segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O meu mail para a RTP

Exmos Srs.
Nunca fui adepto de programas televisivos que colocam representantes dos 2 grandes (Benfica e Anti-Benfica) do panorama futebolistico português a discutir o desporto rei. A razão pela eual não sou adepto deste tipo de programa é a mesma que me leva a não apreciar reality shows: são programas que limitam o seu conteúdo a uma terapia de choque de discurso trauliteiro, separatista, de visão toldada por um intenso nevoeiro opinativo e sem qualquer tipo de carácter didático. 90 minutos de um programa deste género equivalem a 90 minutos de uma aula de matemática leccionada por um professor de trabalhos manuais: aproveitamento zero.
Por ser desta opinião, sempre me mostrei contra a participação de adeptos do SLB neste tipo de programas, pois o SLB é maior que isto. A história do Sport Lisboa e Benfica não contempla condenações por corrupção; a história do Sport Lisboa e Benfica não contempla entradas de Presidentes em balneários de árbitros de pistola em punho; a história do Sport Lisboa e Benfica não contempla o crime, a devassa nem o deboche; a história do Sport Lisboa e Benfica não contempla a aceitação e apologia do fascismo.
O Sport Lisboa e Benfica nasceu do povo para o povo, sobreviveu às mais insolentes provocações de adversários, autoridades desportivas e autoridades politicas, ergueu-se como nenhum outro em Portugal, como poucos na Europa e no Mundo, contruiu uma lenda assente numa mistica de tal forma incompreensivel para os que não partilham desta paixão clubistica que faz desta instituição uma nação dentro da nação Portuguesa. Dizer que Ser Benfiquista é sentir um arrepio na espinha quando se escrevem ou se leem estas duas palavras que conjugadas são uma só, soa a conversa da treta para um qualquer herege, mas é uma verdade tornada lei para quem tem nacionalidade Benfiquista. Ser Benfiquista é também ter noção de possessão, é ter raízes. Ninguém se refere ao seu pai ou à sua mãe sem utilizar as palavras "Meu" e "Minha". Nenhum Benfiquista se refere ao Benfica sem utilizar as palavras "Meu" ou "Nosso". Pormenores que definem um clube. Pormenores que definem uma Paixão. Pormenores que definem uma Nação.
Assim, e não reconhecendo eu moral a um adepto do Leça ou do Boavista para partilhar um estúdio de televisão e discutir futebol com um adepto do Sport Lisboa e Benfica, como posso aceitar que um adepto do fcp o faça? Não reconhecendo eu palmarés a um adepto do Oriental ou do Atlético para partilhar um estúdio de televisão e discutir futebol com um adepto do Sport Lisboa e Benfica, como posso aceitar que um adepto do scp o faça?
É por ser desta opinião que envio este texto a solicitar, muito humildemente, que o Conselho de Administração demita imediatamente o Sr. António Pedro Vasconcelos do seu cargo de comentador no programa Trio d'Ataque e o substitua por alguém que não tenha qualquer aproximação ao Sport Lisboa e Benfica nem partilhe desta paixão clubistica. A superioridade moral do Sr. Antonio Pedro Vasconcelos, bem como de qualquer benfiquista, não deve ser colocada em causa todas as semanas por individuos cujos clubes conspurcam a Moral Desportiva.
Só para terminar, gostaria de aconselhar, como substitutos do Sr. Antonio Pedro Vasconcelos, individuos como o Sr. Valentim Loureiro, o Sr. João Loureiro, Sr, Antonio Araújo, Sr. Augusto Duarte, Sr. Pinto de Sousa etc etc. Não os aconselho por algum mérito desportivo, faço-o apenas porque da parte destes, podem ter a certeza que não vai ser puxado o tema "Escutas do Apito Dourado".
Grato por toda a atenção dispensada.
Com os melhores cumprimentos.
Pedro Lucas

28 comentários:

JoZé disse...

Simplesmente fantástico!

http://exiladonomundo.blogspot.com/2010/10/passo-em-frente-e-pe-atras.html

Anónimo disse...

Lindo! Em especial o útlimo parágrafo!

http://forcamagicoslb.blogspot.com/2010/10/la-andam-eles-tentar.html

Anónimo disse...

Concordo com os comentários de cima, este email aqui transcrito é simplesmente fantastico, pois é a mais fantastica anormalidade que eu já li desde a história da religião.
Podia rebater todos os pontos nele escritos, mas para quem diz o que foi dito não vale a doença e a irracionalidade já fazem parte da pessoa.

Já agora, se são uma nação, mudem-se para as berlengas (coitadas das berlengas) e deixem a nação Portuguesa, da qual eu faço parte independentemente do meu clube, mais limpa.

Unknown disse...

Fantásticamente deplorável é ainda existirem individuos que preferem meter a cabeça na areia e negarem-se a ver as evidências que estão à vista de todos menos dos doutos senhores juízes dos tribunais do Porto como este espécime do comentário anterior.

Anónimo disse...

Espécime, não, eu não meto a cabeça na areia, e sei que o presidente do meu clube não é santo nenhum, não sou é "naif" ao ponto de pensar que era o único que o faria, como muitos benfiquistas racionais que eu conheço também concordam.
Agora, não desvie aquilo que eu disse, pois a única coisa que eu critiquei foi aquela parte da nacionalidade dentro da nacionalidade, de um benfiquista ser um adepto especial, de todos os seus adeptos serem moralmente superiores.... e todas as outras asneiras aqui referidas.
As vezes parece que o vosso único argumento é esse, um dia vão vos dizer: o vosso clube foi a melhor equipa em campo. E voces respondem: pois, como se ouve nas escutas....
Digo mais, estou até espantado de ainda haverem especimes a pensarem desta forma, com esta doença irracional e irreal quase ao ponto de poder ser considerada evasão da realidade...e por isso um problema psiquiatrico.

