quarta-feira, 28 de março de 2012

SLB 0-1 camones com mais dinheiro que história

1. Dizia Charles Darwin esse génio de aspecto capilar simiesco que "os mais aptos e mais fortes prevalecem sobre os menos preparados e mais fracos".  Certamente não se estaria a referir ao duelo emerson/Ramires senão teria rabiscado no seu bloco de notas em papiro "os mais fortes e rápidos prevalecem sobre.... bem...sobre aquilo...". Mais acrescento, se o guedelhudo estivesse bem mais atento e visse jardel e emerson no lado esquerdo da nossa defensiva, teria ensopado a pena em tinta da china, encolhido os ombros e no final de um longo suspiro escreveria "os mais fortes e rápidos prevalecem...ponto!". Neste momento nas análises de risco das seguradoras o factor "jogar com emerson" já está num patamar de maior probabilidade de acontecimento de acidente do que o factor "fazer bungee jumping sem elástico...nú...com um pelotão de fuzilamento na ponte a disparar bazucas na direcção do saltador".

2. Alinhar com emerson na equipa titular é como jogar à roleta russa com um lança rockets... mais tarde ou mais cedo vamos acabar na horizontal em posição fetal com um projéctil crânio-encefalicamente alojado. Já nem me refiro aos erros defensivos (vá, aos acertos defensivos, para falar num tema menos vasto e complexo), mas é desesperante ver emerson dominar a bola, olhar para ela, franzir o sobrolho e pensar, qual peixinho de aquário quando olha pela milionésima vez para o seu dono "hummm....a tua cara não me é estranha... sei que já te vi em algum lado, mas... onde catano, onde?". Modéstia à parte, mas a comparação é bem feita: é que se é o dono que alimenta o peixinho, também a bola é o ganha pão do rapaz cujo semblante é normalmente mais carregado do que uma bicicleta com o miguel veloso e o thomas em cima.

3. Neste momento, preocupação maior do que ultrapassar estes camones, é saber se o SLB pode vir a ser multado pela UEFA por utilização de 2 jogadores abaixo dos padrões mínimos da competição. Sei que 1 jogador de nível "Liga Europa ou abaixo" pode-se utilizar sem problemas... quer dizer, pelo menos os corruptos não tiveram problemas com a utilização do rolando, agora... dois é capaz de ser considerado abuso de confiança e violação do Certificado de Qualidade ISO CL2012, podendo ser multa agravada pela reincidência da infracção bem como pela fase adiantada da competição, onde os standards devem ser mais elevados. Repare-se que o jardel e o emerson baixaram de tal forma o nível da competição e colocaram-na em causa de tal forma, que já nem o manduca está a passar por esta avaliação. Desconfio que o SLB só se safa se alegar que está a utilizar os 2 "craques" ao abrigo de um qualquer programa de apoio a Cidadãos Deficientes Motores.

4. Podemos ser realistas ou exoteristas. Podemos avaliar as coisas à séria ou brincar com isto tudo.  Eu prefiro enveredar pelos primeiros e dizer já aqui que com emerson na equipa titular nunca (repito para que não haja dúvidas... NUNCA) o SLB vai ganhar em Londres. Deixemo-nos de merdas, é astrologicamente impossível, fisicamente inexequível e cosmicamente inatingível (já agora, é cosmeticamente horrível também). É a mesma coisa que acreditar que se pode ganhar as 500 milhas de Indianápolis no dorso de um jerico movendo-o apenas com recurso a um molhe de cenouras carunchosas penduradas numa cana de pesca em frente ao focinho do animal. Acreditar em milagres é uma coisa.... acreditar que o Algarve vai começar a perder turistas para o planeta Mercúrio porque lá é que o sol é quentinho, as praias de água límpida e os hotéis de preços baixos, é outra coisa completamente diferente.

5. Sempre ouvi dizer que pior que um cego é aquele que não quer ver. Adaptando as coisas à actualidade posso dizer que "pior do que um quase eu... só o Jorge Jesus". Não tenho problemas em dizê-lo, curto do Jesus. Quando ele chegou, o futebol do SLB era uma caricatura de uma modalidade qualquer, p'rai...seí lá... malha na lage (com todo o respeito para a modalidade na qual é meu sogro é um dos melhores do país em geral e do mundo em particular). O descabelado treinador conseguiu fazer de um calhau de argila um pequeno diamante. Ninguém lhe pode tirar esse mérito, mas... eu agradecia que ele não se armasse em Professor Herrero e desse numa de "viram como sou poderoso, fiz um diamante a partir de argila... mas reparem como posso fazer o contrário também... eu domino muahahaha". Neste momento, Jorge Jesus com a sua insistência no emerson, não só faz figura de cego, como se torna no principal candidato à presidência da ACAPO.

