-me que na tropa foi o melhor atirador do pelotão dele (veridico).
Bomboca - continuo a falar com ele quando nos cruzamos na rua. Continuo sem saber o nome dele. Nem me lembro em que posição jogava.
Cabeça - talvez fosse o Cabecinha... mas não tenho a certeza. Se era o Cabecinha lembro-me que andei com ele à porrada na escola por ter mandado um pontapé na bola de basket dele... bullying?
Farinho - não tenho a minima ideia de quem fosse.
Asprilla (Nuno?!?) - outro com quem ainda convivo mas que não sei o nome. Talvez seja mesmo Nuno. Como o apelido indica, era avançado pequeno e sem força no remate.
Asterix (Tiago) - mais um colega de futeboladas do SLB no Barrinhos. Na altura era um lateral minusculo com a mania que era fução. Agora tem 1,80m... todos crescem menos eu...
O treinador (excepto neste jogo) era o Sr. João (Viegas?!?). O homem mais talentoso do Mundo a dar apelidos (outros houve como pontinha de seta, zé barrilinho, lagartã, préquété, canelada no olho, etc etc). Mitico.. as instruções para o jogo foram:

"Mickey: Esta é a equipa para jogar de início se aparecerem todos (um must organizativo o Almancil). Caso contrário, fazes as alterações, sempre tentando colocar os jogadores fisicamente mais fortes nas zonas centrais do terreno (favor ver descritivo dos suplentes. Eram tão pequeninos que todos juntos ocupavam metade do banco de suplentes). As substituições ficam à tua responsabilidade (nunca fui bom a assumir responsabilidades... não fiz 1 unica substituição durante o jogo. Equipa que esta a ganhar não se mexe). Espero que o jogo decorra com correcção, desportivismo e educação (vêm porque digo que lamento profundamente que a CML tenha acabado com o campeonato?). Boa sorte. João Viegas."

Como já referi lá atrás, ganhamos 3-1. Não me recordo quem marcou os nossos golos, só me lembro de quem me marcou a mim... Miguel Maio.

(este é o post que escrevo com mais.... carinho(?!?). Foram grandes tempos com malta 5 estrelas durante 3 anos. Se algum dos que aparece listado acima ou que jogou no Almancil do Sr. João ler isto... partilhe...)

Fim de Semana em 6 pontos (6 pontos? Oh diabo, onde é que eu já vi isto?)

- Agora entendo as mulheres quando dizem que um homem faz tudo por sexo. Por tudo entenda-se, humilhar-se publicamente no facebook, colocando-se de cócoras e de cueca em baixo. duarte, se falares com sotaque brasileiro ele é capaz de ser mais rápido e carinhoso contigo.

- Desde ontem à noite, já consultei o youtube umas 18 vezes e em nenhuma delas vi videos de falhanços escandalosos perpetrados na última jornada da Liga. Se calhar a verde e branco ficam com pouca qualidade de imagem... É pena...

- O pastilhas do lumiar escafodeu-se todo ontem em coimbra e safou-se da derrota à rasquinha. No final o lagartame estava todo contente porque tinham massacrado os estudantes durante 90 minutos. É esta uma das grandes vitórias do choramingas: conseguir fazer com que perdendo ou empatando, eles festejem sempre a vitória moral. São os diferentes.

- Dizem que Pablito vai renovar por mais 1 ano. É uma grande noticia, mas gostava que o SLB pedisse um subsidio ao Ministério da Cultura para manter este artista em terras nacionais (até porque ele não é professor ah ah ah). Podem crer que eu ate pagava os meus impostos com gosto porque via que o dinheiro dos contribuintes estava a ser bem empregue. Aliás, fica já aqui a promessa: se o Ministério da Cultura der um subsidio ao SLB para manter o Aimar, eu vou passar os meus fins de semana a fazer "piscinas" entre Vila Real St. António e Lagos na Via do Infante e a pagar em cash.

- Já aqui disse que sou gajo de pesquisas fraquinhas, mas na última que fiz, fiquei chocado. De passagem pelo zerozero fiquei a saber que os 2 craques argentinos que toda a gente diz virem salvar o futebol do SLB em Janeiro... são reles suplentes de longa data nas respectivas equipas (Nota: nenhum joga no real nem no barça). É bom ver estas coisas antes para depois não ficar com cara de surpreendido quando eles não derem uma para a caixa. Tivesse eu pesquisado o passado do Kardec ou do Emerson e hoje a minha ulcera não seria tão grande.

- Balboa marcou um golo ao paços de ferreira... ainda há quem diga que o Fábio Faria é uma das promessas do SLB? Pena o guineense já não ser nosso, senão ainda o conseguíamos impingir ao Estudiantes.... eles gostam tanto de extremos direitos coxos...

sábado, 17 de dezembro de 2011

Boas noticias para o futebol português

Parece que nem sempre se perde por culpa da arbitragem. Algumas vezes a derrota chega apenas por mérito do adversário, mesmo que se tenha jogado pelo menos 45 minutos com 10 jogadores. É tudo uma questão de nome do rival.

Graças a São Eusébio

Maxi Pereira renovou por 3 anos. Aimar parece que vai renovar por mais 1 ano. Excelentes noticias para aumentar as possibilidades de também renovar com o titulo nacional por mais 1 ano.

(já tinha dito aqui que tinha a certeza que Maxi não renovava... obviamente era brincadeirinha... sou um galhofeiro ah ah ah... estava só a reinar com vocês... a sério, Vieira... a ver se começamos a andar mais sincronizados...)

