segunda-feira, 2 de abril de 2012

Momento da Verdade

Para nós, rapazolas cuja infância e juventude foi passada a subir e descer nespereiras entre meio dos anos 80 e 90, o termo "Momento da Verdade" relaciona-se sempre com um velho raquítico japonês a dar punhadassos valentes a monte em jovens e adultos americanos, minutos depois de apanhar moscas com pauzinhos. Para os outros, os mais novos, "Momento da Verdade" tem mais a ver com o SLB - Man. United da Champions de 05/06, peladinha que decidiu o nosso apuramento para os oitavos da competição, onde acabaríamos por fazer em franganotes a armada beatleiana campeã europeia.

Vejo este jogo como grande inspiração para 4ª feira, até mais do que as nossas prévias visitas a Londres, por muito que se tratem de fases diferentes da competição e se disputem com o SLB em condição diferente, no que respeita a propriedade de Estádio... apenas e só porque revejo nele acontecimentos alucinantes como os que se vão sucedendo agora. Para os que não recordam esse jogo, aqui ficam as semelhanças com 4ª feira:

- tal como agora, também naquele 7 de Dezembro de 2005, o SLB defrontava uma equipa camone com a mania das grandezas e mais dinheiro que chá.

- tal como agora, também naquele 7 de Dezembro de 2005 o SLB ia disputar o jogo mais ambicionado pelo seu técnico, que chegou a fazer primeira página num pasquim desportivo, umas 5 semanas antes, afirmando que era aquele jogo que queria ganhar. A coisa foi tal que o holandês, a fim de fazer deste o jogo decisivo, quase obrigou a equipa a empatar num Stade de France apinhado de emigrantes, contra uma equipa de nível tão duvidoso que na época seguinte abordou o conceito de "reforçar plantel" com a contratação do emerson.

- tal como agora, também naquele 7 de Dezembro de 2005 o SLB estava obrigado a desmanchar, qual talhante agarrado a um cadáver de porco, a defesa bifa e marcar golos que dessem a vitória, único resultado possível para garantir a passagem à próxima fase, isto depois de uma fase de grupos deveras atípica, onde chegamos a empatar em casa de uma das melhores equipas espanholas da altura, com um surfista júnior na baliza, para depois levarmos na boca na Catedral... com o mesmo radical de cera no cabelo queimado pelo sol.

- tal como agora, também naquele 7 de Dezembro de 2005 o SLB debatia-se com uma razia de lesões e castigos que obrigou o mister da altura a fazer autênticos bordados de Castelo Branco para poder entrar em campo com uma equipa minimamente competitiva.

- tal como agora, também naquele 7 de Dezembro de 2005 o SLB fazia questão de entrar em quase todos os jogos com um brasileiro cuja reduzida utilização da massa encefálica só tinha comparativo com o seu jeito para praticar o pontapé na bola... e aqui estou mesmo a falar do reles "pontapé na bola", pois quem viu não pode esquecer o pontapé no oxigénio catalão dado pelo beto, que iria resultar no primeiro golo barcelonista na partida dos quartos de final.

Sei que nesta altura haverá muitos leitores a questionarem-se "mas que raio entende ele por equipa minimamente competitiva? Se estávamos na Champions devíamos ter boa equipa". A estes, apenas peço para observarem o nosso 11 titular neste mágico jogo:

Jaquim - sempre impávido e sereno naquela onda do "se vier à figura defendo, se for desviado deixo entrar porque não quero sujar os calções". Se tivesse acompanhado a história do SLB teria reparado que foi essa limpeza de equipamento que custou assobiadelas ao Nené... e depois queixa-se de ter sido assobiado...

Alcides - chegou ao SLB como central, jogou sempre a lateral e foi-se embora sem que se percebesse se era jogador. No fundo só tinha altura e muita... actualmente joga na única equipa do mundo cujo nome é maior que ele: dnipro dnipropetrovsk.

Luisão - já era o Máiór... e continua a "sêr-lo"...

Anderson - nesta altura parecia bom central. Passados 3 meses deixou de o ser... jogador a ir direitinho para o quadro dos "Tesão do Mijo" liderado pela primeira pré epoca do Karyaka e por 5 meses de Yebda.

