terça-feira, 12 de abril de 2011

Desinteligência (minha ou de outrém, não sei)

Dá-se por adquirido que um plantel de equipa de futebol tem, no minimo 22 jogadores, apesar de a escola oriental defender 19+1 e a do norte defender que bastam 11+3. Desses 22 pressupõe-se que 11 serão de indiscutivel classe e os restantes 11 para suprimir os buracos na equipa titular e dar luta pelo 11 inicial. 22 jogadores de classe mundial é caro e é motivo para problemas de balneário, sendo que 22 de classe duvidosa mal aparecem no Relatório e Contas, mas também não formam aquilo que por norma se apelida de "familia funcional".
Quando por motivos de gestão competitiva se enfia no meio dos craques um ou dois limpa-chuteiras, normalmente a coisa corre mais ou menos e os fracos parecem mais fortes e dão ares de classe. O contrário, meter uns craques no meio dos saloios, enviesa a coisa, porque se a qualidade não é transmissivel, a falta dela é pior que a gripe aviária e basta um aperto de mão de boa sorte para um Aimar se tornar num Luis Filipe. Por outro lado quando se metem 11 peçonhentos na mesma equipa as falhas de uns são compensadas pelas azelhices de outros, que por sua vez são compensadas pelas fifias dos restantes. Normalmente a coisa dá barraca e é impossivel ver quem são os maus e os execráveis, sendo que até a bola passa a ser triangular e o equipamento com nódoas horriveis.
Serve isto para dizer que não entendo as avaliações de falta de qualidade dos 11 suplentes do SLB tendo como base de partida os jogos com portomonense e Naval. Metessem 11 suplentes dos corruptos ou do braguinha do augusto duarte ou o 11 titular do pastilhas do lumiar e o resultado seria o mesmo. Estamos a falar de 11 jogadores sem automatismos, sem rotação, sem ritmo e nalguns casos, sem qualidade. Convenhamos que dizer que um plantel com suplentes como Julio Cesar, Sidnei, Carole (apesar de ser muito cedo para dizer isto), Airton, Martins, Jara, o próprio Kardec (com os seus 345 defeitos) ou até o Peixoto a passo (sem esquecer que Amorim, Weldon e Gomes também fazem parte da festa) é fraquinho, não é ser honesto. Olho para o banco dos corruptos e não vejo melhor que isto, muito sinceramente.
Não podemos apagar a falta de qualidade de certos e determinados elementos como Luis Filipe, Menezes mas planteis de 22 titulares é utopia que só se consegue baixando o nivel dos titulares e elevando um pouco o dos suplentes. Pessoalmente prefiro ter 11 excelentes jogadores e 6 ou 7 de boa qualidade do que 22 apenas bons. Mas isto sou eu, claro...

2 comentários:

Carlos Alberto disse...

O Constantino e eu que também penso o mesmo

marley disse...

Eu também concordo com isso só não percebo porque se prescinde,por exemplo,de um Miguel Vítor que é da nossa formação e se vai buscar um Sidney,porque é que se vai buscar um Filipe Menezes, porque é que se vai buscar um Fernandez ,que não joga etc,etc,etc.
Viva o Benfica!