SLB 5-1 faxineiros

1. Este é o tipo de jogo que nos dá motivação e esperanças de que 2012 vai ser em grande: Nolito e Saviola de regresso aos grandes jogos, goleada à maneira, Emerson a acabar o jogo com a coxa toda presa por arames. Há esperanças de que seja lesão duradoura.

2. Há quem coloque em causa o valor do Saviola. Eu continuo a dizer que ainda é indispensavel ao SLB porque é um jogador extremamente inteligente. Hoje foi inteligente o suficiente para esbanjar pateticamente os 2 melhores cruzamentos que o Emerson fez desde que chegou ao SLB, evitando desta forma que fossem averbadas 2 assistências ao brasileiro, o que poderia levar os responsáveis do Glorioso a pensar melhor acerca de contratar outro lateral.

3. Algo se passa com a malta das caxinas. No espaço de um mês, esta já é a 2ª vez que uma embarcação de caxineiros soçobra a uma maré. Desta vez, foi uma Maré Vermelha a dar cabo da casca de ovo que o carlos brito montou para navegar nas águas da Luz. Agora têm é que esperar 3 dias pelo helicóptero da Força Aérea. De qualquer forma estes náufragos vão ter mais facilidade em auguentar a espera, porque ao contrario dos outros, não vão passar fome. 5 batatinhas no bucho ajudam muito nestas alturas.

4. Desde o inicio do jogo que eu estava confiante que ia haver goleada, mas nem era eu o tipo mais confiante no atropelamento. Carlos brito mostrou que já previa um desastre quando mandou o guarda redes deles jogar já de colete reflector vestido. Aquela merda era tão florescente que houve pessoal a passar na 2ª Circular e a fazer sinais de luzes para ele desligar os máximos. Da próxima vez manda-o só levar o triângulo ou um telemóvel para ligar para a assistência em viagem.

5. Desde a mítica substituição do paulo torres pelo pacheco que eu não ficava tão feliz com uma substituição adversaria, como fiquei hoje com a saída do bruno china ao intervalo. O tipo já tinha distribuído tanta bordoada que eu já estava escondido detrás de uma mesa com medo de ser o próximo a ficar com o perónio feito em papa bledina.  Este gajo e o olberdan juntos podia fazer a felicidade de muitos bate chapas por esse pais fora.

6. Cardozo espingardou um penalty a 121km/h, velocidade de auto estrada e SCUT. Se o passos coelho sabe disto ainda manda instalar pórticos de portagem na relva da Luz para cobrar passagem. Bom, vendo bem as coisas... hoje os faxineiros já pagaram e nem tiveram direito a recibo. De qualquer forma, não se preocupem: se alguem montar os pórticos, eu mando um algarvio ou dois para mandar umas chumbadas valentes na coisa... isso ou um petardozito do Tacuara.

7. pedro henriques ficou todo ofendido com os olés entoados pelos adeptos do SLB, porque diz o bandalho que "desrespeitam a equipa adversária", Chefe... a ultima pessoa a desrespeitar uma equipa no Estadio da Luz foste tu quando jogavas no SLB, e a equipa que desrespeitavas com exibições abandalhadas atrás de exibições abandalhadas, não era a adversaria, era a que te pagava ordenado ao final do mês.

8. Maxi Pereira esta finalmente a justificar a sua passagem de medio direito para lateral. É que este ano tem passado constantemente ao lado dos jogos. Já não me lembrava de ver um lateral do SLB ser tantas vezes ultrpassado por um extremo desde que o Barcelona nos disse que o Okunowo era "una bestia". Na altura ninguem no SLB falava espanhol, pelo que todos pensaram que eles estavam a dizer que "era bestial" quando na verdade eles queriam dizer que o nigeriano "era uma besta". Foi nesta altura que no SLB se decidiu investir forte e feio na argentina e no uruguai para não ser mais aldrabado com espanholices.

9. Da proxima vez que jogarmos com os faxineiros o Jesus deve telefonar ao carlos brito no dia da convocatoria para saber se o joão tomás vai jogar. Se a resposta for positiva, devemos convocar também o Humberto Coelho para equilibrar a coisa. Isto de jogar com centrais de 24 anos contra um tipo com 67... não é justo... não é...

10. Ontem fiquei a saber que tinha ganho um bilhete à borla para o jogo de hoje, oferecido pelo Ricardo do Ontem Vi-te no Estadio da Luz (fizeste confusão, não era eu). Por motivos profissionais, fui obrigado a recusar. Hoje, depois de ver o golo do Nolito e o passe do Aimar, na minha cabeça só latejava a pergunta "mas fodasse, haverá algum dinheiro no Mundo que pague o facto de eu não ver isto ao vivo?". Se não fosse patrão pedia já aumento de ordenado...

11.  No final do jogo ouvi 2 corruptos dizerem que o SLB tinha sido beneficiado pelo árbitro... o SLB que tinha acabado de enfardar 5 berlaitadas na boneca dos faxineiros.... parece aquela historia do gajo que mama um garrafão de tinto carrascão de penalty e no final come uma azeitona. Passados 10 minutos vomita-se todo e diz que a culpa é da azeitona que devia estar estragada... orientem-se pah...

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Mecanismos de Solidariedade (texto feito sem pesquisa)

O oporto na edição de hoje, lembrou-se de juntar um jornalista com vontade de meter o polegar direito no cú e um tesoureiro argentino com vontade de comprar um capachinho novo. Sem fazer qualquer pesquisa historico-futebolistica, a mim parece-me que deu merdinha.

