quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O Sr. Anselmo de Quarteira

O senhor Anselmo é um pacato e anónimo cidadão brasileiro a viver em Quarteira. Para muitos jovens quarteirenses, o senhor Anselmo é o funcionário da Escola Secundária Laura Ayres. Para mim, o senhor Anselmo é o pai do Igor Anselmo com quem joguei futebol no Louletano. Para os flamenguistas o senhor Anselmo é um ídolo.

O senhor Anselmo foi jogador do Flamengo, repartindo balneário com jogadores como Júnior, Mozer ou Zico. Dizem que era um "centro-avante" mas longe de ser uma vedeta. Não tenho noticia de quantos golos terá feito pelos cariocas, mas sei que é um dos grandes idolos da Galera do Flamengo.

Na final da Copa Libertadores de 1981 entre o Flamengo e o Cobreloa, os chilenos venceram a 1ª mão e perderam na 2ª mão, o que obrigou a um 3º jogo. Nos dois primeiros jogos, os homens do Cobreloa varreram tudo o que era jogador brasileiro, usando e abusando da violência, em especial um tal de Mário Soto.

Ora, chegados ao 3º jogo, a finalissima, o Flamengo, como equipa superior que era, rapidamente chegou aos 2-0, resultado que se manteria até final. Vendo o rumo da Copa a seguir em direcção à Gávea, o treinador brasileiro pensou que ganhar era bom, mas ficava a faltar qualquer coisa. Vai daí, a 3 minutos do final, olhou para o seu banco de suplentes, mandou levantar o senhor Anselmo e disse-lhe: "entra lá e dá uma porrada no cara (miguel soto)". Dito e feito, o senhor Anselmo entrou em campo e partiu a boca ao chileno. E tornou-se um idolo da Gávea...

O meu texto termina por aqui, pois não quero que ninguém me acuse de incitar à violência. Quem quiser dar seguimento ao texto que o faça. Ah só mais uma coisa: segundo o zerozero.com, o senhor Anselmo faz anos em Março... curiosamente o mês em que o SLB disputa a 2ª mão da Champions contra a equipa do bruno alves...

PS - se és quarteirense e frequentas a Escola Secundária Laura Ayres, tira 10 minutos do teu intervalo, dirige-te ao senhor Anselmo e diz-lhe "Você é o Máiór".

17 comentários:

Osvaldo Manso disse...

Penso ter entendido a mensagem.
O problema é que embora não tenha dúvidas de qual o ator que faz de Mário Soto nesta farsa, não estou a ver quem possa desempenhar o papel de Anselmo.

Vitto Vendetta disse...

DIABO DE GAIA!!

lawrence disse...

É pá,se o Jardel pensasse em ir trabalhar aí para essa escola, seguir as pisadas do Sr. Anselmo (brasileiro por brasileiro) quando ele se reformar, e se eu fosse o JJ, era capaz de lhe estar a fazer a cabeça!
Até com a promessa de o pôr a jogar a defesa esquerdo.
A equipa não notava nada!

Anónimo disse...

és graaaande anselmo!!!!! carrega diabo de gaia :)

Anónimo disse...

Eh pá...o Benfas que me contrate!!! E realizo 2 sonhos de uma assentada: envergar a camisola do Glorioso com a catedral cheia e depois partir uma perna ao animal!

Ricardo disse...

Não seria nada mal pensado guardar Yannick para o momento final: Benfica encontra-se a vencer, aos 88 minutos, por 8-0. Jesus chama Lyôncio: "estás a ver aquele grunho ali, de trombas de atrasado mental? Vais lyonciá-lo como tu sabes: espetas os pitons nos colhões do boi e fazes uma fita monumental". Lyôncio corre, vai em direcção à alimária, fura-lhe os tomates, jorra sangue por todo o lado, a picha cai. Lyôncio é expulso. A multidão em delírio. O sem colhões sai de maca por entre uma chuva de cabeças de porco. Lyôncio atingirá a eternidade.

Constantino disse...

eu conservo a minha esperança de que o Jesus tenha guardado esta prenda para o Capdevilla, tipo "Prémio carreira". mal por mal, o gajo já ganhou muita coisa, tem 33 anos, se for irradiado nem nota a diferença. Arranja-se-lhe um biscate a treinar os nossos infantis.

Bo0geyman disse...

os infantis ou os escolinhas xD

Acho que é exactamente por essa razão que o capdvilla ficou no Benfica...

Agora tudo faz sentido!

http://esperoportinomarques.blogspot.com/

bjorn disse...

bem, fizeste-me sonhar como uma criança que começa as férias de natal...era tão lindo, um momento weah...

Hattori Hanzo disse...

Quem poderia fazer o papel do "senhor Anselmo"? Do actual plantel só estou a ver o Javi mas é demasiado importante para isso. Jardel poderia fazer finalmente algo de útil na equipa.
A propósito, será que o grunho ainda quer ser recebido com uma passadeira vermelha?

Anónimo disse...

É nestes momentos que sinto a falta do fernando aguiar, do argel ou para ser em bom do colega do Sr Anselmo o grande MOZER


mas é preciso ter cuidado com as ultimas mudanças o carniceiro santos de 1 lado e o coraçao nos punhos do outro vamos ver no que dá

jf

Bobe disse...

Emerson seria um excelente Anselmo

lawrence disse...

O Emerson é um candidato natural dada a propensão para falhar as bolas.
Mas isso era contar com a sorte!
Preferia, à maneira da besta, que a coisa fosse de encomenda!

Unknown disse...

Eu sei que não é muito popular cá pelo rectângulo (é o termo "carinhoso" que eu emprego quando me quero referir ao país onde nasci) mas no hóquei no gelo existe o seguinte:

http://en.wikipedia.org/wiki/Enforcer_%28ice_hockey%29

Para quando um grunho que faça justiça e passe uma mensagem clara a todos os "carniceiros" que continuam a subtrair ao futebol os verdadeiros artistas?

Algo do género 24º inscrito sem qualquer pretensão a fazer carreira no futebol e já com o futuro assegurado na estrutura do clube.

Karoglan disse...

Para que é que achas que o Jesus pediu para contratar o Djaló?

lawrence disse...

O Djaló ainda apanhava algum estalo que ia cair no Colombo, em cima do Proença!

POC disse...

Um abraço, Senhor Alselmo!
Precisamos de alguém assim na Luz!