terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Resultadismos (ou apenas um post aborrecidamente longo)

A nobre arte do resultadismo desportivo é bem capaz de ser, de entre as coisas subvalorizadas, aquela que mais felicidade trouxe ao Mundo. Quando bem executada agrada aos adeptos do resultadismo, pois são adeptos da arte, tal como aos adeptos do futebol espectaculo porque, mal por mal, ao menos ganhou-se o jogo e não é preciso espetar uma carga de porrada na mulher, o que parecendo que não, é bastante positivo pois é da maneira que se deixam as feridas feitas nos nós dos dedos sarar para dias de piores resultados.

No que respeita ás diferentes vertentes da abordagem ao jogo eu assumo-me como sendo bipolar, tal como sou em quase todos os assuntos mundanos. O próprio facto de me recusar ir ao médico por me considerar saudável e aqui me afirmar bipolar, vem dar razão ao meu argumento. A nível desportivo a minha bipolaridade é bastante útil pois permite-me estar sempre do lado certo: sou resultadista quando não jogamos um tremoço e ganhamos (como agora acontece); sou pelo futebol espectáculo quando não jogamos pincel e perdemos. Basicamente eu posso sempre dizer: pois, era o que eu dizia.

Na essência sou um gajo extremamente resultadista e adepto do futebol pragmático. Se me perguntarem, digo que tenho uma tatuagem na omoplata que diz "Catenaccio4Ever". Pertenço àquele grupo de adeptos que teve 4 orgasmos quando soube que o Trapp era treinador do SLB. Contudo o resultadismo que defendo, deprime-me durante os jogos, pelo que palavrões e pontapés em tudo o que está imovel são procedimentos recorrentes da minha parte, durante um jogo do Glorioso. Portanto, pertenci ao Grupo de Adeptos Incondicionais do Trapp antes e depois dos jogos, ao mesmo tempo que era sócio do Grupo de Adeptos Assobiadores do Trapp durante os jogos.

A minha pancada para com o catenaccio advém da minha admiração pelo Milan holandês dos anos 90, o que só por si é uma incongruência. Para que os mais novos tenham noção desta idiotice, basta dizer que só por 2 vezes Itália viu 2 coisas absolutamente antagónicas coexistirem num mesmo espaço físico durante um determinado espaço de tempo: Milan e catenaccio no futebol italiano na primeira metade dos anos 90; Sua Santidade o Papa e a stripper/escritora do papa pitas no Vaticano durante 10 minutos em 2003. Mas eu adorava o jogo daquele Milan (holandeses defensivos... só eu catano, só eu) e tinha ouvido dizer que os italianos tinham o catenaccio (na altura a informação não era tão acessível como agora). Portanto eu passei a adorar o futebol matreiro e resultadista. Basicamente eu dizia "sim senhores Milan do Gullit, Van Basten e Rijkaard" e "não senhores à Holanda de Gullit, Van Basten e Rijkaard" (como sempre direi a uma equipa que tenha alguém chamado Van Tigelen)... era esperto eu...e a mania ficou.

Falo destes 2 exemplos, porque pretendo chegar ao SLB de Jesus. O actual treinador do SLB chegou ao clube alçapremando-se no epiteto de "Cruijf da Amadora" adepto do futebol ofensivo. Chegou e começou a atropelar gente com futebol de ataque na primeira metade do campeonato. na segunda metade e especialmente após braga, viu que precisava ter um pouco mais de cuidado e passou a dar redea larga nos jogos pequenos e a encurta-la nos jogos grandes (braga e lagartos na Luz são disso exemplo). Chegou ao fim campeão e a malta viu nele a reencarnação de Eriksson, mesmo tendo em conta o bigode demasiado ralo do Di Maria quando comparado com a farfalhudês do lábio superior chalaniano. Veio a 2ª epoca e ele achou que Eriksson estava obsoleto e tratou de dar uma de Camacho, com futebol de ataque à holandesa suportado por uma dinâmica defensiva digna de umas Ilhas Tonga. Os resultados por acaso acabaram por ser à fernando santos "ai ai ui ui que estamos a lutar para ganhar tudo.... mas na realidade não estamos a lutar para ganhar nada". E eis-nos chegados ao SLB de Jesus III...

Para este ano, JJ mandou às malvas  tudo o que lhe pudesse trazer à ideia o Jota holandes e olhou para Itália como o modelo a seguir. Tratou de arranjar um guarda redes que tem noção de como fazer uso adequado do par de luvas que tem nas mãos; aproveitou a venda de um jogador para arranjar um central tecnicista sem a mania que é Aimar; e viu que por muito que Javi Garcia tivesse um penteado espectacular, capilarmente o meio campo do SLB estava em défice acentuado, garantindo Witsel para a função. Com 3 passinhos apenas, JJ fez a equipa de sonho de qualquer resultadista que se preze, e colocou-a a jogar um futebol falho de entretenimento (já há quem leve desfibrilhadores para o estádio), como se pede a qualquer equipa resultadista, que, cumprindo a sua sina, vai ganhando jogos quando vê que os pode ganhar e empatando quando vê que os pode perder. E é este último ponto que a mim me dá esperanças de titulos: JJ já sabe quando corre o risco de perder!!!

No seu todo, este post pode ser um longo, obtuso e destrambelhado aplauso ao fracasso e a falta de ambição? Pode concerteza, mas também este apenas reflecte a minha opinião antes e depois de uma vitória. Durante o jogo quero é futebol espectáculo.

9 comentários:

lawrence disse...

Cum catano!
Vou dormir bem disposto!

Tanque Silva disse...

Acabamos de te adicionar. Um abraço benfiquista desde Leiria.
www.oeternobenfica.blogspot.com

Anónimo disse...

(PENAJ) Pois! temos duas coisas em comum...Benfica e o prazer de nos lermos mutuamente todos os dias! Pragmatismo em JJ é a cereja em cima do bolo. Concordo com JJ saber quando pode perder mas a minha segurança some quando ele coloca o Emerson a jogar... é MUITO FRACO! Já agora sugiro uma votação pra definir o "pé de tijolo" de sempre no Benfica!!!

Marshall disse...

Certo. No entanto essa nova abordagem do JJ, do ponto de vista do resultadismo, vale tanto ou menos que a da época passada(onde havia a tal "dinâmica ofensiva") se não ganharmos nenhum título.

O problema é que o Benfica padece do mesmo problema que tu, Constantino. Agravado pelo facto de alterar o estado de espírito durante os 90 minutos e não de jogo para jogo. É que, ultimamente, começamos o jogo a poder ganhá-lo tranquilamente e terminamos a correr risco de o perder. E não começa esta abordagem a fracassar, quando em jogos deste tipo que referi, acabamos mesmo por perder?

A época passada era o 80. Esta é o 8. Com o JJ não há meio termo. E se, em alguns jogos, eu compreendo essa abordagem e até aplaudo, noutros, chega a ser exasperante.

Isto tudo para concluir que a bipolaridade faz parte da natureza humana. Principalmente dessa estirpe que é o adepto de futebol :)

Abraço.

P. Cardoso disse...

Como portista duas coisas (que até podem ser duas e meia, ou zero, vamos ver):
1. O JJ é um treinador do camandro. Quantas vezes o SLB (ou o porto desde q o pintinho entrou) teve um treinador 3 anos seguidos?

2. Há quanto tempo o SLB não era campeão/jogava um futebol aceitável?
foi campeao há dois anos, ficou em segundo e foi às meias da ligue europe o ano passado.

3. O JJ é um treinador habituado a amadoras que disse: "campeao pelo braga só na playstiaan - ou algo deste género". Pelo que penso que custou-lhe habituar-se a tar numa equipa grande. Mas habitou.se e o trajecto deste ano na "champinhons league" mostra isso.

4. A Qualidade dos jogadores do SLB têm melhorado sobremaneira. Há uns 4 anos eu dizia que do SLB no Porto só queria o Cardozo. Hoje também queria o Garay. E isso é uma das coisas que ajuda o JJ e o SLB.

5. Espero que haja mts benfiquistas a assobiar o cardozo e o JJ. Só vos desejo um quique flores e um Kardec.. (ou aquele gajo que veio emprestado do Inter q n me recorda o nome. Era preto de merda como o alan).

6. O Jesus continua a fraquejar nos jogos grandes (por exemplo contra o billas boas o ano passado.) mas o mourinho é bem capaz de perder os 2 jogos contra o barça e ser campeao. e o Jesus vai ser campeao, sem perder contra o vp.

Mr. Shankly disse...

Bom post, e pensando bem nisso acho que tens razão e resumiste bem o que eu penso (mas só agora é que descobri que penso): Resultados depois do jogo, espectáculo durante. Is it too much to ask? If it's too much to ask then send me a son...
Divago.
Fiquei confuso com a parte do Milan. Achas que o Milan do Sacchi praticava catenaccio, ou pensavas isso na altura e depois passou-te? Fiquei na dúvida, mas a culpa pode ser minha, tenho um défice de atenção, como se viu acima com a intromissão dos Arcade Fire.

luis disse...

vais-me desculpar, ou não, mas eu quero mais é que o "milan vá pá puta que o pariu",foda-se vir falar de uma equipe que ganhou do BENFICA.Para com as drogas.
SLB ATÉ NO INFERNO

dezazucr disse...

Não me importo de sofrer como o catano todos os 90m desde que ganhe o campeonato.
O campeonato do Trapp foi dos que mais gozo me deu.
Mas se não ganhamos... ui...

DeVante disse...

Excelente post!!!

Os mesmo que hoje criticam o Jesus foram os mesmos que o criticavam na época passada por não saber segurar resultados...

Mas sim, não gosto do Emerson nem deste Bruno César...