Diz o jornalista cujo nome desconheço, que o tesoureiro do rosario central lhe disse que o SLB deve dinheiro do mecanismo de solidariedade ao clube argentino pelas transferências de Di Maria para Madrid e de (atenção à surpresa) Garay para a Luz.

Eu não sou teórico das leis do futebol e por isso não percebo chavinho do mecanismo de solidariedade. Por mim até pode ser daquelas merdas de encher carrinhos de compras e entregá-los à saida do Intermarché. Também não sou historiador, pelo que as minhas pesquisas são brutalmente fraquinhas. Ora, juntando estas coisinhas todas num molho de palavras, eu apenas me pergunto: óh caralho, então o Garay não foi formado no Newell's Old Boys, clube que, dizem as más linguas, até é o rival do rosario central, equipa a quem o Garay marcou o seu primeiro golo oficial?

Se a minha pesquisa brutalmente fraquinha estiver correcta, o único mecanismo solidário a que o rosario central tem direito da parte do SLB é a oferta de um cinto... "cinto muito, mas vocês não têm direito a nada".

Já agora, que se fala de solidariedades, deixo-vos o exemplo perfeito do que é o "rosario central solidario", com a ajuda da wikipédia (não, não me estou a referir ao Mingueis".

"Certa vez, um hospital da cidade de Rosário, interior da Argentina, organizou uma campanha para arrecadar fundos para combater a lepra e convidou os dois clubes da cidade - Rosario Central e Newell's Old Boys - para participar. O Newell's Old Boys concordou em participar, mas o Rosário Central não. Desde esse dia, os jogadores e torcedores do Newell's são chamados de "leprosos", enquanto os do Rosário são chamados de "canallas".

(Uma vez mais informo que a pesquisa feita para este post é absolutamente residual pelo que podem haver enganos gravissimos aqui).

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

E é assim de há 25 anos a esta parte

Uma vez por ano os lagartos têm um dia em que se convencem de que ainda são rivais a sério do SLB. Depois lembram.-se dos outros 364 dias e vêm que é tudo uma ilusão.

É curioso que num ano em que o SLB comemora os 50 anos da conquista de uma Taça dos Campeões Europeus, os lagartos comemorem 25 anos de uma vitória contra nós... diferentes conquistas... diferentes dimensões...

Horizonte da Memória

1. Já passaram quase 2 meses desde a nossa visita ao braguinha do augusto duarte e o alan e o djamal ainda não apresentaram queixa contra o amigo do Balboa e do Zoro pelas ofensas velhacas que estes afirmam terem sido vitimas.

2. Já passou quase 1 mês desde que o pastilhas do lumiar levou na boca na Catedral e os dirigentes deles ainda não apresentaram a gravação que afirmam ter com injúrias gravosas perpetradas pelo nosso Presidente contra o badocha.

3. Já passou quase 1 semana desde que fomos à ilha buscar três pontos e ainda não vi nenhum dirigente ou jogador maritimense declarar publicamente que está orgulhoso da exibição da sua equipa num jogo que perdeu por 0-1.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Resultadismos (ou apenas um post aborrecidamente longo)

A nobre arte do resultadismo desportivo é bem capaz de ser, de entre as coisas subvalorizadas, aquela que mais felicidade trouxe ao Mundo. Quando bem executada agrada aos adeptos do resultadismo, pois são adeptos da arte, tal como aos adeptos do futebol espectaculo porque, mal por mal, ao menos ganhou-se o jogo e não é preciso espetar uma carga de porrada na mulher, o que parecendo que não, é bastante positivo pois é da maneira que se deixam as feridas feitas nos nós dos dedos sarar para dias de piores resultados.

No que respeita ás diferentes vertentes da abordagem ao jogo eu assumo-me como sendo bipolar, tal como sou em quase todos os assuntos mundanos. O próprio facto de me recusar ir ao médico por me considerar saudável e aqui me afirmar bipolar, vem dar razão ao meu argumento. A nível desportivo a minha bipolaridade é bastante útil pois permite-me estar sempre do lado certo: sou resultadista quando não jogamos um tremoço e ganhamos (como agora acontece); sou pelo futebol espectáculo quando não jogamos pincel e perdemos. Basicamente eu posso sempre dizer: pois, era o que eu dizia.

Na essência sou um gajo extremamente resultadista e adepto do futebol pragmático. Se me perguntarem, digo que tenho uma tatuagem na omoplata que diz "Catenaccio4Ever". Pertenço àquele grupo de adeptos que teve 4 orgasmos quando soube que o Trapp era treinador do SLB. Contudo o resultadismo que defendo, deprime-me durante os jogos, pelo que palavrões e pontapés em tudo o que está imovel são procedimentos recorrentes da minha parte, durante um jogo do Glorioso. Portanto, pertenci ao Grupo de Adeptos Incondicionais do Trapp antes e depois dos jogos, ao mesmo tempo que era sócio do Grupo de Adeptos Assobiadores do Trapp durante os jogos.

A minha pancada para com o catenaccio advém da minha admiração pelo Milan holandês dos anos 90, o que só por si é uma incongruência. Para que os mais novos tenham noção desta idiotice, basta dizer que só por 2 vezes Itália viu 2 coisas absolutamente antagónicas coexistirem num mesmo espaço físico durante um determinado espaço de tempo: Milan e catenaccio no futebol italiano na primeira metade dos anos 90; Sua Santidade o Papa e a stripper/escritora do papa pitas no Vaticano durante 10 minutos em 2003. Mas eu adorava o jogo daquele Milan (holandeses defensivos... só eu catano, só eu) e tinha ouvido dizer que os italianos tinham o catenaccio (na altura a informação não era tão acessível como agora). Portanto eu passei a adorar o futebol matreiro e resultadista. Basicamente eu dizia "sim senhores Milan do Gullit, Van Basten e Rijkaard" e "não senhores à Holanda de Gullit, Van Basten e Rijkaard" (como sempre direi a uma equipa que tenha alguém chamado Van Tigelen)... era esperto eu...e a mania ficou.

