sexta-feira, 20 de abril de 2012

A Língua Portuguesa é muito traiçoeira

Sempre considerei que a língua portuguesa era de difícil concepção e entendimento tanto para os nativos deste paraíso à beira Alentejo plantado como para os anglo-saxões que a fim de não serem apelidados de "arrogantes que só falam a língua deles" tentam fazer um brilharete agradecendo os serviços que lhes prestamos, com um educadissimo... "gracias". Talvez metade do problema do português seja devido à sua latinidade e outra metade seja devido a ter sido inventada por um gajo que deu um enxerto de porrada na mãe já depois de ter ficado orfão de pai e portanto ficou com a sua educação a cargo de um tipo que volta e meia ficava esparramado em portões porque também só tinha a 4ª classe e não sabia ler árabe... Martim meu irmão  " بنفيكا هو أعظم " não queria dizer "gaijas à discrição", era mesmo "o Benfica é o Máiór"...

Dentro do espectro dos palradores da língua portuguesa, a aptidão para a utilização da mesma varia consoante o grupo a que os indivíduos pertencem. Como é óbvio é no meio futebolístico que nidificam alguns dos maiores sacrilegos do tratamento da língua mãe... e aqui vamos deixar o Jorge Jesus numa divisão diferente. Dentro do universo futebolístico, é na área jornalística que surgem as expressões mais esconças... acima de todas, uma que ultrapassa o meu, já de si parco nível intelectual... tão parco que se limita a um rudimentar entendimento da expressão "sacos de mijo no nuno luz"...tudo o que vai para além disto, estou fora.

Foi então entre a jornaleirada que surgiu uma famosa expressão, utilizada até à exaustão para definir uma equipa que tem que operar uma reviravolta no resultado de um jogo ou na tabela classificativa... "correr atrás do prejuízo"... Não sou tipo especialmente exigente... por exemplo, quando era puto quis o helicóptero ambulância dos Playmobil... os meus pais ofereceram-me uma caixinha de Legos e mandaram-me construir o meu helicóptero ambulância e eu... feliz da vida... mas nesta questão do "correr atrás do prejuízo"... expliquem-me quem corre atrás de uma merda que não quer? Quando uma equipa tem que procurar um melhor resultado, não estará a correr atrás do beneficio? Ficar parado com o resultado negativo não será isso sim prejuízo?

Como é óbvio esta questão que me mói o que resta do meu cérebro, não é absolutamente desprovida de lógica benfiquista. O problema que eu coloco é: quando é que o SLB corre atrás do prejuízo... quanto tem 5 pontos de vantagem e em meia dúzia de jornadas fica com um (reparem a palavra)... prejuízo de 4 pontos ou... quando tem 4 pontos de prejuízo e tem que correr atrás do (uma vez mais atentem ao substantivo) beneficio de pelo menos 1 ponto? Admito que alguém possa vir argumentar que para correr é preciso vontade, pelo que o SLB entrou em prejuízo porque não teve vontade de correr e como tal nunca se poderá considerar a perda dos 5 (Os Cinco Perdidos no Campeonato dava um bom titulo de livro...) como correr atrás do prejuízo. A estes eu respondo que não percebi nada e não tenho dúvidas de que quem tem mais 5 e acaba com menos 4, ou faz de propósito ou então é burro que nem uma porta ondulada. De qualquer das formas depreendo que se andou deliberadamente a correr atrás do prejuízo e com inusitado sucesso. Agora agradecia que se tivesse a mesma dedicação para correr atrás do beneficio... de preferência já a partir de amanhã.

16 comentários:

AbraXas disse...

ainda só vou no primeiro parágrafo, mas já vou comentar, mesmo que um bocado fora do contexto.
cá vai, comentário ao primeiro parágrafo:

realmente esye país começou mal, é a primeira vez que leio um pensamento similar ao meu a este respeito. o que diz muito de mim e sobre ti. (para o bem (não tou a ver em quê) e para o mal (o que é por demais evidente).

de facto, isto para além de começar com um gajo que bate na mãe, tem ainda a agravante desse gajos que não respeita a mãe ser o maior heroi da nação. não há registo de nenhum país no mundo em que o maior heroi é um gajo que agrediu a mãe e o seu maior feito resumir-se, no fundo, a esse acto.

claro que a partir daí tenhamos um povo com uma estrutura de valores completamente distorcida e que tem consequências graves na história e no dia a dia do indiviuo comum (ou vice-versa, talvez pela ordem inversa). e "prantes", é isto, para já.

lawrence disse...

Continuando fora de contexto e aproveitando a embalagem do "títalo" acabei de ouvir no Youtube as seguintes frases que caem como (qual é a frase?) no mundinho do chutebol tuga:
"Jornalistas que fogem das notícias"
"Jornalistas que molham o pão no petróleo"
A segunda, para a adaptar mais à nossa realidade seria no "leite com chocolate" ou "nos congelados da arca" mas compreende-se!

AbraXas disse...

segundo parágrafo: esconço pode ser sinónimo de estrôncio? a intelectualidade no meio dos comentadores, reporteres e jornalistas desportivos é algo que nem sequer pode ser medido através da tecnologia actualmente disponível. digo-te que aquilo que me faz ficar mais f%$T# num jogo da bola na TV é a parte sonora. a certa altura até o árbitro passa a segundo plano como alvo da minha ira. pior mesmo só o relato dauele gajo com sotaque purtúguêz (portugais) do eurosport.