6. Os bifes não jogaram um charuto na Luz, mas honra lhes seja feita, estudaram-nos muito bem. Viram logo que a melhor forma de nos aniquilar o ataque é jogar à olhanense, com o plantel todo acantonado dentro da pequena área, quais mineiros da Panasqueira (atenção que trabalhar na Panasqueira não faz dos operários panascas) em greve. Depois e como revelou o Ramires, sabiam que o filão (mais minério... esta crónica começa a valer ouro... ah...ah...ah...cof cof) da defesa do SLB era aquele lado esquerdo e aqui só para nós que ninguém nos ouve, entre o sorteio da Champions e o jogo de ontem passaram 2/3 jogos, portanto ou os gajos são muito perspicazes a analisar pontos fracos ou alguém (oi? Está "alguém" a ler?) anda muito a dormir. Por fim, a bifalhada sabia perfeitamente que saiu uma directiva da FIFA que proíbe a marcação de penalties a favor do SLB, pelo que jogar com a mão dentro da área deles era menos danoso para eles do que beber uma água das Pedras (a mim dá-me a volta ao sistema digestivo).

7. Acho muito bonito haver jogadores de outros clubes a declarar amor ao SLB. Acho mesmo espectacular. Só fico é amarfanhado do juízo quando os vejo evitar golos do Glorioso em cima da linha ao mesmo tempo que tenho flashes de auto-golos feitos por eles enquanto envergavam o Manto Sagrado. Não quero estar aqui a duvidar do sentimento desses indivíduos para com o Meu Clube... eu próprio partilho dessa maleita que me pica impunemente o coração... apenas tenho formas diferentes de a exteriorizar. David, quando tu na 1ª parte cortas uma bola na tua área com a coxa e a bates á base de pirolito para a bancada... eu tinha metido na cueca do cech e ainda esboçava um sorriso antes de gritar "ah páh...pôxa vida, foi azar"... é só uma perspectiva diferente de ver o lance... e uma pequena ideia para Londres....não quer dizer que tu o faças, mas ficava-te eternamente agradecido e pagava as tuas quotas de sócio até morrer.

8. Gostava de ter acesso ao relatório de diagnóstico médico da lesão do Rodrigo na Rússia. Sei que o resultado dos testes acusou lesão na anca, mas a coisa tem que estar errada. Não sou médico e sei que o diagnóstico está errado, até porque não seria a primeira vez que o departamento médico do SLB errava... ainda me lembro de terem diagnosticado rinite alérgica ao Mantorras e passado 3 meses o rapaz tinha 2 rótulas a menos. Pelos vistos tinha alergia a ossos articulares. Assim e fazendo uso do meu olho cirúrgico que um dia será alvo de cirurgia, afirmo aqui peremptoriamente que a lesão do Rodrigo é... desligamento do botão!! Pois é meus jovens leitores (dirijo-me só aos jovens pois sei que os mais velhos deixaram de ler isto a meio do primeiro ponto) o neerdental de St. Petersburg acertou com a sua primitiva pata no botão de On/Off do hispano-brasileiro e desligou-nos o rapaz. Peço a alguém que procura na zona do tornozelo dele o botão mágico e o voltem a ligar. Sim, ele é tipo cyborg... não é o Rodrigol nem o Robocop... é mais Rodricop ou Robogol... têm é que o ligar (possivelmente fazer reboot, mas isso deixo ao cuidado dos informáticos).

9. Eu sei que um dia o Nico Gaitan vai jogar bem nos jogos de campeonato. Enquanto isso não acontece, delicio-me com as peladinhas dele na Champions. Mais bipolar que isto só mesmo... só mesmo... conseguem adivinhar?... sim, o emerson.... que tem um lado mau e um lado muito mau (ah pensavam que já me tinha esquecido dele?). A personalidade do Gaitan parece aquelas telenovelas onde 2 gémeas se separam à nascença e se reencontram passados 78 anos. No caso do McGaitas, a vontade de jogar e a sua qualidade técnica separaram-se quando alguém lhe começou a pagar para ele mandar umas biqueiradas valentes no esférico. Infelizmente para nós, só se reencontram em jogos de Champions, porque no campeonato vivem em hemisférios diferentes e não utilizam telemóveis nem e-mail.

