quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Champions League: Lição 2

Como é rapaziada, é desta que aprendemos? De uma vez por todas, vamos olhar para a Champions como uma competição totalmente diferente da Liga Portuguesa? Vamos assumir que nos jogos fora não somos favoritos e aceitar a superioridade teórica do adversário, para com inteligência conseguir obter resultados positivos? Ou vamos continuar a recusar utilizar o cérebro nesta competição?
O jogo com o Schalke foi mau, o de ontem foi inadmissivel. Certamente que nem aquelas alminhas que viram o SLB "desperdiçar boas oportunidades" em Gelsenkirchen, onde não as houve, vão conseguir descortinar alguma coisa do jogo de ontem. Talvez o lance mais perigoso do SLB tenha sido aquele chuto na bola que o peixoto deu antes do meio campo, os ultimos minutos da partida, ode matou um contra ataque com uma acção ridicula.
Numa competição para equipas maduras, o SLB, os seus jogadores e especialmente (porque temos que chamar os bois pelos nomes) o seu treinador, mostraram a matreirice de um bebé recem nascido.... pela 2ª vez consecutiva. Dizer que Lyon e Schalke nos deram 2 secos sem terem feito grandes jogos é assumir que para nos ganhar basta esperar pelos nossos erros. Pensar que se pode ganhar fora na Champions entrando com 5 jogadores de ataque é da mais pura ingenuidade. Muitos jogadores de ataque não significam atrevimento, significam falta de experiência a este nivel. Já o tinha dito com o Schalke e digo-o agora: para conseguir um bom resultado fora, Jesus não pode deixar Javi Garcia entregue a si no meio campo. Não gosto de invenções mariquinhas à jesualdo, mas sem companhia no meio campo, Javi não pode fazer nada. É como querer escavar um tunel nos Pirinéus só com 1 picareta porque assim se é amigo do ambiente. É muito bonito e romântico, mas sem o fumo das tuneladoras a coisa não é feita.
Depois, bem, o amigo Jesus deu um festival de más decisões nas substituições. Se na altura tinhamos 10, após as substituições ficamos para ai com 8,5. A "excelente entrada" do peixoto, como lhe chamou o prates, limitou-se à marcação de cantos e a ganhar 1, chegando à linha...a passo, porque o homem não tem indices de velocidade minimos para a 2ª Liga, quanto mais Champions. Quanto a Jara, andou por lá sem tocar na bola e Salvio... bom para este só tenho um comentário: levanta a puta da cabeça quando tens a bola. A relva é igual em todo o lado, escusas de andar a olhar para ela enquanto tentas driblar meio mundo. Outro que esteve muito mal foi o Maxi, numa forma fisica só comparavel à do peixoto. Aos 1,30 minutos já tinha metido a bola no Gourcuff para um contra ataque perigoso e no resto do jogo parecia daltónico, era meter bolas nos azuis escuros a torto e a direito.
Pelo lado positivo esteve o Roberto (apesar da estupidez que foi colocar a bola no Gaitan quando ele tinha 2 jogadores na marcação, no lance em que este foi expulso), o Luisão que fez mais uma bela jogatana, o Aimar a confirmar que na Europa a experiência conta muito e Kardec, que apesar de não fazer esquecer o Cardozo, tud o que fez, fez bem. O problema é que tudo o que fez foi muito pouquinho.
Resumindo e concluindo, esperemos que seja desta que alguém aprende a jogar na Champions, porque senão ficamos com o apuramento muito em perigo (até porque no goal average com o Schalke a coisa já vai muito negra). Há que parar para pensar se não andamos a ecarar estes jogos de forma arrogante e ingénua. Smepre me disseram: entre a coragem e a estupidez há uma fronteira muito ténue. Nestes 2 jogos a fronteira foi ultrapassada. E com isto não quero dizer que o SLB deve jogar à defesa e na retranca. Apenas deve ter consciência das suas limitações.
Agora é preparar o jogo de domingo que para mim o campeonato é que é o mais importante.

9 comentários:

Jotas disse...

Se é verdade que o Benfica não defrontou uma equipa qualquer, jogou contra um adversário que na história desta competição, nunca se ficou pela fase de grupos, o que não invalida, que não só pelo jogo de ontem, se deva reconhecer que a este Benfica falta classe e dimensão europeia e essa é para mim, por muito que nos custe reconhecer, uma evidência.
Há que ter em mente, que antes de se reerguer na Europa, o Benfica tem de se reerguer em Portugal, ou seja, nunca poderá a voltar ser grande na Europa, sem antes voltar a ser dominador e a ganhar com regularidade a nível nacional e isso, acredito, está para breve.
De resto e no geral, concordo contigo.

JoZé disse...

Faltou dizer que o Coentrão fez um excelente jogo (claramente jogador para outros voos) e o David Luiz... jogou?

http://exiladonomundo.blogspot.com/

JoZé disse...

Discordo do Jotas. O Porto do Mourinho foi construído em simultâneo dentro e fora de Portas. Mas é claro que o Mourinho é o Mourinho...

http://exiladonomundo.blogspot.com/

FSG disse...

Não querendo arranjar bodes expiatórios, nesta altura a estratégia de não vender David Luiz por 35M, durante o último Verão, na esperança de que o retorno dessa decisão se reflectisse, sobretudo, numa mais-valia na Champions, parece, meramente, anedótica. Ali há apenas um grande defesa, Luisão, que evita males maiores. Mas o que o 3º anel quer é rótulos. David Luiz teve a sorte de a rifa lhe sair a jeito. Uns têm e outros não.

Constantino disse...

Caro JoZe,

Só 2 notas:

1. o porto do mournho beneficiou de uma conjuntura muito favoravel. Primeiro porque teve campeonatos faceis (na epoca passada se o braga não estivesse tao perto, certamente que na Figueira tinham jogado menos utilizados). Por outro lado mesmo nas competições europeias tiveram sorteios muito favoraveis, aliás finais com celtic e monaco.... não lembram ao diabo. O SLB cada vez que vai a uma final é smepre de Milan ou Real para cima.

2. não concordo que o Coentrão tenha feito um bom jogo. Falhou nos 2 golos do Lyon e na primeira parte não passou do meio campo. Terá feito uns ultimos 20 minutos de excelente nivel, mas não fez (de longe) um bom jogo.

Abraço

JoZé disse...

Ainda bem que discordamos (mais em 2.), pois as unanimidades são perigosas.

Anónimo disse...

O Lyon não é o Braga nem coisa que se pareça... Mudem de atitude caramba!

http://forcamagicoslb.blogspot.com/

Anónimo disse...

Será que JJ já está a mais???

Constantino disse...

Caro Anónimo,

Certamente essa poderá ser a tua opinião pessoal, mas não pode ser fundamentada no texto que escrevi. Se já leste outros textos por aqui saberás que sou um grande adepto do Jesus, mas o homem também se engana e quando isso acontece tem que saber arcar com as criticas, tal como arca com os elogios quando a coisa corre bem (o que acontece na maioria das vezes).

Abraço