terça-feira, 3 de abril de 2012

Monumento Mutante

Quando hoje me agarrei ao teclado para escrevinhar o post anterior, o objecto do texto não era o que acabou por ser. Esta pequena frase levanta até, um pouco o véu sobre o processo de escrita deste blog... começa-se a escrever sobre feijões e termina-se com um texto sobre investigação nuclear. No caso especifico do anterior texto, o que terminou como um "Sim vamos às meias" teve inicio num "Que raio é aquele monumento?". O que eu queria na altura era explicar o meu abespinhamento pela construção de um monumento em homenagem à conquista das Taças dos Campeões e após uma vista de facebook, vou mesmo fazê-lo. Porque na essência eu "só" não concordo com o motivo, a forma e o conteúdo da referida homenagem... calma que eu explico...ou pelo menos tento.

Motivo - concebo a construção de monumentos de homenagem a acontecimentos apenas quando estes não se podem repetir. Quando o patrão do góis mota mandou erigir o Padrão dos Descobrimentos fê-lo na certeza de que já não havia nada para os portugueses chegarem primeiro (por muito que actualmente os lagartos estejam a enterrar-se tanto que podemos vir a ter o primeiro homem no centro da Terra com nacionalidade portuguesa). Ao construir um monumento de homenagem às duas TCE o Benfica parece desistir da conquista de mais alguma... ou então se a conquistarmos fazemos outra estátua... Os maiores monumentos de homenagem à conquista das TCE estão no nosso museu.... são ambas as Taças.

Forma - o monumento é qualquer coisa de inqualificável e bizarro. Se o SLB quisesse edificar aquele monumento no Algarve, provavelmente seria recusado pelo PROTAL. Tem tanta lógica como uma vacaria no meio da albufeira do Alqueva. Uma águia mutante com pernas humanas a pisar uma bola? E isto vai ter quase 6 metros de altura? Alguém vai dizer aos filhos "cheguem-se ai perto da águia com pernas humanas que eu tiro-vos uma foto"? Houve algum concurso e foi este o design escolhido? Tenho uma curiosidade quase mórbida em saber como eram as outras concorrentes. Se o objectivo era fazer um monumento de homenagem dos sócios aos "conquistadores" podiam-se ter colocado a votação algumas hipóteses... e eu tenho quase a certeza que a escolhida não era a que vai ser feita.

Conteúdo - admito que posso estar a ser injusto, mas já me causa urticária esta obsessão que LFV tem com as TCE. Atenção que também eu as adoro e agradeço eternamente aos responsáveis pela sua conquista, mas parece-me que esta direcção está mais preocupada com as 2 conquistadas no passado do que em criar condições para conquistarmos mais 2 no futuro. A overdose de TCE já é tal que começo a por em causa o aproveitamento politico que LFV já começa a fazer delas. Deve haver adeptos convencidos que era ele o presidente quando as conquistamos. Não teremos já chegado ao ponto do "já chega, é altura de andar em frente"? Repito, admito que esteja a ser injusto para com LFV ou até com as velhas glórias que as conquistaram, mas... vamos ficar agarrados a estas duas ou vamos buscar mais umas quantas?

11 comentários:

POC disse...

Não abordei isto no meu tasco porque não costumo falar lá sobre futebol.

Quando fui ao site oficial ver o monumento não quis acreditar.
É dum mau gosto atroz. Não me venham falar de arte. É uma vergonha.

Acho fantástico termos um monumento a respeito do bicampeonato europeu. Mas algo que nos engrandeça.

É revoltante o que nos estão a fazer.

Puta que pariu pah, não se admite!

red wings disse...

Eh pah,aquilo parece um parente afastado daqueles "belinhos"q a malta desenhava nos cadernos dos outros,na escola,com olhos,orelhas e patas!Só lhe falta a mochila às costas.
Lá vou ser agredido por não perceber nada de arte,mas PORRA!!!mais outro cutileiro em Lisboa!!!

Vladimir Kaspov disse...

Foi por essas mesmas razões que nem me dei ao trabalho de ler a noticia, fiquei-me pelo cabeçalho.

Qualquer dia não se consegue andar à volta do estádio com tanta desarrumação por lá espalhada.

BC disse...

Concordo... essencialmente com o "motivo"

ALM disse...

Também não gosto nada daquela porcaria.

Daniel Martins disse...

Eh lá! Um post sério n'A Mão de Vata!

Concordo com tudo. Esta insistência nas taças dos anos 60 é uma estupidez. Os antis com pouco conhecimento sobre o futebol português pensam que a história do Benfica se resume aos tempos do Eusébio, e com a construção deste monumento só lhes estamos a dar razão!

JC disse...

Pois a mim vai dar-me um jeitão cá em em casa, principalmente à hora da refeição da cria: "come a sopa toda senão vem aí a Estátua dos Campeões Europeus".

balineds aderfe para amanhã, Constantino

Constantino disse...

POC, mau gosto atroz são as roupas da luciana abreu... esta estatueta está numa divisão completamente diferente.

red wings, é o tipo de boneco que tacanhos americanos do texas profundo tatuam nas costas.

Kaspov, desconfio que o Eusébio vai mandar tirar de lá a estatua dele porque não a quer perto daquele bisonte.

Daniel Martins, de vez em quando acontece um post sério, mas não te habitues. "Pensar Benfica" é 3 quarteirões abaixo.

JC, depois admira-te se a criança bolsar a sopa toda para cima de ti.

Abraços.

José Silva disse...

Relativamente ao "Conteúdo", LFV não está a pensar em criar condições para voltar a ser grande na europa, afinal "o modelo" que idealiza para o SLB passa por vender os melhores já falou em 50 ou 60 milhões em vendas, espero que não seja hoje o último jogo de Witsel pelo BENFICA na champions

um clube que tem receitas de cento e muitos milhões sem as transferências não pode pensar em vender sistematicamente os melhores, mais ambição do presidente era bom, nem que fosse só mais 1 discurso da treta, mas pelo menos mostrava mais ambição

artnis disse...

Constantino, O Grande

Só hoje fui ver o monu...mamu, mamarracho, porra! Que aberração.

A 'pop art' à moda do (mau) gosto do rapazinho do Bº das Furnas.

Ou do conselheiro Berardo, digo eu!

-P.S.-

Alugem a estátua de Hórus ao Museu de Arte Egípcia ...

Biscai@ disse...

Era muito mais lindo uma estátuta do do plantel em escala real... isso sim era uma homenagem.
Já me imaginava a tirar uma foto ao lado do grande capitão Mário Coluna.
Com 6 metros de altura, tiro uma foto ao lado de um tornozelo de uma metamorfose qualquer!!!