POR ISSO REPITO ESTE EMAIL, que os senhores da RTP leram (ou não), É A MAIS FANTASTICA ANORMALIDADE QUE LEIO DESDE A "QUASE RELIGIÃO"

RIVUS disse...

Estou a intervir neste espaço, com indignação, por força do espúrio comentário de alguém anónimo (não dá a cara) mas facilmente conotado com a ralé a quem não assiste qualquer força moral para comentar o que quer que seja, por todos os motivos conhecidos. E digo que não há a mínima duvida sobre a força moral que qualquer benfiquista apresenta em relação aos adeptos do grémio do Freixo: e porquê? Porque, tratando-se este de uma Organização criminosa, todos aqueles que dela façam parte ou a estejam a apoiar, estarão a compactuar com o crime e um criminoso nunca se pode comparar com um cidadão cumpridor da lei. Será sempre um marginal que nem sequer pode pretender colocar-se ao mesmo nível de uma pessoa de bem. Por isso, corroboro tudo o que no presente tópico foi dito e apenas posso mostrar um profundo nojo e desprezo por todos aqueles que chafurdam na lama da suspeição e defendem os contravalores da batota e da vigarice como acções legítimas. Garanto-vos que nem mesmo nas Berlengas tal será possível. Isso é que constituiria uma anormalidade; e não são os benfiquistas que sujam este País, por isso devolvo o remoque: quando essa gente desaparecer, todos, é que, na verdade, este mesmo País ficará mais limpo!

Anónimo disse...

1º Rivus é tanto um nome como anónimo, mas enfim, não dá para mais;
2º Não conhece a cidade do Porto se não sabia que o FC Porto, estádio ou qualquer outra instalação do clube não ficam perto do freixo... mas enfim...
3ºQuanto a moralidade as claques do benfica são o exemplo da suprema moralidade de todos os benfiquistas (são voces que colocam tudo no mesmo saco, eu não), com assassinatos, venda de droga, trafica de armas;
4ª Costuma-se dizer, quem está mal muda-se e até onde eu sei são voces que dizem ques estão mal por isso... se as berlengas não chegam (voces são muitos) prendam umas pedras às pernas e atirem-se ao oceano, que já deve haver espaço que chegue... o oceano é que fica mais poluido.

Não queria entrar no insulto, mas como diz o ditado: "quem diz o que quer, ouve o que não quer".

Anónimo disse...

Dito isto, não volto aqui a escrever (só o fiz porque sem querer esbarrei com este forum e não queria acreditar no que lia), deixo-vos sozinhos (como gostam, para não terem contraditório) e só cá voltarei a comentar se houver algum comentário ofensivo em relação à minha pessoa.

Cumprimentos desportivistas para todos

Constantino disse...

Caro Anonimo,

Aqui desde sempre todos os comentarios foram aceites e nunca algum foi apagado, quer tenham sido criticas positivas, quer tenham sido criticas negativas aos posts que aqui escrevo. O mesmo se passou contigo e com quem te respondeu. Normalmente não comento comentarios negativos porque não gosto de fazer do blog uma lavandaria de roupa suja. O nivel vai baixando a cada resposta e chega a um ponto que já ninguem se entende. De qualquer forma gostaria só de salientar aqui uns pontos:
1. dizes que criticas a parte da nacionalidade (pelos vistos não entendeste a metafora) mas se há expressão que caracteriza os portistas é: o puorto é uma naçoum. Segundo as tuas palavras, uma anormalidade.

2. dizes, levianamente na minha opinião, que os adeptos do SLB só falam das escutas, como se dissesses que só falamos de um fora de jogo ou um cartão amarelo. As escutas são muito mais que isso. De qualquer forma não esquecer que no aniversário do teu clube, para ai ha 2 semanas, o teu presidente vei novamente agarrar-se aos tuneis, algo de que deveria ter vergonha, uma vez que o fcp fez aprovar em assembleia geral da liga a classificação dos stewards como agentes desportivos, afinal de contas o grande cavalo de batalha que safou o hulkzinho, coitado, só tinha esmurrado um cidadão, que, por sorte do boneco animado, em dezembro passado não era agente desportivo. Agora vai ter que ter mais cuidado.
(cont.)

Constantino disse...

(cont)

3. ficaste todo chocado por te terem ofendido, mas tu entraste logo com a seguinte expressao acerca do autor do post, no 1º comentario que colocaste: a doença e a irracionalidade já fazem parte da pessoa. Da minha parte agradeço o elogio.

4. por ultimo dizes que os benfiquistas não gostam do contraditorio. Meu amigo, não são os benfiquistas que abandonam programas em directo quando lhes falam de coisas que os envergonham. É que isso de fugir quando o tema não é do vosso gosto já começa a fazer escola na naçoum portista. Parafraseando esse grande jornalista de seu nome Alfredo Farinha quando o Poncio Monteiro deu inicio a essa modalidade de abandonar programas televisivos a meio nos Donos da Bola "dê lá beijinhos ao pinto da costa".

Abraço e espero que continues a visitar e comentar aqui o blog (digo-o sem ironias)

RIVUS disse...

Só para dizer que conheço muito bem o Porto. Lá estudei 5 anos, lá fiz a tropa 2 anos, lá trabalhei também dois anos. Sou um homem do Norte e bem do Norte, mesmo a confinar com a Espanha. Por força da minha profissão estive quase 40 anos em contacto com todo o género de pessoas, sempre neste Norte profundo e constatei que, na verdade, a imensa Nação que é o Benfica e por todo o País que conheço ao pormenor. RIVUS é um nick name mas que é suportado por identificação cabal para quem administra este género de tertúlias. Também não darei mais troco quem e como disse, não tenho dúvidas, e como benfiquista desde pequenino me julgo moralmente superior, pelos motivos apontados. Muito mais poderia aflorar mas, não o querendo nem podendo fazer, mantenho, no entanto, tudo o que antes disse.