10. Felizmente ontem nem tudo foram más noticias. Jesus mostrou que afinal a prioridade é mesmo o campeonato e a meio da 2º parte tirou o Aimar para ele descansar para o fim de semana... ah esperem... não, ele está suspenso. Curioso... mas pronto, foi para o poupar para a outra jorn... não, também está suspenso... hum... então poupou-o para... o treino de hoje... "muita bem", não fosse dar-se o caso de ele hoje ficar na equipa contrária ao jardel, emerson e  matic e depois só conseguia passar por eles 853924 vezes e ficava com a moral em baixo.... que foi também a teoria do di matteo quando substituiu o paulo ferreira de algália numa mão e saco de soro na outra "deixa-me lá tira-lo que o gajo já está todo coxo e lesionado e depois só ganha 298546 bolas ao emerson e fica-se-me todo acabrunhado e nunca mais lhe levanto a moral".

4 comentários:

Hattori Hanzo disse...

Os bifes não jogaram um charuto mas controlaram o jogo. De resto tudo na mouche (neste e no post anterior).

Constantino disse...

Hattori,

Lá está, sabiam que bastava-lhes defender lá atrás para tirarem um resultado positivo da Luz. Com a propensão que temos para sofrer golos em casa, quem consiga defender bem na Luz leva resultado positivo no bornal.

Abraço

Marshall disse...

O Emerson não é um grande lateral, verdade. Mas é muito pior pressionado pelo público. Isso tem-se reparado nos últimos jogos. Já que o JJ não o vai tirar do 11 titular, talvez não fosse má ideia, alguém que costume ir ao estádio, que tenha o cativo perto da linha lateral, levar um cartaz com as palavras "EMERSON DÁ-ME A TUA CAMISOLA". E o Emerson deve ser muito mau mesmo, pois só assim ninguém repara que nós temos um rapaz chamado Bruno César. Essa merda do "chuta chuta" deve ser mito porque o gajo mal consegue levantar a bola. Tenho a certeza que o Artur criava mais perigo se pudesse ter as oportunidades de rematar do BC fora da área. Sejamos realistas, geneticamente, o Bruno César, não está apto para jogar ao mais alto nível. Ele ontem conseguiu cruzar uma bola para a bancada, sem pressão e com o seu melhor pé. Aposto que o responsável pela sua contratação pensou que pudesse estar ali um hulk. "Chuta Chuta"?. Get out of here!
JJ igual a si mesmo(sempre achei esta expressão um bocado parva, no entanto, não me privo de a usar). Ele não é mau treinador. Ele não sabe é adaptar-se a outras equipas. Ele confia tanto nas suas capacidades tácticas que não deve perder muito tempo com o estudo da outra equipa. Quando do outro lado está uma equipa pouco competente, o Benfica atropela, quando está uma equipa bem organizada em função do Benfica, este vê-se à rasca. Mas eu até entendo o JJ, pois das vezes em que ele tentou alterar alguma coisa por causa do adversário, correu tão mal que ainda hoje Benfiquistas têm pesadelos. O futebol actual é tão competitivo que, se uma equipa não estiver em constante evolução, é rapidamente ultrapassada. E o Benfica deu um pulo no ano em que foi campeão, mas a partir daí estagnou.

Tiago disse...

Se é bater no ceguinho, não quero saber...! O Emerson é pavoroso. No outro dia em conversa com um colega lagarto, dizia-me ele que o Javi Garcia não era jogador para o Benfica... Não comentarei tal afirmação aqui mas uma das justificações que deu foi que o Javi não tinha sentido posicional e que parecia uma barata tonta a andar dum lado para o outro no campo. Argumentei que provavelmente isso se devesse às constantes compensações que o homem faz ao lado esquerdo... (de referir que a minha capacidade de análise futebolística deixa bastante a desejar..). Comentador da RTP ontem: "Acabo que ouvir Jesus pedir a Javi que faça mais compensações ao lado esquerdo encarnado". Conclusão: Não é só o facto de o Emerson ter sido constantemente comido pelo Ramires, pelas hesitações, passes falhados, ceder inúmeras vezes sobre pressão mas o facto de tudo isto desequilibrar severamente a equipa. Muitos dizem que o Benfica tá coxo.. Não me importaria desde que o Emerson fosse uma espécie de prótese de fibra de carbono com as quais se batem recordes do mundo de corrida. O Benfica está amputado, toda a perna esquerda desapareceu e desconfio que parte da anca também já foi!
Caro Constantino, concordo, em Londres nunca passaremos se Emerson jogar.

Cumprimentos