terça-feira, 24 de abril de 2012

Onde catano, onde?

Poucos animais me causam tanta estranheza como o papa-formigas. O raio do bicharoco parece um híbrido entre um rato, um porco e um elefante. É o tipo de ser que me leva a pensar se, no meio da divina chuva diluviana e das grandes vagas de sudeste, a arca de Noé se terá tornado num imenso antro de badalhoquice animalesca que descambou a dada altura num porco a copular com um rato e posteriormente num elefante a copular com um porco... que teve como triste resultado, um animal que se dedica a aspirar aquele que deve ser considerado o arroz do menu insectário.

Como se pode depreender pelo parágrafo anterior, o papa formigas é o bicho que mais estranheza me causa... pela aparência. Em termos de comportamento há um que me eriça mais os pêlos do peito, o "adeptus futebolisticus". Não que seja demasiado agressivo (o lobo consegue ser pior) ou especialmente barulhento (perde sempre para a hiena). O que define este tipo de ser é que é muito cioso dos locais, bebe cerveja e deita a lata para o chão, mas tem a mania que é muito arrumadinho, muito aprumadinho na forma como escarra para o chão, tem que ser tudo in su sitio.

O adeptus futebolisticus é um gajo que se encarapinha todo do juízo quando chega a um estádio com capacidade para 100 mil espectadores e no meio dos 10 mil presentes há um que está na sua cadeira... todas as outras num raio de 2 bancadas e 5 sectores estão vazias, mas... o seu lugar é aquele onde um filisteu sentou as suas pudibundices... O adeptus futebulisticus é um tipo de animal que reclama com o árbitro se um livre é marcado 1 metro ao lado do que devia ser... sempre os locais, sempre os sítios das coisas, sempre as picuinhices das arrumações... e isto para um tipo de gente que chega ao fim de um dia na lavoura, estaciona a alfaia agrícola à porta de casa e senta-se no sofá com as botifangas apinhadas de estrume em cima da mesa da sala (o adeptus futebolisticus lagartus é diferente: chega ao fim de um dia de solário de manhã e ayurvédica a 4 mãos de tarde, estaciona o carro de alta cilindrada à porta de casa e senta-se no sofá com os sapatinhos de vela em cima da mesa da sala).

O último empancamento do adeptus futebolisticus veio em forma de "não é aí" direccionado ao protesto. Andou gente 9 meses a protestar na blogosfera contra a constante perda de valores benfiquistas no Nosso Clube (é verdade já ouviram falar do numero de espectadores do SLB - albertos joões? Diz que acaba em 99...), ouvindo e lendo em resposta que "não é nos blogs que se protesta".... a malta tudo bem... agora no último fim de semana a maior claque organizada do clube protesta em pleno estádio e lá aparecem as alminhas do costume a reclamar "não é no estádio que se protesta". Onde raio se protesta então? É que na BenficaTV, no Jornal do Benfica ou na Revista Mística não se têm dado grandes abébias ao "pequeno barquinho em contra corrente". Talvez o único sitio que este pessoal ache correcto para protestar é dentro de um contentor cheio de pedras no fundo da Fossa das Mariana.... com uma bola sadomasoquista na boca...

É certo que isto é o tipo de discurso a que estou habituado a ouvir em casa "não é no chão ao lado do sofá que se deixa a chávena do leite com chocolate fresquinho e sem açucar", mas... gostava que não me quisessem fazer sentir tão em casa. Mudem o discurso ou então construam zonas "protest friendly". Eu conhecia um sitio "muita" bom para protestar.... era o Marquês... parece-me é que já nos quinaram este sitio... é uma impressão que eu tenho, mas se calhar é por ver mal dos dois olhos... Até vos digo mais, nisto de puxar as orelhas a quem as tem maiores que a média, há um sitio espectacular para protestar... é à porta do gabinete do Presidente do Benfica e o tipo de protesto até seria bastante familiar aos adeptus futebolisticus... "Sr. Presidente... este gabinete não é o seu lugar...". Era só uma questão de arrumação...

14 comentários:

nunomaf disse...