Anónimo disse...

Só para perguntar ao tripeiro que veio aqui meter veneno, (certamente os blogs do GLORIOSO despertam nele muita atenção, vá-se lá saber porquê...)que não tem, juntamente com todos os adeptos do actual futebol corruptos do porco, coragem para exigir a demissão do "inocente, porque não foi condenado pela justiça civil", se ele quando fala em adeptos que vendem droga, assassinam e traficam armas, se está a referir-se ao Pidá que está na choldra, ou ao líder dos super morcões, que no seu livro explica uma série de crimes(e ninguém é punido), ou a qualquer outro da noite branca do porto? É desses que falas ou é algum outro daqueles que foram acompanhar o bimbo da bosta quando foi depor ao tribunal?
Caro tripeiro, só podes ser ignorante por utilizares esses argumentos...
Tanto linguarejo para nada...
Ora bolas.

Anónimo disse...

Já tenho três comentários para responder. Por isso vou responder a um de cada vez.

Caro Constantino, há algo que devo salientar antes de tudo mais, como acho já o ter dito, eu não confundo alguns benfiquistas com todos os benfiquistas. Tenho muitos amigos benfiquistas com quem discuto futebol de uma maneira normal, civilizada e racional.

respondendo através de enumeração:

1- essa do "porto é uma nação" e eu corrigo quando escrevo, porque o modo de pronuncia, que é efectivamente errado, trata-se disso mesmo, um modo de pronuncia e é uma expressão dita de um modo corriqueiro e se eu visse algum Portista defender num blog que os Portista eram diferentes e melhores eu seria o primeiro a contestar.
Como fasso, alias em inúmeras situações, quando vejo incitamento à violência de membros do meu clube, quando os vejo ser doentes e irracionais, etc.
2- se era uma metáfora, a tal nação benfiquistas, efectivamente não a percebi.
3 - Mesmo sendo uma metáfora continua a dizer que aquela da moralidade superior dos benfiquistas tem pés de barro, como provam o exemplos que eu dei, infelizemente, sobre adeptos benfiquistas;
4 - quanto ao meu comentário da falta irracionalidade e doença, peço desculpa por ele, poís talvés tenha sido ofensivo, no entanto, acredite que a mim faz me confusão discursos desse género, que mesmo sendo metáforas, deslocam as pessoas da realidade, são um pouco demagógicos (porque, repito, só por se ser benfiquista não se é de uma moralidade superio) e, sobretudo quando lido por pessoas com menos sentido crítico, podem quase ser comparados a textos como os do fanatismo religiosos.
5- Quando fala sobre aquilo que eu digo sobre os adeptos dos benfiquistas só falarem das escutas, digo-o, porque o tema não era esse mas a primeira resposta que recebo é... sobre as escutas... o que é normal noutros forums que frequento em que tenho "discussões" normais com benfiquistas,
6- Quanto ao dar beijinhos ao Pinto da Costa, não conheço e não quero conhecer. Se me perguntar se o quero fora do meu cliube, respondo-lhe, francamente, quero tanto como qualquer outro presidente de outro clube, porque na minha opinião, com rarissimas excepções são todos mais ao menos iguais;
7- Quanto à boca sobre o Rui Moreira, devo-lhe dizer que o apoio, mas crítico, se fosse eu teria abandonado o programa só no fim, mas se fosse eu já me tinha vindo embora à muito (e não explico qual o motivo se não teria de responder a mais vinte cometários que depois aqui fariam).

Dito isto, dou-lhe os parabéns por efectivamente manter o blog aberto, não sõ muitos que fazem. No entanto, depois desta discussão acabar, pagarei o link do meu computador porque as suas opiniões são muito divergentes das minhas (já li outros posts) e sempre que comentasse seria "atacado" por n pessoas.

Mais uma vez, cumprimentos deportitas

Anónimo disse...

Rivus,

Se estudou 5 anos no Porto e fez também cá no Porto a tropa durante 2 anos, o que eu não rebato e acredito, tinha obrigação de saber que o FC Porto, não tem nada haver com o Porto: o estádio deve ficar a uns bons 10/15 km (de carro pela VCI são 5/10 min, se não houver transito); são de freguesias diferentes (Freixo é da freguesia de Campanha; o Estádio penso que do Bonfim).
Eu tb não faço ligações dessas ao seu clube (conheço mais ao menos Lisboa, gosto da cidade, e desloco-me lá várias vezes por obrigações do trabalho)para não correr o risco de errar e trata-se de um erro recorrente de alguns benfiquitas, já até ouvi um dizer que o Porto não gostava de nada que estivesse para alêm de uma linha recta da Ponto do Infante, ri-me e comentei dizendo que então não gostava de meio estádio do Dragão, porque meio fica para lá dessa linha.
2- Quanto ao Rivus ser um identificação cabal para quem administra estas tertulias, ainda bem para eles poís para mim é tanto anónimo, como para si o meu anónimo.
3- Quanto ao seu um homem so norte parabenizo-o por isso e aproveito para dizer que não tenho dúvidas que o benfica tem 60/65% de pessoas a torcer por si em Portugal, não acho é que esse 60/65% representem tudo o que há de bom no pais e o resto tudo de mau; não acho que por isso são uma nação, mas sim membros da "nação" portuguesa; e não acho que é por isso que devem ser mais beneficiados do que os outros como alguns benfiquistas quase chegam a dizer.

Tenho pena que mantenha tudo o resto que disse, mas enfim, são opiniões. Cumprimentos

Anónimo disse...

