terça-feira, 28 de setembro de 2010

As estatisticas, essas malvadas

É comum e não é de hoje, a diferença de comportamento de uma equipa quando defronta o SLB ou quando defronta a corruptagem é avassaladora. Contra nós comem a relva e não poucas vezes sofremos golos de tipos que nunca mais voltam a marcar na 1ª Liga (rapazes tipo o Reguila do Trofense) ou então guarda redes que fazem jogos miraculosos na Luz (alô Costinha e William), muitas vezes 2 ou 3 jornadas antes de oferecerem 1 ou 2 golos à sociedade recreativa das iantas (novamente, alô Costinha e William).
Contudo o que mais me revolta é aquela passividade tão tipica de quem vai às iantas, derrotados antes do apito, 90 minutos sem agressividade, ver jogar de passadeira azul estendida, em contrapartida com correrias loucas, discurso provocador e tackles assassinos nas deslocações à Catedral. Hoje o maisfutebol traduziu em números o que aqui falo (e que o olhanense tão bem demonstrou no passado domingo), consubstanciando tudo numa simples estatistica: as faltas sofridas pelo SLB e pelo grémio corrupto em 6 jornadas:
SLB - 114 faltas sofridas em 6 jogos, média de 19 por jogo. Equipa com mais faltas sofridas no campeonato (exceptuando as que não são marcadas, especialmente as 8 dentro da área que passaram em claro).
braga B - 62 faltas sofridas em 6 jogos, média de 10,3 (sim só 10 faltas em 90 minutos de futebol para homens de barba rija). Segunda equipa com menos faltas sofridas no campeonato.
Fábio Coentrão - 21 faltas sofridas em 6 jogos, média de 3,5 por jogo. Jogador com mais faltas sofridas no campeonato.
ATENÇÃO: não quero com isto fazer a apologia da falta, apenas constato que o "futebol espetacular do villas boas" beneficia e muito de adversários macios. Muito macios. Demasiado macios para ser verdade... Até porque uma equipa só joga o que a outra deixa jogar, e deixar jogar parece ser o lema de quem defronta o braga B.

6 comentários:

Carlos Alberto disse...

Et Voilá.

Valter disse...

Estranho!! Ou não!
Como é que a equipa que mais faltas sofre, é aquela mais castigada a nível de cartões?
Alguém me explica!

A matemática não mente!

Éter disse...

E o Villas Boas ainda se dá ao luxo de nas conferências de imprensa dizer como quer que o adversário jogue, como aconteceu com a Olhanense.

Rui disse...

Ora que excelente pergunta, Valter. Uma análise aprofundada às jogadas que motivaram esses numerosos cartões amarelos é capaz de esclarecer as dúvidas. É só juntar esse indicador com o de penalties não assinalados e tens a resposta: é o segundo pilar do avança da lagartixa azul, a.k.a., a excelente arbitragem portuguesa.

liss disse...

Ninguém quer compilar as estatísticas dos jogos entre o Benfica, o Porto e o Sporting com o Nacional? Acho que ia ser interessante fazer a comparação...

Anónimo disse...

Atenção que o Reguila é bom avançado mesmo, só quem não vê os jogos dele é que não sabe.

http://forcamagicoslb.blogspot.com/2010/09/o-braga-esta-melhorar-oo.html