Excelente! Excelente! Excelente!

Já disse que está excelente! Epá mas está!

"Era só uma questão de arrumação" :D

Anónimo disse...

Inteligência e humor não é para qualquer um por isso, continua a brindar-nos com a tua escrita.
Um grande bem haja.
FS

Ricardo disse...

Classe, Tino.

Em Olhão ficámos em pé. Por causa das coisas.

Constantino disse...

nunomaf, sim já disseste que está excelente, mas ficas à vontade para repetires quando quiseres... o meu ego gosta de se "Ajesusar".

FS, sempre me disseram que o bem haja é mais correcto que o obrigado porque não implica servidão... mas eu também não me dou com gente normal...

Ricardo, ficamos de pé porque o meu nalguedo é pouco dado a derivados do petroleo. Fossem aquelas cadeiras de outro material que não plastico ressequido e eu tinha armado ali um pé de vento, por muito que eu ainda continue convencido que os nossos lugares eram atrás da torre de iluminação.

Abraços multiplos

Jotas disse...

O PROBLEMA NÃO É PROTESTAR, É DESTRUIR O PRÓPRIO PATRIMÓNIO, É OFENDER AS PESSOAS E É NÃO PROTESTAR ONDE DEVIAM, NA SEDE DA FPF, PORQUE É AÍ QUE NOS TÊM TIRADO CAMPEONATOS.
DEPOIS É A QUESTÃO DA OPORTUNIDADE, PROTESTAR E OFENDER DEPOIS DA CONQUISTA DE UM TROFÉU, É ALGO QUE NUNCA VI EM OUTRO CLUBE, É NO MÍNIMO SURREAL.
FELIZMENTE, SÃO UMA MINORIA, POUCO MAIS QUE INSIGNIFICANTE, COMO TAL, POUCO INCOMODA A NÃO SER PELA SUA FALTA DE EDUCAÇÃO.

Anónimo disse...

Amigo Jotas, não seja tão impulsivo. Os unicos a destruir património são a direcção presidida pelo lfv, e está na altura de mudar. o lfv é conivente com a corrupção, e isso é que prejudica continuamente o nosso clube. Precisamos de um presidente com eles no sitio.

Não se exalte, sei que gosta de defender o deus sol, mas tenha cuidado com o seu coração. Desculpe, o seu coração não sofre contra tempos durante os jogos do glorioso, porque para os adoradores do deus sol, até quando perdemos está tudo bem.

abraço
Zé miguel

ps1 - És grande Constantino
ps2 - Amigo jotas, quando escreve textos desligue o caps lock...

Constantino disse...

Jotas,

Só aqui para ver se estamos no mesmo comprimento de onda: o que dizes é que a culpa disto tudo é da fpf, mas quem apoiou a actual direcção da fpf sai ilibado da coisa... é isto?

Já agora, sem confusões, em parte alguma do texto se defende as pinturas no estadio e a recepção pos taça da liga. Aliás, quanto a esta ultima já escrevi.

Abraço

Vitto Vendetta disse...

100% de Acordo! Aliás, se há sítio indicado para protestar, é nas AGs e claro, no estádio.

Anónimo disse...

Se os protestos foram de uma minoria tão insignificante porque é que o LFV fugiu do estádio? Fez-me lembrar o Cavaco que deu meia volta quando se dirigia para uma certa escola.
José Ramaonnor

DeVante disse...

Grande Constantino!!!

Eu até sou daqueles que defendia o Presidente, não pela pessoa porque nunca me privei com ele, mas sim porque preside uma instituição que apenas é a coisa mais querida para mim. Por isso mereceu a minha estima como, aliás, até Vale e Azevedo mereceu!

Mas já não dá...eu sou um gajo que pensa que o fim último de um clube de futebol é ganhar jogos. As finanças servem para suportar um projecto desportivo.

Portanto, se quiserem, o core business do Benfica são as vitórias desportivas, não a "saúde financeira".