Falo destes 2 exemplos, porque pretendo chegar ao SLB de Jesus. O actual treinador do SLB chegou ao clube alçapremando-se no epiteto de "Cruijf da Amadora" adepto do futebol ofensivo. Chegou e começou a atropelar gente com futebol de ataque na primeira metade do campeonato. na segunda metade e especialmente após braga, viu que precisava ter um pouco mais de cuidado e passou a dar redea larga nos jogos pequenos e a encurta-la nos jogos grandes (braga e lagartos na Luz são disso exemplo). Chegou ao fim campeão e a malta viu nele a reencarnação de Eriksson, mesmo tendo em conta o bigode demasiado ralo do Di Maria quando comparado com a farfalhudês do lábio superior chalaniano. Veio a 2ª epoca e ele achou que Eriksson estava obsoleto e tratou de dar uma de Camacho, com futebol de ataque à holandesa suportado por uma dinâmica defensiva digna de umas Ilhas Tonga. Os resultados por acaso acabaram por ser à fernando santos "ai ai ui ui que estamos a lutar para ganhar tudo.... mas na realidade não estamos a lutar para ganhar nada". E eis-nos chegados ao SLB de Jesus III...

Para este ano, JJ mandou às malvas  tudo o que lhe pudesse trazer à ideia o Jota holandes e olhou para Itália como o modelo a seguir. Tratou de arranjar um guarda redes que tem noção de como fazer uso adequado do par de luvas que tem nas mãos; aproveitou a venda de um jogador para arranjar um central tecnicista sem a mania que é Aimar; e viu que por muito que Javi Garcia tivesse um penteado espectacular, capilarmente o meio campo do SLB estava em défice acentuado, garantindo Witsel para a função. Com 3 passinhos apenas, JJ fez a equipa de sonho de qualquer resultadista que se preze, e colocou-a a jogar um futebol falho de entretenimento (já há quem leve desfibrilhadores para o estádio), como se pede a qualquer equipa resultadista, que, cumprindo a sua sina, vai ganhando jogos quando vê que os pode ganhar e empatando quando vê que os pode perder. E é este último ponto que a mim me dá esperanças de titulos: JJ já sabe quando corre o risco de perder!!!

No seu todo, este post pode ser um longo, obtuso e destrambelhado aplauso ao fracasso e a falta de ambição? Pode concerteza, mas também este apenas reflecte a minha opinião antes e depois de uma vitória. Durante o jogo quero é futebol espectáculo.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Só com o SLB...

... é que se discute a legalidade de um golo por causa de uma falta supostamente cometida 2 minutos antes da bola beijar a rede (isto claro, depois de terem visto que a teoria do fora de jogo era demasiado pateta para ter seguimento).

domingo, 11 de dezembro de 2011

marêteme 0-1 SLB

1. Boas noticias para a troika. Finalmente começam-se a ver poupanças na madeira. Para começar, estão a poupar na iluminação do estadio dos barreiros. Ainda há quem se admire de o Cardozo ter falhado aquele golo... fodasse às escuras é complicado. Parece-me que havia mais luz nas 3 paragens de braga aquando da nossa visita do que nos barreiros nestes 2 jogos. Talvez tenham gasto todo o orçamento destinado a electricidade nas iluminações de Natal.

2. Alvoroço na sede da NASA nos EUA. Fotografias de satelite demonstram a existência de milhares de pequenos planetas na zona de Portugal. Cá para mim, quando fizerem zoom às fotos vão ver que os pequenos planetas são apenas os grandes melões em que se transformaram as cabeças de todos os assobiadores do Cardozo. Já estavam todos a festejar o falhanço do ano e o Tacuara dá mais 3 pontos ao Glorioso.... tenho a certeza que houve ai muito bom benfiquista que preferia o 0-0 a um golo do Óscar.

3. Aprecio sobremaneira jogadores pragmáticos, mas ainda aprecio mais os inteligentes. Por isso gosto muito de Aimar, de Saviola e hoje... de Cardozo. O paraguaio foi o único jogador do SLB que aprendeu com os erros do jogo da Taça. Por ter visto que na nossa derrota na ilha jogamos bem ate ao nosso golo e depois adormecemos é que ele se recusou a marcar na 1ª parte e deixou a estocada final para os últimos 5 minutos a ver se lá atrás ninguém tinha tempo de se deixar dormir.

4. Cada vez gosto mais do Garay. Um gajo que consegue liderar uma defesa com Jardel e Emerson de forma a fazer 180 minutos seguidos, para o campeonato, sem levar nenhuma bomboca, tem que merecer o respeito de todos os adeptos. Para agravar, o Maxi está a defender tão mal que já há quem diga que ele tem ficado no mesmo quarto do Emerson nos estágios..

5. Jardel voltou a abrir uma cabeça. Desta vez foi a dele. Já deve ser a 3ª ou 4ª que abre desde que chegou ao SLB, portanto em menos de 1 ano. O tipo gosta tanto de fazer sangue que já desconfio que nasceu na Transilvânia. Aliás, um momento inesquecivel é o Javi a caminhar para a linha lateral com o massagista, após ter sido atropelado pelo Jardel (e baba), a apontar para o brasileiro e a dizer "é parvo"... pois é Javi, e nem é preto...

