segunda-feira, 25 de outubro de 2010

porto...monense 0-1 SLB

Não posso negar, estou desiludido. Digam o que disserem, inventem as desculpas que quiserem, mas a exibição de ontem foi um imenso vazio, intercotado por 1 golo num lance de bola parada. Tudo o resto foi um marasmo de ideias, de vontade, de concentração, de competitividade, arrisco dizer até, de classe, com a honrosa excepção de Luisão. 3 oportunidades de bola corrida em 90 minutos é muito pouco, é nada, é zero.
Com 20 segundos de jogo já Maxi tinha sido ultrapassado anedoticamente pelo candeias (numa das 1789654 vezes em que isto aconteceu) e nos primeiros 15 minutos eu devo ter praguejado mais vezes contra a inépcia demonstrada pelos nossos rapazes do que na época passada toda.
Acima de tudo, para os que dizem "não foi assim tão mau", é preciso destacar que este porto..monese é um conjunto de jogadores fracos e sem qualquer experiência de 1ª Liga, construida com base no expediente mais fiavel da luta pela manutenção em Portugal: beija mão ao papa pitas e lugar para 4 ou 5 jogadores dos quadros do braga B. Esta equipa pedia um SLB minimamente concentrado para conseguir um vitoria sem espinhas. Da forma como nos exibimos trouxemos para casa 3 pontos, é verdade, mas demos uma imagem para o futuro de tal forma preocupante que posso dizer que nenhuma das 3 derrotas consentidas no campeonato me preocupou tanto.
É possivel que este seja o jogo que marque o óbito do Benfica de Jesus 2009/2010. O futebol entusiasmante é uma miragem e por entusiasmante não se entenda o rolo compressor, entanda-se bom futebol, organização, concentração, competitividade. Ontem a meio do jogo eu fui obrigado a perguntar-me: o Saviola e o Kardec conhecem-se? Imagino que o Kardec saiba que é o Javier Saviola, deve ter cromos dele, mas o contrário também será verdade? Quando deram o pontapé de saida no jogo o Kardec terá estendido a mão ao Saviola e dito "olá eu sou o Alan e sou um grande fã seu. Pode-me passar uma ou duas bolas durante o jogo?".
Depois bem, depois saltou uma vez mais à vista que há jogadores sem indices minimos fisicos ou competitivos para serem titulares neste momento: Maxi é um caco fisico; Peixoto acumula defeciencias fisicas com a competitividade de uma idosa com andarilho e algália; Gaitan parece aquele puto no recreio que finta 20 adversários e depois quando perde a bola fica à conversa com as miúdas, até algum colega a recuperar outra vez e Jara é um clone do djaló. Parece-me evidente que ter boa técnica (como é o caso do Gaitan) não pode ser a única virtude para ser titular do SLB. Ajuda muito, é verdade, mas o corpo e a mente também têm que ser chamados à liça e ontem a maior parte dos que estiveram em campo (e uma vez mais destaco a excepção Luisão, que tenho quase a certeza vai ver o 5º amarelo com o Paços de Ferreira) esqueceram-se destes 2 pormenores.
Resumindo e concluindo, ganhamos e eu dormi mal. É mau sinal, estas vitórias pifias deixam-me um amargo de boca às vezes superior à derrota. Porque quando vejo um jogador do SLB deixar bater a bola à frente e ela passar-lhe por cima (p.e. Maxi) ou ficar a olhar para um colega que escorregou e foi driblado por um adversário sem se dar ao trabalho de tentar fazer-lhe a dobra (p.e. Gaitan) eu fico absolutamente desiludido. Porque desenganem-se, o que fizemos ontem chega para ganhar a 1 ou 2 equipas da 1ª Liga. Com todas as outras vamos ao charco.
PS - a imprensa insiste que uma assistência de 15 mil espectadores é sinal de que o boicote foi quebrado. Das duas, uma: ou não ~sabem o que são s adeptos do SLB que encheriam, sem dificuldade, o Estadio do Algarve, como sempre fizeram quando o Glorioso cá veio ou então estão a ser mal intencionados (talvez a mando de alguém).

Sem comentários: