quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Fico Chateado, é claro que fico chateado

Ás vezes fico com a nitida sensação de que as pessoas que lideram o SLB travaram conhecimento com o clube há pouco tempo e não lhe conhecem a história. No facebook oficial do SLB aparece uma sondagem que nos pede para elegermos o melhor 11 de sempre do SLB no séc. XX. Não sei se é uma sondagem oficial do Glorioso, mas o facto é que aparece no facebook oficial e após o termino da eleição, reconduz-nos directamente para o site do Nosso Clube. Portanto vou julgar que é oficial. As idiotices na lista são tão gritantes que não resisti a expor aqui os meus pontos:

Guarda Redes - Enke, Neno, Jose Henriques, Costa Pereira, Preud'homme, Bento, Silvino, Bastos - Considerar Neno como um dos melhores de sempre é no mínimo, discutível. Especialmente se esquecerem Francisco Vieira, que segundo li foi o primeiro keeper internacional do SLB e era bastante popular "o Chiquinho".

Defesa Direito - Mario João, Adolfo, Artur Correia, Malta da Silva, Abel Xavier, Veloso - Abel Xavier? Algum dos produtores desta sondagem viu o Abel Xavier a jogar no SLB? Estamos a eleger o "melhor ao serviço do SLB" ou apenas "o melhor ao longo da carreira dele?". E o Pietra pah?

Defesa Central - Humberto, Eurico, Felix, Mozer, Germano, Aldair, Ricardo, Gamarra, Paulo Madeira, Helder Raul Machado. - Perdão... Gamarra? 6 meses no SLB e é um dos melhores de sempre? Oi? Paulo Madeira? Melhor em quê? Até o Rui Bento fez melhor figura que ele no SLB... bolas até o Dito.. Cadê o Bastos Lopes?

Defesa Esquerdo - Alvaro, Angelo, Cruz, Dimas, Schwarz, Pietra, Bastos Lopes. - Oh olha o Pietra... eu apostava nele para a direita, mas como fez umas perninhas na esquerda veio cair aqui... Olha, esperem... o Bastos Lopes era lateral esquerdo? Hesito... acima de tudo porque duvido...

Medio Centro - Coluna, Francisco Ferreira, sousa, Stromberg, Thern, Toni, Kulkov, Cosme Damião, Jaime Graça, Paulo Bento, Shéu, Elzo. - sousa? Nem num cabelinho dele eu votava. Kulkov? Paulo Bento? Elzo? Realmente um dos grandes mistérios da humanidade é saber como o SLB conquistou tnata coisa quando 3 dos melhores de sempre são o Kulkov, o Elzo e o Paulo Bento.

Medio Esquerdo - Chalana, Futre, Kenedy, Simões, Sabry, Valadas, Cavem. - Bom vou assumir que esta votação foi organizada por um familiar do Kenedy, mas o caso do Sabry não sei como explicar. Melhor muçulmano a jogar no SLB no séc. XX? Não sei, ainda havia o Hassan, o Tahar e o Hajry...

Medio Ofensivo - Carlos Manuel, Diamantino, Isaias, João Alves, Rui Costa, Valdo, Roger, Mostovoi. - Roger? 6 meses no séc. XX... nem era o melhor medio ofensivo da equipa de que fez parte, quanto mais um dos melhores de sempre. Mostovoi.... no coments...

Medio Direito - Jose Augusto, Poborsky, Julinho, Santana, Palmeiro, Paneira, Jose Luis. - Não quero apostar, ate porque sou rapaz novo, mas... o Julinho não era ponta de lança?
Avançado - artur jorge, Espirito Santo, Filipovic, Van Hooijdonk, Vata, Stanic, Jose Aguas, Yuran Jordão, Magnusson, Maniche, Jose Torres, Caniggia, Cesar Brito, João Pinto, Rogerio, Nene, Vitor Batista, Rui Aguas, Eusebio, Vitor Silva, Nuno Gomes. - artur jorge insere-se no grupo "sousas". Van Hooijdonk e Caniggia? Os nomes tambem contam ou vota-se no que se fez no SLB? Stanic.... ah ok, isto é para os apanhados... onde é que está a camera... ahh seus gozões...

Tantos e bons jogadores que são esquecidos, que só faltava não colocarem o Eusébio a votos. Se alguém se lembrar de craques estupidamente esquecidos é favor colocar ai nos comentários.

26 comentários:

Jotas disse...

Peço desculpa, mas neste aspecto, a opinião de quem lançou a sondagem é tão válida como a nossa e julgo que é normal existirem nomes que não ofereçam consenso.

Baresi disse...

Não falta na votação o Simão Sabrosa?

Constantino disse...

Jotas - uma coisa são nomes que não oferecem consenso, outra coisa é um Stanic.

Rearviewmirror - são só jogadores do séc. XX. Simão já chegou no sec. XXI

Abraços.

Baresi disse...

Acho esta votação sem cabimento. Contando que a faixa etária da grande maioria das pessoas que irá votar será aquela entre os 15 e 30 anos,porque não fazer uma votação a contar com os jogadores do séc XXI?
Há aqui muita gente que não faz a minima ideia de quem foi um Chalana, um Humberto Coelho, um Toni, um Sheu, etc.

Porque não fazer uma votação de melhor 11 mas por décadas?
Por exemplo, para mim, Simão Sabrosa foi o melhor extremo esquerdo que passou pelo Benfica, mas não posso esquecer aquilo que representam jogadores como Chalana, Simões, Cavem para o Benfica...

www.averdadedaliga.blogspot.com

Anónimo disse...

lol o simao é um coxo ao pé do chalana, do simões e do cavém.
isto realmente...

Carlos Alberto disse...

De quem eu mais gostei foi do Cannigia.

Anónimo disse...

Stanic e Mostovoi...só pode ser gozo...não estarão nomeados para a categoria "gajos tipo Deco que não tiveram oportunidades no Benfica e quando sairam foram grandes jogadores"?

DeVante disse...

O Gamarra, em seis meses, mostrou e jogou mais do que uma data de gajos.

Luis Garcia disse...

Melhor onze do Glorioso do sec. XX... Esta é fácil! Voto na equipa dos anos 60 que nos deu duas taças dos campeões europeus.

Mario Rui disse...

Nos centrais bem q podiam ter metido o Samuel aka Gazela em vez do coxo do Paulo Madeira. Acho q o Vitor Martins entrava de caras na votacao do medio centro, nao?
O pior de tudo e mesmo so haver 9 lugares vagos, pq o Eusebio e o Chalana tao la de cadeirao...e eu metia o Manniche ao lado do Rei;)
E o Cosme Damiao jogava como Presidente ou Capitao?
Apesar de podermos nao concordar com algumas escolhas, a verdade e que tivemos jogadores extraordinarios!
SB

JNF disse...

Concordo com tudo o que dizes, Tino, mas o Kulkov... vá, até podia ser.

Agora, Stanic? O que me ri. Esta gente devia pegar num livro e aprender umas coisas sobre Álvaro Gaspar.

Pedro disse...

Só não concordo com o que dizes do Gamarra. Podiam ser seis meses, um mês ou anos. Foi um dos lehores de sempre q vestiu o Manto Sagrado.

Se o Messi jogasse meia época no SLB seria um dos melhores de sempre...

Anónimo disse...

Realmente ridiculo em alguns aspectos mas confesso que acabo de dar a minha poia!
Aqui fica o meu onze: Costa pereira; Veloso, Humberto, Germano, Cruz; Simoes, Coluna, Toni, Poborsky; O REI, Jose Aguas.
Talvez trocasse Preud'homme por C.Pereira, R.Gomes por Humberto, Chalana por Simoes,C.Manuel por Toni e nene por J. Aguas.
De qualquer forma que luxo poder escolher assim um plantel!

Batigol

Here Comes The Rain disse...

Mesmo assim votaste, certo? Em quem?

A mim só me custou deixar de fora o Rui Costa e o Isaías, mesmo estando inseridos com o Mostovoi e Roger.

mago disse...

Epa', a observacao sobre o medio esquerdo esta' do catano. Sabry... Nem sei bem o que dizer. A nao ser que ainda hoje sou o orgulhoso dono do endereco sabry@netcabo.pt - o que e' que voces querem, fui registar o mail no dia a seguir ao livre de Alvalade (quando ainda nao era Alvabiallac) e o mago@netcabo.pt ja' estava registado...

Unknown disse...

já a respondi e como tu fiquei chateado.
Gr- Neno e Silvino 2 gr medianos
DD- Abel Xavier ??? WTF ???
DC- Gamarra ??? Paulo Madeira ??? Hélder ???, Dizes bem o Dito é melhor que o Paulo Madeira, fosga-se até o Oliveira era melhorque ele
DE- Dimas ??? O Pietra e o Veloso jogaram em ambas as laterias. Bastos Lopes qual deles ? O antónio ou o alberto ? E porque não a central ?
MC - ??? Que raio é isto de médio centro, mas enfim, Sousa ??? Elzo ? Elzo caralho ? Elzo ? PB ? Stromberg ? não era trinco era 10. Ao contrário de ti sempre achei o kulkov grande jogador
ME - Kennedy ? Sabry ? só por marcar um golo aos lagartos ?
MO - Carlos Manuel ? que tal Carlos Manuel a médio direito ? Roger ? Como assim ? foi no século XX? O roger é jogador ? Monstroboi ? Querem apanhar no cornos ??? Rui ? O Isaías no ano que o Rui jogou no Benfica, meteu-o muitos jogos no banco, onde está o profeta ?
MD - onde está o o Carlos Manuel, e o Nené (era a posição original dele). José Luis ? Porquê ?
Avançado - Van hoijdonk e o João Tomás, já agora? Stanic - ninguém se lembra de ele ter saído do Benfica porque mal entrava era sempre assobiado ? Yuran, a sério ? Cannigia, o melhor a quê ? a fazer festas ou a insultar o coroado ?
quanto ao artur jorge, por muito mau que tenha sido enquanto treinador, foi um bom avançado no Benfica, penso que ganhou 2 bolas de prata seguidas.
Sinceramente, sou demasiado novo para ter visto jogar/lembrar-me de alguns jogadores e se calhar dos que vota estarei no segmento dos mais velhos, para aí nos 25 % mais velhos, pelo que esta votação é injusta. Uma equipa que ganhou 2 taças dos campeões e esteve presente em mais 3 finais, tinha concerteza muitos bons jogadores, não podia ser só o king, tanto mais que na primeira ele nem entrou. Na década de 50 tivémos aos gajos que ganharam a taça latina e que começaram a acabar com a hegemonia da lagartada.
Na década de 70 ganhámos muitos campeonatos e depois na votação temos n jogadores da década de 90, em especial do fim da década que foi um dos períodos mais negros do Benfica. Pior que isso, a maioria do povo que vai votar só se lembrará destes, porque eu bem vejo que aqui pouca gente se lembra de ver o humberto como capitão e mesmo eu, as minhas lembranças só vêm do início da década de 80, portanto como se pode eleger o melhor 11 do século XX quando não há memória disso.
O Águas, o pai era um goleador exímio, o Simões um extremo dos melhores, o Eusébio o king e eu nunca os vi jogar (sem ser nas repetições dos poucos jogos que já vi), nunca li os jornais da época, nunca ouvi os relatos ou os vi ao vivo no gramado, como dizem os zucas. como posso eu votar em 97 anos de história se só conheci directamente 20 ? Não faz sentido

Unknown disse...

Amigo batigol, meteres o Costa Pereira revela que não o conheceste, como eu não, mas já li e falando com pessoal dessa época, sei bem que era um frangueiro, quer o Zégato que o substituíu quer o enormíssimo Manuel Galrinho Bento lhe eram muito superiores, embora admita que o Preud'homme era de outra galáxia.
Quanto ao Nené era médio-direito e pelo facto de o Benfica não ter um bom avançado - o Reinaldo era bom, mas era a meter outros golos, ou o Cepo Gomes, passou para avançado, como 2.º avançado, porque o puto Carlos Manuel era bom e tinha garra. Aliás quando apareceu o Filipovic, que não era nada do outro mundo, rapidamente tomou o lugar cativo na frente do ataque porque tão fraca era a concorrência. Aliás escolher o Poborsky em detrimento do Paneira, duvido que seja por gosto pessoal, mas antes por apenas te lembrares bem do primeiro e não te lembrares do homem de famalicão.

Osvaldo Manso disse...

Isaías?!? Isaías?!? Isaías?!?

Osvaldo Manso disse...

Os meus melhores de sempre (só conto com os que vi jogar a partir dos meus 11/12 anos e incluo os do século XXI):

Guarda-redes: Preud'Homme
Lateral direito: Veloso/Maxi Pereira
Lateral esquerdo: Schwarz/Fábio Coentrão
Defesas Centrais: Mozer e Ricardo Gomes (com Luisão a suplente)
Trinco: Paulo Sousa (escolha difícil mas objetiva; no banco talvez o Thern)
Médio centro: Valdo (com Rui Costa e Aimar no banco)
Extremo direito: Simão Sabrosa (com Paneira no banco)
Extremo esquerdo: Futre (com Isaías no banco)
Ponta de lança: Cardozo (com Rui Águas no banco)
2.º avançado: João Pinto (com Isaías no banco)

Sim, eu sei que o Isaías aparece duas vezes. É para compensar a sua ausência da lista a votação no FB.

Osvaldo Manso disse...

Voltei a reler os nomes que estão a votação e não consigo deixar de pensar que esta gente não faz a mais pequena ideia do que é o Glorioso.

Abel Xavier?
Paulo Madeira?
Kenedy?
Sabry?
Roger?
Vata?
Stanic?
César Brito?

Mas o que é isto?

Bom, pelo menos valeu a pena reler os nomes para ver que afinal o Isaías está incluído na lista.

Nuno V. P.de Melo Ferreira disse...

Comédia por comédia... O Eugénio Salvador entrava de caras nesta lista aberrante. Sim, esse mesmo: o actor de teatro. Foi um avançado de primeira linha do SLB. O primeiro golo no velhinho campo das Amoreiras é da sua autoria. Stanic? Vata? César Brito? WTF?? Até o Moinhos, caramba!

Contrariamente ao Constantino acho muito bem a entrada de JosÉ Luis na lista.. recordo-me não das suas ( poucas ) boas jogadas mas sim de uma menina Penélope, porta-aviões nacional e esposa do mesmo. Só para recordar a Penélope defendo a entrada do José Luis em qualquer lista.

Constantino disse...

Numenor,

Não teci qualquer comentario negativo quanto à inclusão do José Luis na lista. Já agora, na recente aparição do Zé na TV fiquei com a nitida sensação de que o gajo é irmão do Jesus... gemeo.

Abraço

Constantino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Esclarecendo pontos importantes:
-A Penélope era a amiga do ataque da Anabela, e sim, muito superior aela, tal como o pequeno genial era muito superior ao peles. Ah, aquela escola do barreiro, que saudades ...
-O irmão do José Luis era o Jorge Silva, gajo que ainda teve menos sucesso que o irmão, começando nas camadas jovens do Benfica e depois dos juniores foi dispensado para o belém, indo sempre a descer a partir daí, e não o JJ. Quanto à trunfa era um trade mark dos early eighties

Anónimo disse...

Companheiro Bcool quanto a minha escolha de C.Pereira embora nao tenha visto jogar foi um "redes" que fez parte da melhor equipa do glorioso. Se era frangueiro nao sei, talvez da mesma forma que o Baia o era e no entanto alguem diz que nao foi um grande jogador?
De resto tenho que dizer que certas escolhas foram feitas com base no que certos individuos deram ao clube, como o caso de Simoes, sendo que seja natural falar de Chalana como um atleta igual se nao superior.
Ainda hoje discuti isto com o meu pai que tem 60 anos e disse-me que Carlos Manuel foi provavelmente o melhor medio centro que o S.L.B ja teve. Embora ele tambem tenha dito que houve um tipo chamado Araujo que terminou a carreira prematuramente e segundo ele era superior ao C. Manuel. Uma especie de Iniesta daqueles tempos.
Quanto ao Paneira e verdade que me lembro dele ja no Vitoria razao por acaso porque simpatizo com esta equipa e sei que foi um excelente jogador. Nao acho que tenha no entanto sido superior ao Poborsky em termos de qualidade, para nao falar da dedicacao que o Karel teve para com o clube quando em anos negros nao exigiu a saida.
Por ultimo tenho algum orgulho em poder dizer que sou Barreirense e que inumeros ilustres atletas sairam da minha terra pararepresentar o maior e melhor clube do mundo.

Batigol

Nuno V. P.de Melo Ferreira disse...

O Paneira foi um jogador mediano, nada mais que isso. Compensava com uma garra e uma dedicação inexcedível, mas nunca poderá ser colocado no Olimpo benfiquista.

Ah..a Penélope... essa é que era uma ala.. ao extremo.. a Penélope...