6. Olberdan se jogasse em Inglaterra podia almejar a uma carreira em Holywood no final da carreira. Comparando com ele, o Vinnie Jones é um pé-de-salsa... um caguinchas... uma gaja.... dasse caganda sarrafeiro. Quando o vejo jogar estou sempre em suspense para ver quando é que o tipo saca de uma moca com bicos. É que nem me lembro de ver jogos com este tipo em campo em que ele não tenha visto, pelo menos um amarelo. Este é daqueles que nunca vai pedir um autografo ao bruno alves... o neerdental é que lhe vai pedir a ele.

7. Anda muita poncha a circular ilegalmente pela madeira. Neste momento, se fizerem o teste do balão ao pedro martins, aquilo vai acusar para cima de uma quantidade.... fora de jogo do Cardozo... a não ser que aquela regra do "se a bola for passada por um defensor, não há fora de jogo" só se aplique caso não seja a favor do SLB. Porque vendo as imagens, quando há o remate do Nolito, estão 11 jogadores do marêteme a meter o Cardozo em jogo. Sim, 11 jogadores, não é gralha, que ele está tão em jogo que ate o olberdan lhe deve estar a dar legalidade. pedro, não sei se é da coral ou da poncha, mas.... o primeiro passo para a cura é admitir o problema... uma abraço e muita saudinha.

8. Normalmente olho para aquela teoria do "contra 10 jogadores às vezes é mais complicado" com escárnio e até gozo. É o tipo de teoria que costumo associar a lagartos acabados de levar no focinho de 10 ou 9 jogadores. Mas hoje vou abrir uma excepção e concordar que para o SLB é mais complicado jogar contra 10... digamos que é a tipica dificuldade que se tem quando estamos perante situações que são novidade. É como jogar com o Emerson, é difícil porque não estamos habituados a jogar sem lateral esquerdo.

9. É castiça a dinâmica do "para onde vai o vento" que se utiliza em Portugal para caracterizar situações idênticas vividas por gentes diferentes. Quando o SLB ganha por 1 golo de diferença... foi patético e sem alma... quando outros obtêm o mesmo resultado são exibições de garra e querer. Já agora, pegando em teorias recentemente veiculadas por este pais fora, amanha não faltarão jogadores madeirenses a twitarem e facebookarem todo o seu orgulho, alegria e moral pelas derrotas pela margem minima obtidas este fim de semana. Os palermas que ganharam em casa do 4º classificado é que devem estar cá com uma mona amanha...

10. Um dos grandes erros dos portugueses é terem a mania de "ler na diagonal", o que bastas vezes faz com que a malta leia o que não interessa e passe ao lado da punch line. Aparentemente, isto tem acontecido nos últimos sorteios dos campeonatos profissionais, onde toda a gente tem lido que uma das condicionantes ao dito sorteio ser "um clube não pode defrontar clubes grandes em jornadas consecutivas", diagonalizando de tal forma que ninguém reparou que a frase continua com "...a não ser que primeiro defronte o SLB e depois os corruptos". Só este ano já tivemos o gil a ir ao ladrão após receber o SLB, o olhanense a receber os corruptos após ir à Catedral, o braguinha a ir ao ladrão após receber o Glorioso e iremos ter o maritimo no ladrão após ter levado no focinho do SLB.... ah, vai ao ladrão ser o meio campo... pormenores de somenos...

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Latin'America

1. Enzo Perez parece ter afirmado à imprensa da argentina que já informou os dirigentes do SLB que quer regressar ao estudiantes em janeiro porque (reparem bem)... tem sido pouco utilizado no Glorioso... se isto é verdade é empandeira-lo já.

2. Maxi Pereira não desemerda o raio da renovação. Uns dias esta para renovar, noutros já renovou e logo a seguir a renovação esta dificil. independentemente do que diz a imprensa, a verdade é que o contrato dele continua a terminar no final deste ano e o empresario dele continua a ser o paco casal. Ou se despacha esta merda até 31 de dezembro ou é empandeira-lo já (independentemente de quem é a culpa).

Foda-se estes de certeza que andam a abusar no mate.

Adeus à neutralidade suiça

Os suíços são uns sonsos de merda, com a mania que são anjinhos, que não fazem mal a ninguém, neutros e tal. São um paiszeco com cerca de 40.000km2 e uns reles 8 milhões de habitantes, que nem conseguem falar todos a mesma língua, a quem nunca ninguém aponta o dedo mas que estão com os bolsos cheios de bagalhoça enquanto o resto do Mundo está nas lonas e que insiste em aumentar o tamanho dos Toblerones, numa manobra que eu considero premeditada, a fim de nos engordarem a todos a ponto de nos deixarem imóveis, para depois poderem conquistar o Planeta com meia dúzia de soldados.

Esta treta de os suiços serem o orgulho de qualquer avó a mim já me cheirava a chalaça da grossa. Toda a gente me diz que eu não jogo com o baralho todo, mas esta semana tive a confirmação de que eu é que tenho razão: como se pode apelidar de neutral um país cujo clube mais representativo só precisa de 90 minutos para fazer com que em Portugal deixem de olhar para o Man. United como uma trupe de jogadores suplentes, velhos, acabados e em fim de vida (imagem criada após 180 minutos contra o SLB), para os passar a ver como uma super potência Mundial de nivel tão avassalador que só a sua presença já justifica que a Liga Europa passe a ser denominada de Champions, colocando-se inclusive na mesa, uma moção para que sejam trocados os logotipos entre as duas competições.

