quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Dará que pensar? Devia, mas ainda não vai ser desta.

Hoje acordamos todos com um negocio fora do normal escarrapachado nos jornais: Man United comprou um jovem portugues por 9 milhões ao Guimarães, que por sua vez o tinha ido buscar há 2 meses à Amadora (sim pertinho de nós) por 3 sandes mistas e 1 copo de tinto carrascão. Este negócio pode parecer que não tem nada a ver connosco, mas tem muito. E tem porque se a lógica imperasse e o trabalho de casa fosse feito como deve ser, o Man. United devia ter comprado este jogador ao SLB.
A verdade é que o Glorioso SLB está-se completamente a cagar (é o termo correcto) para o que se passa em Portugal em termos de jogadores. E nem estou a falar do facto do Seixal só ter produzido promesas, mas nenhuma certeza, e de não haver grande aposta da estrutura profissional nas promessas vindas do Campus, estou mesmo a falar de jogadores de outros clubes portugueses, que poderiam ser adquiridos a preços baixos para tentar explorar uma possivel valorização. No SLB, nas ultimas 11 temporadas, só por 2 vezes as transferencias internas suplantaram as externas (e isto foi no calor dos "roubos ao fcp B" e do "alverca satelite") e nos últimos 4 anos o saldo é ridiculo, 7/49!!!!!!!! De resto o saldo é o que se vê a seguir (o primeiro valor são transferencias internas, o segundo são externas):
00/01 - 4/8
01/02 - 12/10
02/03 - 7/5
03/04 - 2/4
04/05 - 6/7
05/06 - 7/7
06/07 - 4/8
07/08 - 2/16
08/09 - 2/9
09/10 - 2/11
10/11 - 1/5 (em actualização, com previsão de ficar 1/8)
Convém acrescentar que o SLB deu-se ao luxo (porque foi um luxo) de ter uma equipa de olheiros no estrangeiro (que não seria má ideia) para descobrir jovens valores, o que nos garantiu ... hummm... craques?!?.... da estirpe de Halliche, Binya, Sretenovic ou Sepsi. Isto acrescido a contratações ao Corinthians Alagoano ou Gremio Inhumense dá que pensar. Não haverão por esse Portugal fora jovens com mais qualidade e merecedores de aposta que estes?
Apesar de tudo o que foi escrito atrás, o que mais me preocupa é que a tendência não é de alterar este status, mas de o agravar, em troca de milhões de Euros (até porque nos ultimos tempos tem ficado a sensação de que LFV tem vergonha de pagar menos de 6 milhões por qualquer jogador).
PS - não deixa de ser irónico que o SLB ande à procura de um extremo esquerdo e as 2 revelações da pre epoca, vindos de escaloes inferiores, ocupam essa posição.
PS2 - fala-se na imprensa italiana que um ex.junior do SLB, em final de contrato, pode estar a caminho de um grande de Italia, sendo o SLB ressarcido com uns valentes 150.000 Euros. É necessario fazer mais algum comentario?.
ERRATA - Alipio, jogador contratado ao Real Madrid por um valor que deve ter rondado os 1,5 milhoes a 2,9 milhões (mais que isto teria que ser comunicado à CMVM) esteve a jogar no Rio Ave antes do Real o vir buscar. Enquanto aqui esteve perto ninguem reparou nele. Teria sido bem mais barato.

7 comentários:

JoZé disse...

É, meu caro, quando a actual política desportiva deixar de dar resultados, o tombo vai ser grande. Entretanto, esperemos que não falhe...

#benficanoSM disse...

Só espero que façam uma boa campanha na Liga dos Campeões para arrecadarem o máximo possível.
Senão...
Saudações.

Anónimo disse...

Tudo Serve para questionar o Benfica?

A questão, neste caso, é todo o futebol português e todos os seus treinadores e olheiros. Jogador com vinte anos que nunca jogou na 1ª liga e é contratado por 9 muitos milhões!

E então que dizer de um tal fulano que detinha 30% do passe e há apenas alguns dias!

Este post é um verdadeiro bota-abaixo e nada mais.

Caso o Benfica o tivesse contratado (antes de ser conhecido) e a critica seria porque o contratou em vez de dar lugar à formação!

Jotas disse...

FCaro Constantino, de facto e com toda a razão, enumeraste várias falhas e muitas incompetências, mas uma coisa te posso garantir, em termos de prospecção e porque faço parte dela, muita coisa está a mudar e a melhorar, contudo, o atraso é ainda algum.
Portanto, em termos de prospecção no futebol jovem há um trabalho muito positivo a ser feito, cujos frutos serão maiores o menores consoante a política que o clube e os adeptos queiram seguir, basta atentar ao caso Danilo, que muito provavelmente vai sair para Itália porque ninguém se lembrou dele até virem os italianos.
Em termos de futebol sénior, bom, aí nada posso dizer, pois não estou dentro dele, mas os casos que falaste são de profunda incompetência e algo deve ser feito nesse sentido, nomeadamente em termos de mercado nacional sénior.

Constantino disse...

Caro Anonimo,

Já esperava que alguem dissesse que é botabaixismo ou anti-befiquismo.
O que escrevi não é boabaixismo, apenas sou da opinião de que ha sempre espaço para melhorar, independentemente de sermos campeões. Aliás se não houvesse espaço para melhorar, nem o SLB tinha contratado 6 jogadores para esta época, afinal de contas somos campeões e esta tudo bem.
É obvio que para ser campeao tem que estar quae tudo bem, mas se reparares nos 10 anos que falo no post, só ganhamos 2 campeonatos, 1 taça, 1 supertaça e 2 taças da liga. Nem a horrivel decada de 90 foi tão má (2 campeonatos, 2 taças, 1 supertaça, 1 final da champions). Colocar a direcção num pedestal imune a criticas por ganhar 2 campeonatos tem tanto de parvo como de sportinguista.
Quanto ao jogador, se falo de Bebe, podia falar de Pauleta (que se fartou de marcar no Estoril, logo aqui ao lado do SLB). Para que vejas que esta prospecção pode e deve ser feita, podemos falar de Paneira ou Joao Tomas (so para falar de contrataçoes em divisoes secundarias).
Uma vez mais repito, não esta tudo mal, muito longe disso, mas tem que haver espaço para criticas e ideias pois podemos melhorar.

Abraço

Helder Lourenço disse...

Assino por baixo o post do Constantino. É incrivel com tanto pagamento a "olheiro" vulgo "enche-o-bolso-a-xulecos-e-glorias-do-passado" que se deixem voar jogadores aqui ao lado da porta. O Rui Costa (futuro presidente!?) deve começar por aí, profissionalizar os olheiros, fazê-los cumprir objectivos. Das nossas escolas não sai nada, comprado em Portugal idem... é uma vergonha esta politica de aquisições. Agora andamos a comprar miudos ao Real Madrid, que até jogavam cá, por 2 milhões??????? Isto é surreal, parem de encher os bolsos aos Jorges Mendes deste país e a essa corja que acompanha o Benfica em tudo o que é deslocações e a desempregados que viraram olheiros.

David disse...

Totalmente de acordo com o Post! (cuidado, que é o caminho para teres aqui uma carrada de visitantes com o único intento de insultar)

PS: grande ideia da Conferência de Bloggers! Mas 50 €?!