AbraXas disse...

terceiro parágrafo de lógica irrepreensível (que não pode ser reprimida ou que não é passível de repreensabilidade o que é uma espécie de bis da preensabilidade que é aquilo que é preensável... ou seva, utilizaável do ponto de vista jornalistico (press) ).

quero com isto dizer que,este parágrafo, não é pressable (de imprensa, como explicado no parágrafo anterior do meu comentário) pois tem uma qualidade intelectual vísivel a olho nú, ao contrário do nível intelectual (até agora só equacionado teroricamente) dos jornalistas desportivos

AbraXas disse...

estou agora no quarto paragrafo e após todos este comentários perdi o fio à meada (outra bela expressão que não pedria nada se fosse emoldurada pela tia micas, essa espécie de pablo aimar do macramé). relativamente a este paragrafo, apesar da confusão aparentementereinante (quer isto dizer que tb há uma outra confusão que neste momento mais não é do que uma monarca fora do poleiro), quero dizer que podes ter descoberto a razão (mais uma) para o insucesso do SLB no campeonato deste ano. a primeira deve ter a ver com a multiplicidade de linguas do balneário, fenómeno este ampliado pelo abstraccionismo aplicado ao portuguE~s burlesco-progressivo do Bi-Jota. a segunda tem a ver com a interpretação semantica da corrida atrás do prejuízo, cuja aplicação fora do contexto, por falta de uma verdadeira análise ao seu real significado, nos levou à actual classificação.

não sei porquê mas já me estou a sentir melhor.

PS: já pesquisei e defini o perfil do novo treinador do benfica. vê no :http://redstripesslb.blogspot.pt/

Constantino disse...

Abraxas,

A forma absolutamente anárquica com que tu acaricias o teclado maravilha-me. Sonho ser assim um dia, mas ainda estou na fase em que deixo o meu texto ser governado pelo corrector ortográfico. Se mais escrevessem como tu, dariam inicio a uma lingua própria cuja dinâmica e elasticidade da escrita tornaria a expressão "o que hoje está errado amanha estará certo" uma lei incontestada.

O meu mais sincero bem haja.

PS - fodasse, aqui a palavra "fodido" não se escreve com caracteres diversos... é tudo às claras caralho.

Abraço.

AbraXas disse...

detesto escrever em caixas de comentários. é tudo apertadinho e o caraças. vou começar a escrever comentários no word e depois faço copy-paste para aqui (fazendo questão de o mencionar).

PS: o meu browser tem corretor ortográfico em inglês, pelo que aparece erro em tudo. suponho que tenha acertado em algo.

Constantino disse...

Abraxas,

Eu que pertenço à classe dos parvos, a coisa que mais detesto nas caixas de comentarios é... não dar para justificar o texto... fica tudo desarrumado, umas frases a acabarem mais à frente que outras... se eu fosse tão picuinhas com a arrumação da casa como sou com textos, certamente a minha miúda gostava mais um bocadinho de mim.

JC disse...

É uma expressão um bocado parva, concedo. Mas se encararmos isto como uma prova de atletismo entre, suponhamos, o Benfica e o Prejuízo, correr a atrás do prejúzio - com o objectivo de ultrapassá-lo - pode fazer algum sentido. Pelo menos a mim, que às sextas à tarde já começo a pensar em camiões de Sagres.

Juspiard fuldeb para todos vós.

Anónimo disse...

Então!
Se os larápios, me tiram cinco pontos, e eu tinha cinco pontos, a mais, com quantos pontos tenho, ou fico agora, vamos lá fazer contas de subtrair, se faz favor.

Vai ao quadro o menino Vitinho de verde!
- O sôr doutor mas que diabo como vou por as contas em dia se nem o ministro das finanças sabe.

Benfiquista Tripeiro disse...

"Correr atrás do prejuízo" é uma expressão brasileira, e parece-me que tem origem no desporto. É considerada gíria e, como tal, não necessita de respeitar padrões normativos. A interpretação também pode ser feita da seguinte forma: corre-se atrás do prejuízo para o alcançar, para o ultrapassar. Quando se está em segundo, ou a perder, corre-se atrás de um prejuízo (o 1º, ou o que está a ganhar) para o ultrapassar e alcançar o objectivo. A expressão "correr risco de vida" é semelhante.

PluribusUnum7 disse...

Vou aqui deixar o link de mais um roubo.

http://pluribusunum7.blogspot.pt/2012/04/2-mao-meia-final-da-taca-de-portugal.html

A quem estiver interessado em fazer um post com este video agradecia que linkassem o meu blog.

rui disse...

ja devias era tar cuma puta do caralho quando escreveste isto...ate eu que estive a ler me sinto confuso lol.força benfica..venham as eleiçoes

Carlos disse...

Alguma confusão entre Egas e Martim Moniz, mas enfim...

Constantino disse...

Carlos,

Pois houve, mas a nivel de processamento de texto era mais fácil enquadrar o Martim como suposto aio do Afonso do que o Egas como o suposto heroi do cerco. Parti do principio que poucos iam dar pela ligeira inversão historica se optasse pelo Martim, ate porque se optasse pelo Egas a maior parte ia-me chamar parvo porque o lobotomizador não fez parte do cerco. A fama do Egas aio ficou perdida desde que o Egas médico lacerou cérebros alheios.

Eu que gosto muito de História sou obrigado a pedir-te desculpa pela rasura propositada. Só te peçoa ti porque mais ninguem reparou.

Abraço

Anónimo disse...

Viva a bolota
viva o nolito
faz a tua
e o benfica ganhara!