Na verdade, este novo olhar sobre o campeão inglês não é unânime na nobre Lusitânia. Aliás, os únicos apologistas desta teoria são mesmo uma minoria afecta a um clube que, não conseguindo entrar na discoteca para maiores de 16 anos, tenta transformar a sua festa do pijama numa coisa para adultos. Bom diga-se de passagem que para eles isto já é uma evolução, pois eles ficaram mais conhecidos por entrarem neste tipo de competições com BI's falsos, ou não estivéssemos nós a falar de uma das primeiras equipas da história a disputar a Taça dos Campeões sem ostentar o titulo de campeão nacional.

(Im)preparação fisica ou como terminar com o assunto Taça por aqui

De cada vez que o SLB não ganha uma peladinha, a principal critica a que os adeptos se agarram é à rotatividade do plantel: se perdermos com a equipa titular é porque o bronco do Jesus não poupa jogadores e eles estão derreados; se perdemos com a equipa suplente é porque o cromo do Jesus não tinha nada que poupar jogadores porque os proximos jogos são simples.

Foi dentro desta dinâmica que a malta se atirou ao JJ após a eliminação da Taça, porque ele não tinha nada que poupar jogadores quando o jogo seguinte era contra os trolhas e já não contava para (quase) nada (excusados erá dizer que depois da vitoria por 1-0 toda a gente mandou vir com o homem do banco porque era um jogo importante e que deviamos ter goleado). Para mim, humilde e modesto blogger mais inteligente e futebolisticamente mais conhecedor da Gloriosasfera, o pessoal está a ver a coisa meio distorcidamente.

Penso que o grande erro no "processo mareteme da madêra" é o facto de a malta analisar a poupança de jogadores numa perspectiva de "com quem jogamos ontem, com quem jogamos hoje e com quem iremos jogar amanha", portanto uma perspectiva de horizonte curto. Não critiquei a poupança da Taça pois vejo a coisa mais numa perspectiva de "com quem jogamos este mês, com quem jogamos hoje e com quem iremos jogar nos próximos 2 meses".

É certo que a seguir ao mereteme o SLB defrontava os trolhas, mas o pessoal esqueceu que no espaço de 1 mês o SLB jogou com (isto de cabeça que não tenho tempo para pesquisas): braga (fora), naval (pantano), 2º classificado do nosso grupo (casa), man united (fora) e pastilhas do lumiar (casa). Isto metendo ainda uma jornada de selecções com jogadores a fazer viagens trans-atlânticas. Se não há aqui razões para poupanças...

Se formos olhar no sentido inverso, neste mês o SLB teria um calendário bastante mais folgado (que ficou ainda mais folgado depois da eliminação), mas mais exigente fisicamente (não percebo de preparação física, mas sou desta opinião) pois inclui o raio da paragem de Natal, onde ano após ano, alguém chega tarde, ou vem gordo ou tem o filho em casa de birra porque não gostou da prenda de natal. Para piorar o cenário, o que vem a seguir a Dezembro é um mês com 6 jogos, noticias de entradas e saidas a que se juntam as fortes previsões de Furacão Capdevilla (sim, eu acredito que quando ele se apanhar fora do SLB vai falar ainda mais do que o empresário dele nos ultimos 4 meses).

Posto isto, sou obrigado a ir contra a maré e ser da opinião de que o JJ fez bem em poupar jogadores na visita ao mareteme, até porque se andamos a cantar aos 7 ventos que temos um plantel equilibrado e forte, só temos é que o demonstrar em campo utilizando esses jogadores. E diga-se de passagem que suplentes como Eduardo, Amorim, Nolito, Saviola e Rodrigo não podem ser vistos como refugo de loja dos chineses.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

SLB 1-0 trolhas e serventes (sai um titulo xenófobo para a mesa do canto)

1. O SLB - otelul foi o jogo da Champions com maior audiência televisiva desta época. De todos os telespectadores, 20% eram benfiquistas a ver o seu clube terminar invicto a fase de grupos e 80% eram portistas a matar saudades dos jogos de Champions. Podem é agradecer o cuidado que o SLB teve em vos proporcionar um jogo de nivel de Liga Europa, para vocês se irem habituando.

2. Se há gajo em todo o Mundo cuja carreira tem sofrido quedas abruptas no último ano, esse gajo é o Garay. Há 1 ano dividia a zaga do real madrid com o carvalho, depois veio para o SLB e começou a dividir o centro da defesa com o Luisão. Neste momento já tem como parceiro o Jardel.... do mal o menos, se tivesse ido para os lagartos, agora era colega do polga.

3. Emerson como jogador faz-me lembrar a cara da Esméria (aquela do nuno gomes). O gajo não é mau, é mesmo horrível. palavra de honra que há ali alguns momentos em que eu tenho um bocadinho de saudades do escalona.... vá do rojas.... humm talvez só do hadrioui...

4. Artur ultimamente anda a arriscar um bocadinho no jogo de pés. É verdade que tem mais técnica que o luis filipe, mas às vezes fica ali três quartos meia de meter água. Fica já aqui a promessa, se meteres água a jogar com as patas, passas de Artur'homme para Artur'guiaro (um abraço para o melhor central corcunda da história do SLB).

5. Já aqui disse que sou supersticioso com o SLB e a mim também me parece que o Jesus é. Por isso não entendi a falta do cachecol do SLB no seu pescoço. Jota, desta vez levas só falta de material, mas á 3ª vez é mesmo falta no livro de ponto e vais ao conselho directivo.

