segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Uma pequeninissima mea culpa

Desde muito novo que me afirmo como sendo alguém que "não é supersticioso porque isso dá azar", sendo esta a frase chave de um supersticioso. Por ser assim é que fiz os meus exames de código e de condução envergando por dentro do casaco uma camisola do SLB, muito pequena, diga-se de passagem. Já agora, usei por baixo do casaco porque tive medo que os examinadores fossem lagartos ou corruptos e vissem ali uma boa razão para me obrigarem a ir para o trabalho de bicicleta e para mim as bicicletas são como as bolas de futebol, usam-se por desporto ou recreio, mas leva-las para o trabalho é bizarria a mais, especialmente se isso implicar molas da roupa a segurar bainhas de calças.

Já quando jogava à bola em clubes miticos como o Almancilense ou o Louletano eu era bastante supersticiosos(fui a transferência que agitou o mercado de iniciados quando fui para Loulé, recusando os infantis do Quarteirense, alegando uma razão muito válida: ao contrário do que eles pensavam, eu já era iniciado, mesmo tendo altura de pré-escola): entrava em campo sempre com o pé esquerdo (era mais para ser do contra) e nunca utilizava caneleiras (era guarda redes e jogava de calças, era fácil esconder a falta de protecção e quando comecei a jogar estas não eram obrigatórias e o Vata também não usava) sendo que esta mania me valeu o único amarelo que vi em toda a minha vida (vermelhos em torneios e maratonas de futsal é que lhe perdi a conta... sempre me dei mal com o mundo selvagem dos torneios de bairro ou com torneios inter-cursos da UALG). Numa bela manhã de sabado, num jogo com o São Luis de Faro cometi um penalty por pregar uma pranchada num adversario num lance perigosissimo para a minha baliza, portanto no canto inferior esquerdo da minha área (sim junto à linha de fundo... mas eu vi perigo naquilo). Como todos os craques, espetei uma pazada no adversário mas fui eu que tive que ser assistido. Quando levantei a calça para levar com o spray milagroso, que desconfio que na altura coma  crise que o clube atravessava, era só DumDum, ouvi uma exclamação feliz do árbitro "então o sr. guarda redes não tem caneleiras?" (tinha 13 ou 14 anos, metro e meio de altura e fiquei de peito cheio por alguem se dirigir a mim utilizando a palavra "senhor"). Vai daí e amarelo para o desprotegido e mais 5 minutos de paragem no jogo para eu meter umas caneleiras emprestadas.

Ora serve toda esta introdução para dizer que também com os jogos do SLB eu sou extremamente supersticioso: não publico posts em dia de jogo (já tinham reparado, não já?? Ai não?...ok...), vou ver sempre ao mesmo sitio e tento ver sempre na mesma TV (onde vejo até há um ecrã gigante, mas eu continuo fiel à TVzinha de dimensões quase de tv de quarto) e..... não bebo nada durante o jogo. Antes e depois bebo, não muito porque sou rapaz de poucos liquidos, mas ainda me autorizo a beber. Durante é que não, pois sei que dá merda. E é aqui que a porca torce o rabo....

Na passada 6ª feira, via eu a 2ª parte do SLB com os madeirenses quando o meu colega de mesa se vira para mim e diz "bom isto esta uma seca de jogo, vai uma mini?". Ainda hesitei, mas pensei "o jogo está decidido... esta a ser uma seca... e as superstições dão azar"... Depois... bem depois veio a puta da coincidência que me faz ser supersticioso. Acabo de beber o 1º gole de cerveja e o SLB sofre o 1º... amigos, isto é exactamente verídico e sem efeitos especiais para apimentar a história. Ainda nem a garrafa estava pousada na mesa e o roberto sousa faz o golo da vida dele.... ele há merdas que nem explicadas pelo Hawkins eu entendo. Escusado será dizer que depois bebi a cerveja a abrir, mas já era tarde, EU já tinha fodido a permanência do SLB na Taça de Portugal...."ser supersticioso dá azar" dizem eles...

PS - quando era mais novo e os jogos raramente davam na TV, a minha superstição era ver o Desporto 2 (se é que era assim que se chamava) durante os jogos, até porque a cada golo que havia durante a jornada, ia aparecendo a informação no programa (lembro-me de uma epoca em que a cada golo abria uma caixa vertical meio transparente no ecrã com as bandeiras dos clubes e o evoluir do marcador). A última vez que acompanhei assim um jogo do SLB foi nos 2-5 de setubal em 93/94. Nada como levar 5 na boca para escavacar com uma superstição.

