sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Singularidades do futebol indigena

Vou-vos falar de uma temporada historica, começou há 10 anos certinhos: 2000/2001. Foi a pior época da historia do Glórias. Poderia estar já tudo dito, mas há outro marco que... ehhh.... marca a época: foi a última vez que o SLB teve um penalty a seu favor contra o braga B. Sim, foi há 10 anos!!! Qualquer dia começamos a organizar jantares comemorativos da passagem deste evento. Estou-me a ver daqui a 30 anos "sim meus amigos, eu vi o Van Hooijdonk marcar um penalty cotra o braga B" perante a estupfação geral "mas nessa altura ainda se podiam amrcar penaltys contra eles?".
Pois é corria a época 2000/2001 e o SLB recebia o braga B, com Antonio Costa a arbitrar (até escrevo o nome do homem com letras maiusculas, vejam lá a efemeride que foi). Já depois de o pena ter achado que o Marchena só podia ir à area andrade de gravata, com a concordância do Tony Costa, o Maric (também escrevo com letra maiuscula) rasteirou o Sabry na área e o Tony achou que 2 penaltys num jogo já era desplante a mais, ele que por acaso já tinha um curriculo....curioso em classicos. Vai daí e presenteou-nos com história. O gigante holandês não se fez rogado e fez como o Heynckes, atirou o Ovchinicov (também a letra maiuscula, o momento foi mesmo grande) para fora da baliza.
De então para cá passaram 9 anos, 18 jogos para o campeonato, 2 jogos para a Taça e 1 jogo para a Taça da Liga. Já foram amrcados uma catrefada de penaltys, nenhum para o SLB. Sim meus crentes amigos, há 21 jogos seguidos que o SLB não é presenteado com um penalty contra o braga B. E não foi há falta de motivo. Só assim de cabeça lembro-me de uns: Karadas agarrado por seitaridis no jogo do olarapio, Maxi na época passada, a mão de rodriguez, Petit rasteirado quando ia fazer o 2-0 no jogo do Robert etc etc.
Apenas escrevo isto porque amanhã há Supertaça contra "eles" (e o eles são os anti-benfiquistas), competição normalmente marcada por singularidades como árbitros-obikwelus, golos de remates de fora da area anulados por fora de jogo, mãos de baia fora da area, etc, etc, etc.
PS - aquela época de 00/01 teve ainda um penalty contra o belenenses do lumiar. O momento foi tão historico e emocionante que o coroado até mandou repetir. Há momentos que vale a pena rever.

7 comentários:

Anónimo disse...

E o grande Van Hojdonk festejou de língua de for a dedo do meio espetado. :)
Acho que a imagem até foi capa d'A Bola (mas com tratamento gráfico adequado à ocultação da mão do holandês).

Anónimo disse...

Por acaso o penalti dos 3-0 ao belem B, foi mal assinalado, houve falta mas fora da área e o croissaints foi para o banho mais cedo porque gesticulou e balbuciou demais.

depois foi o espectaculo João Tomáz e foi também o regresso do menino de oiro... e a despedida do Zé Moiras.

Alentejano disse...

Força BENFICA, sábado até os comemos!!!

Constantino disse...

Caro Anonimo,

penso que há ai alguma confusão. O penalty com o belem B foi num agarrao do andre cruz ao Van Hooijdonk, bem dentro da área. Os lagartos é que se queixaram de uma falta do Meira em cima da linha de grande área que o coroado marcou livre fora da área.

nunomaf disse...

Excelente... Simplesmente excelente.

Muito obrigado Constantino :D

joemorales disse...

Podias fazer uma votação, aí na lateral, a perguntar em que época será marcado um penalti a nosso favor contra os corruptos.

Dogus disse...

Em cheio Constantino... em cheio...