Ao anónimo, pelos visto tb há anonimos benfiquistas, cá vai a resposta:

1- Não, estava-me a referir, membros dirigentes de uma claque do benfica, condenados, que o foram pelas ilegalidades que faziam dentro dessa claque e só os usei como exemplo de que, infelizmente, os adeptos benfiquistas não são assim todos de uma tal moralidade superior (são como os dos outros, com boas e más pessoas);
2- Quanto ao lider dos super dragões, suponho que se tenha enganado, eu como Portista já critiquei as claques do Porto e na minha opinião deviam ser todas e de todos os clube extintas... será que já fez o mesmo em relação às suas????
3- Quanto ao Bruno Pidá e restantes membros da noite branca (que não são todos Portistas, acho eu, ou já lhes perguntou a cada um o seu clube???), o que é que isso tem haver com futebol???
4- Quanto ao presidente do meu clube, como bem disse inocente perante a justiça, nunca votei nele mesmo sendo sócio do clube à 10 anos (votei sempre em branco), defendi a opinião do Miguel Sousa Tavares quando se soube do processo apito dourado, logo defenfi a sua demissão, e serei o primeiro a exigir a sua demissão quando for culpado em algum tribunal civil (e ainda não foi, apesar de vários recursos para várias instâncias);
5- Como já disse sei que o presidente do meu clube não é um santo, mas não são "naif" ao ponto de pensar que só ele é um "pecador"... será que já fez este mesmo raciocínio em relação aos seus dirigentes???
6 - Quanto ao tripeiro, obrigado pelo elogio, e as pessoas de Lisboa, segundo diz a lenda (é uma lenda, só isso) deviam agradecer a esta alcunha porque os habitantes de lisboa tiveram o que comer graças a esses sacrifícios...


Quanto ao ignorante, os insultos ficam com que os diz....

Anónimo disse...

Esqueci-me de uma coisa, caro anónimo, como disse esbarrei neste blog por acaso quando fazia uma pesquisa totalmente aleatória e abri-o tb por acaso.
Os Blogs dos benfiquistas não me despertam muito interesse, assim como tb não me despertam os do Porto, todos eles são, em geral marcados pela clubite cega e eu, em geral, não tenho paciência para isso.

Passe bem...

Anónimo disse...

Peço desculpa, pelos interminaveis erros e falta de palavras que dei em alguns comentários, é o que dá escrever à pressa e não ler no fim.

Cumprimentos desportistas

Anónimo disse...

Ao anónimo tripeiro:
Eu identifico-me perante ti como anónimo pois foi assim que te apresentaste, portanto, mereces o mesmo tipo de tratamento da minha parte.
Essa de enquanto não for condenado pela justiça civil não pedes a demissão, é excelente! Segues o mestre da contradição Miguel Sousa Tavares e Rui Moreira?
É fugir com o rabo à seringa, branquear a situação, assobiar para o lado, enfim, como se o que se soubesse há anos não fosse o suficiente para um homem como tu, e imagino como muitos homens de bem como tu, pelo menos na forma como te apresentas aqui, por vezes com comentários ponderados, outros nem por isso, para meter a andar o vosso presidente.
E sim, já fiz e continuo a fazer o mesmo julgamento com os meus dirigentes, ou tu pensas que eu venero o vale e azevedo, como vocês aí fazem no porto com o bufas senil?
Depois dizes que, "supões" que me enganei em relação ao líder dos super morcões, aconselho-te sem qualquer tipo de sobranceria a ler o livro do "Macaco" fernando madureira, onde explica, entre outras coisas, o que faziam durante as viagens feitas para acompanhar os jogos do porto, ainda me perguntas o que é que o pidá tem a ver com futebol?? Pergunta ao teu presidente...
Se não és "naif" para umas coisas, olha que para outras tens posturas bem infantis.
Mais, escusas de te fazer de virgem ofendida pois não te insultei ao chamar tripeiro. É corrente o termo de lampião e lagarto, e não considero insultante. Se calhar preferes Andrade, tudo bem. Pior seria se te chamasse tripulha, ou corrupto moral (que na minha opinião é o mais indicado) pois compactuas com os trafulhas pelo facto de não fazeres nada por exigir a demissão do bimbo.
Se te sentes insultado por te ter chamado ignorante, fica sabendo que eu também sou, pelo menos em alguns assuntos, mas nesses assuntos em que sou, não me imiscuo. Portanto, quando vens falar de claques do GLORIOSO, sem saber o que se passa nas tuas, ou não o referes passas por ignorante.
Perdeu-se uma oportunidade para ficares calado, tipo daquela vez que o bimbo da bosta balbuciava e choramingava prometendo a vitória do campeonato ao pedroto.
Essa dos sacrifícios feitos pelos portuenses, que ficaram conhecidos por tripeiros por ajudarem os lisboetas é que não tem NADA a ver com futebol, parece-me uma manobra de diversão, algo que todos estamos habituados a ver tendo como protagonista principal o suposto "inocente".
E digo mais, os portuenses ficaram conhecidos por tripeiros, não por ajudarem os lisboetas em particular, mas por oferecer as melhores carnes aos soldados dos barcos que partiram para as cruzadas em Ceuta. Por isso, essa não pega...
É apenas uma correcção histórica...
É triste ver como um povo(portuenses) que tem na sua génese e história, uma tradição de liberalismo e revolução pela justiça, andar de joelhos subjugado por um ser tão baixo que é capaz de apresentar ao Papa uma alternadeira...(para não lhe chamar outra coisa)
Enquanto vocês adeptos e sócios não tomarem o clube pelas vossas mãos, serão sempre conhecidos por corruptos e não têm absolutamente nenhuma legitimidade moral para falar seja do que for!
Das duas uma, ou vocês são todos coniventes com o corrupto pois sabem que sem ele não tinham metade dos títulos, e por isso são outros trafulhas, ou não levantam a voz e não fazem nada porque têm medo de levar no corpinho, como aconteceu ao Bexiga? Pois, como diria um dos mestres da diversão e da retórica, Guilherme Aguiar, não sabemos se foram adeptos do porto...Isso sim é tentar fazer dos outros "naif".
A mafia agarra-se ao poder, e faz-se utilizar da influência e violência para o manter a todo o custo.
E sabem que sem isso, não passam da vulgaridade e não conseguem competir de igual modo com os outros clubes.
Mas cada um sabe como quer ser conhecido.
"Pela boca morre o peixe."