12 comentários:

Marlon Brandão disse...

Boa posta!

PS- bebe à vontade, se um adeto beber durante os jogos desse azar ao clube, Portugal tinha todos os clubes em último da distrital.

Unknown disse...

isso até te fica mal, eheheh. Fazes-me lembrar os que são ateus graça a deus

Constantino disse...

Bcool,

Eu sou ateu mas acredito em Eusébio eh eh eh.

Abraço

kurt cobain disse...

como eu me lembro bem desse celebre jogo do hattrick do yekini...

jjfl@sh disse...

Eu sabia que havia marosca,... indesculpavel pá... no drinks next time.

Dogus disse...

Juro (mas juro mesmo!!!) que me lembro desse 2-5, nessa época, e ver essa mesma cena no programa da rtp2 em casa da minha avó!!! O que tu foste desenterrar...

agent_smith disse...

fdx, eu não sou supersticioso menos com o Glorioso.

não posso vestir nada de vermelho nesse dia(tirando o manto sagrado se for ver ao vivo), não posso apostar no crl de uma vitória do Benfas, nem que seja contra o Alguidar de Baixo, e já proíbimos um amigo de ir ver os jogos lá em casa nos tempos de faculdade. Contra o Rosenborg fora depois de muita insistência dele lá abrimos uma excepção(tinha ficado 1-0 na Luz, mas um autêntico massacre e festival de golos falhados), 15 min e 2-0, o nosso amigo até saiu sozinho e sem ninguém lhe dizer nada ahahahh

Constantino disse...

Dogus,

Es a primeira pessoa que me diz "lembro-me dessa cena do desporto 2". Toda a gente me diz "deves ser é parvo" (o que tambem não deixa de ser verdade). O mais engraçado da coisa é que fazia um barulho de aviso, depois abria o pano meio transparente e só depois (isto uns bons 5 segundos depois) é que aparecia o jogo em questão e o resultado. Eram 5 segundos de angustia "será que foi o SLB que marcou?". Muitos cabelos brancos se criaram assim.

agent_smith,

Nunca proibi ninguem de ver jogos comigo, mas deixei de ver em casa de um amigo meu depois de 2 derrotas seguidas vistas lá. Cheguei a ver jogos sozinho em vez de ir com o pessoal todo ver lá os jogos (felizmente o cabrão emigrou e deixou de haver jogos na casa dele).

Só mais uma curiosidade (ou pequeno segredo): tenho uma tendência do caralho para ver empates do SLB cada vez que vou à Luz, a maior parte deles 0-0. Só para terem noção da calamidade que é o "Eu na Luz", o 1º golo que vi do SLB na Luz Nova foi do Suazo com o Setubal (la esta, empatamos 2-2). por causa desta tendência para empates, em 2009/10 recusei-me a ir à Luz para não amaldiçoar a coisa. Deu resultado, fomos campeões. É como vos digo meus amigos "ele há coincidências da puta que pariu".

Abraço

JoZé disse...

"pequeninissima"? Um vacilo desses?!
Se soubesse quem tu és dava cabo de ti! :)

Agora entendo porque falas tanto em minis. Eu não vejo nada de interessante nessas caganitas. Bom mesmo é o tamanho (é um caso em que tamanho conta, sim) da brasileira!

5lb disse...

CONTINUA A BEBER

A-Mão-De-Belzebu disse...

Não ando nisto há muito tempo, mas afianço que este blog é dos melhores. Seguidor desde já!

Saudações da recém-parida Mão-de-Belzebu!

Dr. Pitágoras disse...

Pois, também eu sou dado a algumas superstições!
Jogos do Benfas que não na Luz só mesmo em casa fechado sozinho no quarto, sempre que há petiscadas para ver jogos a coisa não corre bem, ex: ultimo jogo na Madeira! (Curioso, só mesmo o ultimo jogo com a lagartagem não correu mal...)

Pior ainda é nos jogos da seleção, no Euro 2004, recebi o convite de um amigo para ver em casa dele o 1º jogo, resultado fomos entalados pelos gregos...a partir daí optei pela clausura no meu quarto, única exceção, final, em que decidi ver em Lisboa para ficar mais perto da festa...resultado um melão gigante...
Se acredito em superstições? Não, mas por via das dúvidas, não vale a pena arriscar!