Leo - provavelmente o gajo mais sobre valorizado do SLB no séc. XXI. Tinha a noção defensiva de um Gaitan, fintava como o Gaitan e atacava como o Gaitan... mas era lateral esquerdo. Apesar de lhe chamarem Maradoninha, esteve 4 anos no SLB e fez a fabulosa quantia de 2 golos e deve ser esse o número de assistências também. A defender... bem, eu tive grandes esperanças no Quique quando ele disse que o Leo tinha que ir para a bancada ver como se defendia... depois ele meteu o David Luiz a defesa esquerdo e as esperanças foram-se.

Petit - o melhor jogador ventriloquo da história da modalidade. Houve uma vez que abriu a boca... foi para se rir à gargalhada quando mandou um biqueiro nos tomates do Gattuso em pleno San Siro.

Beto - brasileiro-sueco... só pelo aspecto dele, devia ter sido logo proibido de vestir o manto Sagrado. Depois começou a jogar e viu-se que o aspecto era, de longe, o melhor dele.

Nelson - lateral direito convertido em extremo... os tais bordados deste jogo... esteve nos 2 golos do SLB... ah, o lateral esquerdo mancuriano era o o'shea... e de repente tudo fica explicado.

Nuno Gomes - foi o 10 neste jogo. Fartou-se de abrir espaços e fazer simulações... no fundo, era a especialidade dele (chuuupa bracarense).

Nuno Assis - tarro, puro tarro... sebo daquele que se mete nas botas de cabedal para elas não agarrarem a sujidade....óleo queimado que se mete nas betoneiras para não agarrarem a massa... consta que não foi neste jogo que foi apanhado com as veias mais inchadas que o peito do Jesus depois de eliminar o Chelsea (vão ver...).

Geovanni - o ponta de lança... este jogo ficou inserido no meio daquelas 3 semanas a que se chamaram "Oi?". Para quem não recorda, foram aquelas 3 semanas em que o Soneca enganou toda a gente com a conversa do "pô sonhei à pouco que em toda a minha vida eu fui centro-avante". Para mim isto apenas foi conversa dele porque descobriu que no centro do terreno se batia umas sornas bem mais cómodas do que junto à linha, perto do barulho dos adeptos.

4 comentários:

JC disse...

Devo concordar ali com o Toneca. Se há coisa que me aflige neste Benfica são os poucos remates que faz de fora da área. E, dos poucos que fazem, são raros os que vão direccionados à baliza.

Não percebo, até porque temos vários jogadores com capacidade para fazê-lo bem. Parece-me é que o factor "rematar de longe" - à semelhança do factor "levantar a puta da bola para o coração da área quando se marcam cantos" não entra nos treinos de Jesus.

ficandm ndscang para ti, Tino.

Constantino disse...

Toneca e JC,

Juro, e sou capaz de arranjar provas do que digo, que se o SLB não remata mais á baliza a culpa não é minha. Eu sou aquele gajo que quando passamos o meio campo com a bola controlada começa a gritar "chuta carlho...baliza fodasse" entre outras coisas. Pronto, lá está, isto sou eu que sou um saudoso do Isaias.

Abraços

José Silva disse...

Londres por Londres prefiro recordar 6-11-91(tive que pesquisar), na altura chutavamos, e tinhamos um brazuca anafado, tal como agora e se bem me lembro também sifria de uma especie de calvice qual chuta-chuta

mas espero que estes gajos se lembrem que na altura o meu coração era mais jovem e forte

se agora temos um treinador com cabelo esquesito na altura tinhamos 1 que chegou com 1 panamá da macieira, não quero dizer que se mande ninguem pro panama com uma macieira em algum sitio...mas às vezes dá vontade

Pêro Botelho disse...

Meu caro Constantino,

estava a ler "...fazia questão de entrar em quase todos os jogos com um brasileiro cuja reduzida utilização da massa encefálica só tinha comparativo com o seu jeito para praticar o pontapé na bola..." e tive uma epifania! Vamos ganhar com um golo do Emerson!!!