Anónimo disse...

Caro anononimo benfiquista,

1º Aconselho a ler os meus comentários com mais cuidado, porque na parte em qua falo das claques critico todas, inclusivê as do meus clube e refiro que para mim deviam ser todas extintas
2º Quanto ao engano dos "super morcões", referia apenas à palavra morcões e não ao lider da claque e estava apenas a ser irónico com a parte do insulto. Sei, ou julgo saber, o quo referido lider é e sempre fui contra tudo isso e não precisa de me aconselhar leituras que eu li excertos e já me chegou
3º Não vi nos seus comentário, tais como aos meus por vezes racionais por vezes nem tanto, uma crítica às claques do seu clube que não em nada menos pacificas do que os Super Dragões (por exemplo no último Porto-Benfica no Dragão, lançaram tres petardos para cima dos adeptos do Porto para o sitio onde eu e um amigo meu benfiquista, com um bilhete oferecido por mim estavamos, sabe o que ele disse, não volto a vir ver jogos para junto de nenhuma claque);
4º Algumas escutas ao presidente do meu clube são graves, mas também sei pelo menos de uma ao presidente do seu, não me esqueço do Estoril Gate (como é conhecido na gíria), já para não falar de outros rumores;
5º Só considerar uma pessoa culpada quando ela é condenada pela justiça é democracia, pode não se gostar dela, mas emfim...
6º Quanto ao reparo histórico, nem lhe vou responder à ironia, só lhe vou dizer que é apenas, como eu referi atrás utilizada para várias épocas históricas (como as viagens de descobrimentos a ceuta; o cerco a lisboa; o apoio aos soldados liberais), eu só a usei numa das versões e apenas como nota mais suave;
7º Quanto ao tripeiro, como ficou claro, na minha opinião, eu levei como elogio, mas não sabia em que sentido a estava a utilizar. Se me chama-se Andrade também levava.
8º Quanto aos restantes comentários sobre não passarmos da vulgaridade sem ajudas.... etc., tb não respondo porque não vale a pena nunca vamos concordar
9º Continuo sem perceber o que é que o Bruno Pidá tem haver com o FC Porto, a não ser que é mais um marginal, como outros que há nas claques de TODOS OS CLUBES. Não me respondeu foi se achava que todos os que estavam no caso da noite branca são, para si, todos portistas;
10º Também ainda ninguem me explicou, porque é que se há tb benfiquistas metidos em coisas menos licitas e condenados porque é que tem assim tanta moralidade superior. Para mim, temos todos a mesma, como em qualquer lugar, dos dois lados a boas e más pessoas moralmente.
12º Quanto ao eu me apresentar como anónimo, não vejo qual é a diferença e só o faço porque, como qualquer pessoa de bem, temo represálias, incluindo de fanáticos do meu clube.

Não sei se respondi a tudo, mas enfim fiz o possivel.

Cumprimentos deportistas e força PORTUGAL

Anónimo disse...

Ao anónimo Portista:
(Digo Portista, pois como podes ver, os Benfiquistas também conseguem ser cordiais, e visto que abandonaste, e bem, a agressividade com que inicialmente aqui te apresentavas, penso que devo tratar-te com o mesmo respeito.)
Ao teu ponto nº1, nº2 e nº3:
Não concordo que as claques devam ser extintas, mas repudio qualquer tipo de violência!
De qualquer claque. E digo-o com toda a franqueza, não apenas para te agradar.
Claques não são gangues.
Mas também te digo que a paciência tem limites...E quando a impunidade impera, por vezes as revoluções não podem ser pacíficas...
Possivelmente foi o erro do 25 de Abril, ter sido uma revolução de cravos, demasiado poética, e não ter sido uma revolução feita com balas. Possivelmente...
Lamento que o teu amigo e tu tenham sido violentados pelos petardos.
E tu? Lamentas o que aconteceu ao autocarro e jogadores do GLORIOSO? Lamentas as mulheres e crianças que foram agredidas por adeptos do porto quando festejavam o campeonato(ainda com o Trapatoni) na Avenida dos Aliados?
Ou mais recentemente as mulheres que foram agredidas no seu carro depois do jogo da supertaça?
Em relação ao teu ponto nº4:
Se o LFV tiver que ser punido por comportamentos ilícitos, que seja!!
E tu? Consegues dizer o mesmo do teu presidente?
É que no Benfica, não existe ditadura, há correntes contestatárias à direcção actual do nosso Benfica.
Porque razão não existem candidaturas concorrentes à do bimbo da bosta e é eleito com 98 por cento dos votos, que é o mesmo que dizer 100 por cento? É assim a vida em ditadura, há quem tenha o que merece.
Em relação ao ponto nº5:
Esperava melhor que uma frase feita. Será que queres dizer que sabes que ele é culpado, mas como conseguiu safar-se devido a falhas na justiça ou se calhar nos juízes, deve ser permitido a continuar a desempenhar funções como se nada se tivesse passado? Mas que moralidade enquanto cidadão e adepto do FCP é essa?
Quantos assassinos andam à solta por ineficácia da justiça? É moralmente válido utilizar a democracia como desculpa para a não punição de crimes? Para ti pelos vistos é passível de ser discutido...
Em relação ao ponto nº6:
Eu reportei-me ao que sabia pelo que ouvi da boca do Historiador José Hermano Saraiva, e agradeço por me teres ajudado a acrescentar mais dados sobre esse assunto.
Ponto nº7:
Penso que estamos entendidos então.
Ponto nº8:
Realmente nunca poderemos concordar porque não se pode provar, pelo menos até à data. Depois de cerca de 30 anos de "sistema" onde o polvo cresceu e se agarrou com todos os tentáculos ao poder, não podemos provar se as equipas do porto se poderiam bater de igual para igual com as outras. Não obstante as equipas e jogadores de grande qualidade que o porto teve, mas tudo o que foi conquistado pelo fcp durante o "reinado" do bimbo da bosta, estará sempre ensombrado pela suspeita da batota.
Não concordas comigo? É justo afirmar que à luz de tudo o que sabemos sobre as trafulhices no porto, perdem toda a credibilidade de honestidade. Ou não?