Era como eu cá na organização onde trabalho, que se dedica à regulação da aviação civil, chegássemos ao fim do ano, cheios de "saúde financeira" e "credibilidade junto de credores" e, naquilo que é o nosso dever e que é esperado dos cidadãos (segurança, regulamentação e regulação do sector de transportes aéreos), népias...

Grande Constantino, mil vezes!

Anónimo disse...

(3ª tentativa)
Os blogues são de facto um espaço mais adequado para os protestos, principalmente se estes tomam a forma de insultos.

Aquela figurinha triste da claque na Catedral é que não lembraria a ninguém, não fosse o facto de já não ser, infelizmente, inédita.

Acima de tudo é edificante para os seus autores. E eficaz: a equipa ressentiu-se muito com o silẽncio da claque e não jogou nadinha.

O Benfica é nosso, sim, mas de todos os sócios e adeptos, aquela maioria que mandou calar os que na claque, com o jogo a decorrer, entenderam que era chegado o momento de pedir delicadamente a cabeça do JJ e do LFV.

Gaspar

Anónimo disse...

Oh Toneca,

que é isso? Quem não está connosco, está contra nós? Só porque não faço parte da claque e critico totalmente a atitude colectiva que assumiram no jogo passado, sou dos que assobiam o Cardozo ou gostam do Djaló?!

É preciso calma com as generalizações e com a tentação de ver nos "outros" o inimigo.

Eu tenho o direito de generalizar porque a claque se comporta como um todo, o que foi evidente no silêncio da 1ª parte. Ainda assim tive o cuidado de referir que a maioria mandou calar aqueles que na claque resolveram começar com os insultos, precisamente para salvaguardar a existência de quem, na claque, não tenha adoptado esse comportamento.

O benfiquismo não é uno, e cada um tem os seus valores desportivos. Os meus não são compatíveis com ter a claque a entoar insultos contra o LFV e o JJ (sim, mesmo ao início ouviu-se um conjunto tímido de vozes "Oh Jesus, vai pró caralho", que logo se calaram), ou simplesmente a entoar insultos, ponto (é algo a que ficamos especialmente sensíveis quando pensamos em levar crianças ao futebol).

Isto não faz de mim escudeiro nem de um, nem de outro, embora a minha opinião seja a de que o JJ deve continuar (porque a melhor proxy para quem lhe vier a suceder obtém-se olhando para quem o antecedeu).

Concordo com muitas das críticas que são feitas ao LFV mas não acho que seja no decorrer de um jogo e ao insulto que a coisa vai lá. Pelo contrário.
E não é pelo facto, admirável, de muitos gastarem dinheiro e tempo a andar atrás da equipa uma época inteira que tudo o que fazem está bem feito e não pode ser criticado.

Espero que apareçam alternativas credíveis a esta Direcção nas próximas eleições.

Gaspar

Jotas disse...

Aco graça, pronto, tenho de achar, que alguns que andem a pedir a saída do Presidente, sem sequer se saber se há alternativas, pronto pá, não deixa de ser engraçado apoiar ninguém, ser contra é que é bom, tá na moda.

Constantino disse...

Jotas,

Portanto, num universo de 200 e tal mil sócios não haverá 1 única alternativa ao Vieira? Isso das alternativas é uma questão que sempre se levanta em vesperas de eleições, ficamos todos convencidos que ser presidente do SLB é como ser dalai lama... só aparece um iluminado de 100 em 100 anos. A historia do SLB diz-nos que não é bem assim. Aliás bem mais preocupante deve ter sido arranjar alternativas ao Bogalho, ao Borges Coutinho, ao queimado, ao vieira de brito etc etc e sempre conseguimos faze-lo. Vilarinho a 6 meses das eleições não era alternativa, tal como vieira não era alternativa a ninguem quando o vilarinho foi eleito. Se houver vontade dos associados em alterar oe stado de coisas, as alternativas aparecem, sem que para isso precisemos de estar a mandar nomes para o ar hoje. Aliás, isso de acreditar que entre o universo benfiquista não há bons dirigentes até é um pensamento muito à vieira. Porque eu acredito que a alternativa ao presidente não será o jorge gomes (por exemplo)...

Abraço