6. O minuto 57:17 do jogo de ontem vai ficar para a história do futebol: neste minuto o Witsel perdeu uma bola. Não sabia que isso também podia acontecer. Já agora, só um aparte: há velhotes que quando se fala de SLB dizer "ahh meus meninos, eu estive lá na Luz no primeiro jogo do Eusébio contra o atlético. Estava um briol do catano e ele meteu 3 bombocas". Pois bem, com as devidas diferenças, eu daqui a uns anos vou poder dizer "ahh meus meninos, eu estive lá no estadio do algarve quando o Witsel se estreou. Estava um calor do catano e o Cardozo meteu uma bomboca".

7. Não recrimino os romenos pelo golo sofrido. Por muitos videos que pudessem ter visto, nada fazia prever uma coisa daquelas: centro do McGaitan com .... pé direito e finalização do Cardozo com ... pé direito. De qualquer forma, não se preocupem... na vossa próxima visita nós iremos cantar o "tenham cuidado, ele é perigoso, ele é o Oscar Tacuara Cardozo" em romeno para vocês não serem apanhados tão desprevenidos.

8. Os goleadores do SLB este ano têm funcionado por fezadas e sempre em momentos distintos: no inicio da época foi o Nolito que andava com uma galga descomunal, depois apareceu o Bruno Cesar cheio de pica, finalmente foi o Rodrigo que teve uma tesão do caralho (ehr, onde ela ate costuma ser). Todos estes se transformaram em super ídolos da galera, mas fecharam a loja no que respeita a golos. Agora, há um que desde o inicio da época vem mantendo regularidade na arte de chutar chinchas para a rede e não há maneira de a malta olhar para ele com olhos de ver... quem é quem é?

9. Temos que ser sinceros, o SLB ontem não jogou um caroço. Aliás, nos últimos jogos esta tendencia tem-se repetido. Temos que começar a jogar mais qualquer coisinha JJ, é que nem todas as equipas são do nivel destes romenos ou dos lagartos...

10. Agora vem lá mais um sorteio e para mim devia sair uma equipa forte que nós temos muito a tendencia de sermos fortes contra os fortes e fracos contra os fracos. Para além do mais, temos equipa para qualquer dos 2ºs e se conseguirmos eliminar um Milan (por exemplo) que esta mais para o nivel de um Man United do que dum real madrid, ganhamos moral para o resto da epoca.

11. Portanto, o "árbitro" do ajax-real é que vai arbitrar o SLB na madeira, certo? Pois...

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A não menosprezar

Amanhã o SLB pode-se tornar a primeira equipa portuguesa a terminar 2 fases de grupos da Champions League sem derrotas. A primeira foi em 94/95 (corruptos só alcançaram tal desiderato por 1 vez).

Oi?

"Não está correcto que um clube eliminado da Champions seja repescado para a Liga Europa"
um qualquer treinador dos corruptos 2010/11 (principal ou adjunto... só o papa pitas sabe)

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Uma pequeninissima mea culpa

Desde muito novo que me afirmo como sendo alguém que "não é supersticioso porque isso dá azar", sendo esta a frase chave de um supersticioso. Por ser assim é que fiz os meus exames de código e de condução envergando por dentro do casaco uma camisola do SLB, muito pequena, diga-se de passagem. Já agora, usei por baixo do casaco porque tive medo que os examinadores fossem lagartos ou corruptos e vissem ali uma boa razão para me obrigarem a ir para o trabalho de bicicleta e para mim as bicicletas são como as bolas de futebol, usam-se por desporto ou recreio, mas leva-las para o trabalho é bizarria a mais, especialmente se isso implicar molas da roupa a segurar bainhas de calças.

Já quando jogava à bola em clubes miticos como o Almancilense ou o Louletano eu era bastante supersticiosos(fui a transferência que agitou o mercado de iniciados quando fui para Loulé, recusando os infantis do Quarteirense, alegando uma razão muito válida: ao contrário do que eles pensavam, eu já era iniciado, mesmo tendo altura de pré-escola): entrava em campo sempre com o pé esquerdo (era mais para ser do contra) e nunca utilizava caneleiras (era guarda redes e jogava de calças, era fácil esconder a falta de protecção e quando comecei a jogar estas não eram obrigatórias e o Vata também não usava) sendo que esta mania me valeu o único amarelo que vi em toda a minha vida (vermelhos em torneios e maratonas de futsal é que lhe perdi a conta... sempre me dei mal com o mundo selvagem dos torneios de bairro ou com torneios inter-cursos da UALG). Numa bela manhã de sabado, num jogo com o São Luis de Faro cometi um penalty por pregar uma pranchada num adversario num lance perigosissimo para a minha baliza, portanto no canto inferior esquerdo da minha área (sim junto à linha de fundo... mas eu vi perigo naquilo). Como todos os craques, espetei uma pazada no adversário mas fui eu que tive que ser assistido. Quando levantei a calça para levar com o spray milagroso, que desconfio que na altura coma  crise que o clube atravessava, era só DumDum, ouvi uma exclamação feliz do árbitro "então o sr. guarda redes não tem caneleiras?" (tinha 13 ou 14 anos, metro e meio de altura e fiquei de peito cheio por alguem se dirigir a mim utilizando a palavra "senhor"). Vai daí e amarelo para o desprotegido e mais 5 minutos de paragem no jogo para eu meter umas caneleiras emprestadas.