Anónimo disse...

Ponto nº9:
Ambos concordamos também que é transversal no mundo das claques, mas também temos de fazer justiça aos adeptos de claques que não se confundem com o propósito de uma claque que é(pelo menos para mim) apoiar a equipa.
Em relação à noite branca do porto, sei o que toda a gente sabe pelo que saiu na imprensa. Se acho que os outros envolvidos são todos portistas, sinceramente, não sei, podem ser como podem não ser. Apenas fiz essa referência pois o pidá andava no porshe do macaco, segundo o Diário de Notícias. E quem trouxe à baila marginais do GLORIOSO foste tu, apenas retribui a provocação.
Ponto nº10:
Certamente tens a inteligência capaz de perceber que, quando leste a carta do caro amigo Constantino, ele se dirigiu também aos Benfiquistas, foi um desabafo de alguém que prefere(e muito bem), escrever o que lhe vai na alma em vez de bater em pessoas, por exemplo. Certamente concordarás, que quando te diriges aos teus, enalteces o sentimento de grupo, de família.
E certamente também saberás que se perguntares a um adepto de outro clube, por exemplo, o histórico Leixões, ou outro histórico qualquer do futebol português, como o Sporting, o Guimarães, a Académica, o Belenenses etc. esse adepto vai responder-te que o seu clube é especial, é diferente, e por isso é o seu clube. Percebes agora os nossos conceitos de sermos "doentes" pelo Benfica, e considerarmos o Glorioso uma "religião"? Entendes o sentido figurado e metaforizado destes conceitos, eu penso que sim que sempre entendeste, mas quiseste implicar com qualquer coisa, porque não temos viagens pagas a árbitros, nem café com leite, e tudo o que se sabe, para vir com os mesmas situações em que o porto está envolvido.
E possivelmente concordarás que é mais do que previsível, para ti, enquanto adepto do porto que sabe o que se tem passado desde há cerca de 30 anos de trafulhices, que a tua moralidade enquanto adepto seja posta em causa e diminuída.
E hoje em dia, quem dá a cara pela transparência e verdade no futebol é o Benfica! Por isso mesmo, na minha opinião,
é justo afirmar que os adeptos Benfiquistas são moralmente superiores aos adeptos do porto que nada fazem para limpar o nome do clube.
Pior! São coniventes! Ou então têm medo, e aí precisam de ser mais corajosos.
Ponto nº11 e não 12 como escreveste:
Respeito as tuas opções, como Benfiquista pluralista que sou.
Como vês, a tua ideia de que nós Benfiquistas, não gostamos que nos façam o exercício do contraditório não corresponde à verdade.
Era de bom tom que reformulasses essas tuas ideias sobre os Benfiquistas, assim como, essa da evasão da realidade, pois quem anda evadido da realidade há cerca de 30 anos são vocês adeptos do fcp.
Saudações Benfiquistas!

Anónimo disse...

Caro anónimo benfiquista, não sei se vou conseguir responder a tudo o que me disse na mensagem, porque de certeza que me vou esquecer de algo, mas cá vai, tentando respeitar a ordem das enumerações:

1ºQuando eu digo que as claques devem ser extintas digo-o no modo como funcionam neste momento e uma vez que, na sua maioria, são compostas por aquilo que a sociedade tem de pior;
2º Disse já várias vezes, que sou contra toda e qualquer violencia seja de que claque for e já dei, a medo é certo, em locais publicos a minha opinião de que as claques do meu clube, sobretudo os Super dragões, deviam ser impedidas de entrar no estádio e as mesmas já foram n vezes assobias pelos restantes 40 mil espectadores presentes no estádio do Dragão (por exemplo, quando não respeitaram minutos de silêncio ou quando não participaram em canticos espontáneos do estádio e começaram a cantar os deles);
3º Se condeno as agressões nos festejos de títulos do Benfica (ou qualquer outras). Condeno e digo-lhe mais, acredite se quiser, nos festejos do título no ano do trapatoni, eu depois do jogo do Porto (jogou, como se deve lembrar, no mesmo dia e hora no dragão) vinha do estádio e encontrei uma amiga Portista com um pai Benfiquista que a foi buscar ao estádio e que me deu boleia. Como é evidente levava um cachecol do benfica (a festejar o título) e quando passava junto do Coliseu (não sei se conhece, fica a 5 min a pé da praça) um bando de portistas aproximou-se e tentou agredir o senhor, fui eu que tive de sair do carro, tentar acalmar as coisas e ia sendo eu que iá apanhando (mas tudo se resolveu, mais ao menos a bem).
E esta não é a unica história de benfiquistas que defendo que eu tenho, porque se há coisa que eu não tolero é violência e irracionalidade.
4º Podia tb dar exemplo de outros casos, recentes, em que Portistas foram agredidos,apedrejados, etc. (inclusivê na mesma supertaça de que fala), mas não vale a pena, acho que neste ponto já chegamos a acordo, todas as claques tem contribuido para a violência.
5ºQuanto ao "meu" presidente, consigo dizer o mesmo e já o disse várias vezes aqui,agora não acho é que seja possivel passar por cima das leis só porque se quer ver uma pessoa condenada.
Além disso, ao contrário do que se diz, as escutas foram utilizadas nos processos do Pinto da Costa, mas não foram consideradas suficientes sem outras provas. Pode-se não concordar mas é a justiça que temos.
6º Se devemos ficar sossegados com a justiça que temos, não, devemos lutar para que melhor, mas vão sempre existir casos em que culpados vão ser inocentados;
7º Se o meu presidente é inocente, acho que não, tb já o disse várias vezes, mas acho que o que ele fazia era, infelizmente, prática comum de todos, não foram é todos investigados e aí a justiça tb funcionou mal.
8º Quanto à vida interna do meu clube, na minha opinião, muitos candidatos não significa melhor ou maior democracia (e podia dar exemplos de vários paises). É um facto que não há concorrentes ao Pinto da Costa (penso que na antepenultima eleição houve) porque provavelmente os sócios do Porto e possiveis adversários sabem que não têm hipoteses de vencer (quando o Pinto da Costa se afastar, muito, e talvez demais, vão aparecer) e não por medo.
Digo-lhe mais, essa da menor democracia no Porto é um erro por desconhecimento, as assembleias gerais do Porto (já assisti a algumas) são participadas e algumas dessas participações vão contra a gestão do Pinto da Costa e nunca a ninguem foi tirada a palavra ou depois foi perseguida.

Anónimo disse...

(Continuação 2)

17º Quanto à minha ideia de que os Benfiquistas não gostam do contraditório, reformu-lo, muitos com que falo não gostam (como muitos com quem falo gostam), como acontece em todos os clubes e que eu tb critico, como fui sempre dizendo.
18º Quanto à evasão da realidade, desculpe mas muitos estão, como tb portistas estão, mas como eu sempre fui dizendo, eu não tomo a parte pelo todo, os seus "colegas" é que o estavam a fazer;
19º Também seria bom que reformulasses muitas das ideias sobre os Portistas, que não são, nem de perto nem de longe, as suas claques, onde há muitos doentes mas tb muitas pessoas racionais e que assinariam por baixo o que eu estou a dizer e, quem sabe, que reformulasse essa ideia da falta da democracia no Porto que, como disse, é um erro por desconhecimento que já vi muitas vezes, desmentido pelas assembleias gerais do clube onde há, inclusivamente, algumas intervenções muito interessantes do ponto de vista intelectual (por exemplo, com propostas de como se deve trabalhar a finalização nos atletas, do FC Porto no caso, por investigadores ligados ao desporto;
20º Também seria interessante que muitos benfiquistas, entre eles o rivus e o constantino (mas tb há muitos portistas a fazer o mesmo em relação ao benfica), deixassem de dar vários nomes ao FC Porto, como braga b(para mim não faz muito sentido) ou clube do freixo (este é hilariante, portistas e benfiquistas que eu conheço estão fartos de se rir, desde que lhes contei) que é um tiro no pé para uma pessoa que ainda por cima conhece a cidade.

Alongei-me imenso nos comentários, e não sei se respondi a tudo, mas fiz os possiveis.
Saudações Portistas

JS disse...

Gostei do post. Parabéns MAO de VATA. Lógicamente que a minha (nossa) televisão RTP, pois quem lhes paga os vencimentos somos nós, através dos nossos impostos, (falo por mim), vai limpar o cu ao e-mail, ou seja, não vai ligar porra nenhuma ao mesmo. Sou sócio cativo do GRANDE BENFICA e vejo os jogos todos na CATEDRAL e alguns fora da mesma. Claro que a partir do comunicado da nossa direção resolvi efectivamente não me deslocar aos jogos fora do nosso GRANDE como prova de solidariedade para com o meu GRANDE.
Confesso que até estou estupefacto ao ler certos comentários a este grande post do nosso colega bloguista, benfiquista dos 4 costados ao reparar que aparecem (caído de páraquedas), dizendo que ao navegar na net, caíram neste blog, um ou uns ANDRADES (que se calhar nunca entraram nas AUNTAS nem no DRAGON) entraram a BOTAR faladura (nem eles sabem do que falam), debitam palavras e frases que se tivessem um pouco de nível nem escreviam, acerca das ideias/opiniões dum benfiquista "MÃO DE VATA" e que tão só é livre de se exprimir no sítio que é sómente seu,(BLOG).
Li tanta baboseira que até dá dó. Querem fazer crer que o FêQêPê não tem sido dirigido por um dos maiores corruptos entre muitos que existe neste miserável país. Quem defende este tipo de GAJOS é igual ou pior que eles. Depois defendem o indefensável (ESCUTAS) e mais não digo, chega, para um gajo bem formado, meia palavra basta.
VIVÒ GRANDE BENFICA

Anónimo disse...

Bem, já publiquei duas vezes a 2ª parte da minha resposta, que por algum problema que me é alheio (talvez seja a minha internet) depois de aparecer como publicado desapareceu.

Não o tenho escrito em lado nenhum, e por isso, desculpe-me caro anónimo benfiquista mas não lhe voltarei a escrever essa parte, já não tenho coragem para a escrever 3ª vez e depois do comentário do JS fiquei ainda com menos vontade.

Aproveito, para dizer que definitivamente não volto cá, nem que me insultem do pior que há. Não tenho paciência para pessoas como o JS que, mesmo depois de me ter retratado em n pontos, acha que me pode chamar de mal formado, acha que pode avaliar o meu nivel, etc.

