terça-feira, 3 de abril de 2012

Taxa de Acardito nos píncaros

Não sei se isto é comum a todos os seres vivos, mas há um fenómeno que a mim me acontece com frequência e que eu tenho dificuldades em explicar, especialmente se atentarmos à minha limitação de vocabulário, perfeitamente evidente a partir da maiúscula inicial de cada texto. O fenómeno a que me refiro é a alteração de opinião acerca de um acontecimento conforme se vai aproximando a data do mesmo... digamos que a percentagem de probabilidade de exequibilidade das coisas aumenta exponencialmente à medida que nos aproximamos da data de acontecimento dela... é como que se na minha cabeça o chip da racionalidade tivesse sido programado pela Microsoft e na hora H dá erro, ficando todo eu feito num enorme ecrã azu... ehr... vermelho... sendo o mesmo chip automaticamente substituído pelo chip da passionalidade, que no meu caso e só a titulo de curiosidade, foi programado pelos responsáveis de hardware do Magalhães.

Se me perguntarem se isto me acontece em todas as situações, obviamente que a resposta é negativa. Só como exemplo digo-vos que nunca na minha cabeça, na aproximação ao dealbar do campeonato, explode um bolbo luminoso de 25 watts que me faz estrebuchar "olha sim senhores, este ano os lagartos arrebatam isto com toda a categoria e espectacularidade". É importante que o leitor repare que eu falo em "erro do chip da racionalidade"... em parte alguma refiro "curto circuito no chip da racionalidade". Por outro lado, este é o tipo de coisas onde os chips da racionalidade e da passionalidade funcionam em simultâneo, provocando uma reacção química rara na maioria dos seres humanos adeptos de futebol a que muitos gostam de chamar "lucidez"... no gíria das bancadas esta palavra é considerada calão e extremamente ofensiva... aqui como ninguém sabe quem eu sou, utilizo-a... mas no fim digo "pumba vai buscar...ehr... sagorro..." só numa de amainar os ódios já evidentemente latentes.

Ora bem, todo este parlapié ao nível de um "falas bem mas não me alegras" tem como único propósito informar o estimado leitor (reparem que me refiro à figura singular pois a esta altura da conversa já só devo ter um indivíduo a fazer gazeta no trabalho para ler isto... e eu espero que seja humano... ou então um cão do Dept. Cinótécnico da GNR...apenas e só porque têm aspecto de serem seres vivos bem mais inteligentes que o macaco dos super dragões... vá, excepto o Inspector Max... mas esse até acho que é da Judite) de que, à medida que nos aproximamos da hora do bifes cheios de guita - Glorioso Sport Lisboa e Benfica, mais eu acredito que é absolutamente exequível chegar a stamford bridge e não só ganhar, mas também.... sei lá... uma ideia... atropelar estrepitosa e impiedosamente o nosso muy abastado oponente!

Bem sei que há uma semana aqui escrevi que com Emerson a titular nunca íamos ganhar na Camonelândia, mas lá está, isso foi há uma semana. Hoje já estou numa de "até com o Emerson a  titular a gente perde só nos penalties", o que a aproximadamente 28 horas da contenda é positivo. Amanhã por esta hora já acredito que vamos ganhar no prolongamento e à hora do apito inicial estou a mandar um fax, (daqueles a modos que sanitários, que vulgarmente dizemos estar a enviar para o primeiro ministro) pedindo desculpa ao russo pela falta de respeito de os termos goleado na casa deles assim de forma tão higiénica como vamos fazer e com o Emerson a central e o Matic a trinco, durante 45 minutos porque vai dar para começar a poupar jogadores logo ao intervalo.