Ora serve toda esta introdução para dizer que também com os jogos do SLB eu sou extremamente supersticioso: não publico posts em dia de jogo (já tinham reparado, não já?? Ai não?...ok...), vou ver sempre ao mesmo sitio e tento ver sempre na mesma TV (onde vejo até há um ecrã gigante, mas eu continuo fiel à TVzinha de dimensões quase de tv de quarto) e..... não bebo nada durante o jogo. Antes e depois bebo, não muito porque sou rapaz de poucos liquidos, mas ainda me autorizo a beber. Durante é que não, pois sei que dá merda. E é aqui que a porca torce o rabo....

Na passada 6ª feira, via eu a 2ª parte do SLB com os madeirenses quando o meu colega de mesa se vira para mim e diz "bom isto esta uma seca de jogo, vai uma mini?". Ainda hesitei, mas pensei "o jogo está decidido... esta a ser uma seca... e as superstições dão azar"... Depois... bem depois veio a puta da coincidência que me faz ser supersticioso. Acabo de beber o 1º gole de cerveja e o SLB sofre o 1º... amigos, isto é exactamente verídico e sem efeitos especiais para apimentar a história. Ainda nem a garrafa estava pousada na mesa e o roberto sousa faz o golo da vida dele.... ele há merdas que nem explicadas pelo Hawkins eu entendo. Escusado será dizer que depois bebi a cerveja a abrir, mas já era tarde, EU já tinha fodido a permanência do SLB na Taça de Portugal...."ser supersticioso dá azar" dizem eles...

PS - quando era mais novo e os jogos raramente davam na TV, a minha superstição era ver o Desporto 2 (se é que era assim que se chamava) durante os jogos, até porque a cada golo que havia durante a jornada, ia aparecendo a informação no programa (lembro-me de uma epoca em que a cada golo abria uma caixa vertical meio transparente no ecrã com as bandeiras dos clubes e o evoluir do marcador). A última vez que acompanhei assim um jogo do SLB foi nos 2-5 de setubal em 93/94. Nada como levar 5 na boca para escavacar com uma superstição.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Momento extra-SLB

Não sou o tipo mais perspicaz do Mundo, mas deixem lá ver se eu entendi: o "palhaço do Sobral" de que o choramingas falava não é o Sobral do Maisfutebol, mas.... o enviado do Maisfutebol não pôde entrar na conferência de imprensa lagarta esta tarde....

Ai o meu canário...

Estava a achar muita piada áquela história de os corruptos não pagarem ordenados às modalidades, mas agora já começo a ficar preocupado. Alguém que os ajude, por favor.

"Devido á crise que se instalou no país deixei de ser profissional. Estou a colaborar com o meu pai na empresa dele de construção civil. Quem necessitar de remodelações é favor contactar"

reinaldo ventura no facebook (frase roubadissima ao Benfiliado)
Ajudem-nos por favor... estes corruptos de merda não pagam aos seus atletas e estes vêm-me fazer concorrência!!!! Dasse dediquem-se à prostituição que para isso o vosso clube nunca tem falta de guita.

sábado, 3 de dezembro de 2011

Uma derrota colocada em perspectiva

Sempre que o SLB perde eu fico fodido e mal durmo, seja uma derrota no campeonato, na Taça, na Taça da Liga na Champions ou particulares. Gosto de ver o SLB ganhar e gosto de festejar títulos, mas há uns que gosto mais que outros.

Quando penso nas competições mais importantes na epoca, lembro-me smepre do campeonato e da competição europeia que disputamos. Nestas competições as derrotas doem-me a triplicar. Pode ser criticavel a minha opinião, mas não tenho grande apreço pela Taça nem pela Taça da Liga. Gosto de as conquistar? Claro que sim. Quando o SLB as conquista saio em romaria para a rua? Não.

Entendo que apelidem a Taça de "festa do futebol português", mas não a sinto como tal. Para mim a verdadeira festa do futebol português é a festa da conquista do titulo de campeão e é nessa que me desvario completamente da marmita. Talvez me flipasse mais numa conquista europeia, mas por enquanto ainda só vi presenças em finais, portanto não tenho termo de comparação. Agora uma Taça de Portugal ou uma Taça da Liga são, para mim, competições menores e não as vejo com grande entusiasmo.

Tudo isto apenas para dizer que, sim senhores, fiquei fodidissimo com a derrota de ontem, mas ficava mais fodido se tivéssemos ganho ontem e perdêssemos no próximo fim de semana para o campeonato. E muito sinceramente, desde que a nossa equipa saiba identificar os erros de ontem, penso que o nosso último resultado nos poderá ter garantido 3 pontos na nossa próxima visita aos barreiros, já na próxima jornada do campeonato nacional. E convenhamos, esta é que é a competição mais importante da época.

Jogo para não esquecer

Este é um daqueles jogos cujo resultado deve ficar afixado no nosso balneário o resto da temporada, com o titulo: Desleixo e Sobranceria dão nisto.

PS - agora Jesus é culpado por rodar a equipa. Na época passada era culpado por não rodar a equipa. Rrealmente estes treinadores que ganham jogos e títulos estão sempre a mais no SLB... o Trapattoni que o diga... ah bons velhos tempos dos Camachos e dos Chalanas.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

De olhos bem fechados

Segundo os comunicados oficiais dos corruptos, em Julho danilo custou 13 milhões, em Outubro 16 milhões e em Novembro 18 milhões. Neste momento, ninguém pode garantir que não tenha custado 25 milhões.... Entretanto na CMVM... está tudo espectacularmente bem. Afinal de contas, comunicados oficiais duvidosos acerca de valores pagos por atletas efectivamente contratados são bem menos preocupantes do que rumores de jornais sobre atletas que talvez um dia possam vir a ser contratados.