Ou melhor, poder até pode, mas eu não vou responder nesse mesmo nivel. Aproveito para dizer que sou só uma pessoa, que sou sócio com lugar anual no Estádio do Dragão, tal como já tinha sido no estádio das Antas, que nunca assisto jogos fora do estádio do meu clube porque não tenho possibilidades económicas (e mesmo que tivesse não iria) e que sou andrade com muito gosto.
Digo-lhe mais uma vez, e acredite se quiser, a mim tanto me faz, que cheguei a este blog por acaso e que é efectivamente um local do senhor constantino, mas, como o próprio disse, aberto a todos os comentários.

Dito isto, despeço-me definitivamente, enviando a todos os maiores cumprimentos e pedindo mais uma vez desculpa ao constantino, e a todos que entenderam mal as minhas palavras (muitas vezes porque não as expliquei convenientemente), e ao anonimo benfiquista por abandonar o nosso "dialogo" quando ele estava a ser cordial.

Constantino disse...

Caro Anonimo,

Não sei se os seus comentarios ficaram publicados ou não, sinceramente já vai para aqui uma salganhada de anonimos que já não sei quem é quem.
De qualquer forma, caso não tenha ficado publicado, fica aqui a minha garantia de que não houve qualquer itervenção da minha parte para apagar os seus comentarios. Tal como lhe tinha dito antes, nunca apaguei comentarios nem nunca o vou fazer,independentemente do teor dos mesmos. Fica feita a ressalva para que não haja confusões.
De qualquer forma, da minha parte vejo 25 comentarios (excluindo este).

Abraço

Anónimo disse...

DE: ANONIMO PORTISTA

Constantino, também, para não haver dúvidas, e só por isso volto a comentar. Não o estou a acusar de nada, como disse, e sem falsas intenções, o problema deve ter sido não meu, mas da internet onde me encontro a trabalhar, porque sempre que eu publiquei os comentários (a "continuação 1", como lhe chamei), apareceu a mensagem a dizer publicado (depois de dar um erro), mas quando eu voltava cá para ver se me tinham respondido ele não estava.

Isto aconteceu-me em todas as 3 partes do comentário mas foi só a segunda que por azar não apareceu, apesar de eu a ter escito duas vezes. VOLTO A FRISAR QUE NÃO TENHO DUVIDAS EM RELAÇÃO À SUA HONESTIDADE E QUE O PROBLEMA DEVE TER SIDO DO MEU SERVIÇO DA INTERNET (só para não deixar dúvidas a ninguem)

Quanto aos anónimos, há dois, o Portista (eu) e o Benfiquista.

Mais uma vez o elogio, já o fiz ontem num comentário, pela sua liberdade e coragem de manter o Blog aberto.

Cumprimentos e até qualquer dia

Anónimo disse...

De, Anónimo Benfiquista.
Caro Portista, já aqui falámos de muitos assuntos, e claramente convergimos em certos pontos e, felizmente, discordamos em absoluto de outros. Felizmente, porque para mim seria inconcebível pactuar com trafulhas como o vosso presidente. Como já escrevi, quem nada faz, enquanto sócio do fcp, para alterar a imundice que o vosso clube é, ou é de algum modo conivente, e sente-se bem com a situação, ou tem medo de represálias.
E no teu caso, muito sinceramente, parece-me que será um misto de medo,(é legítimo) e quero eu imaginar, de vergonha da porcaria que é a direcção do fcp. E também quero acreditar que existe muito boa gente portista que se deva sentir também assim.
Mas, nesse caso, o vosso clube não pertence aos sócios e adeptos!
Pertence a essa mafia que vos tem cativo.
Admitindo que a maioria dos adeptos e sócios do porto são pessoas de bem, como se coadunam com o representante máximo do vosso clube?
E como é possível que passado cerca de 30 anos não o meteram a andar? Porque não foi com o apito dourado que se soube das trafulhices, foi muito antes.
Portanto, na minha opinião, existe sim uma ditadura no porto, que já vai para além do futebol e extrapola-se inclusivamente aos meandros da política! Cabe aos portistas de bem devolver credibilidade ao clube acabando com a escória que vos meteu na porcaria.
Mas, e agora voltando ao que nos trouxe aqui, terás que concordar comigo quando digo que os teus primeiros comentários à carta do camarada Constantino foram entradas de capitão do porto, que é o mesmo que dizer, entradas à João Pinto, Fernando Couto, Jorge Costa, Bruno Alves...
E imagino que saibas, a emoção tolda a razão. A todos.
E a ti toldou, pois quando fizeste os primeiros comentários, quero acreditar, que escreveste de cabeça quente.
És livre de concordar ou não, com o que está escrito na carta.
E inclusivamente foi te dado o direito, assim como a mim, de nos expressar-mos aqui neste espaço.
Se fizeres um exercício de imaginação, e te colocares na pele de um Benfiquista, que sabe o que se sabe acerca do porto e do sporting(o verdadeiro clube do regime salazarista), irás identificar-te com esta carta. Eu percebo que não o queiras fazer. E percebo que adores o teu clube, mas por isso mesmo, sendo alguém de bem, não podes contestar os factos que todos conhecem. Sinto pena, por imaginar que haverá portistas ferranhos, mas honestos, que não consigam dissociar-se do rótulo de corruptos.
Mas a culpa de isso suceder, não é dos Benfiquistas, mas sim do vosso representante máximo.
Revoltem-se, ou apodreçam!

Dito isto, quero dizer que esta carta é sem dúvida uma excelente demonstração de Benfiquismo, de alguém que nos presenteia, partilhando connosco a sua sapiência e amor pela história e essência do grande GLORIOSO!
Nunca duvidemos disso!
Saudações Benfiquistas!