sexta-feira, 13 de abril de 2012

Osculem-me essa Taça

Uma das técnicas mais antigas para alterar o sentido de algo é trocar-lhe o nome. O exemplo do beijo é o mais conhecido. Acto com nome carinhoso, pode ter um sentido mais "chavascalar" se em vez de "beijo" optarmos por "ósculo" retiramos o sentido fofinho da coisa: "osculava-te toda"... "ah dá cá um ósculo meu amor"... "o José Águas osculou aquela Taça dos Campeões toda"... "babaste-me todo com esse ósculo"... "osculate my ass"... simplesmente não funciona. Tal como não funciona depositar dinheiro na conta de alguém, de forma clara e facilmente detectável e depois dizer que era uma armadilha... digo eu, sei lá...

É mais ou menos isto que se tem passado com a Taça da Liga... na impossibilidade de lhe meterem a unha em cima, os vencidos optam por denegri-la trocando-lhe a denominação, até porque na original dela consta o nome da associação que um dos seus principais denegridores já presidiu. É assim desta forma, que já fomos brindados com "Taça da Cerveja", "Taça Lucilio" ou um mais subtil e nada revelador de intenções "Taça do Benfica". É um bocadinho aquela teoria de "o perfume patchouli cheira mal porque tem nome de odor a pés sujos".... que por norma peca por analisar as coisas ao contrário...

Se me perguntarem qual prefiro, digo que será "Taça Benfica", porque prefiro sempre tudo onde esteja implícito o nome do Meu Clube (ainda hoje defendo que a freguesia de Benfica deveria ser a capital e Lisboa uma freguesia da mesma). Contudo não posso evitar ficar curioso sobre quais as razões de o campeonato nacional não ser "Campeonato do Benfica", sendo o nosso museu o principal agregador de taças relativas a esta competição em Portugal. Entendo que a Taça de Portugal não poderia ser "Taça do Benfica" (por engano escrevi Benfica com letra pequena e o corrector automático registou erro... é muinte espértinhe o gajo) por questões de sobreposição de nomenclatura, dada a existência de outra, mas a questão do campeonato... causa-me engulhos na cabeça... Por exemplo, é perfeitamente legitimo que a Supertaça passe a ser "Supertaça Corruptos" e neste caso não seria apenas pelo número de troféus que eles têm na vitrina gordurosa deles, mas apenas porque vendo as coisas em perspectiva eu "donato" alguns casos ligeiramente susceptíveis de análise criminal.

É nesta indecisão a nível de nomes que o SLB se prepara para disputar mais uma final da Taça... ehr... vá... que seja.. do Benfica contra a equipa do fiuza, que até já prometeu que se o gil vicente bater o Glorioso amanhã, vai haver champanhe para os sem abrigo de Barcelos durante uma semana, partindo ele do principio de que gente sem casa e com problemas de alcoolismo, o que mais precisa é espumante para a beiçola... "Sopa e bifanas? Alojamento? Não pah, vocês precisam é de álcool em barda.... e se tiverem juizinho ainda podem ficar com as embalagens de cartão para se abrigarem do frio"... está visto que se perdermos amanhã, para além de dizermos adeus a mais um troféu, também poderemos contribuir para a mudança de nome da competição.... para aí...Taça Champómy?

O fundamental é que os dirigentes do SLB entendam que é indispensável vencer a final de amanhã por muito que ela pouco valha. Na realidade, um ósculo pode muito bem salvar o dia a alguém, mas uma Taça da Benfica não salva a época a ninguém... agora um Campeonato Benfica era coisa para me deixar bem mais "sastfête"... era rapaz para oscular Jesus na testa sem parar... ou nas condições em que está a tabela classificative, era gajo para ir daqui ao Porto oscular o papa pitas... sim, porque eu sei onde ele mora... é só seguir as indicações...

7 comentários:

Hugo disse...

Excelente, para varia Constantino!

Mas permite-me falar-te de um facto.

Se reparares, ao longo da época, na Taça da Liga as poupanças não foram muitas, excepto contra Santa Clara.

Já na Taça de Portugal, contra o Marítimo, viste a equipa que entrou em campo e a forma como entrou..

A Taça da Liga, para os nossos dirigentes, é mais importante que a Taça de Portugal.

Ganhando a Taça da Liga, o Benfica consegue 1 milhão de euros. A Taça de Portugal nada dá!

A mim e a ti, como a maioria dos benfiquistas, é o inverso, mas não te preocupes que está mais que alinhavado pela Direcção que temos que a ganhar!

Eu também acho que devemos ganhá-la, mas porque o Benfica nunca joga para perder, enquanto a direcção quer é pilim...

Faz falta, eu sei, mas o nosso Benfica não anda muito ralado com a vertente desportiva, direi eu!

Constantino disse...

Hugo,

Não digo que estejas errado, mas é importnate veres que o jogo com o maritimo para a Taça foi feito a seguir à recepção aos lagartos e exactamente antes da ultima jornada da champions e de nova visita à madeira. Não quero apostar, mas acho que ainda houve por ali jogo de selecção pelo meio. Já os jogos da taça da Liga são numa fase mais desafogada do calendario, portanto a questão das poupanças pode ter algo a ver com isto. A titulo pessoal, quero é campeonato, taças e supertaças passam-me um pouco ao lado... a não ser que sejam como complemento do titulo nacional.

Abraço

Hugo disse...

Sim,

Eu também!Campeonato sempre, o resto é para vir também mas...

Mas não me sai da cabeça que esta Taça da Liga interessa muito à direcção por causa do pilim...

Mas é para ganhar, obviamente.

Abraço

Jotas disse...

Claramente meu caro, para alguns, até alguns benfiquistas, parece que esta taça só vai ser interessante quando outros a ganharem. A verdade é que os outros bem tentam, mas não conseguem.

Anónimo disse...

Bruno Carvalho, que concorreu à presidência do Sporting, defendeu esta sexta-feira, na sua página do Facebook, que o Sporting "deverá ser eliminado de imediato da Taça de Portugal e não poderá disputar essa prova na próxima época".

"Hoje ficou provado, através das imagens vídeo do banco, que foi um funcionário de Paulo Pereira Cristóvão que fez o depósito de dois mil euros na conta do árbitros assistente e é evidente que foi a seu pedido", refere.

"Paulo Pereira Cristóvão era na altura vice-presidente do Sporting, logo, foi o Sporting que tentou corromper o árbitro e não parece que haja aqui qualquer dúvida", conclui. (Bruno Carvalho in Record)

Constantino disse...

Anonimo,

Pelos vistos quem disse isso foi o bronco que perdeu com o LFV.

Abraço

Anónimo disse...

Gostaria de aproveitar este espaço, que muito prezo e que me enche de orgulho por tratar das questões do benfica sempre com muita astúcia e inteligência, para dizer ao JJ que meta a TAÇA DA LIGA NO CÚ!
obrigado. abraço!