Para os mais pessimistas, que é uma palavra que pode ser substituída por "entendidos em futebol", de certeza que esta minha recente crença é uma alarvidade quase plagiada de umas quaisquer quatro palavras escritas pelo eduardo barroso... ou ditadas que o xôtôr já disse não saber escrever em modo informático e telemático, pelo que quero acreditar que 80% das suas pessegadas intelectuais ainda são levemente censuradas por acessos de dignidade do seu escrivão de serviço... Não nego que posso estar a incorrer numa patetice digna de ser autuado por um agente da Autoridade Nacional da Estupidez Bloguista, aquele que passa a vida a multar o Cabelo do Aimar...só porque o Vitto pediu que alguém implicasse à bruta com eles e eu estou cá é para fazer favores... que não sexuais... para isso é contactar a teles hotline... cuidado que são chamadas de valor acrescentado... não falo por experiência própria... mas também numa conversa que mete vitelas do teles, referir a palavra "falo" é muito bem esgalhado... e "esgalhado" também fica espectacularmente bem aqui...

Bom, mas independentemente da opinião de outros, eu sei que às 19h45 do dia 04/04/12, os meus índices de "acardito" vão estar a top. Seriamente digo, não estarei perante um caso de "bip bip, houston we have a problem.. your rationality chip has shutted down", mas talvez seja mais uma questão de "olha o chip da passionalidade... txi e o chip da racionalidade também cá está... hoje vão trabalhar os dois juntos"... É a tal lucidez que me anima... seus sagorros!!!

5 comentários:

artnis disse...

Mais um excelente e bem humorado texto.

Embora nem sempre com tempo, ou disposição para comentar, tens em mim, um freguês assíduo.
Nunca sei é a que altura do dia.

- P. S. -

Não me entendas mal, até por eu se perceber de alguma coisa é sobre Metalo-Mecânica e venhas a pensar que concordo com essa auto-proclamada 'limitação' vocabular,
mas fui consultar a Infopédia, por não saber o significado
de 'sagorro' ...

zagorro [o]

adjetivo, nome masculino

1. regionalismo velhaco
2. regionalismo morcão; sonso

(De origem obscura)

Constantino disse...

artnis,

Antes de mais, não te sintas envergonhado por comentares, mesmo sendo o único que vai mantendo a caixa de comentários em utilização. Já que mais não seja, poupas-me o trabalho de ir ver se está tudo bem com a inserção de comentários ou se foram todos para spam...(caixa de spam esta vazia).

Quanto ao sagorro, na minha terra (Castelo Branco), é mais ou menos a mesma coisa que bronco... ou pelo menos é esse o significado que eu lhe dou. Admito que nãos eja uma significação aceite universalmente, mas... o texto é meu, faço com ele o que eu quiser...

Abraço.

POC disse...

Cambada de sagorros, estamos no modo Acarditar, sempre!

A prioridade é o jogo contra o Barcelona do Campo Grande, mas temos equipa e Clube para limpar estes meninos novos ricos.
Vai ser difícil, mas acredito. Sempre.

Se aos 7-0 em Vigo eu achava que se o apitador desse 7 minutos de desconto e marcássemos 1 por minuto nos safávamos, então amanhã também acredito.

Mas com Jesus é de esperar tudo... :/

@Constantino, grande post, para não destoar.

Jotas disse...

Depois do resultado na Luz, a missão do Benfica já não se afigurava fácil, mas sem dúvida, mais complicada ficou com as lesões nos centrais, alguém nos rogou uma praga, só pode, no entanto, mantenho uma esperança grande num desempenho brilhante dos nossos jogadores.
Infelizemente creio que a defesa não será a que eu gostaria e lá voltará o Emerson, numa insistência que já deixou de ser teimosia e passou a ser burrice pura.

Constantino disse...

POC - eu até ao apito inicial acredito sempre que vamos dar 8 secos. Depois do apito inicial começo a pensar ao contrario. As vezes estamos a dar 4 secos a 5 minutos do fim e eu ainda estou naquela do "fodasse concentrem-se que se eles marcam 1 podem-se motivar".

Jotas - ainda há pouco li um tal de Tulio de Melo dizer que nunca na vida viu Emerson a central e foi colega dele no lille durante uns anos valentes. Depois de ler isto fiquei com a certeza que afinal nem tudo no futebol é ilógico.

Abraços